Perdi acidentalmente fotos e arquivos de vídeo do meu cartão SD enquanto usava meu Mac, e estou tentando descobrir se há uma maneira segura de restaurá-los antes que sejam sobrescritos. Preciso muito de ajuda com a recuperação de cartão SD no Mac, incluindo quais softwares de recuperação ou etapas realmente funcionam para arquivos excluídos ou formatados.
Já tive que recuperar cartões SD no Mac algumas vezes, e o caminho que você segue depende do que deu errado.
Se você apagou arquivos, suas chances geralmente são boas. Uma formatação rápida também é recuperável em muitos casos, já que normalmente apaga primeiro a tabela de arquivos e deixa os dados subjacentes ali por um tempo. Uma formatação completa mais uso posterior é quando as coisas começam a desandar. Novas fotos, arquivos copiados, dados de aplicativos, tudo isso consome os setores antigos. Problemas de hardware são uma confusão à parte. Se o cartão fica desconectando, esquenta, não monta ou o macOS o reconhece de forma inconsistente, as ferramentas de software muitas vezes não vão ajudar muito.
O maior erro que continuo vendo é gente usando o cartão depois da perda. Eu fiz isso uma vez com um cartão de 32GB de uma câmera, tirei talvez mais 20 fotos, e algumas imagens antigas se perderam de vez. Em cartões pequenos, você fica sem espaço seguro rapidamente.
No Mac, eu começaria com Disk Drill. Já testei vários aplicativos de recuperação ao longo do tempo, incluindo UFS Explorer e R-Studio. O Disk Drill normalmente fica no ponto ideal para mim. É mais fácil de usar do que as ferramentas mais pesadas, mas ainda assim é bom para extrair arquivos de situações complicadas.
O que eu faço é mais ou menos assim:
- Conecte o cartão SD ao seu Mac com um leitor de cartões
- Abra o Disk Drill e escolha o cartão SD na lista
- Inicie uma verificação completa
- Espere até a verificação terminar, não interrompa antes
- Visualize o que ele encontrou
- Recupere os arquivos para outra unidade ou para o SSD interno do seu Mac
Uma parte à qual sempre volto é o recurso de visualização. Isso economiza tempo. O Disk Drill lida bem com muitos tipos de arquivos de câmera, incluindo formatos RAW, e tende a se sair melhor com arquivos de vídeo bagunçados do que alguns aplicativos mais leves que testei. Se uma foto abre normalmente na visualização, ou um vídeo permite avançar sem falhas, eu consideraria isso um bom sinal de que a recuperação funcionou.
Eu também não despejaria 5.000 arquivos de uma vez só. Pegue primeiro um pequeno lote. Abra as imagens. Verifique os vídeos. Veja se os nomes dos arquivos estão intactos, se os arquivos estão corrompidos, veja o que dá para usar. Aprendi isso da pior forma depois de esperar horas por um trabalho enorme de recuperação e descobrir que metade dos clipes estava perdida. Testar primeiro dá uma noção melhor se a verificação encontrou dados reais ou lixo.
Primeira coisa: pare de usar o cartão SD. Ejete-o. Ative a trava de bloqueio se o seu cartão tiver uma. Cada gravação reduz as chances de recuperação.
Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal, mas eu acrescentaria uma etapa antes da varredura. Faça primeiro uma imagem do cartão SD. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão original. Se o cartão começar a apresentar erros de leitura, você vai querer uma cópia estável para testar. No Mac, você pode fazer isso com o Utilitário de Disco ou o Terminal. Se o Utilitário de Disco falhar, o cartão pode estar se degradando.
Eu também não confiaria no Primeiros Socorros para corrigir o cartão antes da recuperação. Às vezes ajuda. Às vezes reescreve dados do sistema de arquivos e torna a recuperação mais complicada. Já vi pessoas perderem a estrutura de pastas por causa disso. Então eu pularia os reparos até depois de extrair os dados.
Se você quiser uma opção fácil para Mac, o Disk Drill ainda é uma das melhores escolhas para recuperação de cartão SD no Mac. Faça a varredura da imagem do cartão, se possível. Recupere os arquivos para o seu Mac ou para uma unidade externa, nunca de volta para o cartão SD. Comece primeiro pelos tipos de arquivo mais importantes, fotos e vídeos, e depois organize o restante. Teste alguns clipes recuperados antes de fazer uma exportação grande.
Se o cartão desconecta, monta e desmonta repetidamente ou mostra 0 bytes, a recuperação por software fica instável muito rápido. Nesse ponto, um laboratório profissional é a opção mais segura.
Para recomendações mais sólidas de software de recuperação de cartão SD, vale a pena dar uma olhada neste tópico:
melhores opções de software de recuperação para SanDisk e cartão SD
Resumindo: sim, a restauração de arquivos no Mac muitas vezes é possível se você parar de usar rapidamente e não sobrescrever o cartão. O tempo importa muito aqui, então não continue mexendo nele.
Sim, tem um jeito, mas eu faria uma coisa um pouco diferente do que @mikeappsreviewer e @nachtschatten sugeriram. Fazer uma imagem primeiro é inteligente, claro, mas se o cartão estiver se comportando de forma totalmente normal no seu Mac, eu normalmente verifico se os arquivos ausentes só estão escondidos em uma estrutura de pastas estranha antes de partir direto para uma longa sessão de recuperação. Câmeras e Macs às vezes deixam uma bagunça para trás.
Algumas verificações rápidas que não gravam muito ou nada significativo:
- procure no Finder com os arquivos ocultos visíveis: Command + Shift + .
- verifique a pasta DCIM e quaisquer pastas do tipo LOST.DIR
- veja se o Captura de Imagem ou o Fotos ainda conseguem detectar miniaturas mesmo se o Finder parecer vazio
- se você importou para o Mac em algum momento, verifique também a pasta “Apagados Recentemente” da biblioteca do Fotos
Se os arquivos realmente sumiram, então sim, pare de usar o cartão e recupere para outra unidade. O Disk Drill é uma escolha sólida no Mac para recuperação de cartão SD porque é fácil classificar fotos/vídeos por tipo e visualizar o que realmente pode ser usado. Essa parte importa mais do que as pessoas imaginam. Uma varredura que encontra 20.000 “arquivos” é inútil se metade for lixo corrompido.
Uma coisa da qual discordo levemente: “fazer uma varredura completa em tudo primeiro” nem sempre é o melhor uso do tempo se você só se importa com arquivos JPEG, HEIC, MP4, MOV ou RAW. Em alguns cartões, filtrar fortemente por tipo de arquivo após a varredura economiza bastante sanidade. Menos mergulho em lixão digital.
Além disso, se este era um microSD usado em um Android, drone ou Switch, os resultados podem ser piores por causa da fragmentação e da forma como o vídeo é gravado em partes. Fotos normalmente voltam mais facilmente do que vídeos. Essa é apenas a realidade irritante.
Se você quiser ler mais sobre ferramentas de recuperação no Mac, este tópico do Reddit é decente:
melhores recomendações de software de recuperação de arquivos para Mac no Reddit
Versão curta: sim, a recuperação de cartão SD no Mac muitas vezes é possível, mas cada minuto de uso contínuo piora a situação.