Documentos e dados no iPhone - Descarregar o app realmente os remove?

Estou tentando liberar espaço de armazenamento no meu iPhone, e um aplicativo está ocupando muito espaço em Documentos e Dados. Usei Desinstalar App porque achei que isso limparia esses dados extras, mas não tenho certeza se isso realmente removeu alguma coisa ou apenas apagou o aplicativo em si. Preciso de ajuda para entender o que desinstalar remove, o que fica para trás e qual é a melhor maneira de limpar os dados do aplicativo sem perder nada importante.

Me deparei com isso mais vezes do que gostaria de admitir. No iPhone, “Documentos e Dados” ficar maior do que o próprio app é normal. Irritante, sim. Normal também.

O tamanho do app é a estrutura instalada. “Documentos e Dados” é todo o lixo e coisas salvas que vão se acumulando por cima dele com o tempo. Tokens de login, imagens em cache, cookies, arquivos baixados, anexos de mensagens, clipes assistidos, arquivos temporários antigos após atualizações, tudo isso tende a parar ali. Apps sociais costumam ser os principais culpados. Facebook, Instagram, TikTok, até alguns apps de mensagens. Você rola por meses e eles acumulam dados silenciosamente em segundo plano.

Se você quiser ver o que está ocupando espaço, abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Espere um pouco enquanto o iOS calcula isso. Depois toque nos apps maiores um por um. Você verá “Tamanho do App” e “Documentos e Dados” listados separadamente. Quando um app mostra 5 GB, 8 GB, 12 GB em dados, aí está o problema.

Sobre descarregar apps, essa parte confunde muita gente. Descarregar não apaga Documentos e Dados. Remove o binário do app e mantém seus dados de usuário no telefone. Então, quando você reinstala, suas coisas ainda estão lá. Ótimo se você quer praticidade. Inútil se o seu objetivo é limpar um cache inchado. Para um reset completo no armazenamento, você precisa apagar o app totalmente e depois instalá-lo novamente pela App Store.

O Safari funciona de forma diferente, já que vem integrado ao iOS. Você não pode removê-lo como um app normal. O caminho para limpar é Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Espere alguns efeitos colaterais. Os sites desconectam você. As abas muitas vezes desaparecem. Ainda assim, se o armazenamento do Safari estiver inchado, essa é a solução direta.

O que mais me atingiu foi o desempenho. Quando o espaço livre ficou baixo, o telefone ficou burro. Digitar travava. Os apps congelavam. A câmera engasgava. Vi isso logo depois de uma atualização do iOS. O sistema parecia manter arquivos temporários, e meu armazenamento estava tão cheio que o telefone inteiro parecia doente. Apaguei vídeos, removi apps, fiz a limpeza de sempre, e o Fotos ainda mostrava uma enorme pilha de dados ocupando espaço.

A parte mais teimosa para mim foi a mídia. Fotos, capturas de tela, gravações de tela, clipes duplicados, downloads antigos. Acabei usando uma ferramenta de limpeza porque fazer isso manualmente era lento e meio miserável. A que encontrei foi o Clever Cleaner. Aqui está o link:

O que mais ajudou foi a seção Heavies. Ela organizava a mídia por tamanho, o que facilitava identificar os piores arquivos. Encontrei gravações de tela antigas em 4K paradas ali sem motivo, cada uma ocupando uma quantidade absurda de espaço. Ela também mostrava claramente os tamanhos das capturas de tela, o que deixou a limpeza menos no achismo.

A parte de Similars também foi útil. Ela agrupava fotos quase duplicadas, o clássico conjunto de dez fotos quase idênticas tiradas em sequência que você nunca organiza depois. Gostei especialmente de um detalhe: ela processava no dispositivo, então eu não estava entregando minha biblioteca para algum serviço aleatório na nuvem.

Depois que limpei cerca de 10 GB entre duplicatas, vídeos gigantes e restos de mídia, o número de armazenamento do Fotos caiu e o telefone parou de se arrastar. Não foi mágica. Foi mais como se o iOS finalmente tivesse espaço para respirar de novo.

Dois lugares que as pessoas esquecem:

Fotos > Apagados Recentemente
App Arquivos > Downloads

As coisas apagadas muitas vezes ficam ali por 30 a 40 dias, ainda ocupando espaço. Se você limpa um monte de fotos ou arquivos e não esvazia essas pastas, os números de armazenamento não vão mudar muito. Já deixei isso passar uma vez e achei que toda a limpeza tinha falhado. Não. A lixeira ainda estava cheia.

Então, a versão curta:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone para encontrar os piores apps.
Descarregar não limpa Documentos e Dados. Apagar e reinstalar limpa.
Limpe o Safari em Ajustes se o Safari estiver inchado.
Verifique Fotos, capturas de tela, gravações de tela e Downloads.
Esvazie Apagados Recentemente após a limpeza.

É meio desajeitado, mas se o seu iPhone está lento e o armazenamento está no limite, é por aqui que eu começaria.

Descarregar mantém os dados do usuário do app. Então não, isso não limpou a parte inchada de Documentos e Dados com a qual você se importa.

