Uma pasta desapareceu repentinamente do meu disco rígido externo, e eu sei que não a movi nem a excluí. Ela continha arquivos importantes, e agora não consigo encontrá-la em nenhum lugar da unidade. Preciso de ajuda para descobrir se ela está oculta, corrompida ou se pode ser recuperada, e quais medidas devo tomar para recuperá-la com segurança.
Primeiro passo, pare de gravar qualquer coisa na unidade. Estou falando sério. Não copie arquivos para ela, não execute ferramentas aleatórias de reparo, não a formate, não deixe o Windows corrigir as coisas ainda. Quando os arquivos somem, os dados muitas vezes ainda ficam lá. O que quebra primeiro é o índice, não os bytes. Se você continuar usando a unidade, seus arquivos antigos serão substituídos aos poucos e a recuperação fica muito mais complicada rapidamente.
Verifique o óbvio antes de fazer qualquer coisa pesada
Eu descartaria primeiro as causas mais banais, porque às vezes a causa banal é o problema inteiro.
- Ative Itens ocultos no Explorador de Arquivos. Já vi pastas parecerem ter sumido quando estavam apenas ocultas.
- Veja o espaço usado na unidade. Se a unidade ainda mostrar a maior parte do espaço ocupada enquanto suas pastas parecem vazias, isso é um bom sinal de que seus arquivos não foram apagados.
- Troque o cabo USB. Depois tente uma porta USB diferente.
- Se a unidade foi usada recentemente em outro PC, conecte-a novamente à máquina original. Já vi problemas estranhos de permissão e peculiaridades do sistema fazerem os arquivos parecerem ausentes quando não estavam.
O comportamento da unidade diz muito
Como ela age importa mais do que as pessoas pensam.
Se a unidade abre normalmente e as pastas estão vazias, eu tenderia a pensar em dano no sistema de arquivos ou exclusão acidental. As chances de recuperação costumam ser boas nesse caso.
Se o Explorador de Arquivos trava, a unidade desconecta e volta, o carregamento das pastas demora uma eternidade ou a velocidade de leitura fica muito lenta sem motivo claro, eu começaria a me preocupar com a própria unidade.
Se você ouvir cliques, rangidos ou bipes, pare. Nada de varreduras extras. Nada de reconectar repetidamente. Unidades nesse estado tendem a piorar quanto mais você mexe nelas.
Recupere primeiro, repare depois
Esta é a parte que as pessoas costumam entender ao contrário. Se a unidade ainda aparece e você não tem um backup, tente a recuperação antes do reparo.
Disk Drill é mencionado com frequência, e pelo que vi, há um motivo para isso. Ele oferece suporte aos sistemas de arquivos mais comuns, reconhece muitos tipos de arquivo, permite visualizar os resultados e não é difícil de usar. Também aparece com frequência em listas dos melhores aplicativos de recuperação, incluindo esta:
A parte com a qual eu mais me preocuparia em uma unidade instável é a criação de imagem de disco. Em vez de forçar repetidamente a unidade original, você cria uma imagem completa primeiro. Essa imagem é uma cópia setor por setor da unidade, incluindo entradas excluídas e restos do sistema de arquivos. Se o hardware estiver começando a apresentar falhas, trabalhar com a imagem é mais seguro do que analisar a unidade original até que ela pare de funcionar.
O que eu faria com o Disk Drill
- Instale o Disk Drill na sua unidade interna ou em outra unidade em bom estado. Não o coloque na unidade com problema.
- Conecte a unidade externa e abra o Disk Drill.
- Se a unidade parecer instável, crie primeiro uma imagem de disco. Depois, escaneie o arquivo de imagem em vez do disco físico.
- Se a unidade parecer estável o suficiente, selecione-a e clique em Procurar dados perdidos.
- Escolha Verificação Universal quando solicitado. Esse modo verifica arquivos excluídos, registros do sistema de arquivos corrompidos, partições ausentes e assinaturas de arquivos conhecidas em uma única passada.
- Deixe a verificação terminar. Unidades grandes levam tempo. Eu sei que é irritante, mas verificações parciais geralmente deixam passar coisas.
- Analise os resultados, visualize o que importa e marque os arquivos que você quer recuperar.
- Clique em Recuperar e salve tudo em outra unidade. Não na mesma. Nunca na mesma.
No Windows, você recebe até 100 MB grátis com o Disk Drill, o que é suficiente para testar se os seus arquivos desaparecidos aparecem antes de gastar dinheiro.
Quando eu pararia e enviaria para um laboratório
O software tem limites. Se a unidade não for mais detectada, perder a conexão durante as verificações ou começar a fazer ruídos mecânicos, eu não continuaria mexendo nela. É aí que um serviço de recuperação faz mais sentido.
