Alguém pode recomendar um software de recuperação para pen drive USB para 2026?

Estou procurando o melhor software de recuperação para pendrive em 2026, depois que minha unidade flash parou de mostrar meus arquivos de repente. Ela tem fotos importantes e documentos de trabalho, e estou tentando encontrar uma ferramenta de recuperação de dados segura e confiável que realmente funcione para arquivos perdidos ou corrompidos em USB. Eu realmente agradeceria recomendações com base em experiência real.

Já vi essa bagunça vezes demais com pen drives USB. Às vezes era a minha própria unidade. Outras vezes, um amigo me entregava uma depois que o Windows mostrava a mensagem “você precisa formatar esta unidade”, ou a pasta abria em branco como se os arquivos tivessem evaporado.

Depois de recuperações suficientes, parei de tratar todo pen drive com problema como um caso perdido. Muitos deles ainda podem ser lidos de alguma forma. O fator mais importante é o software que você escolhe. Testei as opções gratuitas, as ferramentas da velha guarda e os aplicativos pagos de recuperação. Alguns mal arranharam a superfície. Alguns conseguiram recuperar dados de unidades que eu achei que já estavam acabadas.

Faça isto primeiro

Antes de escanear qualquer coisa, vá com calma e evite piorar a situação.

1. Pare de usar a unidade USB imediatamente. Se os arquivos foram excluídos ou a tabela de arquivos foi corrompida, seus dados ainda podem estar lá até que algo os sobrescreva.

2. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Use a unidade do seu PC, um SSD externo, o que você tiver. Não os grave de volta no mesmo pen drive USB.

Esses dois passos parecem óbvios. Mesmo assim, as pessoas os ignoram e depois se perguntam por que metade dos arquivos volta corrompida.

Aquele com que geralmente começo

Se eu quero o caminho mais curto do pânico até recuperar os arquivos, geralmente começo com o Disk Drill. Sempre volto a ele porque lida com os desastres comuns em USB sem fazer você brigar primeiro com a interface.

Já usei em unidades com documentos apagados, pen drives formatados por engano, cartões de memória com comportamento estranho e dispositivos USB que o Windows se recusava a abrir. Ele costuma atingir um bom equilíbrio. Resultados fortes de recuperação, com menos atrito.

O recurso de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Não gosto de esperar por uma varredura longa só para recuperar lixo. Se eu puder visualizar o arquivo e ver que está intacto, sei que não estou perdendo tempo. A ferramenta de backup byte a byte também é um dos poucos recursos que eu diria que realmente valem a pena. Quando uma unidade continua se desconectando, trava no meio da leitura ou apresenta falhas, criar uma imagem primeiro é mais seguro. Prefiro trabalhar a partir de uma cópia do que continuar mexendo em um dispositivo que está morrendo.

Quando preciso de mais controle

O R-Studio é para onde eu vou quando o caminho fácil deixa de funcionar. Ele é mais profundo, mais confuso e mais técnico. Você percebe isso na hora. O layout parece ter sido feito para pessoas que já sabem lidar com partições, sistemas de arquivos, intervalos de varredura e configurações manuais.

Se você se sente à vontade com esse tipo de coisa, ele dá mais espaço para ir além. Eu não o entregaria para alguém que quer uma solução em dois cliques. Eu o usaria quando preciso de um controle mais preciso sobre como a unidade é analisada.

Se você precisa de uma opção gratuita

O PhotoRec ainda merece seu lugar. É gratuito e já me salvou em unidades em que o sistema de arquivos estava tão danificado que as ferramentas normais de recuperação quase não encontraram nada.

Há um porém. O PhotoRec funciona por assinaturas de arquivos, não reconstruindo o layout antigo do seu sistema de arquivos. Então, muitas vezes, você perde os nomes originais e a estrutura de pastas. Você recupera os arquivos, mas a organização desaparece, o que é complicado se você estiver recuperando anos de trabalho misturado. A interface também é simples e um pouco dura, especialmente se você não costuma usar ferramentas baseadas em texto.

Mesmo assim, para uma ferramenta sem custo, ele entrega mais do que se espera.

A ordem que eu usaria

Se esse fosse o meu pendrive USB, eu faria assim.

1. Comece com Disk Drill.

2. Mude para o R-Studio se precisar de um controle mais profundo ou se a primeira varredura deixar passar muita coisa.

3. Mantenha o PhotoRec por perto como opção gratuita de reserva, especialmente quando o sistema de arquivos parecer destruído.

Depois de recuperar os arquivos

Essa parte acaba sendo ignorada até a próxima falha. Eu também aprendi da pior forma. Configure backups assim que a recuperação terminar.

O método 3-2-1 ainda é a regra menos chata de seguir. Mantenha três cópias dos seus dados. Coloque-as em dois tipos de armazenamento. Mantenha uma cópia em outro lugar. É chato, sim. Mas ainda é melhor do que tentar ressuscitar um pendrive morrendo à 1h30 da manhã, torcendo para que seus documentos de imposto ou fotos de família ainda existam.

