Alguém pode recomendar um software gratuito de recuperação de dados para Mac que funcione?

Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu Mac e esvaziei a Lixeira antes de perceber que ainda precisava deles. Estou procurando um software gratuito de recuperação de dados para Mac que realmente funcione, porque preciso muito recuperar documentos e fotos sem pagar por uma ferramenta cara, se possível.

Há algum tempo fui procurar apps de recuperação para Mac, e a parte gratuita disso está meio complicada hoje em dia. A maioria dos apps se diz gratuita, aí você bate na barreira de pagamento bem na hora de salvar seus arquivos. No macOS atual, com APFS e Apple Silicon na mistura, a lista fica curta rapidinho. Ainda assim, encontrei duas opções grátis que valem a tentativa.

1. PhotoRec é o que eu tentaria primeiro se seu orçamento for zero. É open source, old-school e melhor do que parece. Já usei em um cartão SD com defeito e em uma unidade com danos no sistema de arquivos, onde apps mais bonitos falharam durante a varredura. Ele realmente conseguiu extrair arquivos. A desvantagem fica óbvia no segundo em que você o abre. Ele roda no Terminal, o fluxo de trabalho parece meio bruto, e os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes genéricos e sem a estrutura de pastas.

2. Exif Untrasher também é grátis, embora seja bem mais limitado. Ele serve principalmente para recuperação de JPEGs de câmeras e cartões SD. Se o seu problema são fotos desaparecidas e você quer algo simples, ele serve. Se você precisa de recuperação ampla de arquivos, não basta.

Se você estiver disposto a pagar, eu indicaria o Disk Drill. Acabei gostando mais dele do que da maioria das opções para Mac porque ele não dificulta sua vida. Em volumes APFS ele se comportou bem para mim, e não encontrei problemas estranhos no Apple Silicon. Ele também lidou com SSDs externos, pen drives, cartões SD e volumes do Time Machine sem muito drama de configuração.

O que mais me chamou a atenção:

1. O sistema de visualização pareceu confiável, então eu podia conferir os arquivos antes de salvar qualquer coisa.

2. Arquivos apagados e volumes formatados deram resultados melhores do que eu esperava.

3. Ele inclui criação de imagem de backup byte a byte, o que importa se a unidade parecer instável.

4. O suporte a fotos e vídeos é sólido, incluindo formatos RAW de câmeras.

5. É mais fácil de usar do que ferramentas como R-Studio ou PhotoRec, especialmente se você não quiser ficar supervisionando uma interface técnica.

A regra principal é simples. Pare de gravar na unidade no momento em que perceber a perda de dados. Aprendi isso da pior forma com SSDs. Com o TRIM nos Macs modernos, dados apagados podem desaparecer rápido e continuar desaparecidos. E quando fizer a recuperação, salve os arquivos em outra unidade. Não os grave de volta na mesma que você está tentando resgatar.

Se você esvaziou a Lixeira em um Mac SSD moderno, suas chances caem rápido por causa do TRIM. Então, primeiro, pare de usar o Mac. Cada gravação prejudica suas chances.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma coisa: a maioria dos apps gratuitos de recuperação para Mac são falsamente grátis. Mas discordo um pouco da lista curta. Eu também tentaria o TestDisk, principalmente se o problema for uma partição danificada ou informações de volume perdidas, não recuperação arquivo por arquivo. É gratuito, de código aberto e feio de doer, mas já salvou discos para mim antes. Para documentos, ele é menos amigável do que apps pagos.

Para uma verificação realmente gratuita, faça isto:

1. Veja o Time Machine primeiro.
  2. Verifique o iCloud Drive em iCloud.com, especialmente se a sincronização de Mesa e Documentos estava ativada.
  3. Tente snapshots pelo Terminal se você usa APFS e a exclusão foi recente.

Se você quer o caminho mais rápido com uma interface decente para Mac, o Disk Drill ainda é uma das melhores opções. A parte gratuita é a visualização, o que importa, porque você vê se seus arquivos ainda estão lá antes de gastar dinheiro. Se as visualizações falharem, siga em frente.