O mesmo vale se os dados perdidos forem coisas que você não pode substituir, fotos de família, registros de trabalho, pesquisas, documentos fiscais, seja lá o que for. Os laboratórios têm ferramentas de hardware e processos de sala limpa. Os aplicativos de recuperação não têm.
Coisas que eu faria depois de recuperar os arquivos
- Manter outro backup em outro lugar.
- Ejetar a unidade corretamente antes de desconectá-la.
- Não puxar o cabo enquanto os arquivos estiverem sendo transferidos.
- Verificar a integridade SMART de vez em quando, se suas ferramentas oferecerem suporte.
- Substituir a unidade se ela começar a sumir do Windows, mostrar setores defeituosos ou apresentar erros no sistema de arquivos mais de uma vez. Mesmo que pareça normal depois, eu não confiaria nela para nada importante.
Se isso for apenas corrupção do sistema de arquivos, suas chances são bem melhores. A ordem mais segura é simples: recupere os dados primeiro e depois pense em reparos, quando seus arquivos já estiverem em algum lugar seguro.
Se a pasta sumiu, mas a unidade ainda monta normalmente, eu verificaria os atributos do sistema de arquivos antes de partir para uma recuperação completa.
Abra o Prompt de Comando como administrador e execute:
attrib -h -r -s /s /d X:*.*
Substitua X pela letra da sua unidade externa. Isso remove os atributos Oculto, Somente leitura e Sistema de arquivos e pastas. Malware e eventos de desconexão incorreta às vezes alteram esses atributos. Já vi pastas inteiras “sumirem” só por causa disso.
Depois, pesquise pelo nome da pasta a partir da raiz da unidade e também procure por um arquivo que você sabe que estava dentro dela. Se os arquivos aparecerem na busca, mas não na árvore de pastas normal, a entrada do diretório foi corrompida.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não correria para usar o CHKDSK primeiro, mas também não presumiria falha de hardware por causa de apenas uma pasta ausente. Muitos desses casos são erros lógicos, não pratos se deteriorando.
Mais algumas verificações:
- Procure uma pasta FOUND.000. O CHKDSK ou o reparo automático às vezes despejam fragmentos recuperados lá.
- Verifique a unidade no Gerenciamento de Disco. Confirme se o tamanho da partição parece normal.
- Teste em outro sistema operacional, se puder. Um Mac ou Linux às vezes lê um diretório danificado de forma diferente do Windows.
Se os arquivos forem importantes, faça uma varredura com o Disk Drill antes de qualquer tentativa de reparo. Salve os dados recuperados em outra unidade. Para dicas mais amplas de recuperação de dados de unidades externas, vale a pena ler este tópico:
ajuda para recuperação de disco rígido externo com pastas e arquivos ausentes
Se a unidade começar a desconectar, travar o Explorer ou fazer barulhos, pare por aí. É nessa hora que as pessoas pioram a situação.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles disseram: verifique se a pasta foi transformada em uma junção/symlink por acidente ou por algum comportamento estranho de sincronização/app. Parece algo bem específico, mas já vi pastas “sumirem” porque o link tipo atalho quebrou, enquanto os dados reais estavam em outro lugar.
Abra o Prompt de Comando e execute:
dir X:\ /al /s
Isso lista os pontos de nova análise na unidade externa. Se o nome da pasta ausente aparecer ali, talvez ela nem tenha sido excluída.
Verifique também o Visualizador de Eventos em Logs do Windows > Sistema e filtre por Disk, Ntfs e volmgr no horário em que a pasta desapareceu. Se você vir avisos do sistema de arquivos, isso informa mais do que ficar supondo. Na verdade, eu discordo um pouco da ideia de “tentar outro sistema operacional logo de início”, a menos que você se sinta confortável interpretando montagens corretamente, porque o macOS às vezes pode confundir a situação com peculiaridades de permissões e visibilidade.
Outra possibilidade sorrateira: algumas ferramentas antivírus colocam pastas inteiras em quarentena se um arquivo dentro delas for sinalizado. Verifique a quarentena/histórico do seu antivírus. Aplicativos de sincronização em nuvem também podem mover coisas para uma pasta oculta de conflito/arquivo.
Se a pasta for crítica para o negócio, faça primeiro uma cópia byte a byte ou uma imagem e depois faça a varredura. O Disk Drill é uma boa opção para recuperação de pasta em disco rígido externo porque pode encontrar entradas de diretório perdidas e ainda mostrar pré-visualizações. Recupere apenas para um disco diferente.
Para um guia simples de recuperação de disco rígido, este vídeo rápido cobre etapas práticas de recuperação: dicas de recuperação de disco rígido externo que realmente fazem sentido
Se a unidade for SMR e estiver quase cheia, problemas estranhos de diretório ficam ainda piores muito rápido. Meio irritante, mas é verdade.