Precisa de ajuda para recuperar um disco rígido que foi formatado duas vezes

Eu formatei acidentalmente meu disco rígido e depois o formatei novamente antes de perceber que arquivos importantes ainda estavam nele. Agora estou tentando recuperar fotos, documentos e outros dados, mas não tenho certeza de qual é o melhor método de recuperação após uma formatação dupla. Eu realmente preciso de conselhos sobre recuperação de disco rígido, quais ferramentas podem funcionar e se meus arquivos ainda têm chance de serem restaurados.

Eu costumava achar que uma unidade formatada estava perdida. Depois tive que lidar com algumas delas, algumas após uma formatação rápida feita às pressas, algumas depois de danos na partição, algumas por simples erro do usuário. O que aprendi é mais simples do que as pessoas fazem parecer. A formatação nem sempre apaga seus arquivos imediatamente.

O primeiro passo importa mais do que qualquer outra coisa. Pare de usar a unidade agora. Se for um disco externo, desconecte-o. Se for a sua unidade principal do sistema, não instale aplicativos, não baixe arquivos, não copie nada para ela. Cada nova gravação aumenta as chances de sobrescrever dados que você ainda pode recuperar.

Uma coisa que as pessoas confundem o tempo todo: nem toda formatação causa o mesmo dano.

1. Formatação Rápida
    Isso normalmente limpa os registros do sistema de arquivos, então seu computador perde o mapa dos arquivos. A unidade parece vazia, mas os dados dos arquivos muitas vezes ainda ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima.

2. Formatação Completa
    Isso é mais agressivo. Nas versões mais novas do Windows, uma formatação completa grava em toda a unidade e verifica se há erros nos setores. Quando os setores são sobrescritos, a recuperação por software acaba. Pelo que eu vi, casos de formatação rápida dão uma chance muito melhor do que os de formatação completa.

1. Procure backups antes de fazer qualquer coisa complicada

Eu verificaria os backups primeiro, sempre. Muita gente esquece que ativou a sincronização meses atrás. Então os arquivos ficam o tempo todo armazenados na nuvem.

Verifique estes locais:

• OneDrive
  • Google Drive
  • iCloud
  • Lixeira ou pastas Excluídos Recentemente
  • Histórico de Arquivos no Windows

Isso leva alguns minutos. Se você der sorte, restaura os arquivos com nomes, pastas e carimbos de data e hora ainda intactos. Muito mais limpo do que recuperar arquivos após uma formatação.

2. Experimente um software de recuperação

Se nenhum backup aparecer, eu passaria para um software de recuperação em seguida. Para a maioria das unidades formatadas, esta é a primeira ferramenta que vale a pena tentar.

Tive resultados razoáveis com Disk Drill. Ele funciona no Windows e no Mac, lê sistemas de arquivos comuns e lidou com volumes formatados melhor do que algumas das outras ferramentas que testei. Também ajuda quando as informações da partição estão danificadas ou ausentes, o que acontece com mais frequência do que as pessoas imaginam.

O que eu fiz:

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente. Não na formatada.
  2. Execute uma verificação na unidade formatada.
  3. Verifique as pré-visualizações dos arquivos com os quais você se importa.
  4. Recupere-os em outro disco ou unidade externa.

A parte da pré-visualização importa. Aprendi isso da maneira mais difícil. Um nome de arquivo encontrado significa menos do que as pessoas pensam. Se a pré-visualização abrir, suas chances geralmente são melhores.

3. Use um laboratório de recuperação se os arquivos importarem mais do que a conta

Se o software não encontrar nada e os dados forem muito importantes, um laboratório de recuperação é o próximo passo.

Eu deixaria isso para coisas que você não pode substituir, registros comerciais, arquivos legais, fotos de família, arquivos de projetos antigos, coisas assim. Os laboratórios têm ferramentas e hardware que usuários comuns não têm. O preço dói, sim, mas já vi casos em que o software não encontrou nada e ainda assim um laboratório conseguiu recuperar os dados.

Se você formatou uma unidade por engano, a versão curta é esta. Pare de gravar nela. Descubra se foi uma formatação rápida ou completa. Verifique os backups primeiro. Se não houver backup, use um software de recuperação antes de fazer qualquer outra coisa. A rapidez ajuda aqui, assim como não piorar a situação.

