Meu iPad ficou muito lento ultimamente, e os apps continuam travando, congelando ou demorando uma eternidade para abrir. Quero acelerar o desempenho do iPad e liberar espaço de armazenamento sem fazer uma redefinição de fábrica, porque ainda preciso de tudo nele. Quais são as melhores maneiras de limpar um iPad, liberar espaço e melhorar a velocidade com segurança?
Se o seu iPad parece estranhamente lento enquanto a bateria ainda mostra 100%, eu olharia algumas coisas chatas, mas importantes, antes de mexer em qualquer redefinição.
Bateria cheia não significa desempenho total
Aprendi isso do jeito mais irritante. Nível de carga e condição da bateria não são a mesma coisa. Um iPad pode estar com a carga completa, mas a bateria em si pode já estar desgastada o suficiente para ter dificuldade quando o sistema exige mais velocidade.
Confira aqui: Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria.
Olhe a Capacidade Máxima. Se ela caiu para menos de 80%, o iPadOS às vezes reduz o desempenho para evitar desligamentos aleatórios. Então sim, um iPad totalmente carregado ainda pode parecer lento.
Além disso, verifique o Modo de Pouca Energia. Se o ícone da bateria estiver amarelo, o iPad está rodando mais devagar de propósito. Desative isso se quiser a velocidade normal de volta.
Por que os apps de vídeo são o primeiro lugar onde você nota travamentos
Eu normalmente reduzo isso a duas coisas.
Primeiro, o Wi‑Fi. Wi‑Fi ruim muitas vezes parece lentidão do aparelho quando, na verdade, é só a transmissão que não está conseguindo acompanhar. Teste o mesmo app em outra rede. Se as travadas sumirem, o problema não era o iPad.
Segundo, o armazenamento. Esse pesa mais.
No iPadOS 16 e versões mais recentes, os iPads usam algo chamado Troca de Memória Virtual. O armazenamento é usado como memória extra durante tarefas mais pesadas, incluindo reprodução de vídeo. Se o seu armazenamento estiver lotado, o sistema perde margem para respirar. Aí o vídeo começa a engasgar, avançar ou retroceder fica irregular, e trocar de app parece estranho.
Por que pouco espaço de armazenamento deixa o iPad inteiro mais lento
Quando o armazenamento chega a cerca de 80% cheio, as coisas tendem a piorar. Não de forma dramática no começo. É mais como atraso no teclado, troca lenta entre apps, pausas estranhas, pequenos congelamentos.
O iPadOS precisa de espaço livre para arquivos de cache, swap e tarefas em segundo plano. Quando você tira todo esse espaço, o sistema começa a tropeçar em si mesmo.
Digitar atrasa. Os apps reabrem mais devagar. Os apps de vídeo reclamam primeiro, mas a lentidão se espalha por toda parte.
- Abri primeiro a aba Heavies. Os maiores arquivos estavam logo no topo com os tamanhos exatos. Gravações de tela antigas e vídeos gigantes estavam causando a maior parte do estrago, e eu não precisei fuçar o app Fotos por meia hora.
- Depois verifiquei Similars. Ele agrupou fotos quase duplicadas e escolheu uma Melhor Foto para cada conjunto. Lixo de disparo contínuo e tentativas repetidas saíram rápido. Até que foi legal, pra ser sincero.
- Screenshots foi a parte que me pegou. Cada captura de tela mostrava seu tamanho antes da exclusão. Eu tinha muito mais armazenamento preso ali do que imaginava. Erro bobo da minha parte.
- Tudo fica no aparelho. Nada é enviado para outro lugar.
Depois de liberar cerca de 10 GB, o iPad ficou melhor em tudo. Não foi mágica. Ainda assim, a lentidão diminuiu primeiro nos apps de vídeo, e depois o resto do sistema começou a parecer menos travado.
Ajustes que valem mudar antes de fazer algo drástico
- Desative a Atualização em 2º Plano. Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano. Eu desligaria completamente, ou deixaria ativada só para os apps que importam para você. Apps demais consultando servidores o dia todo acabam pesando.
