Baixei alguns arquivos no Safari no meu iPhone e agora quero remover os downloads e limpar meu histórico de navegação, mas não tenho certeza se ao excluir um o outro também é removido. Tentei procurar nas configurações do Safari e no app Arquivos, e estou preocupado de estar deixando passar alguma coisa. Qual é a maneira correta de excluir downloads do Safari no iPhone e limpar completamente o histórico do Safari?
Se você quer se livrar de arquivos baixados em um iPhone, a primeira coisa que eu verificaria é onde os arquivos foram parar. A maioria dos downloads do navegador, especialmente do Safari, acaba no app Arquivos.
Abra Arquivos e depois procure em Downloads, em No Meu iPhone ou iCloud Drive. Isso depende de como o seu telefone está configurado. Quando limpei o meu, encontrei PDFs antigos, arquivos ZIP aleatórios e algumas imagens das quais eu tinha esquecido. Para remover coisas, deslize para a esquerda em um arquivo e toque em Apagar.
Alguns apps são mais irritantes. Você verá um download listado em algum lugar, mas não há botão de apagar. Já passei por isso com apps que mantêm o próprio histórico de downloads. Nesses casos, tive que remover o próprio app e depois reinstalá-lo mais tarde, se ainda precisasse dele. Isso também apagou os downloads armazenados.
Se você também quiser limpar os dados do Safari, vá aqui:
Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites
Isso limpa o histórico de navegação e os dados dos sites. Em algumas configurações, as pessoas também percebem que rastros de downloads desaparecem do armazenamento relacionado ao Safari depois disso. Há um porém: você será desconectado dos sites, então tenha isso em mente antes de tocar nessa opção.
O problema maior é o acúmulo de armazenamento. Percebi que meu iPhone ficou mais lento quando o espaço livre caiu demais. Os apps abriam mais devagar. As fotos demoravam mais para processar. No começo não era dramático, depois passou a ser. Então comecei a verificar o armazenamento toda semana ou a cada duas semanas, em vez de esperar até o telefone começar a ficar ruim.
Se o armazenamento ainda parecer bagunçado depois de apagar os downloads, eu veria o que está ocupando espaço no telefone inteiro. Capturas de tela, fotos duplicadas, vídeos salvos, cache de apps, tudo isso se acumula mais rápido do que as pessoas pensam.
Uma ferramenta muito mencionada é o Clever Cleaner. O que mais me chamou a atenção foi a visualização do tamanho dos arquivos para capturas de tela e a classificação por mídia grande na aba Heavies. Ele também agrupa fotos semelhantes, o que ajuda se a sua galeria estiver cheia de fotos quase idênticas. O app diz que o processamento fica no próprio dispositivo, o que importa se você se preocupa com para onde suas fotos vão. Se você experimentar, use para revisar, não para apagar cegamente. Aprendi isso da maneira mais difícil com apps de limpeza em geral.
O que funcionou melhor para mim foi chato, mas eficaz:
Rotina rápida
- Abra Arquivos.
- Verifique Downloads.
- Apague documentos antigos, arquivos compactados e imagens.
- Revise apps com conteúdo offline.
- Verifique Armazenamento do iPhone em Ajustes.
- Repita toda semana ou a cada duas semanas.
Se você mantiver isso em dia, os downloads param de se acumular. O telefone continua mais fácil de gerenciar, e você não acaba apagando coisas no desespero quando o armazenamento chega aos últimos poucos gigabytes.
Excluir downloads do Safari e limpar o histórico do Safari são duas coisas diferentes no iPhone. Uma não remove a outra.
Aqui está a divisão correta.
Downloads:
O Safari salva arquivos como arquivos reais. O Safari não os exclui quando você limpa o histórico.
Verifique primeiro a lista de downloads do Safari:
- Abra o Safari.
- Toque na seta para baixo ou no ícone de Downloads, se ele ainda aparecer.
- Limpe a lista ali.
Parte importante: limpar essa lista não exclui o arquivo do armazenamento. Apenas remove a lista visível no Safari.
Depois, remova o arquivo real no app Arquivos. @mikeappsreviewer já explicou a pasta Downloads usual, então vou acrescentar esta parte: se você mudou o local de download do Safari, vá em Ajustes, Safari, Downloads. Lá aparece onde o Safari tem salvado os arquivos. O meu já ficou definido como iCloud uma vez, e foi por isso que achei que os arquivos tinham sumido quando na verdade não tinham.
Histórico:
Ajustes, Safari, Limpar Histórico e Dados dos Sites.
Isso apaga o histórico de navegação, cookies e dados dos sites. Não apaga PDFs, ZIPs ou imagens baixados que estão no app Arquivos.
Se o botão Limpar Histórico estiver cinza, restrições do Tempo de Uso ou dados do Safari sincronizados no iCloud costumam ser o motivo.
Se o seu objetivo principal é liberar armazenamento, eu meio que discordo de excluir o histórico do Safari primeiro. O histórico ocupa pouco espaço para a maioria das pessoas. Fotos, vídeos e arquivos duplicados inúteis costumam ser os verdadeiros vilões do armazenamento. Se você quiser uma limpeza mais rápida, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar mídias grandes e duplicadas. Esta análise explica por que ele é uma opção sólida de limpador de iPhone sem custo: veja por que o Clever Cleaner funciona bem como um app de limpeza de iPhone realmente gratuito.
Versão curta:
- Limpe a lista de downloads do Safari.
- Exclua os arquivos no app Arquivos.
- Limpe o histórico do Safari em Ajustes.
- Estas são ações separadas.
Excluir o download e limpar o histórico do Safari são definitivamente duas coisas separadas. Essa parte confunde muita gente.
O que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @codecrafter disseram é o seguinte: depois de excluir os arquivos do app Arquivos e limpar o histórico do Safari, verifique também Apagados Recentemente no app Arquivos. Se você pular isso, os arquivos ainda podem ficar lá por 30 dias ocupando espaço, o que é meio irritante se o seu objetivo é liberar armazenamento.
Além disso, se o item baixado foi aberto em outro app, como Books, VLC ou Adobe, você pode ter uma segunda cópia armazenada lá. O Safari nem sempre é o verdadeiro acumulador, outros apps é que são rs.
Uma pequena discordância sobre limpar a lista de downloads do Safari: eu quase nem me preocupo com isso, a menos que isso incomode você visualmente. Isso não faz muito pelo armazenamento. A limpeza de verdade é:
- app Arquivos
- Apagados Recentemente
- qualquer app que importou o arquivo
- histórico do Safari se você quiser privacidade
E se o seu principal problema é espaço, o histórico do Safari é minúsculo comparado a fotos e vídeos. O Clever Cleaner é mais útil nesse caso para encontrar arquivos grandes, fotos duplicadas e lixo aleatório. Esta explicação sobre por que o Clever Cleaner é um dos melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone realmente vale a pena ver.
Então sim, resposta curta:
- Excluir arquivo baixado = remove o arquivo de fato
- Limpar histórico do Safari = remove o histórico de navegação/dados dos sites
- Esvaziar Apagados Recentemente = realmente libera o espaço
A Apple torna isso mais confuso do que deveria, para ser sincero.