Já mexi com muitos drives WD My Passport, e arquivos ausentes nem sempre significam que os dados morreram. Mais de uma vez, descobri que o próprio drive estava bem e a bagunça vinha de um sistema de arquivos corrompido, uma partição danificada ou alguém apagando coisas por engano.
A primeira coisa que faço é verificar se o Windows ainda enxerga o drive.
Abra o Gerenciamento de Disco e encontre o WD My Passport na lista de discos. Eu ignoraria a letra da unidade por enquanto. O que importa primeiro é simples. O Windows detecta o dispositivo, e o tamanho informado parece próximo do que o drive deveria ter?
Se ele aparecer com a capacidade correta, considero isso um bom sinal. Mesmo quando o Windows o marca como RAW ou Não Alocado, ou exibe um aviso para formatar, a recuperação muitas vezes ainda funciona porque o hardware está respondendo.
Se ele não aparecer, ficar conectando e desconectando, ou começar a fazer sons estranhos de clique ou zumbido, eu paro por aí. Nesse ponto, eu suspeitaria de problema de hardware, não de sistema de arquivos.
Se o drive estiver visível, pare de gravar qualquer coisa nele. Aprendi isso da pior forma anos atrás. Se os arquivos foram excluídos recentemente, ou se a partição de repente apresentou problema, cada nova gravação aumenta as chances de sobrescrever dados que você ainda poderia recuperar.
Antes de abrir ferramentas de recuperação, verifique se os arquivos já existem em outro lugar. Já vi gente passar meio dia escaneando um drive, para depois perceber que a pasta ausente estava no OneDrive, Google Drive, Dropbox ou em algum perfil antigo de laptop sincronizado. Vale cinco minutos. Economiza muita dor de cabeça.
Se não houver backup, eu iria direto para um software de recuperação. Em drives WD My Passport, Disk Drill é uma das ferramentas que costumo testar logo no início. Ele lida com arquivos excluídos, partições formatadas e volumes RAW sem muita complicação. Também oferece suporte a NTFS e exFAT, que é o que eu normalmente vejo nesses drives. A opção de visualização também ajuda bastante, já que você consegue verificar rapidamente se os arquivos ainda abrem antes de recuperá-los.
Este é o fluxo que eu normalmente sigo:
Instale o software no seu PC, não no drive WD.
Conecte o My Passport e espere o software detectá-lo.
Se o drive estiver instável, faça primeiro um backup byte a byte e escaneie a imagem em vez do disco original.
Execute uma varredura completa.
Examine os resultados e visualize os arquivos que importam para você.
Recupere tudo para outro drive. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo Passport.
A etapa de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se uma foto renderiza, um vídeo inicia ou um documento abre na visualização, eu geralmente me sinto muito melhor em relação ao resultado da recuperação. Não é perfeito, mas é um bom sinal.
Depois de recuperar seus arquivos, configure backups antes de voltar a usar o drive normalmente. Drives externos são bons para armazenamento, mas eu nunca manteria a única cópia de algo importante em um único disco portátil. Use Histórico de Arquivos, Acronis ou algum serviço de sincronização em nuvem, se isso combinar com sua configuração. Uma cópia extra transforma uma noite ruim em um pequeno incômodo. Aprendi essa lição depois de perder uma pasta de projeto antiga anos atrás.