Ativei Otimizar Armazenamento do iPhone para liberar espaço, e agora algumas das minhas fotos parecem diferentes ou parecem mais difíceis de acessar. Estou preocupado que minhas fotos originais possam ter sido excluídas permanentemente em vez de apenas armazenadas no iCloud. Alguém pode explicar o que acontece com as fotos com o Otimizar Armazenamento do iPhone e como garantir que eu não perca nada?
Passei por isso no meu próprio celular e, sim, o aviso de armazenamento fica feio rápido. Aqui vai a versão direta.
Otimizar Armazenamento do iPhone funciona do mesmo jeito no iPad. É configurado por dispositivo, então seu celular pode manter cópias que economizam espaço enquanto seu iPad ou Mac mantém os originais completos, se você quiser.
Isso não apaga suas fotos. Também não as move como se estivesse arrastando arquivos entre pastas. O original em resolução máxima permanece no iCloud, e seu celular mantém uma versão local menor. Quando você abre a foto, o dispositivo baixa a versão completa novamente. Nessa parte, sua conexão importa. Em um Wi-Fi fraco, percebi que as fotos levavam um ou dois segundos para ficarem nítidas.
Onde as pessoas travam é quando o armazenamento do iCloud está cheio. Se o iCloud não tiver mais espaço, seu celular não terá onde enviar os arquivos originais. Quando isso acontece, a otimização trava. Então, se você está tentando liberar espaço para uma atualização do iOS, ativar o Otimizar Armazenamento sozinho pode não fazer quase nada.
Isso aconteceu comigo há um tempo. Meu iPhone ficou lento de todos os jeitos irritantes. Câmera com atraso. Apps travando. Teclado demorando. Depois de tentar algumas coisas, descobri que o problema principal era pouco espaço livre de armazenamento. O iOS precisa de espaço sobrando para atualizações, cache, arquivos temporários e tarefas em segundo plano. Se você estiver no limite, o desempenho cai. O meu caiu.
Tentei limpar as coisas manualmente primeiro. Foi tedioso. As ferramentas da Apple ajudam um pouco, mas deixam de fora a bagunça mais óbvia:
- Sequências de fotos quase duplicadas
- Vídeos enormes escondidos na biblioteca
- Capturas de tela antigas que você esqueceu que existiam
O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner. Eu também não confio na maioria dos apps de limpeza, então esperava porcaria. Este aqui pareceu útil. Sem anúncios aparecendo. Sem paywall no meio do processo.
A parte à qual eu sempre voltava era a seção Heavies. Ela organiza a mídia por tamanho de arquivo, algo que o Fotos ainda não mostra de um jeito útil. Encontrei uma gravação de tela em 4K esquecida ocupando cerca de 4 GB. Apaguei, e o celular parou de engasgar tanto. Também existe uma seção Similars, que agrupa fotos quase idênticas e sugere a melhor para manter. Se sua biblioteca está cheia de dez tentativas da mesma nota fiscal, foto de pet ou placa de estacionamento, isso ajuda.
Uma coisinha de que gostei é que ele também mostra o tamanho exato das capturas de tela. Então você não fica adivinhando se apagar uma pilha delas libera 50 MB ou 2 GB. Ele também processa tudo no próprio dispositivo, o que importava para mim. Eu não queria minha biblioteca de fotos enviada para algum lugar aleatório.
Se o seu objetivo é liberar espaço suficiente para uma atualização, esta é a ordem que eu usaria:
- Encontre primeiro os maiores arquivos
Verifique vídeos grandes e gravações de tela. Geralmente são as vitórias mais rápidas. - Apague as capturas de tela
Eu tinha centenas. A maioria era inútil depois de alguns dias. - Desinstale apps não usados
Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Desinstalar remove o app, mas mantém os dados dele. - Esvazie Apagados Recentemente
Fotos e vídeos ficam lá por 30 dias, a menos que você os apague manualmente. Até lá, o espaço não volta por completo.
Depois que limpei lixo suficiente, o iCloud voltou a ter espaço, e o Otimizar Armazenamento começou a funcionar do jeito que deveria. Se o seu iPhone parece lento e o armazenamento está quase cheio, eu trataria espaço livre como a primeira coisa a resolver. Alguns GB fizeram uma diferença perceptível para mim.
Otimizar Armazenamento do iPhone não apaga seus originais do iCloud. Ele remove algumas cópias em tamanho completo do seu iPhone quando o espaço fica apertado e mantém prévias menores no aparelho. Quando você toca em uma foto, o telefone baixa a versão completa novamente.
Então sim, a foto pode parecer borrada no começo ou carregar mais devagar. Isso é normal. Significa que o telefone está puxando o original do iCloud.
Uma parte da qual eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer: ativar isso nem sempre é suficiente para liberar espaço rápido. O iOS decide quando trocar os arquivos. Ele não limpa tudo instantaneamente. Se o seu armazenamento estiver lotado, talvez você precise esperar enquanto o aparelho estiver conectado na energia e ao Wi-Fi.
Como ter certeza de que você não vai perder nada.
-
Verifique Ajustes, seu nome, iCloud, Fotos.
