Eu já passei por isso. Você chega em casa, conecta a GoPro, e os clipes com os quais se importava desapareceram. A sensação é ruim na hora. Ainda assim, se os vídeos foram excluídos ou o cartão foi formatado, a recuperação costuma ser possível. Os primeiros passos importam muito.
Faça primeiro as coisas simples
O principal: pare de usar o cartão SD agora mesmo.
Não grave mais vídeos nele. Não o formate novamente. Não execute ferramentas de reparo aleatórias. Quando os arquivos são excluídos, os dados do vídeo geralmente permanecem no cartão por algum tempo. O que acaba com a recuperação é a gravação de novos dados por cima dos antigos.
Eu verificaria isto antes de mexer em qualquer software de recuperação:
- Olhe sua conta GoPro na nuvem se você paga por isso e estava com o Auto Upload ativado.
- Verifique a Lixeira ou qualquer área de Excluídos Recentemente.
- Coloque o cartão de volta na câmera e veja se a GoPro oferece um aviso de reparo.
- Tente outro leitor de cartão, porta USB ou outro computador.
- Veja se o cartão aparece no Gerenciamento de Disco no Windows ou no Utilitário de Disco no macOS.
Se o cartão nunca aparece, continua perdendo a conexão ou parece fisicamente danificado, eu pararia de mexer nele. Nesse ponto, uma empresa de recuperação faz mais sentido. Falha física é um problema diferente de excluir arquivos por engano.
O software geralmente vem em seguida
Se o problema for exclusão, formatação ou dano no sistema de arquivos, eu começaria com software.
Muita gente presume que a recuperação de vídeo funciona como a recuperação de fotos. Não funciona, pelo menos não com câmeras de ação. As gravações da GoPro costumam ser armazenadas em blocos espalhados pelo cartão. Quando o sistema de arquivos é corrompido, o software precisa juntar esses blocos novamente na ordem correta. Algumas ferramentas encontram um nome de MP4, claro, mas depois você abre e ele trava, corta no meio ou nem reproduz. Já vi isso acontecer.
Se eu fosse fazer isso hoje, usaria o Disk Drill.
O motivo é o modo Advanced Camera Recovery. Ele foi criado para gravações de câmera e tem origem nas antigas ferramentas GoProRecovery e CnW Recovery que as pessoas usaram por anos para clipes da GoPro. A versão mais recente continua desenvolvendo esses métodos e é voltada para vídeo fragmentado de GoPro, drones, câmeras veiculares e dispositivos semelhantes.
Os passos são diretos:
- Retire o cartão SD da GoPro.
- Conecte-o diretamente ao computador com um leitor de cartões.
- Abra o Disk Drill.
- Selecione o cartão SD.
- Escolha Advanced Camera Recovery.
- Execute a varredura.
- Visualize os vídeos encontrados.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade.
A parte da visualização importa. Eu gosto de poder verificar se um clipe abre antes de salvá-lo. Isso economiza tempo e já mostra cedo se a gravação parece intacta. Se o cartão apresentar erros de leitura ou parecer instável, faça primeiro um backup byte a byte e depois examine o backup em vez de forçar o cartão original.
No Mac, o processo é praticamente o mesmo. Leitor, cartão, Disk Drill, varredura, visualização, recuperação em outro local. Nada sofisticado.
Quando eu pularia o software e iria para um laboratório
O software serve bem para muitos problemas lógicos. Não é a escolha certa para todos os casos.
Eu procuraria um serviço profissional de recuperação se:
- O cartão SD tiver dano físico.
- Nenhum computador o detectar.
- Ele continuar desconectando durante uma varredura.
- O cartão esquentar sem motivo claro.
- As filmagens forem importantes o suficiente para que você não queira tentativa e erro.
Depois desse ponto, tentar mais ferramentas por conta própria às vezes piora a situação.
Se isso foi uma simples exclusão ou formatação, suas chances geralmente são melhores do que você imagina. A perda de arquivos do GoPro nesses casos costuma ser recuperável, especialmente se o cartão não tiver sido muito usado desde que os arquivos desapareceram.