Alguém pode me ajudar a recuperar fotos excluídas da minha câmera Canon?

Apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon antes de fazer backup delas, e realmente preciso de ajuda para descobrir se elas podem ser recuperadas. As fotos estavam no cartão de memória, e estou com medo de que usar a câmera novamente possa piorar as coisas. Estou procurando orientações sobre recuperação de fotos da Canon, etapas seguras de recuperação e a melhor maneira de restaurar fotos apagadas da câmera.

Já vi isso dar errado em cartões de câmera mais de uma vez. Fotos apagadas em uma Canon muitas vezes ainda ficam lá por algum tempo. O que acaba com a recuperação é usar o cartão de novo. Se você já percebeu que faltam fotos, pare de fotografar agora.

A primeira coisa que eu faria seria tratar o cartão como evidência. Nada mais de gravações nele. Nada de fuçar. Nada de uma rápida foto de teste. Aqui vai a versão curta.

1. Não tire mais fotos: Um único arquivo novo já basta para sobrescrever dados de imagens antigas.
  2. Não mexa no cartão na câmera: Ficar navegando pelos menus e tentando soluções aleatórias não vai restaurar os arquivos, e algumas ações gravam dados.
  3. Não formate: Se o seu computador mostrar um aviso para formatar, cancele.
  4. Retire o cartão SD: Se ele tiver uma trava lateral, deslize para o modo somente leitura. Depois deixe ele quieto até fazer a varredura em um computador.

Por que isso funciona é bem simples. Na maioria dos cartões SD, apagar uma foto não limpa os bytes da imagem imediatamente. O cartão marca o espaço como livre. Então as fotos muitas vezes ainda ficam lá, ocultas, até que novos dados sejam gravados por cima. Depois que forem sobrescritas, acabou.

Antes de partir para ferramentas de recuperação, verifique o app image.canon se você usa ele. Já vi cópias na nuvem ainda ficarem lá por algumas semanas, às vezes até 30 dias. Se não houver nada lá, passe para um software de recuperação. Para isso, use um computador e um leitor de cartão SD USB. Eu não conectaria o próprio corpo da Canon por USB para fazer recuperação.

Algumas ferramentas que valem a pena testar:

1. Disk Drill: É por onde eu começaria. Interface mais limpa, mais fácil de organizar os resultados, e lida bem com recuperação de fotos em cartões SD. Também oferece suporte a formatos RAW da Canon, como CR2 e CR3, o que importa se você fotografou em RAW em vez de JPG. A visualização também é boa, então você pode conferir o que foi encontrado antes de salvar qualquer coisa. No Windows, os primeiros 100 MB de recuperação são grátis, o que ajuda para testar.
  2. PhotoRec: Esse não custa nada e é legítimo. Usei uma vez em um cartão antigo e ele encontrou mais do que eu esperava. Como ponto negativo, é menos amigável, roda em uma janela de texto, e os nomes originais dos arquivos normalmente não voltam. Você vai gastar tempo organizando os arquivos depois.

As etapas de recuperação são praticamente as mesmas, não importa qual app você escolha:

1. Instale o software no seu computador: Coloque no seu drive interno ou em outro drive seguro. Nunca instale um software de recuperação no mesmo cartão SD que você está tentando recuperar.
  2. Faça a varredura no cartão SD: Insira o cartão com um leitor, abra a ferramenta e inicie a varredura. Cartões grandes levam algum tempo, então deixe terminar.
  3. Filtre por fotos e visualize os resultados: Restrinja os resultados a imagens. Verifique as visualizações primeiro para não recuperar arquivos corrompidos ou lixo aleatório.
  4. Salve os arquivos recuperados em outro lugar: Coloque no seu computador, em um drive externo, em qualquer lugar exceto no cartão SD original.

Se você mantiver o cartão intacto, suas chances continuam muito melhores. Depois de copiar tudo de volta e fazer um backup, aí sim formate o cartão na câmera antes de usar de novo.

Se o cartão não tiver sido reutilizado muito, as chances de recuperação ainda são razoáveis. Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, pare de usar o cartão agora. Onde eu discordo é no seguinte. Eu faria primeiro uma imagem completa do cartão SD se você tiver acesso a um PC e a uma ferramenta de criação de imagem. Trabalhe a partir da cópia, não do original. Menos risco se uma varredura travar ou se o cartão estiver instável.

