Meu SSD de repente começou a aparecer como RAW em vez de NTFS, e agora não consigo abrir a unidade nem acessar meus arquivos. Estou tentando descobrir se há uma maneira segura de reparar ou converter um SSD RAW de volta para NTFS sem formatá-lo e perder dados importantes. Eu realmente preciso de ajuda para entender o que causou isso e quais etapas devo seguir a seguir.
Se a sua unidade aparecer como RAW, eu não iria direto para a formatação, a menos que você já tenha desistido dos arquivos.
RAW é diferente de FAT32 em um ponto importante. O Windows não enxerga mais um sistema de arquivos válido ali, então não existe um caminho limpo de RAW para NTFS sem reconstruir a partição ou formatá-la. Se os dados importam, a ordem mais segura é simples. Tire os arquivos primeiro. Reformate depois.
Etapa 1
Deixe a unidade quieta por enquanto.
Eu pularia o CHKDSK, os comandos de reparo do DiskPart e a formatação neste estágio. Essas ferramentas gravam alterações no disco. Se o sistema de arquivos estiver danificado e essas gravações derem errado, a recuperação tende a ficar bem mais complicada rapidamente.
Etapa 2
Recupere os arquivos antes de tentar corrigir a unidade.
Se a unidade ainda mostrar o tamanho correto no Gerenciamento de Disco, eu começaria com o Disk Drill.
O que eu fiz em uma situação parecida:
- Instalei o Disk Drill em outra unidade.
- Conectei a unidade USB RAW, SSD ou HD externo.
- Selecionei o dispositivo RAW e cliquei em Procurar dados perdidos.
- Deixei a varredura terminar. Levou um tempo.
- Organizei os resultados por pasta, tipo de arquivo e nome do arquivo.
- Visualizei os itens que me importavam.
- Recuperei tudo para outro dispositivo de armazenamento, nunca de volta para o mesmo.
Um detalhe de que eu gostei: a versão para Windows recupera até 100 MB de graça. Mais útil ainda, a varredura e as visualizações não têm limite, então você consegue ver o que está lá antes de gastar dinheiro.
A parte da visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se seus PDFs, fotos, vídeos, arquivos compactados ou documentos abrirem na visualização, há uma boa chance de que a cópia recuperada também fique boa. Ele também lida com uma longa lista de formatos, incluindo tipos comuns de fotos RAW.
O motivo de o Disk Drill geralmente se sair bem com volumes RAW é bem simples. Ele não depende apenas de o Windows conseguir ler a estrutura NTFS corrompida. Ele procura metadados NTFS restantes quando ainda existe alguma parte deles. Se o sistema de arquivos estiver mais destruído do que isso, ele recorre a assinaturas de arquivos e tenta identificar os arquivos pela estrutura.
Se a primeira varredura não encontrar algumas coisas, eu também verificaria a mesma unidade com o UFS Explorer ou o DiskGenius. Ferramentas diferentes recuperam restos diferentes. Já vi um aplicativo não encontrar uma pasta e outro encontrar metade dela. Irritante, mas é verdade.
Etapa 3
Quando seus arquivos estiverem seguros em outro lugar, reconstrua a unidade como NTFS.
O caminho mais fácil:
- Abra o Gerenciamento de Disco.
- Clique com o botão direito na partição RAW.
- Escolha Formatar.
- Selecione NTFS.
- Mantenha a opção Formatação Rápida marcada.
- Clique em OK.
Se a opção Formatar estiver esmaecida ou não aparecer, exclua primeiro a partição RAW, depois crie uma nova partição e formate-a como NTFS.
Última coisa.
Se esta unidade for um SSD, ou se ela continuar desconectando, apresentando erros de leitura ou ficando mais lenta toda vez que você mexe nela, eu agiria rápido na recuperação. Unidades nesse estado tendem a piorar, não a melhorar. Se ela virar RAW de novo depois de uma formatação nova, eu deixaria de confiar nela e a substituiria.
RAW para NTFS sem perda de dados não é um caminho de conversão real. Se o Windows mostra RAW, isso significa que os metadados do NTFS estão danificados ou ilegíveis. Você corrige o sistema de arquivos primeiro, ou recupera os dados primeiro. Eu tendo a priorizar os dados.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre evitar a formatação no início. Discordo em parte sobre pular toda tentativa de reparo em qualquer situação. Se este for um SSD secundário e o SMART parecer limpo, uma verificação somente leitura em um Linux live USB às vezes mostra se o problema real é a tabela de partição em vez do sistema de arquivos. Vale a pena dar uma olhada no TestDisk para reparar partições, já que ele é voltado para estruturas de partição perdidas e não força uma formatação completa. Isso exige cuidado e um pouco de paciência, então eu não o usaria se você não tiver certeza.
