Eu costumava achar que uma unidade formatada estava perdida. Depois tive que lidar com algumas delas, algumas após uma formatação rápida feita às pressas, algumas depois de danos na partição, algumas por simples erro do usuário. O que aprendi é mais simples do que as pessoas fazem parecer. A formatação nem sempre apaga seus arquivos imediatamente.
O primeiro passo importa mais do que qualquer outra coisa. Pare de usar a unidade agora. Se for um disco externo, desconecte-o. Se for a sua unidade principal do sistema, não instale aplicativos, não baixe arquivos, não copie nada para ela. Cada nova gravação aumenta as chances de sobrescrever dados que você ainda pode recuperar.
Uma coisa que as pessoas confundem o tempo todo: nem toda formatação causa o mesmo dano.
Formatação Rápida
Isso normalmente limpa os registros do sistema de arquivos, então seu computador perde o mapa dos arquivos. A unidade parece vazia, mas os dados dos arquivos muitas vezes ainda ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima.Formatação Completa
Isso é mais agressivo. Nas versões mais novas do Windows, uma formatação completa grava em toda a unidade e verifica se há erros nos setores. Quando os setores são sobrescritos, a recuperação por software acaba. Pelo que eu vi, casos de formatação rápida dão uma chance muito melhor do que os de formatação completa.
1. Procure backups antes de fazer qualquer coisa complicada
Eu verificaria os backups primeiro, sempre. Muita gente esquece que ativou a sincronização meses atrás. Então os arquivos ficam o tempo todo armazenados na nuvem.
Verifique estes locais:
- OneDrive
- Google Drive
- iCloud
- Lixeira ou pastas Excluídos Recentemente
- Histórico de Arquivos no Windows
Isso leva alguns minutos. Se você der sorte, restaura os arquivos com nomes, pastas e carimbos de data e hora ainda intactos. Muito mais limpo do que recuperar arquivos após uma formatação.
2. Experimente um software de recuperação
Se nenhum backup aparecer, eu passaria para um software de recuperação em seguida. Para a maioria das unidades formatadas, esta é a primeira ferramenta que vale a pena tentar.
Tive resultados razoáveis com Disk Drill. Ele funciona no Windows e no Mac, lê sistemas de arquivos comuns e lidou com volumes formatados melhor do que algumas das outras ferramentas que testei. Também ajuda quando as informações da partição estão danificadas ou ausentes, o que acontece com mais frequência do que as pessoas imaginam.
O que eu fiz:
- Instale o Disk Drill em uma unidade diferente. Não na formatada.
- Execute uma verificação na unidade formatada.
- Verifique as pré-visualizações dos arquivos com os quais você se importa.
- Recupere-os em outro disco ou unidade externa.
A parte da pré-visualização importa. Aprendi isso da maneira mais difícil. Um nome de arquivo encontrado significa menos do que as pessoas pensam. Se a pré-visualização abrir, suas chances geralmente são melhores.
3. Use um laboratório de recuperação se os arquivos importarem mais do que a conta
Se o software não encontrar nada e os dados forem muito importantes, um laboratório de recuperação é o próximo passo.
Eu deixaria isso para coisas que você não pode substituir, registros comerciais, arquivos legais, fotos de família, arquivos de projetos antigos, coisas assim. Os laboratórios têm ferramentas e hardware que usuários comuns não têm. O preço dói, sim, mas já vi casos em que o software não encontrou nada e ainda assim um laboratório conseguiu recuperar os dados.
Se você formatou uma unidade por engano, a versão curta é esta. Pare de gravar nela. Descubra se foi uma formatação rápida ou completa. Verifique os backups primeiro. Se não houver backup, use um software de recuperação antes de fazer qualquer outra coisa. A rapidez ajuda aqui, assim como não piorar a situação.