Estou tentando liberar espaço de armazenamento no meu iPhone e preciso remover rapidamente uma grande biblioteca de fotos. Selecionar as fotos uma por uma está demorando demais, então estou procurando a maneira mais rápida de excluir todas as fotos do iPhone de uma só vez sem deixar nada para trás.
Encontrei isso depois que meu iPhone continuou reclamando de armazenamento, mesmo eu achando que já tinha limpado o lixo mais óbvio. Então verifiquei o Fotos e vi que eu tinha mais de 18.000 imagens lá. Não havia chance de eu tocar em tudo isso, uma foto de cada vez.
A melhor abordagem realmente depende do que você está tentando remover. Para uma pequena limpeza, o app Fotos é suficiente. Para uma biblioteca enorme, você provavelmente vai querer algo mais rápido.
Use o app Fotos para lotes menores
Se você só precisa apagar algumas centenas de fotos, ou talvez tudo de uma viagem, pode fazer isso diretamente no Fotos sem instalar nada.
- Abra o app Fotos.
- Toque em Selecionar no canto superior direito.
- Deslize o dedo pelas fotos em vez de tocar em cada uma.
- Para grupos maiores, afaste os dedos até a visualização Meses primeiro, para poder selecionar grupos maiores com mais facilidade.
- Toque no ícone da lixeira quando terminar de selecionar.
Isso dá a você o maior controle, já que é você quem decide exatamente o que será apagado. Só fica irritante quando você está lidando com milhares e milhares de itens.
Excluir categorias de mídia integradas
Para coisas como capturas de tela, gravações de tela, fotos em sequência e outras bagunças semelhantes, a Apple já separa isso em álbuns.
- Abra o app Fotos.
- Vá para a aba Coleções.
- Role até Tipos de Mídia.
- Abra Capturas de Tela, Fotos em Sequência, Gravações de Tela ou qualquer categoria que você queira limpar.
- Toque em Selecionar e depois em Selecionar Tudo.
- Exclua os itens selecionados.
Esta é uma das opções de limpeza mais fáceis porque você realmente tem um botão Selecionar Tudo, o que economiza muito tempo em comparação com arrastar por toda a biblioteca.
Experimente o Clever Cleaner se sua biblioteca for enorme
O que mais economizou meu tempo foi o Clever Cleaner. Em vez de fazer você procurar manualmente entre milhares de fotos, ele organiza tudo em grupos fáceis de limpar.
- Instale e abra o Clever Cleaner.
- Comece por Similares, onde ele agrupa fotos quase duplicadas e sugere a Melhor Foto para manter.
- Deslize para remover as fotos duplicadas ou semelhantes que você não quer.
- Use a seção Capturas de Tela se quiser apagar capturas de tela em massa.
- Confira as Live Photos se quiser transformá-las em imagens estáticas comuns e economizar espaço.
- Veja a seção Pesados para vídeos grandes, já que apagar alguns vídeos grandes pode liberar mais armazenamento do que apagar muitas fotos normais.
Normalmente, sou cético em relação a apps de limpeza porque muitos deles são cheios de anúncios ou empurram assinaturas, mas este é gratuito e foi realmente útil para uma biblioteca de fotos grande.
Use um computador para exclusão em massa
Se você estiver removendo vários milhares de fotos, fazer isso em um computador geralmente é menos trabalhoso do que fazer no celular.
- Acesse iCloud.com no seu computador se você usa Fotos do iCloud.
- Inicie sessão.
- Mantenha a tecla Shift pressionada enquanto clica para selecionar grandes intervalos de fotos.
- Exclua as que você não quer mais.
- Aguarde as alterações sincronizarem de volta com o seu iPhone.
Um teclado e um mouse tornam esse tipo de limpeza muito mais fácil, especialmente quando você está selecionando grandes blocos de fotos.
Restauração de fábrica se você quiser apagar tudo
Se você realmente não precisa de nenhuma das fotos, nem de qualquer outra coisa no telefone, redefinir o iPhone é a maneira mais rápida de limpá-lo.
- Faça backup de tudo o que você possa querer depois.
- Vá em Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone.
- Toque em Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes.
- Siga as etapas para apagar o telefone.
Eu não faria isso se houver qualquer chance de você ainda precisar de algo do dispositivo. Mas se você vai vendê-lo, entregá-lo a outra pessoa ou apenas quer recomeçar do zero, isso apaga tudo muito mais rápido do que excluir fotos manualmente.
Excluí-los é apenas metade do trabalho, porque o iPhone os mantém em Apagados Recentemente por cerca de 30 dias, e esse espaço pode não voltar imediatamente.
Depois de excluir em massa no Fotos ou no iCloud, vá para Fotos > Apagados Recentemente, desbloqueie, toque em Selecionar e depois em Apagar Tudo. Apenas tenha certeza antes, porque essa segunda exclusão é a que você não pode desfazer casualmente.
Excluir do iPhone também pode excluir do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple se o Fotos do iCloud estiver ativado. Essa é a armadilha que eu verificaria antes de fazer qualquer exclusão em massa. Muita gente acha que está limpando só o telefone, depois percebe que a mesma exclusão sincronizou com o iPad, Mac e iCloud.com.
Se o seu objetivo real é liberar espaço neste telefone mas manter as fotos, não exclua a biblioteca primeiro. Vá para:
Ajustes > seu nome > iCloud > Fotos
Se o Fotos do iCloud estiver ativado, certifique-se de que tudo terminou de sincronizar e depois use Otimizar Armazenamento do iPhone. Isso mantém versões locais menores no telefone e deixa os originais no iCloud. Pode não liberar espaço instantaneamente, mas é mais seguro do que apagar a biblioteca se você ainda se importa com as fotos.
Se você quer que as fotos desapareçam de todos os lugares, então o método mais rápido só no telefone ainda é basicamente:
Abra Fotos
Vá para Biblioteca ou Todas as Fotos
Toque em Selecionar
Arraste por uma linha e depois mantenha o dedo perto da borda inferior para continuar rolando
Toque na lixeira
Depois esvazie Apagados Recentemente
É meio desajeitado, mas você pode selecionar milhares assim sem tocar em cada uma. A parte irritante é que a biblioteca principal normal geralmente não oferece um bom botão grande de Selecionar Tudo como alguns álbuns e categorias de mídia oferecem.
Se você tiver um computador por perto, eu usaria iCloud.com em vez disso. É menos sofrido com mouse e teclado, especialmente porque você pode selecionar intervalos mais rápido. Exclua por lá, espere sincronizar e depois esvazie Apagados Recentemente. Como @mike34 disse, essa última parte importa se você realmente precisa recuperar o armazenamento em breve.
Para quem está fazendo isso porque o telefone está quase cheio, eu verificaria vídeos grandes primeiro antes de apagar todas as fotos. Alguns vídeos em 4K podem ocupar mais espaço do que milhares de fotos normais. Fotos > Álbuns > Vídeos costuma ser a solução mais rápida. A mesma ideia vale para gravações de tela.
E se você planeja manter uma cópia em outro lugar, faça o backup primeiro e verifique antes de excluir. Não pense apenas acho que o iCloud tem, mas abra de fato iCloud.com, Google Fotos, um disco externo ou onde quer que você as tenha salvo e confira algumas para garantir que as fotos estão lá. A exclusão em massa é fácil de começar e chata de desfazer.