Como posso recuperar dados de uma unidade WD My Passport

Meu disco rígido externo WD My Passport de repente parou de aparecer no meu computador depois que o conectei para transferir arquivos importantes. Ele liga, mas não consigo acessar minhas fotos, documentos e dados de backup. Preciso de ajuda com os primeiros passos seguros para a recuperação de dados do WD My Passport antes de fazer qualquer coisa que possa piorar o problema.

Já mexi com muitos drives WD My Passport, e arquivos ausentes nem sempre significam que os dados morreram. Mais de uma vez, descobri que o próprio drive estava bem e a bagunça vinha de um sistema de arquivos corrompido, uma partição danificada ou alguém apagando coisas por engano.

A primeira coisa que faço é verificar se o Windows ainda enxerga o drive.

Abra o Gerenciamento de Disco e encontre o WD My Passport na lista de discos. Eu ignoraria a letra da unidade por enquanto. O que importa primeiro é simples. O Windows detecta o dispositivo, e o tamanho informado parece próximo do que o drive deveria ter?

1. Se ele aparecer com a capacidade correta, considero isso um bom sinal. Mesmo quando o Windows o marca como RAW ou Não Alocado, ou exibe um aviso para formatar, a recuperação muitas vezes ainda funciona porque o hardware está respondendo.

2. Se ele não aparecer, ficar conectando e desconectando, ou começar a fazer sons estranhos de clique ou zumbido, eu paro por aí. Nesse ponto, eu suspeitaria de problema de hardware, não de sistema de arquivos.

Se o drive estiver visível, pare de gravar qualquer coisa nele. Aprendi isso da pior forma anos atrás. Se os arquivos foram excluídos recentemente, ou se a partição de repente apresentou problema, cada nova gravação aumenta as chances de sobrescrever dados que você ainda poderia recuperar.

Antes de abrir ferramentas de recuperação, verifique se os arquivos já existem em outro lugar. Já vi gente passar meio dia escaneando um drive, para depois perceber que a pasta ausente estava no OneDrive, Google Drive, Dropbox ou em algum perfil antigo de laptop sincronizado. Vale cinco minutos. Economiza muita dor de cabeça.

Se não houver backup, eu iria direto para um software de recuperação. Em drives WD My Passport, Disk Drill é uma das ferramentas que costumo testar logo no início. Ele lida com arquivos excluídos, partições formatadas e volumes RAW sem muita complicação. Também oferece suporte a NTFS e exFAT, que é o que eu normalmente vejo nesses drives. A opção de visualização também ajuda bastante, já que você consegue verificar rapidamente se os arquivos ainda abrem antes de recuperá-los.

Este é o fluxo que eu normalmente sigo:

1. Instale o software no seu PC, não no drive WD.

2. Conecte o My Passport e espere o software detectá-lo.

3. Se o drive estiver instável, faça primeiro um backup byte a byte e escaneie a imagem em vez do disco original.

4. Execute uma varredura completa.

5. Examine os resultados e visualize os arquivos que importam para você.

6. Recupere tudo para outro drive. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo Passport.

A etapa de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se uma foto renderiza, um vídeo inicia ou um documento abre na visualização, eu geralmente me sinto muito melhor em relação ao resultado da recuperação. Não é perfeito, mas é um bom sinal.

Depois de recuperar seus arquivos, configure backups antes de voltar a usar o drive normalmente. Drives externos são bons para armazenamento, mas eu nunca manteria a única cópia de algo importante em um único disco portátil. Use Histórico de Arquivos, Acronis ou algum serviço de sincronização em nuvem, se isso combinar com sua configuração. Uma cópia extra transforma uma noite ruim em um pequeno incômodo. Aprendi essa lição depois de perder uma pasta de projeto antiga anos atrás.

