Meu disco externo está aparecendo esmaecido no meu Mac, e continuo recebendo o erro com.apple.diskmanagement.disenter quando tento montá-lo. Ele tem arquivos importantes, e estou preocupado com a perda de dados. Preciso de ajuda para descobrir o que causou isso e qual é a maneira mais segura de fazer a unidade voltar a funcionar.
O Utilitário de Disco mostrando uma unidade externa e depois se recusando a montá-la com “com.apple.DiskManagement.disenter” é um daqueles problemas do Mac que desperdiçam uma noite inteira. Enfrentei isso em um SSD exFAT depois de removê-lo rápido demais de um hub. O Mac reconhecia o hardware. O sistema de arquivos nunca ficou online.
Pelo que vi, as causas habituais são coisas simples. Ejeção incorreta. Danos no sistema de arquivos. Um formato de que o macOS não gosta. Ou o macOS inicia um trabalho de reparo em segundo plano e nunca o conclui.
Eu seguiria assim.
1. Primeiro interrompa a verificação de disco travada
O macOS geralmente inicia o fsck depois que uma unidade foi removida incorretamente. Enquanto ele estiver em execução, o disco pode permanecer indisponível. Em unidades externas maiores, e especialmente em exFAT, já vi o fsck ficar travado por muito tempo.
Abra o Terminal e execute:
sudo pkill -f fsck
Digite sua senha. Você não verá os caracteres enquanto digita. Essa parte é normal.
Se a unidade montar logo depois disso, não confie nela. Eu copiaria primeiro os arquivos importantes e deixaria os reparos para depois.
2. Verifique a árvore completa do disco no Utilitário de Disco
O Utilitário de Disco esconde informação demais por padrão. Abra-o, clique em Visualização e depois escolha Mostrar Todos os Dispositivos.
Você deve inspecionar toda a estrutura, não apenas o nome do volume. Normalmente você verá:
disco físico
contêiner, às vezes
volume
Execute os Primeiros Socorros em ordem, de cima para baixo. Comece com o disco físico, depois o contêiner, se houver um, e então o volume.
Uma falha em uma execução nem sempre significa que a unidade acabou. Já tive o Primeiros Socorros falhar uma vez e depois concluir na segunda execução, após o dispositivo pai ter sido verificado primeiro. Não é bonito, mas acontece.
3. Redefina sua sessão de usuário
Às vezes, o problema parece menos dano na unidade e mais o macOS ficando confuso. Já vi sair da conta e entrar novamente resolver isso uma vez. Uma reinicialização completa ajudou em outra ocasião.
Se você quiser um teste mais limpo, entre em outra conta de usuário no mesmo Mac e tente montar o disco por lá. Se funcionar em outra conta, seu perfil principal pode ter algum cache corrompido, permissões estranhas ou configurações desatualizadas vinculadas ao DiskManagement.
4. Desative o Time Machine por um minuto
Se a unidade já fez parte do Time Machine, o macOS ainda pode tentar se comunicar com ela como um destino de backup. Eu iria em Ajustes do Sistema, desativaria os backups automáticos por enquanto e depois tentaria montar a unidade novamente.
Isso parece aleatório até funcionar. Ignorei isso na primeira vez. Depois tentei, e o disco foi montado logo em seguida. Então sim, vale os 30 segundos.
5. Pare de forçar reparos se eles continuarem falhando
Se o Primeiros Socorros continuar exibindo erros e o disco ainda não montar, eu pararia por aí. Tentativas repetidas de reparo em um sistema de arquivos danificado são como as pessoas transformam um dia ruim em um ainda pior.
Neste ponto, eu mudaria para a recuperação e tiraria os dados antes de fazer qualquer coisa destrutiva.
Disk Drill é uma opção. Ele verifica o disco bruto mesmo quando o Finder se recusa a montá-lo. Em uma unidade externa danificada, ferramentas como essa às vezes recuperam os arquivos diretamente e, às vezes, reconstroem parte suficiente da estrutura de pastas para tornar os dados utilizáveis novamente.
Parte importante: salve os arquivos recuperados em uma unidade saudável diferente. Não os grave de volta na unidade com problema. Eu sei que isso parece óbvio, mas quando você está cansado e irritado é fácil clicar no destino errado. Pergunte-me como eu sei. hehe
6. Reformate somente depois que seus arquivos estiverem seguros
Assim que seus dados estiverem salvos, apague a unidade e comece do zero. No Utilitário de Disco, selecione o disco físico em si e depois escolha Apagar.
As opções de formato são simples:
APFS para uso moderno apenas no Mac
Mac OS Expandido com Registro Cronológico para fluxos de trabalho em Macs mais antigos
exFAT se você precisar usar Mac e Windows na mesma unidade
Eu também formataria em exFAT no Mac com o qual você pretende usá-la, em vez de manter qualquer estrutura que veio de outra máquina. Tive menos problemas de montagem fazendo assim.