Eu colocaria o UFS Explorer na sua lista de opções. @mikeappsreviewer falou sobre Disk Drill, R-Studio e PhotoRec, então vou por outro caminho.

Para um pendrive com arquivos ausentes, o UFS Explorer é ótimo quando a unidade ainda aparece no Gerenciamento de Disco, mas o sistema de arquivos parece danificado. Ele lê FAT, exFAT, NTFS e partições corrompidas melhor do que muitos aplicativos para consumidores que já testei. No entanto, ele não é tão amigável quanto o Disk Drill. O Disk Drill ainda é o que eu sugeriria primeiro para a maioria das pessoas, porque é mais rápido de usar e a visualização prévia é mais fácil de confiar.

Pequena discordância com @mikeappsreviewer. Eu não recorreria ao PhotoRec tão rápido se seus arquivos incluírem documentos de trabalho. A recuperação por assinatura frequentemente cospe centenas ou milhares de arquivos sem nomes. Ótimo para fotos, irritante para arquivos de escritório.

Minha ordem:

1. Disk Drill, melhor primeira tentativa para recuperação de USB em 2026.
  2. UFS Explorer, se os resultados da varredura parecerem fracos ou a partição estiver danificada.
  3. ReclaiMe, se você quiser algo mais simples que o UFS, mas com uma abordagem mais forense do que ferramentas baratas.

Se a unidade desconecta, esquenta ou é lida com 0 bytes, pare. O software não vai corrigir hardware com falha. Nesse ponto, faça um clone primeiro ou envie para um serviço especializado.

Se você quiser uma visão geral das opções de software de recuperação de dados USB, isto ajuda:
melhor guia em vídeo de software de recuperação de dados USB

Eu discordaria um pouco de @mikeappsreviewer e @caminantenocturno em uma coisa: as pessoas partem para a ferramenta mais profunda rápido demais. Para um pendrive normal que ainda monta ou pelo menos aparece no Windows, o melhor software de recuperação de unidade USB em 2026 geralmente é o que permite verificar rapidamente quais arquivos são recuperáveis, não o que tem as opções mais intimidadoras.

Por esse motivo, eu ainda colocaria o Disk Drill no topo para a maioria dos casos. Provavelmente é o melhor equilíbrio entre varredura segura, visualização limpa e não transformar a recuperação em um projeto de fim de semana. Para fotos + documentos de trabalho, a visualização prévia importa muito. Se você consegue realmente abrir a prévia do arquivo antes da recuperação, isso evita um monte de adivinhação.

Onde eu divirjo um pouco: eu tentaria o DMDE antes de entrar totalmente no modo de ferramenta forense. Ele é feio pra caramba, mas muito forte para problemas de partição e reconstrução de diretórios, e muitas vezes mais barato do que alguns dos aplicativos famosos. Não é amigável para iniciantes.

Minha ordem pessoal:

1. Disk Drill para a primeira tentativa
  2. DMDE se a estrutura de pastas estiver bagunçada ou as informações da partição parecerem estranhas
  3. PhotoRec só se você estiver desesperado e puder viver sem nomes de arquivos/pastas

Se o USB desconecta aleatoriamente, fica extremamente lento ou pede para ser formatado, não continue mexendo nele. É assim que as pessoas transformam recuperável em poxa.

Também vale a leitura se você quiser mais opiniões sobre ferramentas de recuperação de pen drive USB e como elas se comparam: melhores recomendações de software de recuperação USB e comparações no mundo real.

Versão curta: Disk Drill primeiro, casos estranhos depois disso. Talvez não seja o caminho mais barato, mas geralmente o menos doloroso.

Sou um pouco menos otimista quanto a partir direto para UFS/DMDE, a menos que você já fale tabela de partição. Para a maioria dos desastres normais com USB, Disk Drill ainda é a primeira coisa que eu tentaria.

Prós do Disk Drill

• primeira varredura muito fácil
  • boa visualização de arquivos para fotos/documentos
  • pode recuperar de pendrives FAT, exFAT e NTFS
  • recurso útil de backup/imagem antes de forçar uma unidade instável

Contras

• não é a opção mais barata
  • casos profundos podem deixar passar coisas que ferramentas mais robustas encontram
  • o controle avançado é mais limitado do que no R-Studio/UFS Explorer/DMDE

Minha opinião:

• Disk Drill na primeira tentativa
  • depois UFS Explorer ou DMDE se pastas/partições estiverem corrompidas
  • PhotoRec só se você aceitar perder os nomes dos arquivos

Concordo com @caminantenocturno, @codecrafter e @mikeappsreviewer em um ponto importante: se o USB desconecta, mostra 0 bytes ou fica estranhamente lento, pare a varredura e faça um clone primeiro. O software ajuda com danos lógicos, não com hardware morrendo.