Se ambos os formatos foram formatações rápidas, suas chances ainda são razoáveis. Se a segunda foi uma formatação completa, suas chances caem bastante. Essa parte importa mais do que o fato de isso ter acontecido duas vezes. Eu divirjo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não gastaria muito tempo tentando adivinhar o que o Windows fez. Eu verificaria o SMART primeiro. Se a unidade tiver setores defeituosos ou começar a fazer cliques, pule o software e envie para um laboratório. Hardware com falha arruína recuperações rapidamente. O que eu faria: 1. Faça primeiro uma imagem byte a byte da unidade. Use o ddrescue no Linux ou as ferramentas de criação de imagem do R-Studio. Trabalhe a partir da imagem, não do disco original. Se o software de recuperação travar ou você clicar errado, você ainda terá a fonte intacta. Este é o passo que a maioria das pessoas pula e depois se arrepende. 2. Examine a imagem com duas ferramentas diferentes. O Disk Drill é bom para uma primeira passada porque é fácil organizar fotos, documentos e partições. Depois execute o PhotoRec ou o R-Studio. Ferramentas diferentes encontram coisas diferentes. Já vi uma ferramenta deixar passar de 30 a 40 por cento dos JPGs que outra encontrou. 3. Organize por tipo de arquivo, não pela árvore de pastas. Depois de formatar duas vezes, os metadados do sistema de arquivos geralmente ficam destruídos. Nomes de arquivos e pastas podem ter sumido. Foque em recuperar o conteúdo primeiro. Fotos, PDFs, DOCX, XLSX. Preocupe-se em organizar depois. 4. Recupere apenas para outra unidade. Não para o mesmo disco. Nunca. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso. Se isto for um SSD, verifique se o TRIM foi executado. Se o TRIM entrou em ação após a formatação, a recuperação fica complicada rapidamente, às vezes quase impossível. HDDs normalmente dão uma chance melhor. Se você quiser uma explicação rápida sobre o Disk Drill antes de tentar, este vídeo é bom: veja como o Disk Drill lida com a recuperação de unidade formatada Versão curta. Faça primeiro uma imagem da unidade. Depois examine a imagem com o Disk Drill mais uma ferramenta mais profunda. Se a unidade estiver com problema ou os arquivos forem muito importantes, pare e envie para um laboratório.
Preciso de ajuda para recuperar um disco rígido que foi formatado duas vezes
Se ele foi formatado duas vezes, o detalhe principal é *o que aconteceu entre essas formatações*. Eu meio que discordo do @mikeappsreviewer em uma coisa: “formatado duas vezes” por si só não é o verdadeiro problema. O que acaba com a recuperação é qualquer instalação, cópia, atualização ou uso do sistema operacional que gravou dados novos depois. Duas formatações rápidas com quase nenhuma gravação depois? Ainda é recuperável com bastante frequência em um HDD. Além disso, não fique com visão de túnel em software logo de cara como o @kakeru sugere. Antes de escanear por horas, verifique se a unidade agora mostra a **capacidade correta** na BIOS/Gerenciamento de Disco. Se o tamanho estiver errado, muito lento ou desconectando aleatoriamente, isso aponta para problemas de hardware ou firmware, e executar verificações repetidas pode piorar a situação. Algumas coisas práticas que as pessoas deixam passar: - Se este era um **HDD externo**, tente primeiro outro cabo USB e outra porta. - Se ele foi reformatado de **NTFS para exFAT/FAT32**, a recuperação da estrutura dos arquivos fica mais bagunçada, mas a recuperação bruta de arquivos ainda pode funcionar. - Se for um **SSD**, as chances caem bastante porque o TRIM pode já ter limpado os blocos. - Se os arquivos forem principalmente fotos/vídeos, as chances de recuperação costumam ser melhores do que em pastas de projetos mistos com muitos arquivos pequenos. O que eu faria seria conectá-lo em modo somente leitura, se possível, escaneá-lo primeiro com o **Disk Drill** porque é mais fácil filtrar por tipo de arquivo e visualizar os resultados, e então decidir se vale a pena continuar. Não recupere de volta para a mesma unidade, obviamente. Visualizar os arquivos reais importa mais do que ver um monte de nomes de arquivos que *parecem* promissores. Além disso, isto pode ajudar se você quiser mais dicas sobre discos formatados e comparações de softwares de recuperação: melhor software de recuperação de disco rígido para discos formatados Se você puder dizer se é HDD ou SSD, e se ambas as formatações foram rápidas ou completas, as pessoas poderão dar uma resposta bem menos no chute.
Precisa de ajuda para recuperar um disco rígido que foi formatado duas vezes
Pequena discordância com @kakeru, @yozora e @mikeappsreviewer: após uma dupla formatação, eu me importaria menos com a parte do duas vezes e mais com se a segunda formatação alterou o layout das partições ou o sistema de arquivos. Se você foi de NTFS para exFAT, ou recriou partições, isso pode arruinar a recuperação da árvore de arquivos, mesmo quando a recuperação bruta de arquivos ainda funciona. Meu ponto de vista: - Verifique o início/fim da partição com uma ferramenta como o TestDisk antes de fazer uma recuperação ampla. - Se os limites antigos da partição forem restaurados, às vezes você recupera de forma muito mais limpa do que com uma simples extração bruta de arquivos. - Se a unidade estiver criptografada, o histórico do BitLocker/FileVault importa muito. Sem isso, as varreduras podem encontrar apenas lixo. Sobre o Disk Drill: - Prós: pré-visualizações fáceis, bom para fotos/documentos, filtragem amigável, scanner de primeira passagem decente. - Contras: varreduras profundas podem retornar muitos arquivos órfãos com nomes genéricos, menos ideal quando você precisa de uma lógica cirúrgica de reparo de partição. Então eu usaria o Disk Drill primeiro para triagem e depois trocaria de ferramenta se os resultados estiverem bagunçados. Se todos os seus arquivos recuperados voltarem renomeados e sem pastas, isso é normal após esse tipo de dano. Priorize o conteúdo em vez da estrutura. Se isso foi em um SSD e ele ficou ligado após a formatação, as expectativas precisam ser baixas.