A recuperação do GoPro é possível após excluir vídeos?

Apaguei acidentalmente vídeos importantes da minha GoPro antes de fazer backup deles, e estou tentando descobrir se a recuperação ainda é possível. As gravações eram de uma viagem que não posso recriar, então realmente preciso de ajuda com a melhor maneira de recuperar vídeos apagados da GoPro do cartão SD sem piorar as coisas.

Eu já passei por isso. Você chega em casa, conecta a GoPro, e os clipes com os quais se importava desapareceram. A sensação é ruim na hora. Ainda assim, se os vídeos foram excluídos ou o cartão foi formatado, a recuperação costuma ser possível. Os primeiros passos importam muito.

Faça primeiro as coisas simples

O principal: pare de usar o cartão SD agora mesmo.

Não grave mais vídeos nele. Não o formate novamente. Não execute ferramentas de reparo aleatórias. Quando os arquivos são excluídos, os dados do vídeo geralmente permanecem no cartão por algum tempo. O que acaba com a recuperação é a gravação de novos dados por cima dos antigos.

Eu verificaria isto antes de mexer em qualquer software de recuperação:

1. Olhe sua conta GoPro na nuvem se você paga por isso e estava com o Auto Upload ativado.
  2. Verifique a Lixeira ou qualquer área de Excluídos Recentemente.
  3. Coloque o cartão de volta na câmera e veja se a GoPro oferece um aviso de reparo.
  4. Tente outro leitor de cartão, porta USB ou outro computador.
  5. Veja se o cartão aparece no Gerenciamento de Disco no Windows ou no Utilitário de Disco no macOS.

Se o cartão nunca aparece, continua perdendo a conexão ou parece fisicamente danificado, eu pararia de mexer nele. Nesse ponto, uma empresa de recuperação faz mais sentido. Falha física é um problema diferente de excluir arquivos por engano.

O software geralmente vem em seguida

Se o problema for exclusão, formatação ou dano no sistema de arquivos, eu começaria com software.

Muita gente presume que a recuperação de vídeo funciona como a recuperação de fotos. Não funciona, pelo menos não com câmeras de ação. As gravações da GoPro costumam ser armazenadas em blocos espalhados pelo cartão. Quando o sistema de arquivos é corrompido, o software precisa juntar esses blocos novamente na ordem correta. Algumas ferramentas encontram um nome de MP4, claro, mas depois você abre e ele trava, corta no meio ou nem reproduz. Já vi isso acontecer.

Se eu fosse fazer isso hoje, usaria o Disk Drill.

O motivo é o modo Advanced Camera Recovery. Ele foi criado para gravações de câmera e tem origem nas antigas ferramentas GoProRecovery e CnW Recovery que as pessoas usaram por anos para clipes da GoPro. A versão mais recente continua desenvolvendo esses métodos e é voltada para vídeo fragmentado de GoPro, drones, câmeras veiculares e dispositivos semelhantes.

Os passos são diretos:

1. Retire o cartão SD da GoPro.
  2. Conecte-o diretamente ao computador com um leitor de cartões.
  3. Abra o Disk Drill.
  4. Selecione o cartão SD.
  5. Escolha Advanced Camera Recovery.
  6. Execute a varredura.
  7. Visualize os vídeos encontrados.
  8. Salve os arquivos recuperados em outra unidade.

A parte da visualização importa. Eu gosto de poder verificar se um clipe abre antes de salvá-lo. Isso economiza tempo e já mostra cedo se a gravação parece intacta. Se o cartão apresentar erros de leitura ou parecer instável, faça primeiro um backup byte a byte e depois examine o backup em vez de forçar o cartão original.

No Mac, o processo é praticamente o mesmo. Leitor, cartão, Disk Drill, varredura, visualização, recuperação em outro local. Nada sofisticado.

Quando eu pularia o software e iria para um laboratório

O software serve bem para muitos problemas lógicos. Não é a escolha certa para todos os casos.

Eu procuraria um serviço profissional de recuperação se:

1. O cartão SD tiver dano físico.
  2. Nenhum computador o detectar.
  3. Ele continuar desconectando durante uma varredura.
  4. O cartão esquentar sem motivo claro.
  5. As filmagens forem importantes o suficiente para que você não queira tentativa e erro.

Depois desse ponto, tentar mais ferramentas por conta própria às vezes piora a situação.

Se isso foi uma simples exclusão ou formatação, suas chances geralmente são melhores do que você imagina. A perda de arquivos do GoPro nesses casos costuma ser recuperável, especialmente se o cartão não tiver sido muito usado desde que os arquivos desapareceram.

