Existe uma maneira gratuita de recuperar arquivos de um disco rígido RAW?

Meu disco rígido externo de repente aparece como RAW, e não consigo abrir nenhum dos meus arquivos. Ele tem fotos importantes e documentos de trabalho, e estou tentando encontrar um método gratuito de recuperação de disco rígido RAW antes de arriscar formatá-lo ou pagar por um software. O que devo fazer para recuperar dados de uma unidade RAW com segurança?

Sim, eu evitaria formatá-lo por enquanto. Esse aviso do Windows, 'Você precisa formatar o disco antes de poder usá-lo', normalmente significa que o Windows perdeu o controle do sistema de arquivos. Isso nem sempre quer dizer que seus arquivos sumiram. Já vi unidades RAW em que os dados ainda estavam lá, intactos, e o problema estava apenas na partição ou nos metadados do sistema de arquivos.

A primeira coisa que eu verificaria é o comportamento da unidade, antes de fazer qualquer outra coisa.

1. Se ela aparecer normalmente no Gerenciamento de Disco, continuar conectada e soar normal, eu tentaria primeiro a recuperação por software.
  2. Se ela fizer cliques, desconectar, travar o sistema ou aparecer e desaparecer, eu pararia por aí e a enviaria para um laboratório de recuperação. Tentar resolver por conta própria em uma unidade com falha é como transformar um dia ruim em uma unidade morta.

Se isso parecer dano no sistema de arquivos e não falha de hardware, eu faria nesta ordem:

1. Pare de gravar qualquer coisa na unidade.
  2. Retire primeiro os arquivos importantes.
  3. Abra uma amostra dos arquivos recuperados e verifique se eles não estão corrompidos.
  4. Só então tente reparos ou reformatação.
  5. Se você ainda confiar na unidade, coloque os arquivos de volta depois.

Eu começaria com Disk Drill. O que me chamou atenção nele é que ele não fica preso a um único método de recuperação. Quando sobrevive o suficiente do sistema de arquivos original, ele tende a recuperar os arquivos com nomes e pastas intactos. Quando os metadados estão destruídos, ele recorre à varredura por assinatura e procura tipos de arquivo conhecidos diretamente no disco.

Os passos são simples o suficiente:

1. Instale o Disk Drill em outro lugar, nunca na unidade RAW.
  2. Escolha o disco ou a partição RAW.
  3. Clique em Search for Lost Data. Em uma unidade externa, use Universal Scan se ele pedir. Eu só mexeria em Advanced Camera Recovery para gravações de câmeras, câmeras de ação ou drones.
  4. Deixe a varredura terminar. Não pare no meio, a menos que a unidade comece a se comportar de forma estranha.
  5. Visualize os arquivos antes de restaurá-los.
  6. Recupere-os para um disco diferente.

Se você quiser ferramentas gratuitas, eu daria uma olhada no TestDisk e no PhotoRec.

1. TestDisk é o que eu tentaria quando há chance de a tabela de partição ou o setor de inicialização serem o principal problema. Às vezes ele traz o volume de volta sem obrigar você a recuperar tudo arquivo por arquivo.
  2. PhotoRec ignora o sistema de arquivos corrompido e faz a varredura por assinatura de arquivo. Pelo que vi, funciona bem, mas a desvantagem é feia. Você geralmente perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura das pastas, então organizar tudo depois da recuperação fica irritante bem rápido.

Uma coisa que as pessoas pulam e depois se arrependem é criar uma imagem primeiro. Se a unidade parecer instável, mas ainda permitir leitura, uma imagem byte a byte lhe dá margem para respirar. Se uma ferramenta de reparo piorar as coisas, você ainda terá a imagem. Faça a varredura na cópia, não no original. Já fiz isso uma vez com uma unidade USB instável e isso me salvou de repetir leituras em um hardware com falha.

Depois que os arquivos estiverem seguros, aí sim eu pensaria em corrigir a partição RAW. Se a unidade usava NTFS antes, o CHKDSK às vezes ajuda. Ainda assim, eu não o executaria antes da recuperação, já que ele grava alterações no sistema de arquivos e já vi isso dificultar uma recuperação posterior. Se o CHKDSK não fizer nada útil, eu passaria para o TestDisk. Se isso ainda não levar a lugar nenhum, eu recriaria a partição no Gerenciamento de Disco, faria uma formatação rápida e copiaria os dados recuperados de volta.

