Excluir o cache do Twitter no iPhone - O que realmente está incluído no cache?

Estou tentando liberar espaço de armazenamento no meu iPhone, e o Twitter/X está usando muito espaço. Antes de excluir o cache do Twitter, quero saber o que realmente está incluído nele, como imagens, vídeos, pesquisas, rascunhos ou dados de login, e se limpá-lo pode remover algo importante.

Sim, esse tipo de travamento cansa rápido. Se o X está lento, congelando ou simplesmente te jogando de volta para a tela inicial, limpar o cache do app é a primeira coisa que eu tentaria. Você não precisa apagar o app inteiro de imediato, e isso pode eliminar uma quantidade surpreendente de lixo armazenado. Algumas pessoas descobriram vários GB acumulados ali de mídia e cache da web.

A opção de limpar o cache dentro do app fica um pouco escondida, especialmente porque o menu mudou do Twitter para o X, mas ela ainda está lá.

Limpe o cache por dentro do X:

1. Abra o X e toque no seu ícone de perfil no canto superior esquerdo.
  2. Vá em Configurações e suporte, depois em Configurações e privacidade.
  3. Abra Acessibilidade, exibição e idiomas.
  4. Toque em Uso de dados.
  5. Role para baixo até Armazenamento.
  6. Toque em Armazenamento de mídia, depois em Limpar armazenamento de mídia e confirme.
  7. Volte e abra Armazenamento da web. A partir daí, você pode escolher Limpar armazenamento de páginas da web ou Limpar todo o armazenamento da web.

Armazenamento de mídia é apenas o conteúdo temporário que o X salva enquanto você navega, como fotos, vídeos e GIFs, para que carreguem mais rápido na próxima vez. Limpar isso não vai apagar suas postagens, mensagens diretas, seguidores, favoritos ou qualquer outra coisa vinculada à sua conta. Esses dados estão nos servidores do X, não apenas no seu celular.

Armazenamento da web é para páginas que você abriu dentro do navegador integrado do X. Limpar armazenamento de páginas da web remove dados de sites em cache. Limpar todo o armazenamento da web também apaga os cookies.

A parte do login merece atenção. Limpar Armazenamento de mídia ou Armazenamento de páginas da web não deve desconectar você. Mas Limpar todo o armazenamento da web pode apagar os cookies de sessão, então talvez você precise entrar novamente depois disso. Não toque nessa opção a menos que saiba sua senha ou tenha acesso ao seu método de login.

Se o X continuar travando depois disso, tente a opção de descarregar app no iPhone em vez de apagar tudo. Vá em Ajustes do iPhone > Geral > Armazenamento do iPhone > X e depois escolha Desinstalar App. Isso remove o app em si, mas mantém seus documentos, dados e informações de login. Depois de reinstalá-lo pela App Store, você deve conseguir abri-lo novamente sem começar do zero.

Uma coisa que eu acrescentaria: se você está fazendo isso porque seu celular continua dizendo que o armazenamento está cheio, o cache do X talvez seja só uma pequena parte do problema. Passei por uma fase em que eu limpava o cache do Twitter toda semana, e isso ajudava por uns cinco minutos. Depois o aviso de armazenamento voltava na mesma hora.

No meu caso, o problema real era a Biblioteca de Fotos. Vídeos, capturas de tela, duplicatas, fotos em sequência, imagens aleatórias antigas, tudo isso se acumula muito mais rápido do que o cache de um app.

Acabei usando o Clever Cleaner para essa parte. O principal motivo de eu ter testado foi porque ele é realmente grátis, não tem anúncios e não enfia uma assinatura na sua cara. A seção Heavies é útil porque organiza sua mídia por tamanho de arquivo, então você pode ver imediatamente quais vídeos grandes em 4K estão ocupando espaço. Ele também mostra os tamanhos exatos dos arquivos das capturas de tela, o que é estranhamente útil.

A aba Similars provavelmente é a melhor parte se o seu rolo da câmera está cheio de fotos quase duplicadas. Ela agrupa fotos parecidas, então você pode manter a que quiser e apagar as extras sem precisar vasculhar tudo manualmente.

Também gostei do fato de ele processar as fotos localmente no dispositivo. Ele não envia seu rolo da câmera para algum lugar só para descobrir o que parece semelhante.

Então eu veria assim: limpe o cache do X se o app estiver travando ou com bugs. Mas se o problema maior é que seu iPhone está lento ou ficando sem espaço, verifique suas fotos e vídeos também. Normalmente é aí que o verdadeiro armazenamento está escondido.

Não presuma que cache signifique rascunhos ou dados da conta, porque o X mistura alguns compartimentos de armazenamento local sob a mesma ideia geral. O conteúdo seguro geralmente são prévias de mídia, miniaturas, partes de vídeo/GIF e arquivos do navegador no app; rascunhos, pesquisas salvas e estado de login são separados o suficiente para que a limpeza normal do cache de mídia não os remova. A exceção incômoda são os cookies do armazenamento da web, portanto evite limpar todo o armazenamento da web se não quiser correr o risco de sair de sites abertos dentro do X.

Limpar o armazenamento de mídia é de baixo risco, enquanto excluir/desinstalar o app inteiro é o caso em que eu teria mais cautela. O cache é principalmente composto por coisas que o X salvou para tornar a rolagem mais rápida: miniaturas de imagens, fotos visualizadas, partes de GIFs/vídeos e dados de páginas do navegador. Não é para incluir suas postagens, seguidores, favoritos ou DMs. Os rascunhos são a única coisa com a qual eu não arriscaria, já que os rascunhos do app podem ser locais e estranhamente frágeis, então copie qualquer coisa importante antes de fazer algo maior do que os botões de cache integrados. Pesquisas salvas e configurações da conta devem voltar da sua conta, mas os cookies do navegador interno do app podem desaparecer se você limpar todo o armazenamento da web, e é por isso que essa opção pode desconectar você de sites abertos dentro do X.