Meu iPhone tem ficado bem lento ultimamente, embora a saúde da bateria ainda esteja acima de 80%. Os aplicativos demoram mais para abrir, a rolagem parece travada e o telefone às vezes esquenta durante o uso básico. Achei que os problemas de desempenho geralmente começavam quando a saúde da bateria caía mais, então estou tentando descobrir o que mais poderia estar causando isso e o que devo fazer para corrigir.
Encontrei isso logo depois de uma atualização do iOS e achei que meu celular estava indo para o fim da vida. Não estava. A parte ruim é como isso parece aleatório. Num dia os apps abrem normalmente, no outro o teclado arrasta e a rolagem parece quebrada. No meu caso, não foi preciso apagar tudo.
Quanto tempo esperei depois da atualização
Se o seu celular começou a arrastar logo depois de uma instalação recente do iOS, eu deixaria ele em paz por 48 a 72 horas primeiro. O iOS faz um monte de limpeza e reconstrução em segundo plano depois de uma grande atualização. As fotos são reindexadas. Os dados dos apps são reconstruídos. Os arquivos do sistema são reorganizados. Você nem sempre vê isso, mas sente.
Deixei o meu carregando no Wi-Fi durante a noite por duas noites. O desempenho melhorou sozinho. Se você ainda estiver vendo a mesma lentidão depois de uma semana inteira, eu não culparia mais a atualização.
Por que os apps de repente parecem piores
Vi duas causas comuns.
Primeiro, versões antigas dos apps. Alguns apps estavam bem na versão anterior do iOS, depois ficaram bagunçados na nova até o desenvolvedor lançar uma correção. Abra a App Store e instale todas as atualizações pendentes. Eu faria isso antes de mexer em qualquer configuração. Uma versão desatualizada de app pode deixar o celular inteiro lento e fazer parecer que o problema é o iOS.
Segundo, pouco armazenamento. Foi isso que pegou comigo. Os iPhones dependem de espaço interno livre para dados temporários durante a multitarefa. Quando o armazenamento fica apertado, os apps começam a atrapalhar uns aos outros. Coisas que antes pareciam fluidas começam a travar sem motivo óbvio.
Por que uma boa saúde da bateria não ajudou
A minha estava acima de 80 por cento de saúde da bateria, e o celular ainda parecia lento. Então mergulhei na toca do coelho da bateria à toa.
Pelo que encontrei, a limitação de desempenho ligada ao desgaste da bateria importa quando a capacidade dela cai abaixo de 80 por cento. Se você está acima disso e o celular ainda parece lento, a bateria normalmente não é a primeira suspeita.
O pouco espaço livre foi o problema maior para mim. O iOS parece se comportar muito melhor quando você mantém cerca de 10 a 15 por cento do armazenamento total livre. Quando fiquei abaixo dessa faixa, comecei a ver toda a bagunça clássica. Apps com lag. Teclado travando. Rolagem engasgada. Demora para abrir a câmera. Parecia que o celular não tinha espaço para respirar.
Por que as chamadas continuavam normais
Essa parte me confundiu no começo. As chamadas funcionavam normalmente enquanto os apps se arrastavam.
O motivo é sem graça, mas útil. As chamadas telefônicas dependem de um hardware celular separado, o lado do modem baseband do aparelho, enquanto seus apps, navegador, teclado e câmera dependem do processador principal e do armazenamento. Então, se as chamadas estão normais, mas o resto do celular parece ruim, isso aponta mais para um problema de software ou armazenamento do que para hardware morto.
O que resolveu para mim
Tentei primeiro as coisas de sempre. Reiniciar. Redefinir ajustes de rede. Atualização em Segundo Plano desativada. Tive ganhos mínimos, nada importante.
O que mudou o celular foi limpar armazenamento, e a maior parte do desperdício estava em Fotos. Não em apps.
Usei o Clever Cleaner porque fazer isso manualmente estava levando uma eternidade. A parte útil para mim foi como ele mostrava os maiores arquivos primeiro, então eu não precisei ficar procurando. Ele também agrupava fotos quase duplicadas, o que ajudou com fotos em sequência e as cinco imagens quase idênticas que eu sempre esqueço de apagar.
Removi cerca de 15 GB. Depois esvaziei Apagados Recentemente em Fotos. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam. As fotos apagadas ainda ficam lá por 30 dias e continuam usando armazenamento até você limpá-las de vez.
O caminho é simples:
As Configurações não entram nisso.
App Fotos, Álbuns, Apagados Recentemente, Apagar Tudo.
Antes de eu esvaziar essa pasta, o número de armazenamento mal se mexia e eu achei que tinha feito algo errado. Não. A Apple só mantém o lixo por perto.