Algumas coisas extras que as pessoas deixam passar:

1. Verifique as pastas DCIM e MISC em busca de arquivos ocultos.
  2. No Windows, use chkdsk no cartão somente após as tentativas de recuperação, não antes. Às vezes ele corrige as coisas removendo referências de arquivos.
  3. Se você fotografou em RAW+JPEG, um formato pode ser recuperado mesmo que o outro esteja corrompido.
  4. Se o cartão mostrar erros ou desconectar, evite varreduras repetidas. Faça um clone dele uma vez.

O Disk Drill é uma boa primeira opção para recuperação de fotos da Canon em cartões SD porque as visualizações ajudam a separar arquivos JPG, CR2 e CR3 rapidamente. Se o cartão estiver danificado, um laboratório é a opção mais segura.

Além disso, vale a pena dar uma olhada neste guia curto sobre recuperação de fotos em cartão SD se você quiser um passo a passo visual, assista a este reel do Instagram sobre as etapas de recuperação de cartão SD.

Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão. Erro fácil, estraga tudo rápido. Já passei por isso, cometi esse erro uma vez.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles disseram: verifique se as fotos foram realmente excluídas ou apenas ocultadas por uma tabela de arquivos corrompida. Cartões Canon às vezes parecem vazios quando o diretório é corrompido, mas os dados das imagens ainda estão lá. Isso importa, porque nesse caso a recuperação pode ser mais limpa e você pode conseguir recuperar mais arquivos intactos.

Na verdade, eu não começaria com ferramentas aleatórias de reparo integradas do Windows ou do macOS. As pessoas fazem isso achando que vai corrigir o cartão e, às vezes, isso só organiza o dano e dificulta a recuperação. Meio que a versão digital de varrer cacos de vidro para debaixo do tapete.

O que eu faria de diferente:

• Coloque o cartão SD em um leitor
  • Veja se a capacidade do cartão mostra espaço usado, mesmo que as fotos pareçam ter sumido
  • Se o espaço usado ainda estiver lá, isso é um bom sinal
  • Copie primeiro toda a estrutura visível de pastas, mesmo que pareça incompleta
  • Depois execute a recuperação

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos de cartão SD da Canon porque é mais fácil organizar resultados de JPEG, CR2 e CR3 do que em algumas ferramentas mais antigas. Eu gosto mais dele para casos normais de exclusão acidental do que para cartões com falha física. Se o cartão estiver apresentando erros, desconectando ou pedindo para ser formatado repetidamente, pare com as tentativas caseiras e considere um laboratório profissional de recuperação.

Além disso, se você quiser mais conselhos sobre recuperação de cartão de memória de câmera de usuários reais, este tópico é relevante: Discussão sobre recuperação de fotos de cartão SD de câmera Canon

Uma coisinha que as pessoas esquecem: se sua Canon tinha a transferência por Wi-Fi ativada, verifique seu celular também. Já vi fotos excluídas ainda armazenadas no cache do aplicativo da Canon ou em pastas de upload automático. Não é super comum, mas vale 2 minutos para conferir.

Eu discordaria um pouco de uma parte do conselho anterior de @chasseurdetoiles, @sternenwanderer e @mikeappsreviewer: se as fotos forem realmente importantes, não passe horas empilhando todas as ferramentas gratuitas que conseguir encontrar. Muitas varreduras em um cartão já comprometido podem piorar a situação se ele já estiver instável.

Algumas coisas que ainda não foram mencionadas:

• Verifique se sua Canon estava gravando em um segundo slot de cartão, caso seu modelo tenha um. Já vi gente entrar em pânico por fotos excluídas que na verdade estavam no outro cartão.
  • Procure cópias em baixa resolução em importações do celular, apps de mensagens, caches do Lightroom mobile ou pastas de sincronização na nuvem. Não é o ideal, mas é melhor do que nada.
  • Se você também gravou vídeo, recupere isso separadamente. Fragmentos de vídeo podem atrapalhar os resultados de fotos em algumas varreduras.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós

• Bom suporte de visualização para JPG e Canon RAW
  • Mais fácil de organizar os resultados do que em muitos apps de recuperação
  • Razoável para casos de exclusão acidental

Contras

• Os melhores recursos não são realmente gratuitos
  • Varreduras profundas podem retornar muito lixo com nomes genéricos
  • Não é minha primeira escolha se o cartão estiver falhando fisicamente

Minha opinião: se o cartão montar normalmente, use um leitor, recupere para outra unidade e comece com o Disk Drill porque é rápido para verificar se os arquivos ainda estão lá. Se o cartão desconectar, mostrar erros de E/S ou ficar muito quente, pare de tentar por conta própria e vá direto para um laboratório de recuperação. Esse é o ponto em que o software deixa de ser a opção mais inteligente.