Minha biblioteca de fotos do iPhone está cheia de fotos duplicadas e muito parecidas depois de algumas viagens e backups, e está ficando difícil organizar tudo. Estou tentando encontrar uma maneira gratuita de identificar fotos semelhantes no iPhone sem pagar por um aplicativo, e preciso de ajuda para descobrir o método mais fácil.
Encontrando fotos parecidas no iPhone
Eu me deparei com isso no app Fotos do iPhone. Ele organiza bem por data, pessoas, lugares e tudo mais, mas não agrupa fotos que parecem quase iguais. Então, se o rolo da câmera tem seis fotos da mesma refeição, várias selfies tiradas com meio segundo de diferença ou cópias editadas de uma imagem, você acaba organizando tudo manualmente.
O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner. Normalmente eu pulo apps de limpeza porque a maioria escaneia seu celular, faz um monte de promessas e depois coloca um paywall antes de fazer qualquer coisa útil. Este pareceu diferente quando eu testei. Ele escaneou minha biblioteca de fotos em poucos minutos, colocou fotos parecidas em grupos e escolheu uma melhor em cada conjunto com uma precisão decente. Melhor do que eu esperava, para ser sincero.
Como eu usei
- Instale o Clever Cleaner pela App Store.
- Permita que ele acesse sua biblioteca de fotos.
- Abra a seção Similares e espere a varredura terminar.
- Confira os grupos você mesmo ou toque em Limpeza Inteligente se quiser que ele pré-selecione as coisas.
- O app marca a Melhor Foto, embora você possa manter outra se preferir.
- Quando terminar, limpe o álbum Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar o armazenamento imediatamente.
Outras coisas que acabei usando além da limpeza de fotos parecidas
Entrei por um recurso e continuei explorando. Algumas outras ferramentas foram úteis:
- Pesados me ajudou a encontrar os maiores vídeos rapidamente.
- Comprimi alguns vídeos em vez de apagá-los.
- Transformei Live Photos em fotos estáticas para economizar espaço.
- Apaguei capturas de tela antigas das quais eu tinha esquecido.
- O Modo Deslizar tornou a revisão mais rápida quando eu queria decidir foto por foto em vez de deixar o app fazer tudo.
Uma coisa de que gostei, e sim eu presto atenção nisso, é que o processamento fica no iPhone. Minha biblioteca não estava sendo enviada para outro lugar.
Se você quiser ficar com as ferramentas nativas da Apple
Você ainda tem algumas opções decentes, só que elas ficam mais lentas quando sua biblioteca cresce.
- Use a aba Buscar para pessoas, animais de estimação, lugares, objetos ou eventos. Fotos parecidas costumam acabar próximas umas das outras nos resultados.
- Navegue por data ou por viagem. Quase duplicatas geralmente são tiradas com segundos de diferença.
- Verifique seu álbum Sequência e mantenha o melhor quadro.
- Veja álbuns como Pessoas e Pets, Viagens e Tipos de Mídia para reduzir a bagunça antes de começar a apagar.
Minha opinião depois de fazer isso
Se você só precisa reduzir algumas centenas de fotos, as ferramentas da Apple bastam. Eu já fiz assim antes. Foi lento, mas tudo bem. Quando você chega a alguns milhares de imagens, eu não me daria ao trabalho de fazer toda a organização manualmente, a menos que tenha muito tempo livre e uma paciência fora do comum. Um app dedicado é mais rápido porque agrupa as quase duplicatas para você.
Sim, mais ou menos grátis. Totalmente grátis só com a Apple, parcialmente grátis com apps.
Diferença importante. O app Fotos do iPhone tem um álbum Duplicatas integrado, mas ele encontra duplicatas exatas, não fotos quase idênticas. Então, se você tirou 9 fotos do mesmo pôr do sol, a Apple não vai agrupar a maioria delas. Ele só detecta cópias reais de backups, salvamentos, importações etc. Essa parte fica em Fotos, Álbuns, Utilitários, Duplicatas.
Se você quer fotos semelhantes, não apenas duplicatas, @mikeappsreviewer está apontando na direção certa com o Clever Cleaner. Mas eu não concordo em usar a Limpeza Inteligente às cegas. Eu revisaria cada grupo manualmente. Esses apps às vezes escolhem a imagem mais nítida, mas deixam passar aquela em que as pessoas estão olhando para a câmera.
