Formatei acidentalmente minha unidade USB antes de copiar fotos importantes e arquivos de trabalho, e agora estou tentando descobrir se ainda tenho chance de recuperá-los. Não usei muito a unidade desde que isso aconteceu, mas preciso de orientação sobre por quanto tempo a recuperação de dados de uma unidade USB formatada é possível e quais medidas devo tomar imediatamente.
Ufa, eu fiz quase a mesma coisa há um tempo, só que no meu caso era uma unidade com fotos de eventos de família. Passei mal na hora. Ainda assim, uma formatação nem sempre apaga os arquivos de vez.
A primeira coisa que eu tentaria confirmar é isto. Foi uma formatação rápida ou uma formatação completa?
Se terminou em poucos segundos, ou em menos de um minuto em um pendrive normal, eu apostaria que foi uma formatação rápida. No meu caso, isso significou que as informações do sistema de arquivos foram apagadas, mas os arquivos ainda estavam na unidade até que novos dados os substituíssem. Uma formatação completa é pior para recuperação e leva mais tempo, então a velocidade importa aqui.
Neste momento, pare de gravar qualquer coisa na unidade.
- Não formate de novo.
- Não execute o CHKDSK nem qualquer ferramenta de reparo.
- Não copie arquivos de teste para ela.
Cada gravação reduz um pouco suas chances. Aprendi isso do jeito mais irritante.
Antes de instalar um software de recuperação e passar uma hora escaneando, faça primeiro uma verificação chata. Procure por cópias que você esqueceu que existiam.
- Google Drive, OneDrive, iCloud, Dropbox
- Pastas antigas de Downloads, Área de Trabalho, Documentos
- Anexos de e-mail, aplicativos de chat, links compartilhados
Uma vez perdi tempo recuperando arquivos e depois encontrei uma parte deles em uma pasta antiga de sincronização na nuvem. Besteira, mas acontece.
Se você não tiver backups, então sim, eu partiria para um software de recuperação. Eu usei o Disk Drill para isso e ele recuperou a maior parte do que eu precisava. Minha taxa aproximada de sucesso foi de cerca de 90%, embora os nomes dos arquivos e a estrutura das pastas tenham ficado uma bagunça em alguns casos.
O que eu fiz:
- Instalei no meu computador, não no pendrive.
- Conectei o pendrive e abri o programa.
- Escolhi o pendrive na lista de dispositivos.
- Iniciei a Busca por Dados Perdidos.
- Usei a Varredura Universal, já que a unidade tinha sido formatada.
- Deixei a varredura terminar completamente. No meu caso, ele continuou encontrando mais arquivos depois no processo.
- Visualizei os arquivos antes da recuperação. Se uma foto ou documento abria na pré-visualização, eu geralmente conseguia recuperá-lo intacto.
- Salvei os arquivos recuperados em outra unidade, nunca de volta no mesmo pendrive.
Se a unidade começar a agir de forma estranha, desconectar, apresentar erros de leitura ou ficar tão lenta que pareça travada, eu não continuaria escaneando repetidamente. Isso normalmente significa que o hardware pode estar falhando. Nesse caso, faça uma imagem primeiro, se a ferramenta oferecer essa opção, e depois escaneie a imagem em vez de forçar o dispositivo original. O Disk Drill tem essa opção.
Então, é isso, eu não presumiria que já era. Se foi uma formatação rápida e você parou de usar a unidade logo, suas chances são boas. Se o software não encontrar nada e os arquivos forem muito importantes, como fotos pessoais ou documentos de trabalho que você não pode substituir, uma empresa de recuperação ainda é uma possibilidade.
Você não tem um limite de tempo fixo. Você tem um limite de gravação.
Se o USB foi formatado rapidamente, seus arquivos muitas vezes continuam recuperáveis por dias, semanas ou mais. O que importa é quanto de dados novos é gravado na unidade após a formatação. Copiar um vídeo grande amanhã causa mais danos do que deixá-la desconectada por um mês.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar imediatamente. Discordo um pouco sobre focar demais no relógio. O tempo sozinho não é o vilão. A sobrescrita é.
Alguns pontos práticos:
- Unidades flash USB fazem wear leveling dos dados internamente. Mesmo uma pequena gravação do seu sistema altera blocos que você não esperava.
- O Windows às vezes grava arquivos ocultos quando você reconecta uma unidade. Portanto, conecte-a apenas quando estiver pronto para escanear.
- A formatação completa no Windows moderno geralmente grava zeros em toda a unidade. As chances de recuperação caem muito depois disso.
