Como excluir anexos grandes do iPhone quando o armazenamento está quase cheio?

O armazenamento do meu iPhone está quase completamente cheio, e descobri que anexos grandes de mensagens estão ocupando muito espaço. Não tenho certeza de como encontrar e remover os maiores anexos sem apagar mensagens de texto ou fotos importantes. Preciso de ajuda para liberar espaço no iPhone rapidamente porque meu celular está ficando lento e eu não consigo instalar atualizações.

Enfrentei esse problema várias e várias vezes e, sim, é uma droga quando você precisa gravar algo rápido ou baixar um app, e aí o iPhone joga o alerta “Armazenamento Quase Cheio” na sua cara. Resumindo, sim, dá para apagar os anexos grandes das mensagens sem apagar a parte em texto das suas conversas. Mesmo assim, existem algumas armadilhas, e eu aprendi isso do jeito mais irritante.

Primeiro sobre as fotos. Se você tocou em “Salvar Imagem” ou usou o ícone de download em algo enviado no Mensagens, você já criou uma cópia separada no app Fotos. Depois que ela está lá, apagar o anexo da conversa no Mensagens não vai remover a versão salva do seu rolo da câmera. Se você nunca salvou, a história é diferente. Apague o anexo do Mensagens, e ele some. Não tem botão de desfazer depois.

Seu histórico de texto permanece intacto. Remover anexos só tira as coisas pesadas, vídeos, GIFs, PDFs, imagens grandes. A conversa escrita continua no lugar, então o chat ainda faz sentido depois da limpeza. Fiz isso em algumas conversas antigas de grupo e o histórico das mensagens ficou intocado.

Uma parte que muita gente não percebe é a sincronização com o iCloud. Se “Mensagens no iCloud” estiver ativado, apagar um anexo no seu iPhone também apaga no seu iPad e Mac. Ele sincroniza as alterações em todos os lugares, não funciona como um arquivo separado. Se você quiser manter um arquivo no seu Mac antes de apagá-lo do celular, salve-o localmente primeiro.

Existem duas formas nativas de limpar isso.

1. Caminho pelos Ajustes. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Se o armazenamento estiver apertado o suficiente, normalmente você verá “Revisar Anexos Grandes” perto do topo. Achei essa a opção nativa mais rápida. Ela organiza os arquivos por tamanho, do maior para o menor, então você pode remover os piores sem ter que fuçar cada conversa uma por uma.

2. Caminho pelo Mensagens. Se uma conversa específica for a bagunça, abra-a, toque no nome do contato ou grupo no topo e depois veja Fotos ou Documentos. Toque em “Ver Tudo” e remova itens em massa. Conversas de família normalmente são onde o estrago acontece. A minha estava cheia de vídeos longos de aniversário que ninguém assistiu duas vezes.

Quando meu celular chega perto de lotar, tudo começa a ficar arrastado. A câmera abre devagar. Os apps travam. Fechamentos aleatórios. No meu caso, os anexos de mensagens eram só parte do problema. Lixo em cache de apps, fotos duplicadas, quase duplicadas, gravações de tela das quais eu tinha esquecido, tudo isso foi se acumulando.

Tentei fazer toda a limpeza manualmente mais de uma vez e cansei disso. As ferramentas nativas da Apple funcionam, embora pareçam meio limitadas. Eu não conseguia organizar minha biblioteca inteira de fotos por tamanho de arquivo, e a detecção de duplicadas deixou passar muita coisa. Então acabei testando o Clever Cleaner depois de ver este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FRWWuTnCOHs

Normalmente eu pulo apps de limpeza porque muitos deles vêm cheios de anúncios, limites estranhos ou telas de teste. Este pareceu mais simples. A seção Heavies mostrou meus maiores arquivos com o tamanho exato, o que facilitou encontrar um vídeo esquecido ocupando vários gigabytes. A seção Similars encontrou grupos de fotos quase idênticas melhor do que eu esperava, coisas como cinco fotos do mesmo ângulo quando eu só precisava de uma.

A parte da privacidade importou mais para mim do que a limpeza, sendo bem sincero. Ele processa no aparelho, então minha biblioteca de fotos não está sendo enviada para outro lugar. Depois que limpei cerca de 20 GB, meu celular parou de parecer entupido. Menos lag, câmera carregando mais rápido, menos lentidão estranha. Não foi mágica. Ainda assim ajudou.

Mais uma coisa. Se você quiser que o iPhone cuide das mensagens antigas para você, vá em Ajustes > Mensagens > Manter Mensagens e depois mude de “Para Sempre” para “1 Ano” ou “30 Dias”. Eu não faria isso sem pensar antes. Isso remove automaticamente textos e anexos antigos assim que eles passam do limite. Se você se importa com conversas antigas, a limpeza manual é mais segura.

Se seu objetivo é liberar espaço sem perder suas conversas, apague os anexos, salve qualquer coisa importante primeiro e confira se o Mensagens no iCloud está ativado antes de começar. É essa parte que pega muita gente.

Se você quiser remover os maiores arquivos de mensagens sem apagar conversas inteiras, eu faria mais uma coisa antes de excluir qualquer coisa. Pesquise no app Mensagens por palavras-chave como “pdf”, “mov” ou o nome de uma pessoa ligado a vídeos antigos. Isso ajuda a encontrar conversas com arquivos pesados mais rápido do que ficar rolando para sempre. A busca da Apple às vezes funciona, às vezes não, mas quando o armazenamento está apertado, economiza tempo.