Se o seu iPhone ainda estiver lento depois de liberar espaço
Algumas coisas me ajudaram a testar o que estava acontecendo.
Se o celular estiver quente, deixe esfriar antes de avaliar qualquer coisa. Tirei a capa e deixei o meu parado por cerca de 20 minutos. O calor reduz o desempenho para proteger o hardware, então testar enquanto o celular está quente dá dados ruins.
Também ativei Reduzir Movimento:
Ajustes > Acessibilidade > Movimento > Reduzir Movimento
Isso reduz as animações da interface. Num celular sob pressão, faz as coisas parecerem mais rápidas mesmo que o hardware em si não tenha mudado.
Também verifique o Modo Pouca Energia. Se você deixa isso ligado o dia todo, está pedindo para o celular trocar velocidade por duração de bateria. Uma vez esqueci que o meu estava ativado e, sim, a lentidão parecia muito um problema maior.
A última coisa que eu tentaria se nada disso ajudar depois de uma semana:
Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes
Fiz isso em um iPhone antigo há algum tempo. Não apagou fotos nem apps. Só redefiniu os ajustes do sistema, e isso eliminou uma lentidão estranha que eu não conseguia atribuir a mais nada.
Versão curta
Espere 2 a 3 dias depois de uma grande atualização do iOS.
Mantenha o celular carregando no Wi-Fi durante a noite.
Atualize todos os apps.
Verifique primeiro o armazenamento livre, não a saúde da bateria.
Tente manter 10 a 15 por cento do armazenamento livre.
Limpe Fotos e depois esvazie Apagados Recentemente.
Teste o desempenho só depois que o celular esfriar.
Desative o Modo Pouca Energia se ele estiver sempre ligado.
Use Redefinir Todos os Ajustes se o lag continuar por dias.
Para mim, o problema de armazenamento era a história toda. Depois que liberei espaço, o celular voltou ao normal. Talvez não perfeito, mas normal o suficiente para que os travamentos e engasgos sumissem.
A saúde da bateria acima de 80% só descarta uma coisa. Isso não significa que o telefone esteja saudável no geral.
Se o seu iPhone esquenta durante uso leve, eu olharia primeiro para atividade em segundo plano descontrolada. Um processo ruim de app, sincronização do iCloud travada, loop de sincronização do Fotos ou reindexação do Mail vai consumir CPU e fazer o telefone inteiro parecer ruim. Verifique em Ajustes, Bateria, depois procure apps com alta atividade em segundo plano nas últimas 24 horas. Se um app estiver muito fora da curva, apague-o, reinstale-o e teste por um dia.
Discordo em parte de @mikeappsreviewer sobre a questão da bateria. iPhones não passam de velocidade total para desempenho reduzido ao chegar em 79%. Baterias envelhecidas acima de 80% às vezes ainda sofrem queda sob carga, esp em modelos mais antigos ou no calor. Veja em Ajustes, Bateria, Saúde da Bateria. Se aparecer alguma mensagem de gerenciamento de desempenho, preste atenção nela.
Outra coisa que muita gente ignora é o Safari. Um cache do Safari inchado, dezenas de abas abertas e scripts pesados de anúncios fazem o telefone parecer velho rapidinho. Limpe os dados dos sites. Feche as abas. Depois teste de novo.
O calor importa muito. Se você usa bastante carregamento sem fio, MagSafe, GPS ou 5G, tente passar um dia no LTE com a capinha removida enquanto carrega. Eu tive um telefone que parou de travar depois que desativei o 5G Automático e a localização em segundo plano para alguns apps. Parece bobo, resolveu o meu.
Também verifique a pressão na RAM livre do jeito simples. Não force o fechamento de nada o dia todo, depois reinicie uma vez. Se o desempenho ficar bom por algumas horas e depois piorar, um app está vazando recursos.
A limpeza de armazenamento ainda importa. O Clever Cleaner é bom para limpar lixo de fotos rapidamente. Se você quiser um vídeo rápido sobre comparações de apps de limpeza para iPhone, assista a veja como os apps de limpeza para iPhone se comparam em velocidade e limpeza de armazenamento.
Minha lista curta:
Página da bateria, verifique se há apps esquentando.
Desative a Atualização em 2º Plano para apps inúteis.
Desative o 5G Automático e teste no LTE.
Reduza o acesso à localização.
Limpe os dados do Safari.
Reinstale os apps que mais causam problema.
Teste sem a capinha por um dia.
Se o telefone continuar quente sem nenhum app se destacando, então eu começaria a suspeitar de bugs do iOS ou falha de hardware. Não é legal, mas acontece.