Mais uma coisa sobre SSDs. Não deixe a unidade parada por dias ou semanas se você se importa com os dados. O TRIM pode apagar blocos excluídos em segundo plano com o tempo. Um volume RAW nem sempre ativa isso de imediato, mas eu não ficaria esperando para descobrir. Tentativas de recuperação mais cedo costumam dar melhores resultados, especialmente se você parar de usar a unidade no momento em que notar o problema.

Sim. Existe recuperação gratuita de arquivos de unidade RAW, mas a melhor opção depende de a unidade estar estável.

Concordo com a maior parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu não partiria para ferramentas de reparo tão cedo. O TestDisk é ótimo quando funciona, mas em uma unidade com fotos importantes e documentos de trabalho, eu focaria primeiro na extração, não no reparo. Tire os arquivos de lá e depois mexa na partição.

Minha ordem seria:

1. Verifique a saúde SMART com o CrystalDiskInfo.
    Se a saúde estiver ruim, ou a unidade desconectar, pare. Fazer por conta própria fica arriscado rapidamente.

2. Faça um clone ou uma imagem se a unidade ainda puder ser lida.
    Use o HDD Raw Copy Tool ou o ddrescue se você conhece Linux. Um clone dá uma segunda chance se a primeira varredura der errado.

3. Tente primeiro a recuperação gratuita.
    O Windows File Recovery é gratuito da Microsoft, mas funciona só por linha de comando e é meio chato. Ainda assim, para documentos, JPG, PNG, ZIP, PDF, ele faz um trabalho decente em sistemas de arquivos danificados.

4. Se as ferramentas gratuitas deixarem passar coisa demais, use o Disk Drill.
    É mais fácil organizar os resultados e visualizar os arquivos. Em volumes RAW, isso economiza tempo. Recupere para outra unidade, não para a mesma.

5. Ignore o CHKDSK até depois da recuperação.
    As pessoas adoram executá-lo. As pessoas também se arrependem disso.

Se você quiser um guia em linguagem simples sobre recuperação de dados de disco rígido RAW e resgate de arquivos de uma unidade externa RAW, isto ajuda:
assista a este passo a passo de recuperação de unidade RAW

Mais uma coisa. Se isso for um SSD em um gabinete externo, não espere muito. Se for um HDD antigo, você tem um pouco mais de margem. Ainda não formate. Esse pop-up é uma armadilha, rs.

Não formate ainda. RAW geralmente significa que o Windows não consegue ler o sistema de arquivos, não que os arquivos tenham desaparecido instantaneamente. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sternenwanderer nessa parte, mas sou um pouco mais cético quanto a tentar qualquer correção cedo demais.

O que eu acrescentaria é o seguinte: verifique o gabinete/cabo antes de presumir que o próprio disco foi pro saco. Já vi unidades externas aparecerem como RAW só porque a ponte USB estava se comportando de forma idiota. Tente outro cabo USB, outra porta e, se possível, outro PC. Se de repente ele montar normalmente, problema resolvido sem mexer no sistema de arquivos.

Além disso, se a unidade estiver minimamente legível, copie alguns setores primeiro com algo como HDDSuperClone ou ddrescue. Mesmo um clone parcial é melhor do que ficar forçando repetidamente o disco original. Método gratuito, menos risco.

Quanto a software, TestDisk/PhotoRec são os clássicos gratuitos, mas podem ser meio desajeitados e um tanto brutais de organizar depois. Se você quiser algo mais fácil de navegar, vale a pena dar uma olhada no Disk Drill para recuperação de disco rígido RAW, especialmente para visualizar fotos/documentos antes de restaurar. Só não o instale na unidade com problema.

Uma coisa que eu não faria é depositar fé demais no CHKDSK. As pessoas tratam isso como mágica. Não é. Às vezes ele corrige as coisas jogando os metadados no lixo rs.

Se você quiser uma visão geral simples de como o Disk Drill lida com arquivos excluídos e perdidos, este guia e análise de recuperação do Disk Drill explica isso com bastante clareza.

Versão curta:

1. Pare de usar a unidade
  2. Teste o cabo/gabinete
  3. Faça um clone se possível
  4. Recupere os arquivos para outro disco
  5. Repare/reformate só depois que seus arquivos estiverem seguros

Se a unidade faz cliques, desaparece ou fica super lenta, pare com as tentativas caseiras. É aí que o gratuito pode ficar caro muito rápido.