Como ver quanto armazenamento resta no iPhone após uma atualização?

Meu iPhone acabou de terminar a atualização, e agora estou preocupado que a atualização tenha usado mais espaço do que eu esperava. Preciso de ajuda para encontrar onde verificar quanto armazenamento ainda resta e o que está ocupando espaço após a atualização do iOS.

O armazenamento do iPhone é uma daquelas telas nas quais parei de confiar à primeira vista. Você olha a barra, soma o que vê, e a conta parece errada. Geralmente não está quebrado. É o iOS fazendo limpeza, cache e exclusão atrasada em segundo plano.

Como eu verifico o armazenamento do iPhone sem ser enganado

No telefone, vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Na parte superior, você verá a barra colorida de uso. Abaixo dela, o iOS mostra algo como 54 GB de 256 GB usados. Se continuar rolando, verá cada app e quanto espaço ele ocupa.

Se quiser uma leitura mais limpa, conecte o iPhone a um Mac e abra o Finder. No Windows, use o app Dispositivos Apple. Vi o número informado mudar um pouco depois da sincronização, e isso faz sentido. Durante esse processo, parte do lixo temporário é apagada, então o valor de armazenamento costuma parecer menos bagunçado do que o mostrado no telefone enquanto tudo ainda está em execução.

Por que o total de armazenamento parece errado

1. As fotos que você apagou geralmente ainda estão lá. O principal detalhe é Apagados Recentemente. Quando você remove fotos ou vídeos, eles ficam em Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente por 30 dias, ainda ocupando todo o espaço. Se o armazenamento não diminuir depois de uma limpeza, este é o primeiro lugar que eu verificaria. Toque em Apagar Tudo se quiser recuperar o espaço agora.

2. Logo após uma atualização do iOS, os números ficam estranhos. O telefone reindexa coisas, lida com arquivos restantes da instalação, grava logs e depois limpa parte disso. Já vi os Dados do Sistema crescerem por horas após uma atualização. Às vezes, isso levou quase o dia todo. Reiniciar ajudou a acelerar o processo.

3. A própria página de armazenamento fica desatualizada. Ela recalcula em tempo real e, às vezes, mantém um total antigo. Já vi números antigos sendo exibidos até reiniciar. Reiniciar força uma nova contagem.

Por que os Dados do Sistema ficam tão grandes

Dados do Sistema são a gaveta da bagunça. Cache de apps, arquivos da Siri, histórico do Safari, sobras de streaming, arquivos temporários, logs, tudo vai parar ali. O próprio iOS também ocupa uma parte do espaço, cerca de 8 a 10 GB em muitos casos, então o armazenamento utilizável nunca iria corresponder ao número da caixa.

Essa categoria muda bastante. Um dia parece inchada, depois diminui. Eu não trataria isso como um número fixo.

Por que um iPhone cheio começa a ficar lento

Quando o armazenamento fica apertado, o telefone perde margem para arquivos temporários e tarefas em segundo plano. Foi aí que percebi a lentidão. Os apps abriam mais devagar. A câmera hesitava. As coisas em geral pareciam travadas. Manter espaço livre disponível não serve apenas para guardar mais arquivos. Isso afeta como o telefone funciona no dia a dia.

O que eu apagaria primeiro quando o espaço está quase acabando

A página de armazenamento integrada é razoável para identificar apps grandes, mas não ajuda muito quando o problema é a biblioteca de fotos. Ela vai dizer que o app Fotos está enorme, claro, mas não quais arquivos estão consumindo o espaço.

Clever Cleaner cuida dessa parte. Gostei dele por um motivo simples. Ele mostrou rapidamente os piores vilões.

A seção Heavies coloca os maiores arquivos no topo, com os tamanhos listados, então clipes gigantes em 4K e longas gravações de tela deixam de ficar escondidos na biblioteca. A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas e escolhe a melhor, o que ajuda se o rolo da câmera estiver cheio de fotos em sequência e pequenas variações da mesma imagem. A seção Screenshots também lista os tamanhos das capturas de tela, e isso foi uma surpresa desagradável no meu telefone. Eu tinha uma pilha de recibos antigos, mapas, memes e capturas aleatórias de configurações ocupando mais de um gigabyte. Nada precisava ser enviado para outro lugar, o que eu preferi.

Depois que liberei cerca de 15 GB, o indicador de armazenamento parou de oscilar tanto, e a lentidão com a qual eu estava lidando também diminuiu.

Vá em Ajustes, depois Geral, depois Armazenamento do iPhone. Espere um ou dois minutos nessa tela. Logo após uma atualização do iOS, a lista costuma recarregar lentamente e a barra de armazenamento muda enquanto o celular verifica novamente os arquivos.

O que olhar primeiro:

1. Espaço disponível no topo.
  2. Tamanho do iOS e dos Dados do Sistema.
  3. Fotos, Mensagens e downloads de mídia.
  4. “Revisar vídeos baixados” e recomendações parecidas, se a Apple as mostrar.

