Por que não consigo mesclar fotos duplicadas no meu iPhone?

Encontrei fotos duplicadas no app Fotos do meu iPhone, mas a opção de mesclar está ausente ou não está funcionando como eu esperava. Verifiquei minha biblioteca e tentei novamente, mas ainda não consigo combinar as duplicadas e liberar armazenamento. Preciso de ajuda para descobrir o que está faltando e como mesclar fotos duplicadas no iPhone.

Comecei primeiro com a opção integrada da Apple e, se você ainda não a experimentou, eu faria isso antes de qualquer outra coisa.

Abra o Fotos. Role até Utilitários, ou Coleções > Utilitários nas versões mais novas do iOS. Toque em Duplicatas. Depois toque em Selecionar, Selecionar Tudo, Mesclar.

O que o iOS faz aqui é bem decente. Ele mantém uma cópia, reúne os metadados que encontra e envia os extras para Apagados Recentemente. Uma coisa que notei depois de uma grande importação: a seção Duplicatas não apareceu de imediato. A minha demorou um pouco. Algumas horas, mais ou menos, já que a varredura roda em segundo plano.

A pegadinha é simples. A Apple só lida com duplicatas exatas. Mesmo arquivo, mesma foto, mesma coisa. Ela não detecta correspondências aproximadas, como:

1. Três fotos do mesmo recibo
  2. Fotos em sequência do mesmo momento
  3. Cinco tentativas da mesma foto do pôr do sol
  4. Fotos tiradas com um segundo de diferença

Essas continuam intocadas porque são arquivos separados.

Para coisas assim, acabei usando o Clever Cleaner. O que me levou até ele foi a detecção de fotos semelhantes. Não apenas cópias exatas, mas também aquelas imagens quase iguais que vão se acumulando silenciosamente até sua biblioteca ficar bagunçada.

Meu fluxo habitual era assim:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store.
  2. Deixe ele escanear a biblioteca.
  3. Abra a aba Similares.
  4. Execute a Limpeza Inteligente ou vá grupo por grupo manualmente.
  5. Restaure qualquer coisa que você queira manter.
  6. Confirme a limpeza.
  7. Esvazie Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar o armazenamento imediatamente.

Algumas partes extras do app acabaram sendo mais úteis do que eu esperava:

1. Heavies mostra primeiro as maiores fotos e vídeos, o que é útil se o armazenamento estiver apertado.
  2. Compressão de Vídeo reduz vídeos grandes sem removê-los.
  3. Capturas de Tela facilita apagar em lotes a bagunça de capturas antigas.
  4. Lives transforma Live Photos em imagens estáticas.
  5. Deslizar permite uma passada rápida para a esquerda e direita pela sua biblioteca, o que pareceu mais rápido do que ficar tocando no Fotos.

Se você quiser evitar apps de terceiros, ainda existem algumas opções manuais decentes:

1. Use a Busca no Fotos para restringir por pessoa, lugar, objeto ou evento. Fiz isso com fotos de férias e ajudou.
  2. Verifique os álbuns de sequência e mantenha a melhor foto.
  3. Se você usa o Fotos em um Mac, os Álbuns Inteligentes tornam a limpeza manual menos trabalhosa.
  4. Olhe em Apagados Recentemente depois de qualquer limpeza. Até você esvaziá-lo, seu armazenamento não volta.

Então, sim, para duplicatas exatas, a ferramenta da Apple funciona bem. Não tive nenhum problema com ela. Para a bagunça maior, todas aquelas fotos quase idênticas que você esqueceu, uma ferramenta que detecta imagens semelhantes faz muito mais do trabalho pesado.

Se Mesclar estiver faltando, seu iPhone normalmente não atende a um dos requisitos da Apple.

Verifique isto primeiro.

1. Versão do iOS.
    Duplicatas no Fotos precisa do iOS 16 ou posterior. iOS mais antigo, sem opção de mesclar. Ponto final.

2. Origem das fotos.
    Algumas fotos sincronizadas de um computador, álbuns compartilhados ou certos itens importados não oferecem suporte à mesclagem. A Apple os trata de forma diferente.

3. Tempo de processamento.
    Após uma restauração, importação ou sincronização do iCloud, o Fotos precisa indexar a biblioteca primeiro. Em bibliotecas grandes, isso leva horas, às vezes um ou dois dias se o telefone estiver carregando e bloqueado.

4. Regra de correspondência exata.
    Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte que as pessoas deixam passar. O problema muitas vezes não é que Mesclar esteja com defeito. É que a Apple está fazendo exatamente o que foi projetada para fazer. Ela mescla duplicatas reais, não fotos parecidas. Duas fotos do pôr do sol tiradas com 1 segundo de diferença são imagens separadas, então não há Mesclar.

