Como acelerar um iPad antigo que fica lento depois de um tempo?

Meu iPad antigo começa funcionando bem após reiniciar, mas depois de usá-lo por um tempo ele fica muito lento, os apps travam, e navegar se torna frustrante. Preciso de ajuda para descobrir o que está causando a lentidão e quais configurações, limpezas de armazenamento ou correções podem melhorar o desempenho do meu iPad.

Sim, passei pela mesma bagunça em um iPad mais antigo. O Safari travava, a troca entre apps ficava presa por alguns segundos, e o aparelho inteiro parecia desgastado de um dia para o outro. O meu também parecia normal antes, então entendo por que isso irrita.

Eu não partiria para comprar um Pro novo ainda. No meu caso, a lentidão veio de acúmulo de lixo em segundo plano, armazenamento cheio e algumas configurações consumindo recursos. Comecei pelas correções simples primeiro, e algumas delas ajudaram rápido.

Comece pelo básico

Primeiro, fiz uma reinicialização completa. Conselho antigo, claro, mas ajudou mais do que eu esperava. Reiniciar limpa a memória temporária e encerra processos travados. Agora tento fazer isso a cada poucas semanas.

Depois verifiquei Ajustes > Geral > Atualização de Software. Até pequenas atualizações do iPadOS já corrigiram lentidão estranha para mim antes, especialmente engasgos no Safari e travamentos aleatórios.

Configurações que desativei primeiro

Estas foram as principais no meu iPad:

- Atualização em 2º Plano
Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano e desative. Isso fez uma diferença perceptível para mim. Muitos apps continuam buscando dados em segundo plano, e em hardware mais antigo isso pesa.

- Reduzir Movimento
Ajustes > Acessibilidade > Movimento > Reduzir Movimento. As animações ficam mais suaves, e a interface parece menos lenta.

- Reduzir Transparência
Ajustes > Acessibilidade > Tela e Tamanho do Texto > Reduzir Transparência. Isso reduz alguns efeitos de desfoque. Fica com um visual mais simples, mas meu iPad pareceu mais ágil depois.

Limpar o Safari importou mais do que eu imaginava

Em Ajustes > Safari, usei Limpar Histórico e Dados dos Sites. O Safari tinha ficado estranhamente pesado com o tempo, com páginas travando e carregando de forma irregular. Limpar ajudou. Também fechei uma pilha de abas. Se você está com dezenas abertas, seu iPad está pagando por isso na memória.

A parte que resolveu a maior parte: armazenamento

Esse era o principal problema no meu. Quando o armazenamento chegou perto de ficar cheio, os travamentos pioraram. Com cerca de 90% em uso, o tablet começou a pausar de um jeito perceptível, especialmente ao abrir apps ou digitar no Safari.

A Apple diz que você deve manter algum espaço livre, e pelo que eu vi, iPads mais antigos precisam de mais folga do que o mínimo absoluto. Eu tentaria manter algo em torno de 10 a 15% livres se você quiser que ele se comporte bem.

Quando o armazenamento está lotado, o iPadOS sofre para lidar com arquivos temporários e manutenção geral. No meu aparelho, isso aparecia como travamentos aleatórios de 3 a 5 segundos em que a tela parava de responder. Verifiquei Armazenamento do iPad e encontrei o lixo de sempre: vídeos grandes, fotos duplicadas, fotos em sequência e Dados do Sistema inflados.

Primeiro tentei limpar tudo manualmente. Péssima ideia. Levou uma eternidade. Fotos demais, vídeos demais, rolagem demais. Depois usei o Clever Cleaner, e isso acelerou bastante o processo. O que eu gostei foi a ausência de bloqueios por pagamento e spam constante de anúncios.

A parte útil para mim foi a seção Heavies. Ela organiza a mídia por tamanho de arquivo, então encontrei vídeos gigantes rapidamente e liberei alguns GB na hora. A seção Similars agrupou fotos quase duplicadas e capturas de tela aleatórias, o que me poupou de verificar cada imagem uma por uma. Ela também mantém o processamento no dispositivo, então sua biblioteca de fotos não é enviada para outro lugar. Liberei cerca de 5 GB, e os travamentos praticamente sumiram logo depois.

Mais uma coisa: Mail

Se você usa o Apple Mail e sua caixa de entrada é enorme, eu olharia as configurações de busca. O push de e-mail mantinha meu iPad antigo ocupado o dia todo. Mudar para Busca Manual reduziu a atividade em segundo plano. Menos verificação constante, menos esforço.

Se nada disso mudar alguma coisa, a bateria pode fazer parte do problema. Quando a bateria enfraquece, o desempenho pode cair porque o sistema está tentando evitar desligamentos. Ainda assim, eu verificaria primeiro o armazenamento e essas configurações. Para mim, essas foram as verdadeiras soluções.