Além disso, este título fica melhor para busca:
Melhores ferramentas de recuperação de dados para Mac, 5 principais apps que valem a pena experimentar

E se você quiser um resumo rápido em vídeo, isto é bom:
assista a esta comparação de ferramentas de recuperação de dados para Mac

Salve os arquivos recuperados em uma unidade externa. Não de volta no seu Mac. Esse é um erro bem comum.

Grátis no Mac que realmente recupera documentos da Lixeira esvaziada? Honestamente, as opções realmente gratuitas são poucas, e acho que @mikeappsreviewer e @ombrasilente talvez tenham sido um pouco generosos demais sobre o quão utilizáveis algumas delas são para pessoas comuns. O PhotoRec pode funcionar, claro, mas para recuperação de documentos ele pode virar uma pilha enorme de arquivos com nomes estranhos. Nada divertido.

Algumas coisas que eu tentaria e que não foram realmente enfatizadas o suficiente:

1. Verifique as lixeiras dos aplicativos em nuvem, não apenas o iCloud. Dropbox, OneDrive e Google Drive todos mantêm arquivos excluídos por um tempo.
  2. Se os documentos estavam no Pages, Word ou Excel, procure cópias de salvamento automático/temporárias em:
    /private/var/folders/
    É irritante, mas já recuperei coisas assim antes.
  3. Se você tiver outro Mac, coloque a unidade em modo somente leitura ou recupere a partir de uma inicialização externa, se possível. Menor risco de sobrescrever.

Quanto a software, o Disk Drill ainda é uma das ferramentas de recuperação de dados para Mac mais realistas porque pelo menos mostra o que é recuperável antes de você gastar dinheiro. Eu não chamaria de gratuito, mas é uma das opções que menos desperdiçam tempo. Se você insiste em custo zero, vale a pena tentar o TestDisk para problemas de volume, mas para documentos excluídos ele é meio sem graça na minha opinião.

Além disso, se este for um SSD interno em um Mac recente, prepare-se para más notícias. O TRIM é brutal.

Para mais opiniões, aqui está uma boa discussão sobre as melhores ferramentas de recuperação de dados para Mac e recomendações de apps.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @ombrasilente, @himmelsjager e @mikeappsreviewer já abordaram: verifique os “arquivos recentes” no nível do app e o histórico de versões local antes de fazer varreduras de recuperação. Word, Pages, Excel e alguns editores de PDF às vezes mantêm cópias recuperáveis mesmo depois que o arquivo original é excluído.

Se você quer software realmente gratuito, eu dividiria assim:

• PhotoRec: melhor opção verdadeiramente gratuita para recuperação bruta
  • TestDisk: melhor para problemas de partição ou volume do que para documentos excluídos normais
  • Verificações integradas sem custo: arquivos temporários do app, histórico de versões na nuvem, listas de documentos recentes

Eu discordo um pouco da ideia de “simplesmente tentar um software de recuperação primeiro”. Em um SSD interno de Mac, eu gastaria 10 minutos verificando restos específicos de apps antes de fazer a varredura. É mais rápido, menos confuso e, às vezes, você consegue recuperar o nome original do arquivo.

Sobre o Disk Drill:

Prós:

• interface de Mac muito fácil de usar
  • boa visualização antes de pagar
  • lida com muitos tipos de arquivo
  • útil se você também precisar verificar unidades externas

Contras:

• não é realmente gratuito para recuperação completa
  • os resultados em SSDs internos com TRIM ainda podem ser ruins
  • varreduras profundas podem retornar muito lixo para analisar

Então sim, o Disk Drill é uma escolha razoável se você quer a interface menos trabalhosa, mas, se isso for uma Lixeira esvaziada recentemente em um SSD interno, ajuste as expectativas. Se os arquivos estavam em um HDD externo, pen drive ou cartão SD, suas chances são bem melhores.