Como excluir fotos do iPhone após a importação quando elas continuam voltando?

Importei fotos do meu iPhone para o computador e tentei apagá-las do iPhone, mas elas continuam reaparecendo no Fotos. Não tenho certeza se isso é causado pelo Fotos do iCloud, pela sincronização ou por uma importação que falhou. Preciso de ajuda para descobrir como apagar permanentemente as fotos importadas do iPhone sem que elas voltem.

Já passei por isso mais de uma vez, e cansa rápido. Você importa as fotos do iPhone, acha que o trabalho acabou, mas o armazenamento continua parecendo lotado. Mesma barra vermelha, mesmo mau humor.

Se você quiser limpar isso primeiro no telefone, abra o Fotos, vá em Álbuns e role até ver Importações. Essa seção geralmente guarda o que você trouxe ou moveu recentemente. Apagar por ali ajuda, mas não conclui o trabalho. Você ainda precisa abrir Apagados Recentemente, que fica perto do fim da lista de álbuns, e limpar tudo manualmente. O iPhone mantém as fotos apagadas ali por cerca de 30 a 40 dias. É um bom recurso de segurança, ruim se você precisa de espaço hoje.

Uma parte me confundiu por mais tempo do que eu gostaria de admitir. No Mac, a opção ausente Apagar após importar geralmente está ligada ao Fotos do iCloud. Quando a sincronização do iCloud está ativada, a Apple trata a sincronização com a nuvem como a biblioteca principal de fotos, então o app Fotos do Mac para de mostrar essa caixa de seleção para apagar. Eu tive que desativar o Fotos do iCloud por um tempo no telefone antes que a opção aparecesse de novo.

Se o app Fotos no Mac começar a agir de forma estranha, eu pulo ele e uso o Captura de Imagem. App antigo, ainda está lá, ainda é útil. Conecte o iPhone por USB, abra o Captura de Imagem, selecione as fotos que você já copiou e depois aperte o botão de apagar. É uma ferramenta mais bruta, claro, mas achei mais confiável quando o Fotos se recusava a limpar os arquivos do dispositivo.

No Windows, eu fiz do jeito mais direto. Abra o iPhone no Explorador do Windows, entre na pasta DCIM e remova os arquivos diretamente como faria em um pen drive. Isso funciona, embora pareça meio suspeito na primeira vez. Você precisa ter cuidado, porque não há um desfazer fácil ali esperando por você.

Se as fotos apagadas continuarem reaparecendo, eu olharia para o Fotos do iCloud de novo. Geralmente é aí que a bagunça começa. Se o telefone estiver sincronizando enquanto o computador remove os arquivos, ou se a biblioteca na nuvem estiver travada no meio de uma atualização, as mesmas fotos podem voltar em loop para o dispositivo. Eu vi isso acontecer depois de apagar pelo computador enquanto o telefone ainda tentava baixar a biblioteca de novo.

A parte que as pessoas costumam notar por último é o desempenho. Uma vez culpei a bateria. Outra vez culpei o iOS. Não. Meu armazenamento estava entupido de fotos e vídeos que sobraram. Quando o espaço livre fica baixo demais, o telefone inteiro começa a ficar lento. Os apps abrem devagar. A digitação atrasa. Até as coisas pequenas parecem estranhas. Depois que liberei espaço, o telefone parou de parecer antigo.

Eu tentei fazer a limpeza manualmente. Fotos em sequência, capturas de tela duplicadas, dez cópias da mesma foto borrada de gato. Perda de um fim de semana, para ser sincero. Acabei usando o Clever Cleaner, principalmente porque eu estava cansado e queria ver os arquivos grandes primeiro. A maioria dos apps de limpeza que testei estava cheia de anúncios, insistências ou alguma contagem regressiva de teste. Este não veio com nada disso.

A parte à qual eu sempre voltava era a aba Heavies. Ela organiza a mídia por tamanho, então os clipes gigantes em 4K aparecem de cara. Também há uma aba Similars, que agrupou fotos quase duplicadas bem o suficiente para eu limpar uma pilha de fotos repetidas sem ficar horas olhando cada miniatura. Ela também mostra os tamanhos dos arquivos nas capturas de tela, o que parece algo pequeno, embora eu tenha achado útil ao cortar centenas de imagens inúteis minúsculas. Pelo que vi, o processamento fica no dispositivo, o que importava para mim porque eu não queria que minha biblioteca passasse por algum servidor desconhecido.

Depois de remover cerca de 15 GB, meu telefone parou de engasgar. Essa foi a solução inteira. Então, se a importação já terminou e o armazenamento ainda parece errado, verifique Apagados Recentemente primeiro. Se o telefone ainda parecer inchado depois disso, vá atrás dos vídeos grandes, duplicatas e capturas de tela que você esqueceu que estavam lá. No meu caso, esses restos eram o problema de verdade.

