O armazenamento do meu iPad está quase cheio, e percebi que as Live Photos estão ocupando muito mais espaço do que eu esperava. Estou tentando encontrar um aplicativo ou ferramenta gratuita de limpeza para iPad que possa converter Live Photos em imagens estáticas para economizar armazenamento sem perder tudo. Alguém encontrou uma opção gratuita que realmente funcione?
Eu testei o CCleaner no iPhone e bati na mesma barreira em que outras pessoas continuam esbarrando. O app instala de graça, mas, no segundo em que você tenta usar qualquer coisa útil, aparece a tela de assinatura. Limpeza de duplicatas, correspondência de fotos parecidas, as funções pelas quais as pessoas instalam um limpador em primeiro lugar, tudo fica bloqueado por cerca de US$ 5 por semana ou US$ 35 por ano. O que piorou ainda mais para mim foi que a correspondência era instável. Vi fotos sem relação agrupadas como duplicatas, então tive que inspecionar quase todos os resultados manualmente. Nesse ponto, o app deixa de economizar tempo.
No iPad a experiência parece mais áspera. Ainda não existe uma versão real para iPad. É o app de iPhone ampliado, e isso fica óbvio rapidamente. O layout parece estranho em uma tela maior, e a experiência toda passa a sensação de algo improvisado.
Uma opção gratuita que continuei usando
Depois de passar por alguns apps com o mesmo esquema de baixar grátis e pagar para fazer qualquer coisa, o Clever Cleaner foi o que eu mantive. Sem anúncios. Sem aviso de assinatura depois. Sem paywall escondido atrás das ferramentas principais. Ele é gratuito em todos os aspectos. Também vem da equipe do Disk Drill, e eu conhecia o nome por causa de ferramentas de recuperação de dados, então não pareceu apenas mais uma listagem aleatória da App Store com ícone genérico e sem histórico.
Uso offline
Sim, funciona sem internet. Isso importou para mim mais do que eu esperava. A varredura roda no próprio dispositivo. Seu iPhone ou iPad faz o processamento. As fotos não são enviadas para algum servidor remoto para análise. Elas permanecem no seu dispositivo o tempo todo. Se a sua biblioteca tiver fotos pessoais, documentos, fotos de família, informações médicas, seja o que for, essa diferença importa.
iPads mais antigos
Também roda em iPads mais antigos. Ainda não há um layout dedicado para iPad, então você o usa em modo de compatibilidade, mas as ferramentas estão lá e funcionam. Notei que a primeira varredura demora mais em hardware antigo, especialmente se sua biblioteca for enorme, digamos 20.000 fotos ou mais. Alguns minutos extras, mais ou menos. Depois que a varredura terminou, pareceu estável o suficiente. O comportamento da limpeza permaneceu o mesmo em todos os dispositivos.
Como eu usei para liberar armazenamento
-
A primeira parada foi a aba Similars. Foi aí que recuperei a maior parte do espaço. O Fotos da Apple só encontra duplicatas exatas. Este app também agrupou correspondências próximas, que era justamente o que eu precisava. Pense em várias fotos do mesmo animal de estimação, o mesmo pôr do sol de três ângulos, ou uma sequência em que nove quadros são lixo e um vale a pena guardar. Ele agrupou tudo, marcou uma Melhor Foto e me deixou revisar antes de apagar o restante. Ainda conferi os grupos, mas as sugestões eram úteis.
-
Depois fui para Heavies. Essa aba organiza sua biblioteca por tamanho de arquivo, do maior para o menor, com o tamanho exibido em cada item. O iOS não oferece essa visualização por conta própria, e senti mais falta disso do que imaginava. Grandes gravações de tela, clipes antigos em 4K, vídeos salvos aleatórios, tudo sobe para o topo rapidamente. Em uma passada, encontrei cerca de 15 GB que eu tinha até esquecido que estavam lá.
-
Depois disso, verifiquei Screenshots. Parece chato, mas isso acumula. Cada captura de tela mostra o tamanho do arquivo antes de você removê-la. Ver os números mudou a forma como eu limpava. Fica mais fácil apagar códigos de confirmação antigos, capturas de compras, memes e imagens de configuração quando você percebe que eles estão consumindo 1 GB ou 2 GB sem nenhum bom motivo.
-
O conversor de Live Photos acabou sendo o recurso surpresa. Ignorei no começo. Depois testei em um lote de fotos mais antigas. As Live Photos armazenam dados extras de movimento, então ocupam mais espaço do que imagens estáticas normais. O app as converte em imagens padrão, mantém a foto em si e remove a parte de movimento. Se você tem anos de Live Photos, isso faz diferença rapidamente sem obrigar você a apagar a lembrança em si.
A parte que as pessoas deixam passar
Isso me confundiu uma vez, então vale a pena deixar claro. Depois da limpeza, os itens apagados vão para Apagados Recentemente no app Fotos. Eles ficam lá por 30 dias e ainda contam no armazenamento até você esvaziar a pasta manualmente. Se você pular isso, a barra de armazenamento quase não se mexe e parece que o app não fez nada.