Confirme se Sincronizar este iPhone está ativado. -
Verifique o armazenamento do iCloud.
Se o iCloud estiver cheio, os novos originais param de ser enviados. É aí que muita gente se prejudica. -
Teste em iCloud.com ou em outro aparelho Apple.
Se a foto completa aparecer lá, seu original está seguro. -
Não finalize a sessão do Fotos do iCloud antes de confirmar que a sincronização foi concluída.
É aqui que os acidentes acontecem. -
Mantenha um backup se as fotos forem importantes.
Um Mac, PC ou drive externo ainda é mais inteligente do que confiar em uma única cópia na nuvem.
Se você precisa de espaço local, limpe a bagunça primeiro. O Clever Cleaner ajuda a encontrar vídeos grandes, fotos duplicadas e capturas de tela mais rápido do que ficar rolando para sempre. Além disso, este vídeo mostra o Clever Cleaner liberando armazenamento do iPhone passo a passo, veja como o Clever Cleaner libera espaço no iPhone rapidamente.
Versão curta: Otimizar Armazenamento reduz a cópia no seu telefone, não o original. Se o original terminou de sincronizar com o iCloud, ele não foi perdido.
Não exclui permanentemente os originais se você estiver usando o Fotos do iCloud e a sincronização tiver realmente terminado. Essa é a parte que as pessoas costumam ignorar.
Otimizar Armazenamento do iPhone basicamente significa:
- o original em resolução máxima fica no iCloud
- uma versão menor, no tamanho do dispositivo, fica no seu iPhone
- quando você abre/edita/compartilha, o telefone pode baixar novamente o original
Então essa questão da miniatura borrada é mais ou menos normal. Irritante, mas normal.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer e do @byteguru em um ponto aqui: as pessoas falam disso como se o telefone instantaneamente “tirasse” as coisas do caminho. Na prática, isso nem sempre acontece rápido. O iOS faz isso no próprio ritmo, e às vezes é estranhamente lento.
O que eu verificaria e que ainda não foi dito o suficiente:
- No Fotos, veja se as fotos recentes ainda estão sendo enviadas
- Certifique-se de que o Modo Pouca Energia não esteja atrasando a sincronização em segundo plano
- Deixe o telefone carregando durante a noite no Wi-Fi
- Se uma foto tiver um ponto de exclamação ou não baixar, isso é um sinal de alerta
Além disso, se o seu objetivo é liberar espaço sem apenas confiar na automação da Apple, o Clever Cleaner é útil para remover fotos duplicadas, vídeos enormes e lixo de capturas de tela. Também há uma boa discussão da comunidade sobre opiniões reais de usuários sobre o Clever Cleaner para limpeza do armazenamento do iPhone.
Regra principal: não apague fotos do app Fotos achando que isso só remove a cópia local. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, excluir = excluir em todos os lugares. É aí que as pessoas se complicam.
Uma nuance que eu acrescentaria ao que @byteguru, @waldgeist e @mikeappsreviewer disseram: Otimizar Armazenamento do iPhone é uma estratégia de cache, não uma estratégia de backup.
Essa distinção importa.
Se o Fotos do iCloud estiver ATIVADO, seus originais devem ficar no iCloud, enquanto o iPhone mantém versões mais leves quando o espaço está baixo. Isso significa que os originais não são excluídos permanentemente só porque a otimização está ativada. Mas se você depois apagar uma foto no Fotos, essa exclusão também será sincronizada. Muita gente confunde armazenamento otimizado fora do dispositivo com arquivo seguro. Não é a mesma coisa.
Uma forma simples de pensar nisso:
- Otimizar ATIVADO = cópias locais menores quando necessário
- Apagar no app Fotos = apagar do iCloud também
- Original visível em iCloud.com ou em outro dispositivo Apple sincronizado = geralmente seguro
Discordo um pouco do conselho de é só esperar e tudo se resolve sozinho que as pessoas costumam dar. Às vezes acontece, às vezes não, especialmente se você está com pouco espaço tanto no iPhone quanto no iCloud. Nesse estado, o Fotos pode travar de forma estranha.
O que eu verificaria pessoalmente:
- Você consegue abrir a foto em tamanho original no Wi‑Fi?
- Você consegue baixá-la pelo iCloud.com?
- O Fotos mostra sincronização pausada ou travada na parte inferior da Biblioteca?
- Você está ficando sem espaço no iCloud, e não apenas no telefone?
Se o seu objetivo é liberar espaço mais rápido, Otimizar ajuda, mas de forma indireta. Apagar a bagunça de verdade é mais previsível. É aí que o Clever Cleaner pode ajudar.
Prós do Clever Cleaner
- bom para identificar vídeos grandes rapidamente
- útil para fotos duplicadas ou semelhantes
- mais fácil do que procurar manualmente no app Fotos
Contras do Clever Cleaner
- você ainda precisa revisar antes de apagar
- fotos semelhantes nem sempre são duplicatas reais
- ele não vai corrigir problemas de sincronização do iCloud por conta própria
Então, a resposta curta é: Otimizar Armazenamento do iPhone não exclui permanentemente os originais sincronizados. Isso reduz o que permanece localmente no telefone. Só não trate isso como seu único backup.