Se ele liga, mas não monta, eu verificaria a placa bridge e o cabo antes de fazer qualquer varredura. Os drives WD My Passport costumam falhar primeiro no lado USB. Troque o cabo. Tente uma porta USB traseira. Tente outro PC. Se o drive aparecer no Gerenciador de Dispositivos, mas não no Explorador de Arquivos, teste-o com CrystalDiskInfo ou smartctl. Se o SMART não puder ser lido, isso aponta mais para hardware ou para a bridge USB-SATA. Um ponto em que discordo um pouco de @mikeappsreviewer é que o software não deve ser o passo um se o drive desconecta durante as leituras. O primeiro passo aí é criar uma imagem. Use HDD Raw Copy Tool ou ddrescue e clone/crie uma imagem do disco em um drive saudável. Leia a imagem, não o Passport. Isso economiza desgaste e reduz o risco de uma cabeça ruim piorar. Se o disco permanecer estável, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de dados de WD My Passport. Ele lida com arquivos excluídos, partições perdidas, volumes RAW, NTFS, exFAT, FAT32, e permite visualizar fotos, documentos e vídeos antes da recuperação. Instale-o no seu PC, escaneie o drive WD ou sua imagem e, em seguida, restaure os arquivos em um disco diferente. Não grave de volta no Passport. Este rápido guia em vídeo para recuperar arquivos com o Disk Drill vale a pena ver. Se você ouvir cliques, raspagem ou se o tamanho for lido incorretamente, pare. Isso é caso de laboratório, não de faça você mesmo. O preço é pesado, mas dados sobrescritos são piores. Além disso, se o seu Passport usa criptografia de hardware WD por meio da placa USB, remover o drive interno muitas vezes não vai ajudar. As pessoas fazem isso e depois se perguntam por que os dados parecem corrompidos. Irritante, mas verdade.
Como posso recuperar dados de um drive WD My Passport
Se ele acende, mas some do Explorer, eu também verificaria um problema super sem graça que muita gente ignora: a unidade pode estar presa em estado offline ou sem um ponto de montagem. No Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito no próprio disco e veja se aparece Offline. Se sim, coloque-o online. Se a partição estiver lá, mas sem letra, atribua uma. Parece bobo, mas resolve mais casos do que deveria. Além disso, não execute o CHKDSK imediatamente. Eu sei que as pessoas adoram jogar esse comando em todo problema de armazenamento, mas em uma unidade externa instável isso pode deixar um sistema de arquivos bagunçado ainda pior. Eu discordo da turma do conserte primeiro por esse motivo. @mikeappsreviewer e @caminantenocturno já explicaram muito bem sobre detecção, criação de imagem e software de recuperação, então eu acrescentaria um ponto específico da WD: verifique o Gerenciador de Dispositivos em Unidades de disco e Controladores USB. Se você vir desconexões repetidas, Dispositivo USB desconhecido ou erros relacionados à energia no Visualizador de Eventos, o problema pode estar na eletrônica do gabinete e não nos pratos do disco. Isso importa porque uma sessão de leitura estável já é metade da batalha. Se o disco for detectado de forma consistente, o Disk Drill é uma opção razoável para recuperação de dados do WD My Passport, especialmente para fotos e documentos em exFAT ou NTFS corrompido. Mas eu faria uma varredura em um teste curto primeiro. Se a velocidade de leitura despencar ou a unidade desaparecer no meio da varredura, pare e crie uma imagem em vez de forçar uma passagem completa. Esse pequeno detalhe evita que as pessoas piorem uma unidade defeituosa. Mais uma coisa: se o BitLocker já foi ativado nesse PC em algum momento, verifique se o Passport foi criptografado pelo Windows e você esqueceu. Já vi isso acontecer, e as pessoas acham que a unidade morreu quando na verdade era só um problema de desbloqueio. Se você quiser um passo a passo visual rápido, este passo a passo fácil de recuperação de dados do WD My Passport provavelmente é mais útil do que ler vinte posts espalhados.
Como posso recuperar dados de uma unidade WD My Passport
Eu adicionaria uma verificação que ninguém pressionou o suficiente ainda: procure no **DiskPart** ou em um **Linux live USB** antes de presumir que o sistema de arquivos é o principal problema. Se o Windows estiver instável com armazenamento em massa USB, inicialize um Ubuntu live USB e veja se o Passport aparece em **Disks**. Já tive unidades externas WD que eram invisíveis no Explorer, mas legíveis o suficiente no Linux para copiar primeiro as pastas importantes. Não é elegante, mas às vezes é mais rápido do que uma recuperação profunda. Discordo um pouco de partir para uma varredura completa cedo demais, mesmo em uma unidade “estável”. Se os dados importam muito, eu tentaria primeiro copiar as pastas visíveis mais críticas com algo tolerante a falhas como o TeraCopy. As varreduras de recuperação são úteis, mas também significam muitas leituras. Sobre o **Disk Drill** especificamente: **Prós** - fácil de usar - boas visualizações para fotos/documentos/vídeo - lida com RAW, partições perdidas, NTFS, exFAT, FAT32 - opção decente depois de criar uma imagem **Contras** - as varreduras profundas podem levar uma eternidade - os resultados podem ficar bagunçados sem os nomes/pastas originais - não faz milagres se a ponte USB ou as cabeças estiverem falhando - a recuperação paga pode desanimar Então sim, estou em grande parte com @caminantenocturno, @byteguru e @mikeappsreviewer quanto à ordem das operações, mas minha abordagem pessoal é: testar em outro sistema operacional, copiar imediatamente qualquer coisa legível e depois usar o Disk Drill em uma imagem se o acesso direto não for confiável. Se a capacidade aparecer errada ou a unidade reiniciar sozinha, pare com o faça você mesmo.