Uma pequena correção ao @mikeappsreviewer. Excluir e reinstalar nem sempre é um reset completo. Alguns apps sincronizam a bagunça de volta dos próprios servidores depois do login, especialmente apps sociais e de chat. Você apaga 6 GB, reinstala, entra na conta, e 4 GB voltam. Irritante, mas comum.

O que eu faria:

1. Verifique se o app tem uma opção interna para limpar o cache.
    Muitos apps de streaming, podcast, navegador e redes sociais escondem isso em Ajustes.

2. Se não tiver, apague o app, não descarregue.
    Depois reinicie o iPhone antes de reinstalar. Às vezes os números de armazenamento demoram para atualizar.

3. Para apps de mensagens, remova primeiro os anexos grandes dentro do app.
    Caso contrário, a mesma mídia volta.

4. Verifique o Armazenamento do iPhone de novo após 10 a 15 minutos.
    Às vezes o iOS recalcula lentamente.

Se o problema de espaço vier mais de fotos, vídeos, capturas de tela e duplicatas do que de dados de apps, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele é bom para encontrar arquivos pesados rapidamente. Uma frase de busca melhor para isso seria melhor app de limpeza para iPhone para liberar armazenamento.

Resumindo, descarregar preserva seus dados. Apagar remove os dados locais do app. Se o app baixar tudo de novo depois, isso é do app, não do seu iPhone agindo de forma estranha.

Não. Desinstalar temporariamente remove principalmente o app em si, não a pilha de dados locais anexada a ele. É por isso que o ícone fica com a nuvenzinha e suas coisas voltam quando você reinstala. Então, se seu objetivo era apagar Documentos e Dados, desinstalar temporariamente foi mais ou menos o botão errado.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @hoshikuzu, mas uma coisa que eu acrescentaria: às vezes o número mostrado em Armazenamento do iPhone mente por um tempo. O iOS pode levar uma eternidade para atualizar o total, então não entre em pânico se você desinstalar temporariamente ou apagar algo e o espaço não mudar na hora. Já vi isso se corrigir sozinho horas depois. Bem idiota, mas é assim que o armazenamento do iPhone é.

Além disso, os Documentos e Dados de nem todo app são apenas cache inútil. Parte disso pode ser arquivos offline, rascunhos, músicas baixadas, arquivos de projeto ou mídia de conversas que o app realmente quer manter. Então, antes de apagar, verifique no próprio app se há conteúdo baixado. Caso contrário, você pode remover algo que queria manter.

Se o problema real é o armazenamento do seu celular em geral, e não apenas um app, eu olharia além dos dados dos apps. Muita gente culpa os apps quando o verdadeiro vilão é o acúmulo de mídia. O Clever Cleaner é bom para isso, especialmente se o Fotos estiver uma bagunça. Esta página sobre como o Clever Cleaner ajuda a liberar espaço no iPhone rapidamente dá uma ideia rápida do que ele faz.

Resposta curta: desinstalar temporariamente preserva os dados, apagar remove os dados locais do app. Se o app estiver inchado, desinstalar temporariamente provavelmente não limpou a parte que você queria remover.

Descarregar é basicamente remover o app e manter a bagunça.

Então sim, concordo com @hoshikuzu e em grande parte com @himmelsjager e @mikeappsreviewer nessa parte. Onde discordo um pouco é da ideia de que apagar e reinstalar sempre traz um ganho significativo. Em alguns apps, o número enorme é parcialmente causado por dados vinculados ao iCloud ou conteúdo que o app reindexa, então o ganho pode ser menor do que as pessoas esperam.

Uma coisa que vale conferir e que eles não enfatizaram muito: Dados do Sistema podem fazer o armazenamento do app parecer pior do que realmente é. Se o seu iPhone estiver muito cheio, o iOS às vezes reorganiza os caches e as categorias de armazenamento ficam confusas. Isso significa que o app que você está culpando pode ser apenas parte do problema.

Alguns pontos extras:

• Se for Apple Music, Netflix, Spotify, YouTube, Kindle ou Podcasts, verifique se há downloads offline ocultos.
  • Se for um app de notas, desenho ou edição, Documentos e Dados podem ser projetos reais, não lixo.
  • Se o app oferecer Remover Conteúdo Baixado sem apagar a conta, essa geralmente é a opção mais limpa.

Além disso, se você restaurar o app depois a partir de um backup do iCloud, parte desse inchaço pode voltar silenciosamente. Isso pega muita gente de surpresa.

Se o problema acabar sendo um aumento geral no uso de armazenamento, e não apenas um app, o Clever Cleaner é realmente útil para escanear fotos grandes, imagens duplicadas e bagunça de vídeos.

Prós: rápido para organizar arquivos pesados, limpeza fácil de duplicatas, bom para excesso de fotos e vídeos.
Contras: não corrige caches de apps sincronizados com servidores, não ajuda muito com bancos de dados reais dentro dos apps, e apps de limpeza em geral podem parecer limitados se o seu problema for com apps de mensagens.

Resumo curto: Descarregar não limpa o bloco de dados que você está tentando atingir. Isso libera apenas o espaço da instalação do app.