Obtenha mais armazenamento no iPhone sem o iCloud - o que realmente funciona?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e eu não quero pagar pelo iCloud nem armazenar minhas fotos e arquivos lá. Já apaguei alguns apps e mensagens antigas, mas ainda estou ficando sem espaço e meu telefone está ficando lento. O que realmente funciona para liberar armazenamento do iPhone sem usar o iCloud?

Já me deparei com isso no meu iPhone mais de uma vez. Normalmente na pior hora. Eu tentava gravar um clipe rápido em um show ou salvar um vídeo de um grupo da família, e aí o aviso de armazenamento aparecia e acabava com o momento. No iPhone, não existe saída por microSD. O que você comprou é com o que vai ter que viver.

Se você não quer mais uma cobrança mensal do iCloud, ou já paga por ele e mesmo assim seu celular ainda parece lotado, eu começaria com uma limpeza local. Quando o indicador de armazenamento entrou no vermelho, o celular ficou lento. Os apps demoravam mais para abrir. O Safari parecia travando. Eu vi a mesma coisa depois de longos períodos ignorando a bagunça de fotos. O iOS precisa de espaço livre para respirar, e quando esse espaço acaba, tudo fica apertado.

O primeiro lugar que eu verificaria são suas fotos e vídeos. Para mim, esse era o principal culpado toda vez. Milhares de capturas de tela, fotos duplicadas, clipes aleatórios dos quais eu tinha me esquecido. Eu costumava organizar tudo manualmente e odiava cada minuto disso. Depois experimentei o Clever Cleaner, mais por irritação do que por outra coisa, e ele ajudou mais do que eu esperava. Eu normalmente pulo apps de limpeza porque muitos são ruins, cheios de anúncios, ou escondem a parte útil atrás de um paywall. Esse pareceu diferente para mim. Sem insistência por assinatura, sem spam de anúncios.

O que o tornou útil foi a forma como agrupava primeiro os maiores arquivos. A seção Heavies me deixou eliminar rapidamente os piores vilões, o que importava mais do que apagar 300 capturas de tela minúsculas. Também existe uma seção Similars para fotos quase duplicadas, o que é útil se o rolo da câmera estiver como o meu estava, cinco tentativas da mesma foto do cachorro porque em cada uma uma orelha saiu borrada. Ele também mostra claramente os tamanhos dos arquivos, incluindo vídeos e capturas de tela. Também gostei de outra parte. O processamento fica no celular, então eu não estava enviando fotos privadas para algum lugar para serem organizadas. Depois que liberei alguns gigabytes, o celular pareceu menos sobrecarregado. Não foi mágica, mas foi perceptível.

Se você já limpou a biblioteca e ainda precisa de espaço para arquivos grandes, eu olharia para armazenamento externo em seguida. Os iPhones mais novos com USB-C tornam isso fácil. Você conecta um pen drive ou SSD e move os arquivos de vídeo grandes para fora do celular. Os iPhones Lightning mais antigos precisam de uma unidade feita para essa porta, como a linha SanDisk iXpand. Eu usei esse caminho para clipes em 4K porque eles consomem espaço rápido e eu não queria deixá-los no meu celular para sempre. É uma compra única, e eu gostei de ter um backup físico na bolsa em vez de outra assinatura.

Uma configuração que muita gente ignora é descarregar apps. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Seus apps aparecem classificados por tamanho, o que deixa o peso morto óbvio. Se você tem jogos, apps de edição ou apps de compras que não toca há meses, descarregue-os. Isso remove o app, mas mantém os dados dele. Eu já fiz isso com apps de viagem e de varejo que só uso algumas vezes por ano. Quando você reinstala depois, suas coisas ainda estão lá. Bem menos irritante do que apagar tudo e começar do zero.

Depois tem o lixo escondido. O cache do Safari vai se acumulando aos poucos, e eu ignorei isso por tempo demais. Você pode limpá-lo em Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. O Mensagens é outra armadilha. Conversas antigas com vídeos, memes, GIFs, notas de voz, tudo isso vai se acumulando. Em Armazenamento do iPhone, toque em Mensagens e veja Anexos Grandes. Eu encontrei clipes de anos atrás ali sem fazer nada além de ocupar espaço. Apagar alguns deles liberou mais espaço do que eu esperava.

Se seu objetivo é evitar o iCloud mas ainda manter um backup na nuvem, vale a pena dar uma olhada no Google Fotos. O plano gratuito oferece 15 GB, compartilhados com Gmail e Drive. O espaço gratuito da Apple parece minúsculo em comparação. Eu usei o Google Fotos para backup em um celular mais antigo e depois usei a ferramenta de limpeza dele para remover as cópias locais do aparelho. Funcionou bem para backup básico sem adicionar outra cobrança mensal.