Se as fotos continuam voltando, eu olharia primeiro para o estado da sincronização, não para a etapa de exclusão.

O que costuma acontecer é o seguinte:

1. Você importa para um computador.
  2. A importação não marca todos os itens como transferidos.
  3. O Fotos do iCloud sincroniza a mesma biblioteca de volta para o iPhone.
  4. O app Fotos recria as miniaturas, então parece que as coisas excluídas voltaram.

Algumas verificações que eu faria:

Se você usa Fotos do iCloud:
Vá em Ajustes, seu nome, iCloud, Fotos. Veja se Sincronizar este iPhone está ativado. Se estiver ativado, excluir no iPhone também exclui do iCloud. Se você excluiu apenas da cópia no computador, seu iPhone ainda vê as versões no iCloud e as traz de volta à visualização. É por isso que a importação local não é a mesma coisa que remover da sua biblioteca de fotos da Apple.

Verifique também se essas imagens ainda estão em iCloud.com.
Se estiverem lá, o telefone está fazendo o que foi instruído a fazer.

Verifique também o armazenamento em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Fotos.
Se o número não cair após a exclusão, o índice da biblioteca pode estar travado. Reiniciar e depois deixar o telefone no Wi-Fi e na energia por 20 a 30 minutos às vezes corrige a discrepância. Irritante, mas é verdade.

Eu meio que discordo do @mikeappsreviewer sobre excluir direto da DCIM como primeira medida. Funciona, mas já vi isso deixar lacunas estranhas no banco de dados da biblioteca. Eu trataria a exclusão direta da DCIM como último recurso, não o primeiro.

Se o seu objetivo é limpar depois da importação, separe as tarefas:

1. Confirme a importação no computador.
  2. Confirme que as fotos estão no iCloud ou com backup em outro lugar.
  3. Desative a sincronização temporariamente se ela estiver adicionando tudo de novo.
  4. Exclua do iPhone.
  5. Deixe o Fotos terminar de sincronizar antes de reativar qualquer coisa.

Se a sua biblioteca estiver cheia de duplicatas, vídeos grandes e capturas de tela antigas depois de tudo isso, use o Clever Cleaner para encontrar o lixo mais rápido. Também vale a pena ler avaliações reais do app Clever Cleaner para limpeza de fotos no iPhone se você quiser ver como as pessoas lidam com bibliotecas de fotos inchadas.

Resumindo, fotos que reaparecem geralmente significam sincronização, não falha na exclusão.

O que eu verificaria em seguida é se estas são realmente fotos sincronizadas ou fotos locais do rolo da câmera. Essa parte costuma passar despercebida.

Se as fotos foram originalmente sincronizadas para o iPhone a partir de um Mac ou PC anos atrás, normalmente você não consegue apagá-las uma por uma no telefone. Elas voltam porque a próxima sincronização as coloca de volta. É um problema diferente do iCloud, mas com o mesmo resultado irritante. Nesse caso, conecte o iPhone ao computador que você usou antes e remova os álbuns de fotos sincronizados no Finder ou no iTunes.

Concordo em parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque que o iCloud costuma ser o suspeito habitual, mas nem sempre. Às vezes o problema real é que o telefone nunca terminou de indexar após a importação, então o app Fotos mostra miniaturas desatualizadas como uma casa mal-assombrada. Verifique a contagem de fotos antes e depois de reiniciar e depois espere um pouco com o aparelho na energia e no Wi‑Fi.

Veja também em:
Ajustes > Fotos > Biblioteca Compartilhada
Se a Biblioteca Compartilhada estiver ativada, os itens podem parecer “voltar” porque você está vendo tanto o conteúdo pessoal quanto o compartilhado. O mesmo vale para o álbum Ocultos se as coisas parecerem sumir e reaparecer.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem:
Ajustes > [seu nome] > iCloud > Gerenciar Armazenamento da Conta > Fotos
Se o iCloud estiver cheio, a sincronização pode travar e agir de forma estranha.

Se o seu objetivo é apenas liberar espaço rapidamente, eu pularia a busca manual e usaria o Clever Cleaner para iPhone para identificar vídeos enormes, duplicatas e capturas de tela depois que você terminar de resolver a sincronização. Ele não corrige a lógica do iCloud, mas ajuda a limpar os restos que fazem o armazenamento parecer com problema.

Se você quiser um guia mais claro passo a passo para importar e apagar fotos do iPhone, isso pode ajudar a identificar em qual parte está a falha. Provavelmente vale a pena verificar antes de apagar qualquer outra coisa.