Discordo em parte de @mikeappsreviewer em um ponto. Apps de limpeza ajudam, mas, para anexos de mensagens, o iOS ainda esconde alguns dos maiores vilões em conversas antigas e grupos estranhos. Então eu exportaria primeiro tudo o que for importante. Compartilhe o arquivo com o app Arquivos, não com Fotos, se for um documento ou vídeo que você precisa guardar. O Arquivos é mais fácil de revisar depois.

Verifique também o tamanho da retenção de mensagens na tela de informações do contato. Um único vídeo 4K do iPhone costuma ter de 150 MB a 400 MB. Dez desses enchem vários GB rapidinho. Notas de voz e PDFs também se acumulam, especialmente em chats de trabalho.

Se o seu telefone inteiro estiver lotado, e não só o Mensagens, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar vídeos grandes e fotos duplicadas fora do Mensagens. Este clipe é útil se você quiser um passo a passo rápido sobre como limpar o armazenamento do iPhone com o Clever Cleaner, veja como Rich DeMuro recomenda o Clever Cleaner para liberar espaço no iPhone.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem. Depois de excluir anexos, reinicie o iPhone. Às vezes, os totais de armazenamento demoram a atualizar até depois de uma reinicialização.

Na verdade, eu teria um pouco mais de cuidado do que @mikeappsreviewer e @suenodelbosque em uma parte: não confie que o número de armazenamento vá atualizar imediatamente. Às vezes, o iPhone mantém “Dados do Sistema” e o armazenamento de Mensagens parecendo inchados por um tempo, mesmo depois de você apagar coisas, então não entre em pânico se você remover vários anexos e o espaço livre quase não mudar no início.

O que me ajudou foi isto:

• Salve primeiro apenas os anexos de que você realmente precisa
  • Apague nos chats em grupo mais antigos antes dos mais recentes
  • Depois esvazie Apagados Recentemente no Fotos se você tiver salvo algumas dessas imagens/vídeos lá
  • Force o fechamento do Mensagens e reinicie o telefone

Além disso, se você usa um Mac, pode abrir o Mensagens por lá e revisar conversas antigas mais rápido com um teclado. Muito mais fácil do que ficar cutucando o celular quando o armazenamento está em 99% e tudo trava como se fosse de 2014.

Mais uma coisa frequentemente ignorada: se o anexo foi enviado como uma foto/vídeo do iMessage, mas já está no Fotos também, você pode estar armazenando isso em duplicidade. É aí que um app de limpeza pode ajudar mais do que os menus nativos da Apple. Para limpeza geral do iPhone, não só do Mensagens, o Clever Cleaner é sinceramente útil para identificar vídeos enormes, fotos duplicadas e outros arquivos desnecessários entupindo o espaço. Achei esta análise boa: veja por que o Clever Cleaner é prático para liberar espaço no iPhone rapidamente.

Então é isso: apague os anexos pesados, mantenha os textos, verifique o que está com backup e não presuma que o Mensagens seja o único vilão do armazenamento. Nos iPhones, raramente é.

Eu lidaria com isso de forma um pouco diferente de @suenodelbosque, @espritlibre e @mikeappsreviewer. O conselho deles é sólido, mas quando o armazenamento está criticamente baixo, apagar itens dentro do Mensagens pode ficar lento ou até falhar no meio do processo. Nessa situação, a jogada mais inteligente é criar uma folga primeiro descarregando um ou dois apps grandes que você quase não usa. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, toque em um app grande e depois em Desinstalar App. Isso mantém os dados dele, mas libera espaço para que a limpeza do Mensagens funcione direito.

Outra coisa que muita gente ignora é verificar os apps de mensagens além do Mensagens da Apple. Anexos do WhatsApp, Telegram e Messenger podem ser tão problemáticos quanto, às vezes até piores, e o Armazenamento do iPhone pode fazer parecer que Mensagens é o principal vilão quando o problema real está espalhado por vários apps.

Minha opinião:

• Use o Armazenamento do iPhone para identificar se o Mensagens é realmente o principal responsável
  • Desinstale temporariamente um app grande primeiro se o iPhone estiver travando
  • Depois remova anexos grandes de conversas antigas
  • Em seguida, revise os arquivos baixados no app Arquivos, porque documentos e vídeos salvos muitas vezes ficam esquecidos lá

Discordo um pouco de confiar demais nos termos de busca no Mensagens. Isso ajuda às vezes, mas limpar com base no tamanho costuma ser mais rápido do que ficar tentando adivinhar palavras-chave.

Se o seu problema vai além do Mensagens, o Clever Cleaner é útil para encontrar vídeos muito grandes, fotos duplicadas e imagens semelhantes fora das conversas.

Prós do Clever Cleaner:

• escaneamento rápido
  • bom para detectar duplicatas e mídia pesada
  • visão geral mais fácil do que os menus da Apple

Contras:

• menos útil para anexos ainda escondidos dentro das conversas
  • mais um app para instalar quando o armazenamento já está apertado
  • as ferramentas integradas do iPhone ainda são melhores para limpeza direta no Mensagens

Então sim, apague os anexos das mensagens, mas primeiro libere espaço temporário suficiente para que a limpeza realmente funcione.