Saúde da bateria acima de 80% só significa que a bateria não é a vilã óbvia. Isso não significa que o telefone não possa ficar lento por outros motivos.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @cazadordeestrellas, mas eu insistiria em um ponto: as pessoas pulam para “armazenamento” ou “indexação pós-atualização” rápido demais. Às vezes, o problema é a velha e simples carga do sistema causada por widgets, push de e-mail e processos ruins em segundo plano. O iOS pode ficar estranho quando muitas coisinhas estão constantemente acordando o telefone. Telefone quente durante uso leve é um indício.
Algumas coisas que eu verificaria e que eles não exploraram muito:
- Widgets na tela inicial/de bloqueio: clima, ações, widgets de terceiros, tranqueiras de fitness. Remova a maioria deles por um dia e veja se a lentidão muda.
- Configurações de e-mail: se você usa Push para várias contas, mude temporariamente para Buscar.
- VPN / bloqueador de anúncios / apps de segurança: eles podem deixar o Safari, os apps e a rede mais lentos do que as pessoas imaginam.
- Recursos de Acessibilidade: alguns filtros de tela, recursos de zoom ou ajustes de toque podem fazer o telefone parecer estranho.
- Sinal de celular: sinal fraco faz os telefones esquentarem mais e drenarem a bateria mais rápido porque o modem trabalha mais. Se a lentidão for pior em apenas um lugar, isso é uma pista.
Além disso, não fique forçando o fechamento de todos os apps. Essa “correção” é superestimada e às vezes faz o telefone parecer pior porque ele precisa reiniciar tudo do zero.
Se o armazenamento estiver apertado, então sim, limpe-o. O Clever Cleaner é realmente útil para encontrar vídeos gigantes, duplicatas e bagunça de fotos sem exigir muita procura manual. E se você quiser opiniões de fora, veja o que usuários de iPhone no Reddit dizem sobre o Clever Cleaner.
Minha ordem seria:
- Remover widgets
- Verificar e-mail/VPN/tranqueiras em segundo plano
- Testar só no Wi‑Fi e só no LTE
- Reiniciar
- Liberar armazenamento se estiver lotado
- Depois se preocupar com bugs do iOS ou hardware
Se ele continuar quente com quase nada aberto, essa é a parte que eu não ignoraria. É aí que começa a parecer menos uma lentidão normal e mais algo preso em segundo plano ou um problema de hardware se formando.
Eu acrescentaria um ponto que os outros mal tocaram: a saúde da bateria não é a mesma coisa que desempenho sustentado. Não compro totalmente a visão simples de que “acima de 80% = bateria não envolvida”. A capacidade ainda pode parecer ok enquanto a entrega de potência de pico está pior por causa da idade, calor, hábitos de carregamento ou simplesmente uma química de bateria mais antiga. Dito isso, se o telefone está lento o tempo todo, eu ainda olharia além da bateria primeiro.
O que eu verificaria para complementar @cazadordeestrellas, @himmelsjager e @mikeappsreviewer:
- Logs de análise: Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise. Se você vir o mesmo app ou processo travando repetidamente, isso pode explicar aquecimento e lentidão.
- Acúmulo nas configurações: anos de perfis VPN antigos, extensões de teclado, bloqueadores de conteúdo e DNS personalizado podem fazer o iOS parecer estranho. Remova o que você não usa.
- Atraso no teclado especificamente: teclados de terceiros são famosos por isso. Volte para apenas o teclado da Apple por um dia.
- Modos de Foco / automações: parece algo pequeno, mas automações mal configuradas no Atalhos podem continuar ativando o sistema.
- Fonte de carregamento: cabos/adaptadores baratos e ambientes quentes durante o carregamento podem deixar o telefone encharcado de calor, e então o desempenho continua reduzido por mais tempo do que as pessoas esperam.
Também discordo um pouco do conselho de “apenas esperar depois das atualizações” se isso já está acontecendo há semanas. Nesse ponto, esperar é só se conformar.
Se o armazenamento fizer parte do problema, claro, limpe o lixo. Clever Cleaner é razoável para identificar rapidamente vídeos enormes e fotos duplicadas.
Prós:
- triagem de armazenamento rápida
- bom para bagunça de fotos
- mais fácil do que limpeza manual
Contras:
- não vai corrigir processos do sistema fora de controle
- apps de limpeza em geral podem ser supervalorizados
- você ainda precisa revisar as exclusões com cuidado
Se a lentidão + aquecimento continuarem após uma reinicialização limpa e com todos os apps atualizados, eu sinceramente consideraria backup, restauração de fábrica, testar antes de restaurar todos os apps. É irritante, mas separa rapidamente deterioração de software de problema de hardware.