Estou tentando recuperar arquivos de um disco rígido com setores defeituosos, mas ele continua desconectando no meio da verificação. O disco ainda é detectado às vezes, e estou preocupado que tentativas contínuas possam piorar a perda de dados. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperar dados de um disco rígido com falha sem causar mais danos.
Ver um erro de verificação de redundância cíclica, ou o Explorador de Arquivos travar quando você abre uma pasta, geralmente significa uma coisa para mim. Pare de mexer na unidade.
Se fosse uma unidade externa, eu a desconectava. Se fosse minha unidade principal do sistema, eu desligava o PC e a deixava em paz. Reinicializações parecem inofensivas, mas não são. Cada nova inicialização dá ao Windows e ao firmware da unidade mais chances de martelar os mesmos pontos danificados de novo. Aprendi isso da pior forma uma vez com uma antiga unidade WD de 2 TB. Ela passou de alguns diretórios não abrem para a unidade some no meio da cópia em uma tarde.
O que esses erros costumam indicar
Geralmente você está diante de um de dois problemas.
Setores defeituosos leves, às vezes chamados de setores defeituosos lógicos. É quando os dados ou as informações de verificação de erro deles não coincidem mais. Já vi isso acontecer após quedas de energia, desligamentos forçados e, uma vez, depois que alguém arrancou um cabo USB durante uma transferência. A área de armazenamento em si ainda pode estar boa.
Setores defeituosos físicos são mais feios. Eles tendem a significar dano físico. Superfície do prato desgastada, cabeça fraca, componentes internos falhando, coisas assim. Nenhum software conserta hardware. Na melhor das hipóteses, o software ajuda a evitar áreas danificadas por tempo suficiente para retirar os dados.
Onde as pessoas pioram a situação
Muita gente vai direto para o CHKDSK. Eu não faria isso primeiro se seus arquivos importam.
O CHKDSK serve para tornar o sistema de arquivos utilizável de novo. Ele não foi feito com foco em preservar cada registro de arquivo danificado para trabalho de recuperação. Já vi casos em que ele limpou a bagunça de um jeito que o Windows gostou, mas a recuperação piorou depois. Reparo do sistema de arquivos e recuperação de dados não são o mesmo trabalho.
O que eu faria primeiro em vez disso
Clonar ou criar uma imagem da unidade. Uma cópia completa byte por byte, se a unidade ainda estiver legível o suficiente.
A ideia é simples. Você quer uma passada pela unidade com falha, não dez. Retire o que ainda puder para uma unidade saudável, depois faça o restante do trabalho a partir da cópia. Quando a imagem existir, deixe a original desligada.
Para coisas faça você mesmo, eu escolheria software de recuperação em vez de ferramentas de reparo. Disk Drill é uma das opções mais conhecidas para esse tipo de situação. O que me chamou atenção foi o lado de backup dele. Em unidades instáveis, softwares assim tentam não ficar presos para sempre em seções ilegíveis. Eles pulam trechos problemáticos, copiam primeiro os dados fáceis e depois voltam com leituras menores. Isso importa. Menos travamentos longos geralmente significam menos estresse em um disco morrendo.
O fluxo de trabalho básico
- Conecte uma unidade de destino saudável com espaço livre suficiente.
- Faça uma imagem byte por byte da unidade com problema.
- Analise a imagem, não o disco original.
- Salve os arquivos recuperados em uma unidade diferente.
Essa última parte passa batida com frequência. Não restaure os arquivos recuperados de volta na unidade original. Também não os despeje na mesma unidade que está armazenando sua imagem. Use um destino separado.
Quando eu encerraria a tentativa por conta própria
Se a unidade clicasse, arranhasse, emitisse bipes, não girasse ou deixasse de ser detectada completamente, eu pararia por aí.
Esses sintomas geralmente apontam para falha mecânica, não para um simples problema no sistema de arquivos. O software não vai consertar um conjunto de cabeças morto ou componentes internos danificados. Forçar mais pode piorar o resultado. Se os arquivos importam, mande para um laboratório.
Dois nomes que as pessoas costumam mencionar são Gillware e Techchef. Eles lidam com unidades danificadas com hardware adequado e trabalho em sala limpa. Não é barato. Muitas vezes você está falando de centenas de dólares, às vezes muito mais. Ainda assim é mais barato do que perder fotos de casamento, registros fiscais, filmagens de clientes ou arquivos antigos de projetos que você não consegue recriar.
Depois da recuperação
Só depois que seus arquivos forem recuperados e verificados eu pensaria em tentar reparos na unidade original.