A ordem importa. Recuperação primeiro. Apagar depois.
E sim, sempre ejete unidades externas antes de desconectá-las. As pessoas reviram os olhos para isso até que um volume fique somente leitura, ou desapareça, ou apareça no Utilitário de Disco como um fantasma que você não consegue tocar. Aí isso deixa de parecer opcional bem rápido.
Eu acrescentaria uma coisa na qual nem @mikeappsreviewer nem @cazadordeestrellas realmente insistiram o suficiente: verifique a saúde da unidade antes de deixar o macOS continuar mexendo nela.
Se o disco estiver visível no Utilitário de Disco, mas acinzentado, abra o Terminal e execute:
diskutil info /dev/diskX
e procure por:
- Mídia somente leitura: sim/não
- Personalidade do sistema de arquivos
- Status SMART, se disponível
Se o SMART indicar falha, ou se a capacidade aparecer incorreta, pare de tentar montar o disco. Isso aponta mais para hardware do que apenas para um sistema de arquivos bagunçado. Também verifique o Console.app em busca de erros em tempo real quando você conectá-lo. Erros repetidos de I/O ou de bridge geralmente significam problema no gabinete, na placa adaptadora ou na alimentação. As pessoas culpam o sistema de arquivos rápido demais, para ser sincero.
Outra coisa: se for um HDD externo de desktop, use a fonte de alimentação original dele, se houver. Já vi unidades com alimentação insuficiente gerarem erros disenter e agirem como se estivessem corrompidas quando na verdade só não estavam recebendo energia suficiente. Irritante, mas real.
Se os arquivos forem importantes, minha ordem seria:
- Tentar um cabo diferente e conexão direta
- Verificar SMART / informações do disco
- Clonar ou recuperar primeiro
- Reparar depois
É aí que o Disk Drill faz sentido. Se a unidade não montar, mas ainda for detectada, ele pode escanear o dispositivo bruto e permitir que você extraia os arquivos para outro disco. Eu faria isso antes de ficar confiante demais com o Primeiros Socorros.
Além disso, para um passo a passo mais limpo sobre como corrigir erros disenter do Mac DiskManagement e fazer uma unidade externa montar novamente, esse guia cobre muito bem as variações mais comuns do erro.
Uma pequena discordância com o conselho habitual: reiniciar é ok, mas eu não ficaria reconectando repetidamente uma unidade que está clicando ou desaparecendo. Isso pode piorar um disco que está morrendo muito rápido. Se começar a fazer barulhos, pare. Sério.
Eu evitaria fazer mais tentativas de reparo se os arquivos forem importantes. É aí que eu divirjo um pouco de @mikeappsreviewer. O Primeiros Socorros é aceitável uma vez. Depois disso, mude para diagnóstico e recuperação.
Faça isto no Terminal primeiro:
diskutil list
Encontre o identificador do disco externo, como disk4s1. Depois tente:
diskutil mountDisk /dev/disk4
diskutil mount readOnly /dev/disk4s1
Somente leitura é o teste mais seguro. Se montar, copie seus arquivos rapidamente.
Em seguida, verifique se o macOS detecta danos no sistema de arquivos sem tentar corrigi-los:
diskutil verifyDisk /dev/disk4
diskutil verifyVolume /dev/disk4s1
Se você receber erros de I/O, saída de tamanho estranha ou se o disco conectar e desconectar, suspeite do cabo, adaptador ou gabinete antes de culpar a unidade. Já vi hubs USB-C baratos causarem erros disenter. Conecte direto ao Mac. Tente outro cabo. Tente outra porta. É uma etapa chata, mas economiza tempo.
Se a unidade for exFAT, teste-a em um PC com Windows também. O macOS é mais exigente com volumes exFAT danificados. O Windows às vezes os monta em modo somente leitura ou mostra uma mensagem de reparo mais clara.
Se ainda continuar cinza, use o Disk Drill para escanear a unidade antes de formatar. É uma das melhores opções de recuperação de dados no Mac para uma unidade externa que não monta com com.apple.diskmanagement.disenter. Salve os arquivos recuperados em outro disco.
Após a recuperação, apague o dispositivo físico, não o volume cinza. Se quiser um guia claro, aqui está um vídeo sólido sobre como formatar uma unidade com problema no Terminal no Mac:
veja como formatar uma unidade externa com falha no Terminal no Mac
Versão curta. Teste a montagem em modo somente leitura. Verifique, não continue reparando. Descarte problemas no cabo e no gabinete. Recupere com o Disk Drill. Formate depois que seus dados estiverem seguros. Duas horas agora, propensas a erros de digitação, são melhores do que perder a unidade inteira depois, pode acreditar.