Melhor próximo passo: faça primeiro uma imagem do USB e depois escaneie a imagem. Se você pular a criação da imagem e a unidade flash começar a falhar, perderá uma primeira tentativa limpa. O Disk Drill é bom para isso porque oferece suporte a backups byte a byte e recuperação por assinatura para fotos e documentos.
Se você quiser uma explicação simples sobre recuperação de fotos e documentos em USB, este vídeo é bom:
assista a este guia de recuperação de dados USB
Para termos de busca, pense nestas linhas: recuperação de arquivos de unidade USB formatada, recuperação de fotos após formatação rápida, dicas de recuperação de dados USB.
Se os arquivos forem críticos para o negócio e insubstituíveis, pare com o faça você mesmo após o primeiro escaneamento sério e envie para um laboratório. A recuperação de flash piora com tentativas repetidas.
Geralmente ainda há uma chance, mas eu colocaria desta forma: você não tem um cronômetro rígido em contagem regressiva, você tem uma janela de risco. Se o USB ficou praticamente sem uso desde a formatação, isso é muito mais importante do que se aconteceu há 2 horas ou há 2 semanas.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @stellacadente, mas eu contestaria um ponto um pouco: as pessoas ouvem “formatação completa = impossível” e isso nem sempre é tão preto no branco. É muito pior, sim, mas nem todo cenário de formatação se comporta exatamente da mesma forma em diferentes dispositivos e sistemas operacionais. Então eu não diria que já era até você realmente verificar.
Algumas coisas que as pessoas esquecem:
- Alguns arquivos “recuperados” nunca estiveram apenas no USB em primeiro lugar. Câmeras, celulares, aplicativos de edição e pastas temporárias do Office às vezes deixam cópias em outros lugares.
- Se o USB for pequeno e estiver quase cheio, mesmo um pouco de uso após a formatação pode causar muito mais dano do que em uma unidade grande e quase vazia.
- Unidades flash são instáveis por natureza. Às vezes o acidente de formatação é só metade da história, e a unidade já estava começando a falhar.
O que eu faria no seu caso é tratar a próxima leitura como a mais importante. Não fique conectando e desconectando repetidamente só para olhar. Se os arquivos importam, conecte uma vez, faça uma varredura adequada, recupere para um dispositivo de armazenamento diferente e então avalie o que está faltando. O Disk Drill é uma opção sólida aqui porque a recuperação de USB formatado é basicamente um dos casos de uso comuns dele, e a função de pré-visualização ajuda você a descobrir rapidamente se as fotos/documentos estão realmente intactos ou são apenas entradas fantasmas.
Além disso, se você quiser ler mais, este tópico tem algumas dicas práticas de recuperação de USB e conselhos do mundo real de usuários do Reddit.
Versão curta: se você mal usou a unidade após a formatação, suas chances ainda são razoáveis. Se você copiou coisas para ela depois da formatação, é aí que a situação começa a ficar feia muito rápido.
Estou com @stellacadente e @himmelsjager no ponto principal: isso se trata principalmente de sobrescritas, não de um cronômetro. Mas eu discordaria um pouco do impulso de escanear o mais rápido possível custe o que custar. Se os arquivos forem realmente críticos, a jogada mais inteligente muitas vezes é deixar o USB em paz até você ter outra unidade pronta para receber a saída da recuperação. As pessoas têm pressa e depois salvam acidentalmente os arquivos recuperados de volta no mesmo pendrive e acabam destruindo o restante.
Algumas coisas que não são mencionadas o suficiente:
- O TRIM geralmente não é o principal problema em unidades flash USB da forma como é em SSDs, mas alguns dispositivos/controladores mais novos se comportam de maneira diferente, então os resultados da recuperação podem ser inconsistentes.
- Reformatar para o mesmo sistema de arquivos versus um diferente pode mudar quais metadados sobrevivem. Às vezes os nomes dos arquivos/pastas somem, mas as fotos brutas ainda voltam.
- O tipo de arquivo importa. JPEGs e documentos comuns costumam ser recuperados melhor do que arquivos de projeto proprietários incomuns.
Se você usar o Disk Drill, prós: pré-visualização fácil, bom para varredura de fotos/documentos, pode escanear imagens de disco. Contras: varreduras profundas podem retornar muita bagunça, a estrutura original de pastas pode ficar confusa, e os melhores recursos não são exatamente para quem espera uma recuperação gratuita perfeita.
Então sim, você ainda pode ter uma chance sólida, especialmente após uma formatação rápida e reutilização mínima. Só não julgue o sucesso por ter acontecido hoje ou na próxima semana. Julgue pelo que foi gravado depois da formatação.