- Reinicie o iPad. Solução simples, ainda funciona. A memória temporária é limpa, processos travados são encerrados, e as coisas muitas vezes voltam a fluir. Eu tento fazer isso uma vez por semana, mais ou menos.
- Limpe os dados do Safari. Vá em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. O Safari fica mais lento sozinho quando dados antigos de navegação vão se acumulando.
- Ative Reduzir Movimento. Vá em Ajustes > Acessibilidade > Movimento e depois ative Reduzir Movimento. Menos animação significa menos trabalho gráfico. Você nota mais isso em modelos antigos.
Sobre atualizações do iPadOS
Eu não evitaria atualizações só porque você acha que elas vão deixar o iPad mais lento. Às vezes as pessoas ficam em versões antigas por meses e acabam com mais bugs, pior estabilidade e sem correções.
A Apple inclui correções de desempenho e estabilidade nas atualizações com bastante frequência. Só tem um detalhe: logo depois de uma grande atualização, o iPad pode parecer mais lento por um tempo porque está reindexando coisas em segundo plano. Já vi isso levar quase um dia. Se parecer estranho logo após atualizar, espere 24 horas antes de dizer que ficou com problema.
Pule a redefinição de fábrica. Comece com as coisas que as pessoas deixam passar.
-
Descarregue apps que você quase não usa. Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad. Toque nos apps grandes e escolha Desinstalar App. Isso mantém documentos e dados, mas remove o app em si. Melhor do que apagar se você ainda precisa das suas coisas.
-
Apague anexos antigos do Mensagens. Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad, Mensagens. Revise Fotos, Vídeos, GIFs e Stickers. Essa área incha rápido e a maioria das pessoas nunca olha isso.
-
Limpe os Downloads no Arquivos. Abra Arquivos, Downloads, No Meu iPad e iCloud Drive. ZIPs grandes, PDFs, vídeos e documentos duplicados ficam lá para sempre.
-
Limpe o Mail. Se você usa o app Mail com anexos grandes, remova contas de e-mail antigas e adicione de novo, ou apague conversas enormes. Os dados em cache do e-mail aumentam com o tempo.
-
Desative widgets que você não precisa. Widgets demais na tela inicial continuam puxando dados. O mesmo vale para painéis ao vivo de clima e notícias.
-
Verifique a bagunça específica dos apps. Netflix, YouTube, Spotify, apps de podcast, apps de edição. Eles armazenam arquivos offline e cache dentro do app. Limpe os downloads dentro de cada app.
Eu discordo em parte do @mikeappsreviewer em uma coisa. A Atualização em Segundo Plano nem sempre é a principal vilã. Em iPads mais novos, armazenamento inflado dos apps e caches ruins dos apps geralmente são o problema maior.
Se as fotos forem o principal problema, use o Clever Cleaner. Ele ajuda a remover duplicatas, fotos parecidas, capturas de tela e vídeos grandes sem apagar o iPad. Este guia também é bom, veja como limpar o armazenamento do iPad e deixá-lo mais rápido.
Tente manter de 10 por cento a 15 por cento do armazenamento livre. Se o seu iPad tem 64GB, tente deixar de 6GB a 10GB livres. O iPadOS roda melhor quando tem espaço para trabalhar. Só essa mudança já corrige muita lentidão, na real.
Na verdade, eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @byteguru enfatizaram o suficiente: encontre o aplicativo problemático.
Às vezes o iPad inteiro parece lento, mas na verdade são só 1 ou 2 apps enlouquecendo em segundo plano. Apps sociais, drives em nuvem, apps de notas com bibliotecas gigantes e apps de edição são famosos por isso. Vá em Ajustes > Bateria e veja o uso da bateria por app nas últimas 24 horas / 10 dias. Se um app estiver consumindo uma quantidade absurda de atividade em segundo plano, apague-o e reinstale-o. Isso geralmente limpa o cache corrompido sem mexer no resto das suas coisas.
