Meu disco rígido parou de funcionar de repente depois que meu computador travou, e agora não consigo acessar fotos importantes, documentos e arquivos de trabalho. Estou tentando descobrir o método mais seguro de recuperação de dados em casa antes de piorar a situação ou perder tudo de vez. O que devo fazer primeiro, e existem ferramentas ou etapas que realmente funcionam?
Eu me deparei com isso em um HD externo mais antigo e estraguei a primeira etapa. Continuei usando como se nada tivesse acontecido. Péssima decisão.
Se os arquivos sumiram, pare de gravar qualquer coisa na unidade. Nada de downloads, nada de mover pastas para ela, nada de testes aleatórios. Dados apagados muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Cada gravação reduz suas chances.
Antes de instalar qualquer coisa, verifique primeiro o básico chato. Já vi arquivos aparecerem em lugares que as pessoas esquecem:
- Lixeira
- Pastas de sincronização do OneDrive ou Google Drive
- Backups do Histórico de Arquivos
- Outras unidades externas de backup
- Um perfil de usuário diferente no mesmo PC
Se essas verificações não derem em nada, então eu partiria para um software de recuperação. Para exclusão normal, uma formatação rápida ou um sistema de arquivos danificado, eu começaria com Disk Drill. Usei porque a interface fez sentido rapidamente e não exigiu que eu conhecesse um monte de termos de disco antes de fazer a varredura. Ele lida com partições excluídas, volumes formatados e sistemas de arquivos corrompidos melhor do que eu esperava.
O processo que sigo é simples:
- Conecte a unidade e confirme que o sistema ainda a reconhece
- Instale o aplicativo de recuperação em outra unidade, não na danificada
- Execute uma varredura completa, pule a varredura rápida
- Visualize os arquivos antes de restaurar qualquer coisa
- Recupere primeiro o que for crítico
- Salve os arquivos recuperados em outro disco
Essa última etapa importa muito. Se você recuperar de volta no mesmo HDD, corre o risco de sobrescrever dados que ainda não recuperou. Aprendi isso da pior forma.
O recurso de visualização é um dos motivos pelos quais gostei do Disk Drill. Se uma foto abre normalmente na visualização, ou um vídeo começa a reproduzir, considero isso um sinal razoável de que o arquivo está utilizável. Normalmente testo alguns arquivos importantes antes de extrair centenas de GB dos resultados da varredura. Economiza tempo. E evita frustração também.
Se ele deixar passar coisa demais, eu não pararia por aí. Ferramentas diferentes trazem resultados diferentes. O PhotoRec é gratuito e consegue algumas recuperações impressionantes, mas é mais difícil de usar e os nomes dos arquivos muitas vezes voltam uma bagunça. R-Studio e UFS Explorer também são bons, embora pareçam mais voltados para pessoas que já sabem lidar com ferramentas de armazenamento.
Mais uma coisa. Se a unidade estiver fazendo cliques, rangendo, desconectando, ou sumindo da BIOS, eu pararia de tentar varreduras repetidas em casa. Software ajuda com danos lógicos. Não conserta hardware com defeito.
Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura, especialmente se os arquivos perdidos forem fotos de família, documentos de trabalho ou qualquer coisa que você não possa substituir. Custa caro. Ainda assim, para algumas unidades, essa é a última opção sensata.
Se o PC travou primeiro, eu trataria isso como um disco falhando, não como uma simples exclusão. Pequena diferença, grande risco.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte. Pare de usar o disco. Onde eu divirjo é no seguinte. Eu não começaria com uma varredura completa longa se o disco estiver fazendo barulhos estranhos, desconectando ou demorando uma eternidade para ler. Varreduras repetidas colocam mais estresse em um HDD fraco.
Minha ordem seria:
-
Verifique primeiro a saúde SMART com CrystalDiskInfo ou smartctl.
Se você vir setores realocados, setores pendentes ou erros de leitura aumentando, pare de mexer no disco. -
Se o disco ainda estiver lendo, faça primeiro um clone ou uma imagem.
Use ddrescue em outro disco de tamanho igual ou maior. Trabalhe a partir do clone, não do original. Esse é o procedimento caseiro mais seguro para discos instáveis. A maioria das pessoas pula isso e se arrepende depois. -
Se o clone terminar, então use um software de recuperação no clone.
Disk Drill é bom para essa parte. É mais fácil do que muitas ferramentas antigas e funciona bem para usuários domésticos tentando recuperar dados de um disco rígido com falha ou antigo. Se ele encontrar sua árvore de pastas e visualizar os arquivos, isso é um sinal sólido. -
Se o disco não for detectado na BIOS ou no Gerenciamento de Disco, o software não vai corrigir isso.
Isso aponta mais para falha de hardware ou da placa. -
Se for um disco externo, tente primeiro outro cabo USB, porta e fonte de alimentação.
Já vi gabinetes baratos morrerem enquanto o disco dentro ainda estava ok. Você pode remover o disco e conectá-lo via SATA se souber o que está fazendo.
Para recuperação de dados de disco rígido antigo em casa, este vídeo também é bom:
assista a este passo a passo de recuperação de dados de disco rígido antigo
Regra importante, nunca restaure arquivos recuperados de volta no mesmo disco. Esse erro prejudica as pessoas o tempo todo. Triste, mas verdade.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sterrenkijker, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas ignoram com frequência demais: ouça o drive antes de fazer qualquer coisa sofisticada. Se ele liga, faz cliques em um padrão, desliga e depois repete, pare. Isso não é uma situação de tentar mais software. Isso é uma situação de cada minuto extra poder danificá-lo ainda mais.
Além disso, nem todo travamento significa que o próprio drive morreu. Às vezes o Windows apenas corrompe o sistema de arquivos. Nesse caso, uma verificação somente leitura a partir de outro computador ou de um USB inicializável pode dizer muita coisa sem inicializar pelo disco com problema novamente. Na verdade, prefiro isso primeiro porque evita que seu sistema operacional normal faça gravações em segundo plano, indexação, arquivos temporários, todo esse tipo de coisa inútil.
Se o drive aparecer e permanecer estável, recupere primeiro os arquivos insubstituíveis, não as pastas maiores. Fotos, documentos, arquivos de projeto. Deixe filmes e instaladores para depois. O Disk Drill é uma opção sólida aqui porque é fácil classificar os resultados e visualizar o que realmente pode ser recuperado. Dito isso, eu não ficaria refazendo a varredura repetidamente em busca de mais uma pasta. As pessoas ficam gananciosas e aí o drive piora. Já vi isso acontecer. muito.
Mais uma coisa prática: se isso for um HDD externo, toque no gabinete. Se estiver estranhamente quente ou vibrando, a ponte USB-SATA pode ser o verdadeiro problema, não os pratos do disco. Gabinetes baratos falham o tempo todo.
Para leitura adicional, este tópico em melhor software para recuperar arquivos excluídos e dados de disco rígido também vale a pena conferir.
Então sim, para mim o método caseiro mais seguro é:
- Pare de usá-lo
- Teste a detecção em outro sistema ou USB de boot
- Se estiver instável, clone primeiro
- Se estiver estável, use o Disk Drill e salve os arquivos em outro lugar
- Se ele clicar ou desaparecer, pare com as tentativas caseiras
Essa é a linha entre recuperação em casa e você estar prestes a piorar a situação.