Uma coisa da qual eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer, eu não confiaria no Finder ou na sincronização do Windows como leitura de limpeza logo de cara. A página de armazenamento no dispositivo geralmente é o melhor lugar para ver o que o iOS acha que está ocupando espaço após a atualização, mesmo que pareça bagunçado por um tempo.

Se a atualização parecer maior do que o esperado:

• Abra o app Arquivos, verifique Em Meu iPhone, Downloads.
  • Abra Ajustes, Safari, limpe os dados dos sites se o cache do Safari tiver aumentado muito.
  • Verifique Mensagens, anexos de vídeos grandes costumam ficar escondidos ali.
  • Veja em Podcasts, Música, Netflix, YouTube, Spotify se há downloads offline.

Se o Fotos for o vilão, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar vídeos grandes, fotos duplicadas e capturas de tela rapidamente. Além disso, esta análise traz uma explicação sólida do que ele faz: veja por que o Clever Cleaner é um limpador de iPhone realmente gratuito

Se os números ainda parecerem errados depois de algumas horas, reinicie o celular e verifique novamente. O relatório de armazenamento do iOS fica meio instável depois das atualizações, para ser sincero.

Verifique mais uma tela que a maioria das pessoas não vê: Ajustes > Conta Apple > iCloud > Gerenciar Armazenamento da Conta. Isso não mostrará o espaço livre total do dispositivo, mas vai dizer se a atualização na verdade não consumiu o armazenamento local e se o seu problema real são os backups do iCloud, a sincronização do Fotos ou o Mensagens no iCloud deixando tudo parecer cheio/confuso.

Para o espaço real do telefone, eu também usaria Sobre:
Ajustes > Geral > Sobre > Disponível
Esse número de “Disponível” é a verificação mais rápida e em linguagem simples depois de uma atualização. Sem gráficos, sem adivinhação.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre usar uma verificação no computador como uma leitura melhor. Na minha experiência, o número mais útil é simplesmente o que o iPhone mostra em Sobre depois que tudo se estabiliza. Menos ruído.

O que geralmente acontece depois de uma atualização:

• arquivos antigos da atualização ficam por um tempo
  • a indexação aumenta os Dados do Sistema
  • apps baixam novamente coisas em segundo plano
  • a sincronização do Fotos é retomada e, de repente, o armazenamento cai

Se você quiser ver o que mudou depois da atualização, vá também em Bateria. Parece estranho, mas ajuda. Se Fotos, Arquivos ou Mensagens estiverem trabalhando pesado em segundo plano, isso geralmente explica por que os números de armazenamento ainda estão mudando.

Verifique também:

• Gravador para gravações enormes
  • app Livros para PDFs/audiolivros baixados
  • GarageBand ou iMovie, se estiverem instalados, pois podem acumular arquivos como pequenos gremlins

Se o Fotos foi o que explodiu, o Clever Cleaner é provavelmente a forma mais rápida de identificar vídeos enormes, fotos duplicadas e bagunça de capturas de tela sem ficar procurando para sempre. E se você quiser um passo a passo visual rápido, esta demonstração de como o Clever Cleaner libera espaço no iPhone rapidamente é fácil de ver por alto.

Se o espaço livre ainda parecer muito errado depois de 24 horas, reinicie, coloque para carregar, deixe no Wi‑Fi e depois verifique de novo. Os cálculos de armazenamento do iOS após atualização são meio bagunçados mesmo tbh.

Um lugar extra que eu verificaria e que os outros quase não tocaram: Ajustes > Privacidade e Segurança > Análise e Melhorias > Dados de Análise. Depois de algumas atualizações, arquivos de log antigos se acumulam e podem indicar por que o armazenamento parece estar “faltando”. Normalmente você não consegue limpar muita coisa ali diretamente, mas se essa lista estiver enorme, é um sinal de que o telefone ainda está se estabilizando.

Também discordo um pouco de confiar apenas em Sobre. É rápido, claro, mas não explica por que o espaço mudou. Eu usaria isso como um retrato do momento, não como a resposta completa.

Minha lista de verificação pós-atualização:

• Abra a App Store e veja se os apps também estão sendo atualizados automaticamente
  • Verifique TV e Downloads nos apps de streaming
  • Procure mapas offline baixados pela metade no Apple Maps ou Google Maps
  • Abra o Mail se você mantém anexos grandes salvos localmente

Se o armazenamento ainda parecer travado, deixe o iPhone conectado à energia durante a noite. Os iPhones costumam concluir a limpeza enquanto ficam inativos.

Do lado dos apps, o Clever Cleaner é útil se o verdadeiro vilão forem as Fotos.

Prós

• Encontra vídeos grandes rapidamente
  • Bom para duplicatas e capturas de tela
  • Mais fácil do que procurar manualmente

Contras

• Focado principalmente em bagunça de fotos e vídeos
  • Menos útil para caches de apps ou arquivos do sistema

@stellacadente, @himmelsjager e @mikeappsreviewer cobriram bem as telas principais. Eu só acrescentaria que o “espaço faltando” depois das atualizações muitas vezes é temporário, não permanente.