Meu disco externo de repente parou de abrir depois que eu o desconectei rápido demais, e agora muitas das minhas fotos e arquivos de trabalho estão faltando. Estou tentando recuperar os dados sem pagar por um software caro, então eu realmente agradeceria recomendações de ferramentas gratuitas de recuperação de dados que realmente funcionem e sejam seguras de usar.
Passei por aplicativos de recuperação de arquivos demais, e a maioria deles cai em uma de duas categorias. Alguns são feitos para pessoal de laboratório e parecem hostis no segundo em que você os abre. Outros têm aparência limpa e amigável, mas desmoronam quando o trabalho fica complicado. Depois de testá-los em unidades reais, não em casos de demonstração, o Disk Drill ainda é o que eu indico primeiro para a maioria das pessoas.
O que me fez continuar usando-o foi a combinação de layout simples e resultados de recuperação decentes. Não precisei fuçar menus obscuros para iniciar uma varredura, e também não me senti limitado por uma interface de brinquedo. Ele lidou com as situações ruins mais comuns que encontrei: arquivos excluídos, volumes formatados, unidades USB danificadas, partições RAW, cartões SD, discos externos, cartões de câmera. Melhor do que eu esperava, para ser sincero.
O recurso de visualização me poupou tempo mais de uma vez. Em muitas ferramentas de recuperação, você faz a varredura, espera uma eternidade, recupera uma pilha de lixo e depois separa o que abre do que está quebrado. Aqui, consegui verificar fotos, documentos e alguns arquivos de vídeo antes de restaurá-los. Se você já lidou com um cartão cheio de fotos de férias meio perdidas, sabe por que isso importa. Há também uma opção de backup byte a byte, que usei em uma unidade que estava começando a se comportar de forma estranha. Primeiro criei uma imagem, analisei a imagem e deixei o original intacto. Mais seguro. No Windows, ele também oferece 100 MB de recuperação gratuita.
Algumas outras ferramentas ainda merecem ser mencionadas, porque algumas delas se saem melhor em casos mais específicos.
-
UFS Explorer
Este é para trabalhos pesados. RAID, sistemas de arquivos Linux, dispositivos NAS, partições corrompidas, layouts de armazenamento incomuns. Usei-o uma vez em um conjunto RAID e ele encontrou estrutura que outros aplicativos não viram. A desvantagem fica óbvia rápido. É técnico, denso e fácil de interpretar errado se você já não souber o que está vendo. -
GetDataBack
Aplicativo antigo. Visual antigo também. Ainda assim, já o vi recuperar árvores de pastas e nomes de arquivos em unidades NTFS e FAT danificadas melhor do que coisas mais novas com telas mais bonitas. Eu não o chamaria de agradável, mas também não o ignoraria. -
Windows File Recovery
A opção gratuita da Microsoft. Sem interface normal, tudo no Prompt de Comando. Testei-o em um caso simples de exclusão e ele se saiu bem. Para recuperação básica em NTFS, vale a tentativa. Para a maioria das pessoas, eu ainda escolheria o Disk Drill primeiro porque ele desperdiça menos a sua paciência.
Se seus arquivos sumiram e você quer ter alguma chance de recuperá-los, pare de gravar dados na unidade agora. Arquivos excluídos normalmente não desaparecem imediatamente. O sistema marca o espaço como reutilizável, e a partir daí cada instalação, download, atualização ou arquivo copiado começa a reduzir suas chances. Já vi pessoas perderem fotos recuperáveis por continuarem usando o mesmo laptop por algumas horas. Má ideia.
Além disso, não instale o software de recuperação na unidade que você está tentando salvar. Já vi alguém cometer esse erro uma vez e, sim, isso piorou as coisas. Coloque o software em outra unidade interna, um SSD externo ou até mesmo em um pendrive. Recupere os arquivos para outro local também. Mesma regra.
Mais uma coisa que muita gente deixa passar. O software de recuperação ajuda com danos lógicos, arquivos excluídos, formatação, corrupção, sistemas de arquivos danificados. Se a unidade estiver clicando, rangendo, desconectando aleatoriamente, esquentando ou não aparecer na BIOS ou no Gerenciamento de Disco, pare. Não continue escaneando. Esses são os tipos de sinais que trato como problema de hardware, e estresse extra pode acabar de vez com a unidade. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é o caminho mais seguro, mesmo que a conta doa.
Se o problema for exclusão, formatação ou corrupção do sistema de arquivos, suas chances ainda são boas. Você precisa agir com cuidado e evitar sobrescrever qualquer coisa. Essa parte importa mais do que qual aplicativo você escolher.
Pare de usar a unidade. Isso importa mais do que o aplicativo.
Como você quer algo grátis primeiro, eu tentaria estes nesta ordem:
-
TestDisk e PhotoRec
Grátis. Código aberto. Sem interface polida.
O TestDisk é bom se a partição foi corrompida depois de desconectar.
O PhotoRec é feio, mas recupera arquivos por assinatura e não se importa muito com o sistema de arquivos. Ótimo para fotos. Ruim para manter os nomes das pastas. -
Recuva
Antigo, simples, grátis.
