Por que meu iPhone ficou muito lento de repente após a atualização mais recente do iOS?

Meu iPhone ficou muito lento logo após instalar a atualização mais recente do iOS. Os aplicativos demoram mais para abrir, a digitação trava, e o celular parece lento no geral. Estou tentando descobrir se este é um problema comum de desempenho do iOS ou se há alguma configuração, problema de armazenamento ou correção que eu deva tentar.

Sim, esse tipo de lentidão é enlouquecedor, especialmente quando o celular ainda é bem novo e o número da saúde da bateria parece estar bom. Já passei pelo mesmo tipo de coisa: atraso no teclado, apps demorando uma eternidade para abrir, travamentos aleatórios em que a tela simplesmente para de responder.

O momento em que isso começou importa. Se isso começou logo após uma atualização do iOS, eu daria alguns dias ao celular antes de presumir que há algo seriamente errado. Depois de uma atualização maior, o iOS pode passar de 48 a 72 horas fazendo um monte de trabalho em segundo plano: indexando fotos, reconstruindo dados, organizando caches e otimizando coisas do sistema. Durante esse período, o celular pode esquentar mais do que o normal e ficar estranhamente lento.

O melhor passo fácil nesse caso é algo chato, mas útil: conecte-o ao carregador, mantenha-o no Wi-Fi e deixe-o parado durante a noite por algumas noites. Muita lentidão relacionada a atualizações desaparece quando a limpeza em segundo plano termina.

Se já se passaram vários dias e nada melhorou, eu olharia o armazenamento em seguida. Saúde da bateria acima de 80% geralmente significa que você provavelmente não está lidando com o problema clássico de limitação de desempenho. Se ela ainda estiver em torno de 90% ou mais, provavelmente a bateria não é o que está atrapalhando o celular.

Armazenamento é o que muita gente deixa passar. Ter 1GB ou 2GB livres parece suficiente, mas em um iPhone realmente não é. O iOS precisa de espaço extra para arquivos temporários, cache e espaço de troca. Quando você chega perto dos últimos 10% a 20% do armazenamento, o sistema inteiro pode começar a ficar lento. Apps que armazenam muito cache, como Safari, Instagram, TikTok e coisas parecidas, costumam sentir isso primeiro.

Você pode tentar as pequenas correções de sempre, como limpar os dados do Safari ou desativar a Atualização em 2º Plano para apps com os quais você não se importa. Elas podem ajudar um pouco. Mas, pela minha experiência, a diferença maior vem de se livrar de arquivos grandes de mídia. O problema é que vasculhar manualmente milhares de fotos e vídeos é horrível, especialmente quando metade deles são quase duplicatas ou clipes antigos aleatórios em 4K dos quais você tinha até esquecido.

O que acabou funcionando para mim foi usar o Clever Cleaner. Eu normalmente sou bem cético com apps de limpeza porque muitos deles são cheios de anúncios ou fazem você pagar antes de fazer qualquer coisa útil, mas este é gratuito. Sem anúncios, sem assinatura, sem botão de limpeza pro pago escondendo o recurso principal.

A parte mais útil para mim foi a seção Heavies. Ela mostra suas maiores fotos e vídeos por tamanho de arquivo, então você pode identificar imediatamente algo como uma gravação de tela antiga em 4K ocupando vários GB. Excluir apenas alguns arquivos enormes pode liberar muito mais espaço do que ficar mexendo em pequenas mudanças de configuração.

A seção Similars também é útil. Ela agrupa fotos que não são duplicatas exatas, mas que basicamente são a mesma foto, como várias fotos do pôr do sol ou um monte de fotos em sequência. Ela também sugere qual manter, então você não precisa comparar cada imagem uma por uma.

Outro motivo de eu ter gostado é que a análise das fotos acontece no próprio celular, em vez de enviar sua biblioteca para algum lugar. Depois que eu limpei cerca de 15GB, a lentidão do teclado com a qual eu estava lidando desapareceu na hora.

Uma coisa que as pessoas esquecem depois de limpar as fotos: abra o app Fotos, vá até Excluídos Recentemente e toque em Apagar Tudo. Caso contrário, esses arquivos ficam lá por 30 dias e continuam ocupando armazenamento. Se você conseguir voltar a ter pelo menos 10-15GB livres, há uma boa chance de os travamentos e a lentidão dos apps melhorarem sem precisar restaurar o celular para os ajustes de fábrica.

Não redefina para os ajustes de fábrica ainda. O ponto do Mike sobre o trabalho em segundo plano após a atualização é real, mas eu verificaria se há um aplicativo descontrolado antes de culpar o próprio iOS. Vá em Ajustes > Bateria e veja o que tem consumido energia nas últimas 24 horas e nos últimos 10 dias. Se um aplicativo estiver ali com uma quantidade estranha de atividade em segundo plano, atualize-o, force o fechamento ou apague e reinstale. Uma versão ruim de um aplicativo após uma atualização do iOS pode fazer o telefone inteiro parecer lento, especialmente ao digitar e alternar entre aplicativos. Se o telefone estiver quente, deixe-o esfriar também, porque os iPhones reduzem o desempenho quando estão aquecidos. Ainda vale a pena limpar o armazenamento, mas eu não começaria a apagar metade da minha biblioteca de fotos antes de verificar se um aplicativo está se comportando mal primeiro.

Não comece a apagar ou redefinir nada até ter um backup recente no iCloud ou no computador. Mike provavelmente está certo ao dizer que o armazenamento pode deixar o iOS lento, e vale a pena fazer a verificação de app descontrolado do @boswandelaar, mas o caso irritante e incomum é a sincronização do iCloud após a atualização. Verifique em Ajustes > seu nome > iCloud > Fotos e veja se aparece sincronizando, restaurando ou em pausa. Se o seu telefone estiver tentando verificar novamente uma biblioteca de fotos enorme com pouco espaço disponível, ele pode parecer com defeito, mesmo que tecnicamente nada esteja errado. Deixe-o no Wi-Fi e na energia durante uma noite e depois reinicie-o. Se ainda estiver lento depois disso, então comece a liberar espaço ou remover apps problemáticos.