Excluiu um arquivo com Shift+Delete ou esvaziou a Lixeira?
Odeio ver isso acontecer. Você exclui uma coisa e, um segundo depois, percebe o que fez e sente aquele frio na barriga. A parte importante de saber é simples. Um arquivo marcado como excluído permanentemente muitas vezes não é apagado imediatamente. O Windows normalmente remove o registro do arquivo e marca seu espaço como livre. Se nada mais tiver sido gravado por cima ainda, a recuperação ainda tem chance.
Primeiro passo, pare de gravar na unidade
Se o arquivo era importante, eu pararia de usar a unidade afetada agora mesmo, ou o mais próximo de agora que você conseguir. Não instale aplicativos nela. Não copie coisas para ela. Não baixe arquivos aleatórios. Eu até evitaria navegação casual ou outras besteiras se isso atingir o mesmo disco. Cada gravação reduz suas chances.
Em SSDs, isso piora por causa do TRIM. Quando o TRIM é executado nos blocos excluídos, a janela para recuperação fica muito menor. Às vezes, ela se fecha completamente.
Verifique primeiro os lugares sem graça
Já vi pessoas passarem uma hora escaneando uma unidade e depois encontrarem o arquivo perdido em uma pasta antiga de sincronização. Então, antes de fazer qualquer coisa pesada, verifique:
OneDrive
Histórico de Arquivos
Versões Anteriores
Outro armazenamento em nuvem
Unidades externas
Backups em NAS
Qualquer aplicativo de backup que você configurou uma vez e depois esqueceu
Essa parte parece boba até funcionar. Às vezes, o arquivo não sumiu, você só perdeu a cópia local.
Se os backups falharem, passe para um software de recuperação
Se eu tivesse que tentar um software primeiro, eu começaria com Disk Drill. Tive uma sorte razoável com ele em casos normais de exclusão. O que mais gostei foi a frequência com que ele mantinha os nomes dos arquivos e os caminhos das pastas intactos quando as informações do sistema de arquivos ainda estavam lá. A visualização também ajuda, já que você não quer recuperar uma pilha de lixo e torcer para que um arquivo seja o certo.
Como eu faria isso
Instale o Disk Drill em outro lugar, se possível, não na mesma unidade em que o arquivo foi excluído.
Escolha a unidade onde o arquivo estava antes.
Execute a verificação.
Use a pesquisa e os filtros em vez de rolar por toda a bagunça.
Visualize o arquivo se a opção aparecer.
Recupere-o para uma unidade diferente. Não o coloque de volta na unidade de origem. É assim que as pessoas sobrescrevem o que estavam tentando salvar.
No Windows, ele permite verificação e visualização ilimitadas. A recuperação gratuita vai até 100 MB. Para um único documento ou algumas fotos, às vezes isso é suficiente.
Outras ferramentas que as pessoas continuam mencionando, por um bom motivo
PhotoRec
Esta é muito recomendada porque é gratuita e recupera muitos dados. Usei uma vez em um trabalho complicado de recuperação de cartão e, sim, encontrou bastante coisa. O problema é feio. Ela depende fortemente de assinaturas de arquivo, então os arquivos recuperados muitas vezes voltam sem nomes úteis e sem estrutura de pastas. Se a sua recuperação virar dez mil arquivos com nomes como recovered_004321, a sua noite já era.
DiskGenius
Eu olharia para esta opção quando o problema parecer maior do que um único arquivo excluído. Partição perdida, partição danificada, volume RAW, anomalias no sistema de arquivos, coisas assim. Ela costuma fazer mais sentido quando a própria unidade parece estar logicamente corrompida e as ferramentas mais simples não mostram muita coisa.
Quando eu pararia e chamaria um profissional
Há um ponto em que fazer você mesmo deixa de ser inteligente. Se a unidade faz cliques, desaparece do Windows, apresenta erros de hardware ou contém dados que você não pode se dar ao luxo de perder, eu não continuaria mexendo nela. Um serviço profissional de recuperação de dados faz mais sentido nesse caso. O software só ajuda se a unidade continuar legível. Falha física é um problema diferente.
Versão curta
Use a unidade o mínimo possível. Verifique os backups primeiro. Se nada aparecer, tente um software de recuperação logo, não dias depois. Quanto mais tempo a unidade permanecer ativa, piores ficam suas chances. Se for um SSD, aja rápido. Se a unidade parecer com problema, pare.