Algumas outras coisas que eu tentaria:
- Desative os downloads automáticos de apps e atualizações se você tiver vários dispositivos Apple. A sincronização constante pode deixar iPads mais antigos meio lentos.
- Verifique manualmente o comportamento da RAM livre. Abra vários apps, depois feche os piores infratores e teste de novo. Se um app específico causar travamentos, esse é o culpado.
- Remova VPNs antigas ou perfis de dispositivo em Ajustes > Geral > VPN e Gerenciamento de Dispositivo. Já vi perfis antigos causarem lentidão estranha e falhas de rede.
- Reduza a carga de indexação do Spotlight. Ajustes > Siri e Busca, depois desative a Busca para apps que você nunca procura. Não é uma solução milagrosa, mas em iPads mais antigos qualquer ajuda conta.
- Revise os recursos de acessibilidade. Algumas coisas como filtros de zoom pesados ou efeitos de movimento podem, estranhamente, adicionar sobrecarga se muita coisa estiver ativada.
Eu meio que discordo da ideia de que a Atualização em 2º Plano sempre vale tanta preocupação. Em muitos iPads, o problema maior no uso real é lixo acumulado, mídia inchada e um app se comportando mal.
Se o seu armazenamento estiver cheio de fotos parecidas, vídeos grandes e capturas de tela, Clever Cleaner provavelmente é o atalho mais fácil antes de partir para medidas drásticas. Também encontrei uma boa discussão aqui sobre limpar o armazenamento do iPhone e iPad sem anúncios nem paywalls.
Além disso, verifique Dados de Análise em Privacidade e Segurança > Análise e Melhorias > Dados de Análise. Se você vir o nome do mesmo app travando repetidamente, aí está a resposta. Esse passo é ignorado muito mais do que deveria, pra ser sincero.
Eu também verificaria o throttling térmico, porque isso é muito ignorado. Se o iPad estiver quente durante o carregamento, jogos, chamadas de vídeo ou enquanto restaura/sincroniza, o iPadOS pode desacelerar tudo de propósito. Tire a capa, pare de carregar por um tempo, feche o app pesado e teste o desempenho novamente. Um iPad quente muitas vezes parece estar com lentidão de armazenamento quando na verdade é lentidão por calor.
Além disso, eu não concordo totalmente com a ideia de que você deve começar imediatamente a apagar um monte de coisas. Se a lentidão apareceu de repente, eu olharia primeiro para sobrecarga de sincronização:
- Fotos sincronizando uma biblioteca enorme
- iCloud Drive enviando/baixando muita coisa
- Notas reindexando anexos
- App Arquivos carregando pastas grandes de serviços em nuvem
Abra Ajustes e veja se a sincronização do iCloud está sobrecarregando ativamente o dispositivo. Às vezes esperar isso terminar ajuda mais do que qualquer limpeza.
Outra correção frequentemente ignorada são as abas do navegador. Não apenas o histórico do Safari. Se você mantém um número absurdo de abas abertas no Safari ou no Chrome, a pressão na memória fica feia rapidamente. Feche-as em lotes.
Mais uma: desative temporariamente as atualizações automáticas de apps se o iPad for mais antigo. Instalações em segundo plano somadas à indexação podem fazer com que ele pareça constantemente ocupado.
No lado das fotos, o Clever Cleaner é útil se a sua fototeca for a principal bagunça.
Prós
- rápido para duplicatas, capturas de tela e fotos semelhantes
- mais fácil do que procurar manualmente no Fotos
- bom para recuperar espaço sem apagar dados
Contras
- ajuda principalmente com bagunça de mídia, não com todo tipo de lentidão
- você ainda precisa revisar os resultados para não remover algo importante
- não vai corrigir um app com bug, Wi‑Fi ruim ou desgaste da bateria
Então sim, @byteguru, @chasseurdetoiles e @mikeappsreviewer cobriram bem o ângulo comum do armazenamento, mas eu acrescentaria: verifique calor, sincronização e excesso de abas antes de presumir que o iPad inteiro precisa de uma grande limpeza.