Melhor para exclusões acidentais em unidades saudáveis.
Menos útil se a unidade externa agora aparece como RAW ou não monta direito. -
Windows File Recovery
Vale a pena tentar se você estiver no Windows e lidar bem com terminal.
Funciona melhor do que as pessoas costumam dizer em casos com NTFS. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer aqui. Eu testaria isso antes de perder tempo instalando três aplicativos com interface gráfica, se o seu caso parecer dano simples no sistema de arquivos. -
Disk Drill
Se as ferramentas grátis não encontrarem tudo, o Disk Drill é um bom próximo passo. A visualização ajuda e, para uma unidade externa instável, examinar uma imagem é a opção mais segura. A recuperação grátis no Windows é limitada, então tenha isso em mente.
Se o Gerenciamento de Disco mostrar o tamanho da unidade corretamente, suas chances são melhores.
Se ela fizer cliques, desconectar, ou ficar reconectando, pare de mexer nela.
Além disso, este é um bom resumo de software de recuperação de dados para unidades externas e arquivos ausentes, além de um explicador visual rápido aqui, assista a este rápido resumo de ferramentas de recuperação de dados.
Minha escolha rápida:
PhotoRec para profundidade grátis.
Recuva para desfazer exclusão com facilidade.
Disk Drill se você quiser a menor dor de cabeça.
Primeiro, eu acrescentaria uma opção na qual nem @mikeappsreviewer nem @mike34 realmente apostaram muito: DMDE. Tem uma versão gratuita, é feio de doer, mas para danos em partições e casos de o disco de repente parecer vazio / não abrir direito, pode ser estranhamente eficaz. Não é amigável para iniciantes, não. Eficaz, sim. Se ao desconectar você bagunçou o sistema de arquivos, o DMDE às vezes consegue mostrar a estrutura antiga de pastas quando ferramentas mais simples simplesmente não resolvem.
Vou discordar um pouco da vibe de simplesmente começar a escanear com tudo. Se o disco externo ainda está sendo detectado com o tamanho correto, eu na verdade verificaria primeiro a saúde SMART com algo gratuito como o CrystalDiskInfo antes de forçá-lo com escaneamentos longos. Se a saúde parecer ruim, criar uma imagem do disco é mais inteligente do que ficar mexendo nele repetidamente. É aí que o Disk Drill é bom, sinceramente, porque o fluxo de trabalho de imagem de disco dele é menos irritante do que o de muitas ferramentas mais técnicas.
Minha ordem começando pelas opções gratuitas seria:
-
CrystalDiskInfo
Verifique se o disco está morrendo. -
DMDE gratuito
Ótimo para encontrar partições perdidas / navegar por arquivos recuperáveis. -
chkdsk integrado do Windows?
Só se o disco estiver saudável e você aceitar o risco. Eu sei que algumas pessoas adoram dizer nunca use isso, mas em danos leves no sistema de arquivos ele pode ajudar. No caso errado, também pode causar bagunça. Então, talvez com cautela. -
Disk Drill
Melhor equilíbrio se as ferramentas gratuitas ficarem complicadas demais e você quiser pré-visualizações além de um fluxo de trabalho mais limpo.
Além disso, se você quiser mais opiniões do mundo real, este tópico tem algumas recomendações da comunidade do Facebook sobre software de recuperação de dados.
Se o disco estiver fazendo cliques, desconectando ou travando o Explorador de Arquivos, pare de mexer nele. É aí que o software gratuito deixa de ser útil e passa a ser como eu piorei a situação.
Ignore o chkdsk no início. Sei que @stellacadente chamou isso de um talvez cauteloso, mas depois de uma desconexão incorreta eu já vi ele corrigir a estrutura de diretórios e transformar tudo em uma bagunça ainda maior.
O que eu acrescentaria, que os outros não enfatizaram muito: se a unidade ainda aparece, faça primeiro um clone dela com algo como HDD Raw Copy Tool ou ddrescue, depois faça o trabalho de recuperação no clone. Isso importa mais do que discutir Recuva vs PhotoRec.
De graça, eu olharia para:
- DMDE para navegar e copiar pastas recuperáveis
- demo do R-Studio para ver o que realmente está lá antes de pagar qualquer coisa
- Unstoppable Copier somente se isso for mais erro de leitura do que exclusão de verdade
Sobre o Disk Drill, concordo com @mikeappsreviewer só até certo ponto.
Prós:
- interface fácil
- as visualizações são realmente úteis
- o fluxo de trabalho baseado em imagem é mais seguro
- razoável na recuperação mista de fotos e documentos
Contras:
- o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno
- varreduras profundas podem retornar muitos arquivos renomeados
- não é minha primeira escolha se a unidade estiver fisicamente instável
Então, minha opinião em comparação com @mike34, @stellacadente e @mikeappsreviewer: não comece pela lista de aplicativos de recuperação. Comece decidindo se o disco está saudável o suficiente para ser lido uma vez, clonado uma vez e só então escaneado com DMDE ou Disk Drill. Se a unidade desconecta, faz cliques ou trava o Explorer, pare por aí.