Sim, a recuperação ainda é possível se você parou de usar o cartão rápido o suficiente. Concordo com parte do que o @mikeappsreviewer disse, mas eu não gastaria muito tempo tentando novamente o cartão na GoPro se os clipes forem muito importantes. Cada evento extra de gravação é um risco. Mantenha o cartão fora da câmera e trabalhe a partir de um computador. O que eu faria em seguida: 1. Faça primeiro uma imagem completa do cartão SD. Se o cartão for legível, clone-o para um arquivo de imagem e trabalhe a partir da cópia. Ferramentas como HDD Raw Copy Tool no Windows ou dd no Mac/Linux fazem o trabalho. Isso importa mais do que as pessoas pensam. Se um aplicativo de recuperação bagunçar algo, você ainda terá a origem. 2. Verifique o tipo de sistema de arquivos. A maioria dos cartões da GoPro é exFAT. Se o seu computador de repente mostrar RAW ou pedir para reparar o cartão, não aceite. Uma passada de reparo às vezes limpa exatamente as entradas de que você precisa para a recuperação. Aprendi isso da pior forma. É péssimo. 3. Procure clipes divididos e arquivos sidecar. A GoPro geralmente cria arquivos .LRV e .THM ao lado do MP4 principal. Se você encontrar isso, isso indica que o cartão ainda tem partes da estrutura da sessão. Isso não restaura o vídeo completo por si só, mas ajuda a confirmar que a filmagem existiu e que o cartão não foi totalmente apagado. 4. Use uma ferramenta feita para recuperação de vídeo. Aplicativos genéricos de desfazer exclusão muitas vezes recuperam nomes de arquivos, mas falham com clipes longos em 4K. Disk Drill é uma das melhores opções para mídia da GoPro porque lida melhor com armazenamento de câmera do que muitas ferramentas simples de recuperação de arquivos. Eu ainda compararia os resultados com mais um scanner se a filmagem for importante, porque nenhum aplicativo obtém o melhor resultado todas as vezes. 5. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Nunca salve de volta no mesmo cartão SD. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso. Se você quiser uma visão geral decente das ferramentas de recuperação de vídeo em cartão SD, isto é útil: melhor software de recuperação de vídeo em cartão SD para filmagens apagadas da GoPro Mais uma coisa. Se os arquivos MP4 recuperados abrirem, mas não reproduzirem completamente, tente o untrunc ou a opção de reparo do VLC. Às vezes os dados do vídeo estão lá, mas o cabeçalho do contêiner está danificado. Se o cartão estiver ilegível, desconectando ou mostrando 0 bytes, pare com as tentativas caseiras. Nesse ponto, um laboratório é a opção mais segura.
A recuperação da GoPro é possível após excluir vídeos?
Sim, a recuperação do GoPro é absolutamente possível após excluir vídeos, mas eu enfatizaria um ponto um pouco mais do que @mikeappsreviewer e @sternenwanderer fizeram: se essa filmagem for realmente insubstituível, não faça do seu primeiro passo uma varredura de recuperação. O primeiro passo deve ser a preservação. O que quero dizer é que, se o cartão ainda montar, crie uma imagem de todo o microSD antes de testar qualquer coisa. Muitas pessoas partem direto para a varredura, e isso é aceitável para casos de menor importância, mas com filmagens importantes do GoPro eu prefiro reduzir o risco primeiro. Arquivos de vídeo longos são irritantemente frágeis, e um leitor de cartão instável ou uma leitura ruim pode fazer a próxima tentativa ser ainda pior. Além disso, não presuma que excluído significa a mesma coisa em todos os casos. Se você excluiu de dentro do GoPro, as entradas do arquivo podem ter desaparecido, mas os dados do vídeo ainda podem existir. Se a câmera fez uma formatação completa ou o cartão começou a falhar, suas chances mudam rapidamente. É por isso que a condição do cartão importa tanto quanto a própria exclusão. Quanto ao software em si, Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de vídeo do GoPro porque lida com mídia de câmera melhor do que muitas ferramentas genéricas de recuperação de arquivos excluídos. Eu o usaria depois de criar a imagem do cartão, não antes. E eu não julgaria o sucesso apenas pelos nomes dos arquivos. Um MP4 recuperado que só reproduz 6 segundos é basicamente uma recuperação parcial, não uma vitória. Outra coisa que as pessoas costumam ignorar: verifique se os clipes ausentes foram divididos em capítulos. O GoPro frequentemente divide gravações longas em vários arquivos, então talvez nem tudo tenha desaparecido. Às vezes os usuários acham que perderam um vídeo grande quando parte dele ainda está lá sob outro número de clipe. Este tópico em conselhos reais sobre recuperação de vídeos excluídos do GoPro também vale uma leitura rápida. Se o cartão estiver ilegível, mostrando 0 bytes ou desconectando, pare com as tentativas caseiras. Nesse ponto, é hora do laboratório. Tentar cinco aplicativos em sequência geralmente só faz as pessoas se sentirem ocupadas, não inteligentes.
A recuperação do GoPro é possível após excluir vídeos?