Nessa etapa, você pode fazer uma formatação completa ou executar chkdsk /r para que o sistema operacional marque setores defeituosos e os evite depois. Ainda assim, eu não confiaria nessa unidade para nada importante novamente. Quando um disco começa a gerar erros de CRC e congelar durante leituras, eu o trato como um aviso, não como uma falha temporária.
O que eu mudei depois de me dar mal
Parei de fingir que uma cópia era suficiente.
A regra de backup que sigo agora é 3-2-1.
Três cópias dos seus dados.
Dois tipos diferentes de armazenamento.
Uma cópia fora do local ou na nuvem.
Leva um pouco mais de configuração. Ainda assim, é melhor do que passar um fim de semana tentando tirar fotos de família de uma unidade fazendo barulhos estranhos à 1h30 da manhã.
Desconectar durante a varredura é um mau sinal. Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, pare de fazer novas varreduras completas no disco original. Cada travamento ou evento de reconexão significa que a unidade está tendo dificuldade para ler, receber energia ou permanecer conectada tempo suficiente para terminar.
Uma coisa que eu verificaria primeiro, antes de mais tentativas de recuperação, é o caminho da conexão. Muitos discos externos com defeito parecem mortos quando o problema real é alimentação USB fraca, um cabo ruim ou uma placa adaptadora SATA para USB instável. Se este for um disco externo, experimente um cabo novo, uma porta USB diferente e evite hubs. Se ele tiver sua própria fonte de alimentação, troque isso também. Já vi discos desconectarem por horas e depois funcionarem normalmente após substituir um cabo de 10 dólares. Parece bobo, mas acontece o tempo todo.
Discordo um pouco da ideia generalizada de nunca reiniciar. Uma reinicialização controlada depois de trocar o cabo ou a porta é aceitável. Dez tentativas é onde as pessoas acabam fritando o disco.
Em seguida, verifique os dados SMART com algo simples como CrystalDiskInfo, apenas se o disco permanecer montado tempo suficiente. Setores realocados, setores pendentes e erros de CRC dizem muita coisa. Erros de CRC geralmente apontam para problema no cabo ou no gabinete, não apenas danos nos pratos. Se o SMART estiver cheio de setores pendentes e incorrigíveis, pare de testar e passe para a criação de uma imagem.
Para recuperação, o Disk Drill continua sendo uma escolha sólida porque permite criar uma imagem primeiro e trabalhar a partir dela. Isso importa mais do que o mecanismo de varredura neste estágio. Também vale a pena ler feedback real de usuários aqui se você quiser uma avaliação rápida do software, avaliações e notas reais de usuários do Disk Drill.
Mais uma dica prática. Se o disco estiver em um gabinete externo, remova-o e conecte-o diretamente ao SATA dentro de um desktop, se você tiver acesso a um. Chips de ponte USB costumam cair sob estresse de leitura. SATA direto é mais estável. Se ele ainda se desconectar no SATA, o problema é o próprio disco, não o gabinete.
Se o disco começar a fazer cliques, desligar a rotação ou desaparecer da BIOS, pare com as tentativas caseiras. Nesse ponto, você está dando a um disco com falha mais chances de morrer.
Se estiver desconectando no meio da varredura, eu pararia de pensar nisso como um problema normal de “varrer por mais tempo” e começaria a tratar primeiro como um problema de estabilidade. @mikeappsreviewer tem razão sobre não forçar o disco, e @cazadordeestrellas tem razão que o gabinete/cabo pode muito bem ser o idiota da sala.
Uma coisa que eu acrescentaria: deixe a unidade esfriar entre as tentativas. Nada de bobagem de freezer, só deixe ela descansar desligada por um tempo. Já tive unidades no limite que ficaram online por mais tempo quando não estavam se cozinhando durante novas tentativas repetidas. Calor piora leituras marginais, ponto final.
Além disso, evite navegar arquivo por arquivo. O Explorer é estranhamente ótimo em travar em uma pasta danificada e depois arrastar a unidade inteira junto com ele. Se puder, use algo que leia de forma sequencial e mantenha logs. O Disk Drill é bom aqui principalmente porque você pode criar uma imagem do disco e depois parar de ficar vigiando o hardware original.
E se você perceber o que as pessoas chamam de situação de setor defeituoso no disco rígido e noções básicas de erro de leitura piorando a cada hora, isso geralmente significa que a mídia está se degradando, não apenas que o Windows está sendo burro.
Pequena discordância com a abordagem de “verificar tudo”: eu não gastaria um monte de tempo executando diagnósticos extras se os dados importam. Cada teste significa mais leituras. Troque o cabo, tente SATA direto se possível, depois tente criar uma imagem. Se a unidade cair até assim, é hora do laboratório. É meio ruim, mas essa é a linha para mim.