5. Estado da sincronização do iCloud Fotos.
    Se o iCloud Fotos ainda estiver sincronizando, a detecção de duplicatas pode atrasar. Verifique o Fotos e depois o status de sincronização no seu perfil.

6. Restrições ou bugs.
    Reiniciar ajuda mais do que as pessoas gostam de admitir. Atualizar o iOS também. Alguns usuários também resolvem isso desligando e ligando o iCloud Fotos novamente, mas eu evitaria isso a menos que a sincronização esteja travada por dias.

Se o seu objetivo é limpar o armazenamento do iPhone, e não mesclar duplicatas estritas, use um limpador de fotos semelhantes em vez de esperar pela Apple. O Clever Cleaner é melhor para quase duplicatas e bagunça que a Apple ignora.

Além disso, se o seu armazenamento estiver cheio, aqui está uma boa explicação sobre como liberar espaço no iPhone rapidamente:
como liberar espaço no iPhone rapidamente sem apagar as fotos erradas

Versão curta. Sem Mesclar normalmente significa fotos sem suporte, iOS antigo, atraso na indexação ou que as fotos são parecidas, não duplicadas. Essa é a parte que a Apple faz mal.

O que @mikeappsreviewer e @reveurdenuit disseram está em grande parte certo, mas eu acrescentaria mais um ponto: às vezes o botão Mesclar está faltando porque essas fotos não estão realmente na sua biblioteca local do Fotos de um jeito que a Apple consiga gerenciar. Se elas vieram do Mensagens, salvamentos do WhatsApp, importações de arquivos ou lotes antigos sincronizados pelo Finder, o Fotos pode mostrá-las, mas não tratá-las como duplicatas normais que podem ser mescladas. Irritante, sim. Bem a cara da Apple.

Além disso, o álbum Duplicatas pode simplesmente desaparecer por um tempo se o Modo de Pouca Energia estiver ativado com frequência, a bateria estiver ruim ou o iPhone quase nunca ficar bloqueado e carregando. A varredura é exigente. Nem sempre está quebrado, só é leeeento.

Uma coisa da qual discordo um pouco: desligar e ligar o Fotos do iCloud geralmente é exagero e pode criar uma bagunça maior do que o próprio problema das duplicatas.

Se a ferramenta da Apple ainda não colaborar, eu pararia de insistir e usaria o Clever Cleaner para limpeza de fotos duplicadas e imagens semelhantes no iPhone. Normalmente esse é o caminho mais rápido se o seu objetivo real é liberar armazenamento, e não fazer a mesclagem exata de duplicatas do jeito puro da Apple.

Este tópico também explica uma forma mais inteligente de limpar fotos duplicadas e semelhantes no iPhone.

Resumo rápido:

• sem indexação local, sem mesclagem
  • fonte não compatível, sem mesclagem
  • fotos semelhantes, não duplicatas
  • o Apple Fotos pode ser estranho às vezes, rs

Se o principal problema for armazenamento, o Clever Cleaner faz mais sentido tbh.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @reveurdenuit, @nachtdromer e @mikeappsreviewer disseram: às vezes, o botão Mesclar ausente é causado por alguma confusão de permissões, não apenas por indexação ou versão do iOS.

Verifique Ajustes > Privacidade e Segurança > Fotos. Se outro app de limpeza ou uma configuração restrita anterior deixou o acesso às Fotos em um estado estranho, o iOS pode se comportar de forma inconsistente. Também confirme que as restrições do Tempo de Uso não estão limitando alterações nas fotos.

Eu também não presumiria que o álbum Duplicatas seja a fonte da verdade. O detector da Apple é conservador e às vezes simplesmente ignora itens que parecem obviamente duplicados para um humano. Isso é intencional, mas parece bugado.

Mais um caso extremo: se uma cópia foi editada e a outra é original, o Fotos pode deixar de tratá-las como duplicatas mescláveis. O mesmo vale se um item foi salvo de outro app em um formato levemente recomprimido.

Se o seu objetivo real é limpar a biblioteca, e não a mesclagem exata de duplicatas da Apple, o Clever Cleaner é um backup prático.

Prós:

• encontra fotos semelhantes que a Apple ignora
  • mais rápido para bibliotecas grandes e bagunçadas
  • útil também para capturas de tela e arquivos grandes

Contras:

• app de terceiros, então algumas pessoas não gostam de conceder acesso às fotos
  • você ainda precisa revisar os resultados com cuidado
  • a detecção de semelhantes pode ocasionalmente agrupar fotos que você queria manter

Então sim, eu pararia de tratar isso como Mesclar está quebrado. Muitas vezes é mais que a Apple não considera esses itens mescláveis. Problema diferente.