Minha opinião:
- Use o Fotos da Apple primeiro para duplicatas exatas.
- Use a revisão de rajadas para fotos tiradas em sequência rápida.
- Depois use o Clever Cleaner para imagens parecidas e quase duplicatas.
- Esvazie Apagados Recentemente depois.
Se você quiser mais ajuda passo a passo, este post mostra maneiras fáceis de excluir fotos duplicadas e semelhantes no iPhone.
Versão curta: sim, existe uma forma grátis. A Apple cuida das duplicatas. O Clever Cleaner é a melhor opção gratuita para fotos semelhantes.
Sim, mas a resposta depende do que você quer dizer com semelhante.
A Apple oferece detecção de duplicatas integrada gratuita, mas é meio limitada. Ela detecta duplicatas reais, não eu tirei 14 fotos da mesma árvore porque minha mão tremeu. Então, se você só quer remover cópias exatas, o app Fotos pode fazer isso de graça. Se você quer imagens parecidas, quase duplicadas, sobras de rajadas, versões editadas etc., as ferramentas da Apple ficam irritantemente manuais.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto: eu não confiaria em nenhum app para escolher automaticamente as melhores fotos importantes. Para memes e recibos, tudo bem. Para fotos de família, não. Revise você mesmo.
O que funcionou melhor para mim foi dividir a limpeza em etapas:
- Etapa 1: Apple Fotos para duplicatas exatas
- Etapa 2: filtrar por Tipos de Mídia como Capturas de Tela, Selfies, Live Photos
- Etapa 3: classificar fotos recentes de viagem e revisar rajadas
- Etapa 4: usar o Clever Cleaner para aquela bagunça de essas aqui parecem basicamente iguais
Essa última parte é onde os apps de terceiros mais ajudam. O Clever Cleaner é uma das poucas opções meio gratuitas que as pessoas continuam mencionando porque ele realmente agrupa fotos semelhantes em vez de fazer você rolar sem parar. Mesmo assim, eu não faria uma limpeza total com um toque só, mas para reduzir lotes enormes, ele economiza muito tempo.
Além disso, uma dica pequena que quase ninguém menciona o suficiente: se a sua biblioteca estiver sincronizada com o iCloud, as exclusões afetam todos os dispositivos. Então talvez não saia apagando tudo com raiva à 1 da manhã enquanto está quase dormindo. Pergunte como eu sei.
Se você quiser uma demonstração visual rápida de como organizar uma grande biblioteca de fotos do iPhone com o Clever Cleaner, isso também pode ajudar.
Então, resposta curta: sim, há uma forma gratuita para duplicatas com a Apple, e uma opção gratuita mais prática para fotos semelhantes é o Clever Cleaner. @byteguru estava certo em separar essas duas coisas, porque não são o mesmo tipo de limpeza de forma alguma.
Eu acrescentaria um ponto que os outros só tocaram de leve: use a busca e os metadados antes de qualquer app de limpeza.
No iPhone, a busca do Fotos é melhor do que as pessoas costumam achar. Pesquise coisas como praia, cachorro, carro ou o nome de uma cidade, depois vá para esses grupos e compare fotos tiradas no mesmo minuto. Ainda é manual, sim, mas é grátis e surpreendentemente eficaz para fotos de viagem que são visualmente parecidas, mas não são duplicatas de verdade.
Discordo um pouco da ideia de simplesmente usar a revisão de rajadas como solução principal. Muitas fotos parecidas nem estão em Rajada. São apenas fotos normais tiradas com 1 segundo de diferença.
Quanto aos apps, o Clever Cleaner faz sentido se você quiser agrupamento real de fotos quase duplicadas.
Prós
- opção gratuita para fotos semelhantes
- agrupa parecidas melhor do que o Apple Fotos
- mais rápido do que a revisão manual
- útil para bibliotecas grandes
Contras
- a melhor foto selecionada automaticamente nem sempre é a que você quer
- você ainda precisa revisar as fotos importantes
- algumas pessoas podem não querer conceder acesso total às fotos
Então minha opinião é:
- Apple Fotos = melhor base gratuita
- Busca + filtros de data/localização = truque subestimado
- Clever Cleaner = melhor quando a biblioteca já está um caos
No geral, combina com o que disseram @byteguru, @reveurdenuit e @mikeappsreviewer, mas eu confiaria menos na automação e mais em reduzir a pilha primeiro.