Como recuperar arquivos de um cartão SD formatado sem sobrescrever os dados?

Eu formatei acidentalmente meu cartão SD e só depois percebi que ele tinha fotos e vídeos importantes dos quais não tenho backup em nenhum outro lugar. Parei de usar o cartão imediatamente porque não quero sobrescrever os dados apagados. Preciso de orientação sobre a maneira mais segura de recuperar arquivos de um cartão SD formatado sem causar mais perda de dados.

Já passei por isso uma vez com um cartão SD de câmera, e a versão curta é sim, seus arquivos muitas vezes ainda estão lá.

O que normalmente acontece depois de uma formatação em uma câmera, drone ou PC é uma formatação rápida. O cartão não é apagado por completo. O dispositivo basicamente redefine o índice e marca o espaço como disponível. Suas fotos e clipes de vídeo muitas vezes permanecem no cartão até que novos dados sejam gravados por cima deles.

A primeira coisa que eu faria é parar de usar o cartão agora. Retire-o. Não grave mais imagens. Não copie arquivos aleatórios para ele. Quanto mais você gravar nele, maior a chance de seus arquivos antigos serem sobrescritos, e aí a recuperação fica complicada muito rápido.

Se você quiser ter a melhor chance de recuperar tudo, use um software de recuperação. Tive mais sorte com o Disk Drill. A parte de que gostei foi o modo como ele lida com a recuperação de vídeo. Arquivos grandes de vídeo de drones e câmeras tendem a ficar divididos em partes pelo cartão, então algumas ferramentas encontram os nomes dos arquivos, mas entregam clipes que não abrem. O Disk Drill tem um modo Advanced Camera Recovery feito para reconstruir esses arquivos.

O que eu faria, passo a passo:

1. Conecte o cartão SD ao seu computador com um leitor de cartões decente.
  2. Instale o Disk Drill na unidade interna do seu computador. Não instale nada no cartão SD.
  3. Abra o programa, selecione o cartão SD formatado e inicie uma varredura. Se isso era gravação de drone ou câmera, use o Advanced Camera Recovery.
  4. Aguarde a varredura terminar. Visualize o que ele encontrar para verificar se os arquivos abrem corretamente.
  5. Recupere os arquivos de que você precisa para uma pasta no seu computador. Não salve os arquivos recuperados de volta no cartão SD. Se fizer isso, você corre o risco de sobrescrever os mesmos dados que está tentando extrair.

Se você quiser outras opções, o PhotoRec é confiável e gratuito. Usei anos atrás. Funciona, mas parece bem cru. Não tem uma interface gráfica normal, há muitas telas em estilo de linha de comando, e você geralmente perde os nomes originais e a estrutura das pastas. Organizar o material recuperado depois é um incômodo. O R-Studio é outra opção, embora tenha parecido mais voltado para pessoas que fazem esse tipo de coisa a semana toda. Além disso, o limite gratuito de tamanho de arquivo o torna uma escolha ruim para recuperação de vídeo.

Se o cartão tiver arquivos que você não pode substituir, ou se o seu computador nem detectar o cartão mesmo depois de tentar outro leitor, eu pararia por aí e procuraria um laboratório de recuperação. Esses lugares usam ferramentas de hardware e métodos em nível de chip que os softwares comuns não usam. Custa mais, claro, mas muitos deles trabalham com base em sem dados, sem cobrança.

Pare de usar o cartão. Você agiu certo aí.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse: faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD, antes de executar a recuperação. Prefiro essa etapa em cartões instáveis porque cada leitura extra força um pouco mais a memória flash barata. Se o cartão começar a falhar no meio da varredura, você ainda terá o arquivo de imagem e poderá trabalhar a partir dele em vez do original.

Melhor fluxo:

1. Coloque o cartão SD em um leitor com a trava de proteção contra gravação ativada, se o seu adaptador tiver uma.
  2. Use uma ferramenta de criação de imagem de disco para clonar o cartão inteiro para o seu PC.
  3. Execute o software de recuperação na imagem, não no cartão SD.
  4. Salve as fotos e vídeos recuperados em outra unidade.

Discordo um pouco de escanear o cartão primeiro se ele tiver arquivos com os quais você realmente se importa. Fazer a imagem primeiro é mais seguro.

Se a formatação foi rápida, as chances de recuperação costumam ser razoáveis. A formatação completa é pior, mas cartões exFAT e FAT32 ainda às vezes permitem recuperação parcial, especialmente para JPG e MP4. Nomes de arquivos e pastas geralmente se perdem, então depois organize por tipo de arquivo e data.

O Disk Drill é uma escolha sólida para isso, e lida bem com a recuperação de cartão SD formatado. O Recuva é bom para recuperar fotos simples, mas tende a não encontrar vídeos fragmentados. Se o seu cartão mostrar o tamanho errado, pedir para ser formatado novamente ou desconectar, pule o software e leve a um laboratório.

Discussão relacionada aqui, dicas de recuperação de fotos e vídeos de cartão SD formatado.

Eu faria uma coisa de forma um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @himmelsjager: verificar a integridade do cartão antes de forçá-lo com uma varredura profunda e longa.

Se o cartão SD ainda monta normalmente e mostra a capacidade correta, isso é um sinal razoável. Se ele de repente ficar minúsculo, somente leitura, desaparecer no meio da cópia ou pedir para ser formatado novamente, não continue mexendo nele. Isso pode significar problema no controlador ou na memória flash, não apenas um simples erro de formatação. Nesse caso, cada tentativa extra é um risco.

Para uma formatação acidental normal, o caminho prático mais seguro é:

1. Trave o cartão se o seu adaptador tiver a chave.
  2. Conecte-o a um leitor de cartão USB confiável, não à câmera ou ao telefone.
  3. Faça uma imagem completa do cartão, se possível.
  4. Recupere a partir da imagem para o seu computador ou outra unidade.

Onde eu discordo um pouco da mentalidade de usar qualquer ferramenta gratuita primeiro: ferramentas gratuitas servem para JPGs, mas podem complicar com arquivos grandes MP4/MOV e clipes fragmentados. É aí que o Disk Drill costuma valer a pena testar, porque ele lida muito bem com a recuperação de cartões SD formatados e oferece pré-visualizações antes da restauração. A pré-visualização importa muito. Se um vídeo recuperado não puder ser visualizado, não presuma que a exportação final será magicamente corrigida.

Além disso, após a recuperação, verifique os arquivos antes de fazer qualquer coisa com o cartão. Abra várias fotos. Avance pelos vídeos, não apenas pelos primeiros 3 segundos. A corrupção costuma aparecer mais tarde no arquivo.

Se você quiser um passo a passo visual, esta análise do Disk Drill e passo a passo de recuperação de cartão SD é bem fácil de acompanhar.

Mais uma coisa que as pessoas ignoram: depois de recuperar o que puder, aposente esse cartão se ele tiver apresentado qualquer comportamento estranho. Cartões SD são baratos, refazer filmagens perdidas não é. Essa é a parte dolorosa que a maioria de nós aprende uma vez só rs.