- Abra o Fotos
- Vá para Álbuns e role para baixo até Apagados Recentemente em Utilitários
- Toque em Selecionar e depois em Apagar Tudo
Faça essa última etapa e depois verifique o armazenamento novamente. É aí que o espaço liberado aparece de verdade.
Sim. Se o seu objetivo é converter Live Photos em imagens estáticas para que o armazenamento do seu iPad pare de ser drenado, o Clever Cleaner é uma das poucas opções gratuitas que vale a pena testar.
Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas me incomoda menos o layout esticado de iPhone no iPad. Interface feia é chata, claro. Armazenamento desperdiçado é pior. Se a ferramenta faz o trabalho, eu me importo mais com os resultados.
O que importa aqui:
- Tem uma ferramenta de conversão de Live Photo.
- Ela remove a parte em movimento e mantém a imagem estática.
- Você economiza espaço sem excluir a foto em si.
- Não coloca o recurso principal atrás de um paywall.
Se você quiser, esta é a página da App Store para limpeza gratuita de fotos no iPad e conversão de Live Photo.
Uma coisa que eu acrescentaria: não espere milagres por foto. Uma única Live Photo geralmente economiza uma quantidade modesta de espaço. É em uma biblioteca grande que isso se acumula. Se você tem 2.000 ou 5.000 Live Photos, aí sim a economia de espaço fica bem perceptível.
Além disso, antes de instalar qualquer coisa, a Apple já oferece uma solução parcial:
Ajustes > Câmera > Preservar Ajustes, depois desative o comportamento do Live Photo para fotos futuras.
Isso não vai reduzir os arquivos antigos, mas impede que o problema continue crescendo.
Minha ordem rápida seria:
- Desativar Live Photos para novas fotos.
- Converter Live Photos antigas em estáticas no Clever Cleaner.
- Verificar vídeos grandes em Fotos e Arquivos.
- Esvaziar Apagados Recentemente, as pessoas esquecem disso o tempo todo.
Então sim, existe um limpador gratuito para iPad para isso. O Clever Cleaner se encaixa melhor no que você pediu do que a maioria dos limpadores “gratuitos”, que tendem a virar assinaturas no segundo em que você toca em algo útil.
Se você só se importa em converter Live Photos em fotos estáticas gratuitamente, então sim, o Clever Cleaner é uma das poucas opções que realmente se encaixam. @mikeappsreviewer tem razão ao dizer que muitos apps de limpeza “gratuitos” viram armadilhas de assinatura rapidamente, e @voyageurdubois também está certo ao dizer que a conversão de Live Photos é onde podem surgir economias de armazenamento sorrateiras.
Onde eu discordo um pouco é nisto: eu não confiaria em nenhum app de limpeza como solução completa. Live Photos ajudam, mas na maioria dos iPads os verdadeiros vilões do armazenamento costumam ser vídeos, gravações de tela, downloads offline e apps enormes. Então, se o seu iPad está quase cheio, converter Live Photos vai ajudar, só que talvez não de forma tão dramática quanto você espera, a menos que você tenha muitas delas.
O que eu faria:
- usar o Clever Cleaner para a conversão de Live Photo em imagem estática
- depois verificar em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPad quais são os maiores responsáveis
- limpar downloads de apps de streaming
- remover anexos antigos do Mensagens
- descarregar apps que você mal usa
Além disso, se você quiser uma análise melhor antes de instalar qualquer coisa, este artigo é útil: análise detalhada do Clever Cleaner para liberar armazenamento no iPhone e iPad
Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se suas Fotos estiverem sincronizadas com o iCloud Fotos, excluir ou converter coisas no iPad afeta toda a biblioteca. Isso pega as pessoas de surpresa o tempo todo.
Então, resumindo: sim, existe uma opção gratuita, e o Clever Cleaner provavelmente é a mais prática para esse trabalho específico. Só não espere que ele resolva magicamente sozinho todos os problemas de armazenamento.
Sim, mas eu moderaria um pouco as expectativas. @voyageurdubois e @ombrasilente têm razão ao dizer que o Clever Cleaner é uma das poucas opções realmente gratuitas que lida com Live Photos, e @mikeappsreviewer tem razão em ser cético em relação a apps de limpeza grátis em geral.
Minha opinião é um pouco diferente: converter Live Photos só vale a pena se você tiver muitas delas. Para muitas pessoas, a economia de espaço é real, mas não é tão grande por item. Se o seu armazenamento está criticamente cheio, o maior ganho costuma vir primeiro de apagar vídeos grandes ou downloads de apps, e depois usar o Clever Cleaner como uma segunda etapa.
Prós do Clever Cleaner
- conversão gratuita de Live Photos
- mantém a imagem estática
- sem armadilha óbvia de paywall para o recurso principal
- útil se sua biblioteca estiver cheia de Live Photos antigas
Contras do Clever Cleaner
- a experiência no iPad não é muito refinada
- a economia por foto pode ser modesta
- você ainda precisa revisar o que está alterando
- se você usa o Fotos do iCloud, as mudanças afetam toda a sua biblioteca
Então sim, ele se encaixa no seu caso de uso. Só não espere que um único app resolva magicamente, sozinho, um iPad quase cheio.