O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, mas eu realmente não quero apagar fotos, apps ou mensagens. Percebi que os dados em cache e o armazenamento do sistema parecem estar ocupando muito espaço, e não tenho certeza se limpar o cache realmente faz diferença. Preciso de ajuda para descobrir as formas mais seguras de liberar espaço no iPhone sem perder nada importante.
Seu iPhone bater no limite de armazenamento é miserável. Eu passei por isso uma vez tentando salvar um vídeo, e o telefone começou a ficar lento em todo o resto também. Os apps demoravam mais para abrir. A câmera parecia atrasada. Até digitar ficou estranho. Se você está olhando para “Armazenamento do iPhone Cheio”, eu não começaria apagando fotos em massa. Eu fiz isso anos atrás e me arrependi.
O que me ajudou foi mudar a forma como o telefone armazena as coisas, não sair destruindo toda a minha biblioteca.
Primeira parada, Fotos.
Se você ainda não ativou Otimizar Armazenamento do iPhone, eu corrigiria isso primeiro. Isso mantém os originais em tamanho completo no iCloud e versões menores no telefone. Suas fotos continuam aparecendo na biblioteca normalmente. Quando você abre uma, o iPhone baixa a versão completa se precisar. Em uma biblioteca de fotos grande, isso libera bastante espaço. Já vi isso recuperar dezenas de GB.
Próxima coisa, lixo de app. Essa parte pega muita gente de surpresa.
Muitos apps começam pequenos, depois incham com o tempo. TikTok, Instagram, apps de navegador, até apps de mensagens. O tamanho do download pode ser algumas centenas de MB, mas meses depois ele está ocupando vários GB por causa de vídeos em cache, arquivos temporários e outros restos. O iOS não oferece um botão simples para limpar todo o cache de uma vez, o que é irritante.
No Safari, limpe o histórico e os dados dos sites em Ajustes. Isso ajuda um pouco.
Para apps sociais, a medida mais eficaz que encontrei foi apagar o app e depois instalar de novo. Bruto, sim. Funciona, também sim. Sua conta continua lá. Seu conteúdo na nuvem continua lá. Os arquivos inúteis normalmente não.
Se apagar apps parece demais, use Desinstalar Apps Não Usados nos ajustes de armazenamento. Esse recurso é subestimado. Ele remove o app em si, mas mantém seus documentos, ajustes e informações de login. O ícone fica na Tela de Início com um símbolo de nuvem. Toque nele depois e ele volta. Bom para apps que você usa duas vezes por ano e esquece que existem.
Eu também me deparei com uma bagunça de mídia que as ferramentas nativas não estavam mostrando bem. Meu telefone tinha ficado lento o bastante para eu ir caçar o que estava ocupando espaço além das coisas óbvias. Acabei experimentando o Clever Cleaner.
Eu normalmente desconfio de apps de limpeza. A maioria força assinaturas, esconde recursos básicos ou te afoga em anúncios. Este pareceu mais útil do que enganoso. A parte de que gostei foi a seção Similares. Ela agrupou fotos quase duplicadas, o que foi perfeito para aquela sequência comum de dez fotos quase idênticas em que só uma vale a pena guardar. Eu não precisei procurar manualmente uma por uma.
A seção Pesados ajudou mais do que eu esperava. Ela organizou os vídeos por tamanho, o que me poupou tempo porque o Fotos não facilita encontrar o único clipe ocupando 2GB. Quando vi os tamanhos reais dos arquivos, ficou óbvio o que mover para fora do telefone ou apagar. Ele também processa no próprio dispositivo, o que importava para mim porque eu não queria minha biblioteca enviada para algum lugar aleatório.
Uma correção chata que ainda importa: reinicie o telefone.
Se os Dados do Sistema parecerem enormes no Armazenamento do iPhone, uma reinicialização às vezes limpa logs temporários e restos de cache do sistema. Não é glamouroso. Ainda assim vale a tentativa. Já vi a barra de armazenamento encolher depois de reiniciar mais de uma vez.
Eu também verificaria o Mensagens. Conversas em grupo antigas acumulam rápido, especialmente aquelas cheias de vídeos, notas de voz, capturas de tela e memes antigos de 2021 que você nunca mais vai abrir. Definir as mensagens para serem apagadas automaticamente depois de um ano ajudou a impedir que as minhas crescessem para sempre.
Se eu fosse limpar um iPhone hoje, faria nesta ordem:
- Ative Otimizar Armazenamento do iPhone.
- Verifique o Armazenamento do iPhone e desinstale apps que você raramente usa.
- Limpe o histórico e os dados dos sites do Safari.
- Reinstale apps com cache inflado, principalmente redes sociais.
- Revise fotos duplicadas e vídeos grandes.
- Reinicie o telefone e verifique novamente os Dados do Sistema.
