Excluí uma pasta importante, posso recuperar arquivos excluídos do disco rígido?

Eu apaguei acidentalmente uma pasta importante do meu disco rígido, e ela tinha arquivos de trabalho e documentos pessoais dos quais eu realmente preciso. Eu já esvaziei a Lixeira e agora estou tentando encontrar a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos de um disco rígido sem piorar a situação. Quais etapas de recuperação ou softwares devo tentar primeiro?

Já passei por isso e, sim, a sensação é horrível. Perder arquivos atinge rápido. A parte boa é a seguinte: com um disco rígido, a recuperação muitas vezes ainda é possível se você parar de piorar a situação.

Primeiro passo: pare de usar a unidade agora mesmo. Estou falando sério. Não salve nada nela. Não instale nada nela. Não continue navegando se for a sua unidade do Windows. Quando um arquivo é excluído, os dados geralmente ainda ficam lá por um tempo. O sistema apenas marca o espaço como disponível. Quando novos dados são gravados por cima, as chances de recuperação caem muito.

Se os arquivos foram excluídos de uma segunda unidade interna ou de uma unidade externa, desconecte-a e conecte-a a outro computador para fazer a recuperação. Se era a sua unidade principal do sistema operacional, inicialize por um pendrive ou passe para outra máquina. O objetivo é evitar novas gravações.

O que eu faria em seguida seria instalar o Disk Drill, mas coloque-o em uma unidade diferente daquela da qual você está tentando recuperar os dados. As pessoas deixam essa parte passar o tempo todo e acabam sobrescrevendo os mesmos arquivos que querem de volta. Um recurso útil no Disk Drill é a opção de criar primeiro uma imagem completa byte por byte. Eu gosto de fazer a recuperação a partir da cópia em vez de mexer no disco original. Ele também permite visualizar os arquivos antes de restaurá-los, o que economiza tempo quando você está separando nomes de arquivos inúteis. Também existe uma versão gratuita. Você pode escanear e visualizar primeiro, depois decidir se vale a pena pagar para recuperar.

Algumas coisas que eu teria em mente:

1. HDDs tradicionais geralmente dão uma chance melhor do que SSDs. Mesmo assim, não fique esperando. Alguns discos rígidos mais novos oferecem suporte a TRIM e, depois que a limpeza é executada, fica mais difícil recuperar os arquivos perdidos.
  2. Se você ouvir cliques, ruídos de raspagem ou sons repetidos de inicialização do giro, pare. Desligue. O software não vai consertar hardware com defeito. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura.
  3. Execute uma varredura profunda adequada. Repetir a mesma varredura várias vezes não ajuda muito e, em uma unidade fraca, isso significa desgaste extra sem ganho algum.

Se o Disk Drill não resolver, eu tentaria outra coisa antes de desistir. O Recuva é simples e rápido para exclusões básicas. O DiskGenius é melhor quando partições ou sistemas de arquivos foram corrompidos. O Data Rescue costuma aparecer bastante para usuários de Mac. Tive os resultados mais tranquilos com o Disk Drill, mas ainda assim vale a pena ter essas opções na manga.

O principal é agir rápido e com disciplina. Pare de gravar na unidade, faça a recuperação a partir de outro sistema se puder e não continue fazendo testes no disco original. Isso dá a você a melhor chance de ver seus arquivos novamente.

Esvaziar a Lixeira não significa que a pasta desapareceu para sempre. Significa que o Windows removeu o caminho fácil de volta. Sua melhor opção agora é verificar as opções de recuperação nesta ordem.

1. Procure primeiro por cópias integradas.
    Histórico de Arquivos do Windows, Versões Anteriores, histórico de versões do OneDrive, lixeira do Google Drive, ferramentas de backup da empresa.
    Se a pasta ficava em Documentos ou Área de Trabalho, a sincronização na nuvem às vezes salvou você sem que você percebesse.

2. Verifique os aplicativos do tipo de arquivo.
    Word, Excel, Adobe e algumas ferramentas CAD mantêm arquivos temporários ou de salvamento automático.
    Pesquise na sua unidade por .asd, .wbk, .tmp ou pela extensão do arquivo que você perdeu.
    Já vi pessoas recuperarem 80 por cento de um projeto apenas com arquivos temporários do aplicativo.

3. Execute um software de recuperação uma vez e salve os arquivos recuperados em outro lugar.
    @mikeappsreviewer falou sobre a parte de parar de usar a unidade. Concordo com a maior parte disso. Discordo um pouco sobre tentar um monte de ferramentas uma após a outra imediatamente. Mais verificações significam mais tempo, mais estresse e, em uma unidade com problemas, mais risco.
    Disk Drill é uma escolha sólida para pastas excluídas porque organiza bem os resultados e mantém o processo simples. Se sua unidade estiver saudável, comece por aí.

4. Se isto for um SSD, aja rápido.
    Arquivos excluídos em SSDs muitas vezes desaparecem mais rápido do que em HDDs antigos por causa do TRIM. Em muitos sistemas, as taxas de recuperação caem bastante após o uso normal. Nem sempre, mas com frequência suficiente.