Espero que você consiga tirar mais alguns anos dele. Eu consegui.

Se ele inicia bem após uma reinicialização, mas depois fica lento, eu olharia primeiro para a pressão de memória, não apenas para o armazenamento. iPads mais antigos com 2 GB de RAM engasgam depois de alguns sites pesados, scripts de anúncios e trocas de apps. O Safari costuma ser o pior culpado. Uma pilha ruim de abas e tudo parece acabado.

Algumas coisas que eu faria, além do que @mikeappsreviewer listou:

1. Desative o acúmulo de abas no Safari.
    Ajustes > Safari > Fechar Abas > Após Um Dia.
    Abas antigas consomem RAM e recarregam constantemente.

2. Remova a bagunça de widgets.
    Widgets da Tela de Início e painéis da Visualização Hoje continuam buscando dados. iPads mais antigos sentem isso. Reduza sem dó.

3. Desative as sugestões da Siri.
    Ajustes > Siri e Busca.
    Desative Sugestões na Busca e Buscar para apps de que você não precisa. Isso reduz a indexação em segundo plano.

4. Verifique a saúde da bateria de forma indireta.
    Os iPads escondem isso em muitos modelos, o que é irritante. Se o desempenho despenca enquanto a bateria cai rápido ou a parte traseira esquenta, a bateria é suspeita. Baterias antigas perdem força sob carga. A Apple ou uma assistência técnica podem testá-la.

5. Redefina o Safari sem apagar todo o iPad.
    Limpe os dados dos sites e depois desative recursos experimentais desnecessários, caso algum tenha sido ativado. Também use um bloqueador de conteúdo. Menos anúncios, menos carga de scripts, menos travamentos.

6. Observe a limitação térmica.
    Se o iPad esquenta depois de 20 a 30 min, a velocidade cai. Remova uma capa grossa enquanto navega ou carrega.

7. Como último recurso, faça uma restauração limpa.
    Faça backup, apague, configure do zero e instale apenas alguns apps primeiro. Se a velocidade voltar por uma semana, um app ou serviço de sincronização é o problema.

Discordo um pouco de desativar primeiro todos os recursos visuais. Reduzir Movimento ajuda algumas pessoas, mas se o iPad está se arrastando depois de um tempo, RAM, bateria, calor ou armazenamento geralmente são o problema principal.

Para limpar armazenamento, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner se o app Fotos estiver uma bagunça. É um app gratuito de limpeza para iPhone e iPad para remover fotos duplicadas, vídeos grandes e imagens semelhantes rapidamente. Esta análise explica bem, análise do app gratuito de limpeza de armazenamento para iPhone Clever Cleaner.

Se você publicar o modelo do seu iPad, a versão do iPadOS e o espaço livre restante, o pessoal aqui pode identificar a causa rapidinho.

Eu verificaria uma coisa que as pessoas costumam ignorar: logs de análise e um app problemático. @mikeappsreviewer falou sobre armazenamento, e @mike34 provavelmente está certo sobre a pressão na RAM, mas se o iPad inicia bem após reiniciar e depois piora, às vezes um app está em loop, travando silenciosamente ou forçando a sincronização.

Tente isto:

• Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise
    Procure o mesmo nome de app aparecendo várias vezes. Isso é um sinal.

• Ajustes > Geral > Armazenamento do iPad
    Toque nos apps e veja quais têm tamanhos enormes em “Documentos e Dados”. Apps de redes sociais, streaming e navegadores podem ficar inchados.

• Desative downloads automáticos de apps e atualizações automáticas
    iPads mais antigos podem parecer estranhamente ocupados em segundo plano mesmo quando você não está fazendo muita coisa.

• Se você usa Chrome/Firefox, teste só o Safari por um dia
    Navegadores de terceiros em iPads mais antigos podem parecer piores, não melhores.

• Saia de apps com muitos widgets, como Pinterest, Facebook e apps de notícias, por um tempo
    Alguns deles consomem recursos de forma sorrateira.

Um ponto em que eu meio que discordo dos dois: restaurar para os ajustes de fábrica cedo demais é um incômodo. Eu faria primeiro uma busca por app problemático. Remova os 3 apps mais pesados, use o iPad por um dia e depois adicione as coisas de volta.

Verifique também o espaço livre depois de limpar as fotos. Se a sua biblioteca estiver bagunçada, o Clever Cleaner é realmente útil para remover duplicatas e vídeos grandes rapidamente. Este clipe veja como o Clever Cleaner libera armazenamento do iPad em segundos explica isso melhor do que um paredão de texto.

Se a lentidão acontecer principalmente enquanto carrega, isso também é um indício diferente. Calor ou desgaste da bateria, não apenas armazenamento.