O que eu faria:
-
Verifique o SMART com o CrystalDiskInfo.
Se a saúde estiver ruim, clone o SSD primeiro. -
Faça uma imagem setor por setor com algo como R-Studio, ddrescue ou UFS Explorer.
Trabalhe com a imagem, não com o original. Isso é importante em SSDs porque leituras repetidas em uma unidade com falha podem piorar a situação. -
Tente recuperar os arquivos na imagem.
O Disk Drill é uma escolha sólida aqui, assim como o UFS Explorer ou o R-Studio. O Disk Drill funciona bem na recuperação de SSD RAW quando os registros NTFS estão parcialmente intactos. -
Depois que seus arquivos estiverem seguros, apague tudo e formate de volta para NTFS.
Mais uma coisa. Se o SSD virou RAW após uma queda de energia, uma ponte USB com defeito ou uma remoção insegura, a própria unidade ainda pode estar boa. Se ele virou RAW do nada e continua ficando offline, eu o substituiria após a recuperação.
Se você quiser um guia simples para recuperação de arquivos excluídos no Windows, isto também ajuda:
assista a este passo a passo de recuperação de arquivos excluídos no Windows
Versão curta: não, não existe um botão real de “RAW para NTFS sem perder dados” no Windows.
Se um SSD aparece como RAW, o Windows basicamente está dizendo “Consigo ver o dispositivo, mas o sistema de arquivos está corrompido ou ilegível.” Isso significa que convertê-lo de volta para NTFS com segurança geralmente só acontece depois que você recupera os arquivos primeiro e, em seguida, formata.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viajantedoceu, mas eu destacaria mais um ponto: antes de fazer varreduras de recuperação, verifique o cabo, o case e o adaptador se este for um SSD externo. Já vi bridges USB baratas fazerem uma unidade NTFS perfeitamente normal parecer RAW. Troque de porta, de cabo e, se possível, conecte-o diretamente. Parece bobagem, mas isso poupa muita gente de entrar em pânico.
O que eu não faria:
- Não formate ainda
- Não execute comandos aleatórios de CMD para consertar unidade RAW do YouTube
- Não grave nada novo nesse SSD
O que eu faria:
- Verificar se a unidade informa a capacidade correta
- Se for externo, testar outro cabo ou case
- Se o SSD estiver instável, criar uma imagem ou cloná-lo primeiro
- Depois usar uma ferramenta de recuperação como o Disk Drill para escanear e copiar os arquivos para outro disco
O Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de SSD RAW porque muitas vezes consegue encontrar estruturas NTFS perdidas e, se isso estiver totalmente comprometido, recorrer à varredura baseada em assinaturas. Esse normalmente é o caminho mais prático quando você precisa recuperar arquivos de um SSD corrompido ou unidade RAW.
Depois que os dados estiverem seguros, apague a partição, recrie-a e formate em NTFS. Se o SSD voltar a ficar RAW depois disso, eu sinceramente não confiaria mais nele. Essa geralmente é a parte que as pessoas ignoram… e aí a unidade morre de vez uma semana depois.
Na verdade, não. RAW para NTFS sem perder dados geralmente é uma forma errada de colocar a questão. Concordo com @mikeappsreviewer nessa parte. Onde eu divirjo um pouco de @viajantedoceu e @caminantenocturno é no seguinte: se o SSD estiver estável e o problema começou após uma atualização, travamento ou falha da case, eu também verificaria se o setor de boot da partição ou a atribuição da letra da unidade foi corrompido antes de presumir uma morte completa do sistema de arquivos.
Algumas coisas que vale a pena verificar e que não foram enfatizadas o suficiente:
- Procure no Visualizador de Eventos por erros de disco, NTFS ou do controlador
- Verifique se a partição ainda tem o tamanho e o deslocamento esperados
- Se for BitLocker, confirme que ele não foi bloqueado ou que os metadados não ficaram dessincronizados
- Teste em outra máquina, de preferência sem usar o mesmo adaptador USB
Sobre o Disk Drill:
Prós:
- Visualização fácil dos arquivos recuperáveis
- Bom para escanear volumes RAW
- Interface limpa, sem muita configuração
Contras:
- As verificações profundas podem ser lentas
- Os melhores recursos são pagos
- A recuperação por assinatura pode perder os nomes originais e a estrutura de pastas
Então sim, o Disk Drill é uma opção razoável com foco em recuperar primeiro, especialmente se você quiser algo mais direto. Depois da recuperação, recrie a partição e formate em NTFS. Se o SSD voltar a ficar RAW depois disso, aposente-o. Nessa parte, concordo plenamente com @viajantedoceu, @caminantenocturno e @mikeappsreviewer.