5. Se a pasta importa para trabalho ou impostos, pare com o faça você mesmo mais cedo.
    Se os arquivos valem mais do que algumas centenas de reais, um laboratório é um caminho mais seguro do que ficar experimentando até as 2 da manhã. Já passei por isso, fiz besteira e perdi mais coisas.

Além disso, para um guia simples, isto é decente:
guia fácil para recuperar arquivos excluídos permanentemente de um disco rígido

Versão curta: sim, a recuperação ainda é possível. Suas chances dependem de HDD vs SSD, de quanto você usou a unidade após a exclusão e de existirem backups. Pare de gravar na unidade agora, depois verifique backups e arquivos temporários antes de fazer a varredura. Esse é o caminho mais rápido com o menor risco.

Sim, talvez você ainda consiga recuperá-la, mesmo depois de esvaziar a Lixeira. Concordo com @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles no ponto principal: pare de usar essa unidade. Mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas pulam com frequência demais: verifique se a pasta já foi indexada, sincronizada ou armazenada em cache em outro lugar antes de começar a forçar o disco com verificações de recuperação.

Alguns lugares que vale a pena verificar e que não foram muito abordados:

• cache da Pesquisa do Windows e arquivos recentes
  • lista de documentos recentes do Office
  • anexos de e-mail que você enviou para si mesmo ou para colegas de trabalho
  • unidades USB para as quais você pode ter copiado a pasta meses atrás
  • pastas de softwares de impressora/scanner, por mais estranho que pareça, às vezes elas mantêm cópias
  • compartilhamentos de rede se este era um PC de trabalho

Além disso, se a pasta excluída tinha principalmente documentos, fotos, PDFs, planilhas etc., as chances de recuperação são melhores do que se tivesse arquivos de vídeo gigantes que ficaram fragmentados por todo lado. As pessoas sempre perguntam “posso recuperar arquivos excluídos do disco rígido?” mas a resposta real é “talvez, dependendo do tipo de arquivo, do tipo de unidade e de quanto você a usou depois disso”.

Eu discordo um pouco da mentalidade de “tentar todas as ferramentas”. Se a unidade está saudável, escolha primeiro uma ferramenta sólida e faça isso com cuidado. O Disk Drill é um ponto de partida bastante sensato porque é fácil classificar os arquivos recuperados por tipo e verificar um disco rígido sem tornar o processo mais confuso do que já é. Apenas recupere para uma unidade diferente. Não para a mesma. Sério, não faça isso.

Se isto for um SSD, suas chances podem cair rapidamente. Se for um HDD antigo, você tem uma chance melhor. Se os arquivos forem críticos para o trabalho, documentos fiscais, documentos legais ou registros familiares insubstituíveis, eu interromperia as tentativas por conta própria mais cedo do que a maioria das pessoas faria.

Além disso, isto pode ajudar se você quiser ler um caso real:
história de sucesso de recuperação de dados de disco rígido externo de um usuário real

Versão curta: sim, a recuperação é possível, mas cada minuto de uso normal meio que reduz suas chances.

Um aspecto que eu acrescentaria ao que @chasseurdetoiles, @caminantenocturno e @mikeappsreviewer disseram: verifique se a pasta foi excluída de uma unidade NTFS com Cópias de Sombra ativadas. Muita gente diz Versões Anteriores e segue em frente, mas em PCs corporativos ou em configurações mais antigas do Windows, árvores inteiras de pastas às vezes podem ser restauradas a partir de instantâneos, mesmo quando o Histórico de Arquivos nunca foi configurado manualmente.

Além disso, se a pasta excluída tinha um nome muito específico, use ferramentas de recuperação para procurar primeiro por nomes de arquivos conhecidos, e não apenas por tipo de arquivo. Isso elimina muito ruído.

Discordo um pouco da ideia de que SSD significa basicamente sem esperança que as pessoas às vezes passam. A recuperação em SSDs é definitivamente pior por causa do TRIM, sim, mas se a unidade era externa, o TRIM pode não ter sido acionado da forma que você espera. Vale a pena verificar antes de assumir que acabou.

Se você seguir pela rota do software, o Disk Drill é bom para esse tipo de trabalho.

Prós:

• fácil de classificar os resultados
  • visualiza muitos arquivos
  • pode escanear unidades inteiras e partições perdidas
  • mais amigável do que muitos aplicativos de recuperação

Contras:

• varreduras profundas podem retornar nomes de arquivos bagunçados
  • a qualidade da recuperação depende muito dos danos no sistema de arquivos
  • o limite de recuperação na versão paga pode ser irritante
  • não é a melhor escolha se a unidade estiver falhando fisicamente

Se o Disk Drill não encontrar nada, isso nem sempre significa que os dados se foram. Às vezes significa que os metadados do arquivo estão inutilizados, e outra ferramenta com métodos diferentes de carving pode encontrar fragmentos. Apenas salve tudo o que for recuperado em outra unidade.