E uma pequena correção que as pessoas deixam passar. O link abaixo é uma URL do YouTube, então vou deixá-lo como texto simples:

Para mim, a solução nunca foi um grande truque. Foi uma mistura. Limpar primeiro as mídias grandes. Descarregar apps inúteis. Apagar o cache do navegador. Verificar os anexos das mensagens. Mover vídeos pesados para uma unidade se você continua gravando em alta resolução. Quando consegui tirar o indicador de armazenamento da zona de perigo, o celular parou de parecer entupido. É um conselho meio sem graça, sim, mas funcionou.

Comece pelas coisas que as pessoas deixam passar, não pelas exclusões óbvias de apps.

Vá em Ajustes, Câmera, Formatos. Se o seu celular estiver definido como “Mais Compatível”, fotos e vídeos ocupam mais espaço. Mude para Alta Eficiência. As novas fotos usam HEIF e HEVC. A mesma qualidade com menos armazenamento na maioria dos casos. Vídeo em 4K/60 também devora armazenamento. Um minuto já é enorme. Reduza para 1080p se você não precisa da qualidade máxima. Só isso já desacelera a perda de espaço.

Depois, olhe a mídia baixada dentro dos apps. Spotify, Apple Music, Netflix, YouTube, Podcasts, Audible, Google Maps. Esses apps guardam gigas de arquivos offline e o iOS faz um péssimo trabalho em deixar isso óbvio. Uma vez encontrei 12GB em downloads de podcasts. Idiota, mas real. Abra cada app e limpe os downloads manualmente.

O app Arquivos é outro. Em No Meu iPhone acumula ZIPs, PDFs, exportações de vídeo, arquivos do GarageBand, lixo velho do AirDrop. Passe pelo Arquivos, classifique por tamanho, apague a tranqueira. Apps de edição como CapCut, iMovie, Lightroom e rascunhos do TikTok também deixam para trás arquivos de projeto e cache. Isso cresce rápido.

Discordo em parte de @mikeappsreviewer sobre backup em nuvem como alternativa. Se você não quer iCloud, trocar por outra nuvem ainda é a mesma concessão para algumas pessoas. Armazenamento local e ajustes mais rígidos fazem mais sentido se privacidade importa.

Se Fotos ainda for o principal problema, vale dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar fotos duplicadas e parecidas rápido. Esta página explica melhor: veja como o Clever Cleaner ajuda a liberar armazenamento no iPhone. Melhor do que ficar rolando a biblioteca por uma hora como um maluco.

Última coisa: reinicie o celular depois de uma limpeza grande. O iOS às vezes mostra o espaço de um jeito estranho até atualizar. Parece bobo, mas sim, ajuda.

Uma coisa que eu acrescentaria que @mikeappsreviewer e @voyageurdubois só tocaram por alto é Dados do Sistema. Às vezes, seu iPhone não está realmente cheio das suas coisas, está cheio de lixo do iOS, arquivos temporários, atualizações com falha, logs, caches antigos e sobras estranhas que a Apple não deixa você gerenciar diretamente. Irritante? sim.

O que realmente funcionou para mim:

• Excluir e reinstalar alguns apps inchados em vez de apenas desinstalá-los temporariamente. Os apps sociais são os piores nesse quesito. Instagram, TikTok, Reddit, Discord, Chrome. Eles podem acumular gigas em cache. Desinstalar temporariamente mantém documentos/dados, o que é bom, mas se o próprio app é o vilão, uma reinstalação completa libera mais espaço.
  • Verifique o Mail se você usa o app Apple Mail com várias contas. Anexos grandes e o histórico de e-mails sincronizados podem consumir espaço. Remover e adicionar novamente uma conta às vezes reduz isso.
  • Desative Manter Originais se você importa de uma câmera ou edita em apps de terceiros. Alguns apps mantêm exportações duplicadas.
  • Sincronize fotos/vídeos com um computador manualmente usando o Fotos no Mac ou o Explorador de Arquivos/importação de Fotos no Windows e depois apague do telefone. À moda antiga, mas sem nuvem, sem mensalidade, sem complicação.
  • Se a sua fototeca está um caos, Clever Cleaner é provavelmente o atalho mais rápido para duplicatas e arquivos pesados. Esta é a página da App Store para limpeza gratuita de armazenamento do iPhone com Clever Cleaner.

Minha opinião sincera: se o armazenamento fica constantemente no vermelho mesmo depois da limpeza, a resposta real às vezes é simplesmente que o telefone foi comprado com pouco espaço. As pessoas odeiam ouvir isso, mas iPhones de 64 GB envelhecem mal. Você pode otimizar o dia todo e ainda assim perder a batalha. Se os Dados do Sistema continuarem absurdos, faça um backup completo em um computador, apague o telefone, restaure e veja vários GB reaparecerem magicamente. É idiota, mas funciona.