- Configure o Mensagens para remover conversas antigas automaticamente.
Fazer isso me devolveu uma boa quantidade de armazenamento sem mexer em nada importante. No meu telefone, o ganho foi suficiente para parar a lentidão e torná-lo utilizável de novo. Se você atacar primeiro as coisas escondidas, normalmente não precisa apagar metade da sua vida do dispositivo.
Limpar o cache ajuda, mas as pessoas esperam demais disso.
No iPhone, limpar o cache normalmente libera de algumas centenas de MB até alguns GB. Bom para um alívio de curto prazo. Não é uma solução se o armazenamento está lotado por fotos, mídia ou dados enormes de apps. Então sim, funciona, mas os ganhos costumam ser modestos.
Discordo parcialmente do @mikeappsreviewer em um ponto. Reinstalar apps é eficaz, mas dá trabalho, e alguns apps baixam lixo de novo rapidamente. Eu primeiro olharia para arquivos que o iOS esconde bem à vista.
Tente isto.
Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Espere um minuto para o gráfico se estabilizar. Depois verifique isto:
Downloads no app Arquivos. Downloads do Safari, PDFs, ZIPs, documentos aleatórios. As pessoas esquecem dessas coisas por meses.
Anexos do Mail. Se você usa o app Mail com anexos grandes, remover e adicionar a conta novamente às vezes reduz o armazenamento local.
Podcasts e Música. Mesmo se você usa streaming, episódios e músicas offline antigos continuam lá.
Apps de TV e estilo Netflix. Vídeos offline consomem armazenamento rapidamente.
App Livros. Audiolivros e PDFs baixados também se acumulam.
Quanto aos Dados do Sistema, forçar o fechamento de apps não vai ajudar muito. Uma sincronização com o Finder no Mac ou com o iTunes no Windows às vezes reduz o armazenamento do sistema inchado. Estranho, mas funciona com mais frequência do que a Apple admite. Também instale qualquer atualização pendente do iOS. Alguns bugs de armazenamento são corrigidos ali, e arquivos temporários antigos são limpos durante o processo.
Se você quiser manter tudo e ainda assim liberar espaço, mover os dados é melhor do que apagar os dados. Transfira os originais para o iCloud Drive, Google Drive ou um computador, e depois deixe o acesso local mais leve. Mesmo conteúdo, menos bagunça no dispositivo.
Se a sua fototeca está bagunçada, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para revisar fotos duplicadas e arquivos de mídia grandes. Também vale passar os olhos em avaliações reais do app Clever Cleaner feitas por usuários de iPhone se você quiser ver como ele lida com a limpeza de armazenamento no uso normal.
Versão curta: limpar o cache ajuda um pouco. Downloads ocultos, mídia offline, dados do Mail e arquivos de sistema inchados costumam trazer um ganho maior. É aí que eu olharia primeiro.
Limpar o cache ajuda, mas as pessoas realmente superestimam isso. No iPhone, normalmente isso dá um respiro, não um milagre. Se o armazenamento está criticamente cheio, os dados em cache raramente são os únicos vilões.
Eu meio que discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @viajantedoceu sobre a ideia de primeiro apenas caçar mídia oculta. Às vezes, o ganho mais rápido vem justamente das coisas chatas que a Apple faz em segundo plano.
Algumas coisas que eu tentaria e que não foram realmente abordadas:
- Desative o armazenamento de vários formatos de foto se você usa configurações da câmera como HDR/Live/ProRAW. Isso pode inflar o armazenamento rapidamente sem você perceber.
- Verifique os arquivos de atualização do iOS. Às vezes, uma atualização baixada fica lá esperando para ser instalada.
- Abra os detalhes de armazenamento do Mensagens e revise as Conversas Principais em vez de alterar globalmente a retenção de mensagens. Menos drástico.
- Se o Safari estiver usando Abas do iCloud e Lista de Leitura offline, isso pode crescer mais do que as pessoas esperam.
- Gravador é outro sorrateiro. Arquivos enormes, fáceis de esquecer.
Além disso, se os Dados do Sistema estiverem enormes, às vezes a melhor solução é estranhamente simples: faça backup do iPhone e depois faça uma restauração de iPhone para iPhone ou restaure a partir do backup. Irritante? sim. Eficaz? também sim. Isso pode limpar arquivos temporários corrompidos que nunca diminuem por conta própria.
Quanto aos apps de limpeza, normalmente sou cético, mas o Clever Cleaner é realmente útil para encontrar fotos duplicadas e vídeos grandes sem ficar procurando para sempre. Se você quiser uma lista mais ampla, esta lista dos melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone para liberar armazenamento também vale a pena conferir.
Então, resposta curta: sim, limpar o cache realmente ajuda, só que não tanto quanto as pessoas esperam. Pense em MBs até alguns GB, não em território de meu telefone está salvo para sempre.