Limpou os arquivos temporários no iPhone, mas ele ainda está lento - ajuda?

Limpei arquivos temporários no meu iPhone porque ele estava muito lento, mas o telefone ainda trava quando abro apps, navego e alterno entre telas. Estou tentando descobrir o que mais pode estar causando a lentidão e quais passos devo seguir a seguir para melhorar o desempenho do iPhone.

Eu também fiquei travado olhando para a barra de Dados do Sistema. Reiniciei o telefone, esperei, verifiquei de novo, a mesma bagunça. O que ajudou foi entender o que o iOS apaga na reinicialização e o que ele deixa intacto.

Por que uma reinicialização quase não muda o armazenamento temporário

Reiniciar limpa a memória ativa e encerra pequenas tarefas em segundo plano. Não apaga os caches dos apps. Esses arquivos em cache ficam no armazenamento, não na RAM. O Safari mantém dados de sites. O Spotify guarda partes de músicas e capas. O TikTok armazena pedaços de vídeos. O Mensagens salva prévias de mídia e anexos. O iOS trata tudo isso como útil para velocidade, então mantém até o espaço ficar apertado. Ele não faz limpeza de rotina do jeito que as pessoas esperam.

Por que o lixo volta imediatamente

Essa parte foi a que mais me irritou. Você libera espaço, abre alguns apps e vê tudo voltar aos poucos. Nada está quebrado. Cada sessão em um app puxa conteúdo novo e armazena partes dele de novo. O iOS prefere carregamento mais rápido a manter o armazenamento organizado. Então a ideia não é impedir que o cache volte. Você está aparando isso antes que se acumule o suficiente para deixar tudo lento.

Por que as atualizações muitas vezes aumentam os Dados do Sistema

Percebi os piores picos depois de atualizações do iOS. O telefone baixa pacotes de instalação localmente, os descompacta, grava logs e às vezes deixa alguns restos para trás. A maior parte some sozinha depois que a atualização termina, mas nem tudo, em todas as vezes. Se o gráfico de armazenamento dispara depois de uma atualização, isso bate com o que muita gente vê. Reiniciar às vezes ajuda um pouco. Às vezes, não.

Desinstalar parcialmente um app resolve o problema de cache dele?

Só em parte. Desinstalar parcialmente remove o binário do app e libera algum espaço, mas mantém Documentos e Dados. Em termos simples, seus logins ficam, seus arquivos ficam, e uma parte das coisas em cache muitas vezes também fica. Se um app está ocupando espaço demais e você quer um reset limpo, apagar o app e instalá-lo de novo funcionou melhor para mim. No papel, desinstalar parcialmente parecia organizado, na prática foi menos útil.

Se você limpou os caches e o telefone ainda parece lento

Foi aqui que perdi tempo. Limpei o Safari, apaguei alguns downloads, até reduzi o histórico de mensagens. O telefone continuava arrastado. O verdadeiro vilão do armazenamento era o Fotos. Eram capturas de tela antigas, fotos em sequência que eu nunca organizei, vídeos em 4K de que eu tinha esquecido e cinco versões da mesma foto por causa de iluminação ruim. Quando o espaço livre fica muito baixo, o iOS tem menos margem para trabalho em segundo plano, indexação e operações temporárias. A lentidão continua mesmo depois de limpezas menores.

Algumas coisas que vale a pena fazer primeiro:

1. Vá em Ajustes, Apps, Safari e toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites.
  2. Abra Arquivos, toque em Explorar, vá em No Meu iPhone e depois em Downloads. Apague o que você não precisa.
  3. Vá em Ajustes, Mensagens, Manter Mensagens, e mude de Para Sempre para 1 Ano ou 30 Dias.

Quando as medidas manuais param de ajudar

Para mim, a lacuna estava na biblioteca de fotos. A limpeza manual cuidava dos navegadores e de arquivos aleatórios, mas o Fotos ainda estava inchado. Clever Cleaner ajudou nessa parte. A seção Heavies coloca os maiores arquivos no topo, então vídeos grandes aparecem rápido em vez de ficarem enterrados em anos de mídia. A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas, o que ajudou com fotos em sequência e tentativas repetidas da mesma coisa. Gostei de ver primeiro os maiores ganhos. Economizou tempo.

Depois que removi fotos duplicadas e vídeos pesados, o telefone parou de engasgar com pouco espaço livre e voltou ao normal. Uma coisa que muita gente deixa passar: entre no Fotos e esvazie Apagados Recentemente. Até você fazer isso, esses arquivos apagados ainda contam no armazenamento por 30 dias. Esqueci disso uma vez. Me senti bobo depois de verificar o armazenamento de novo e ver que quase nada tinha diminuído.

Limpar arquivos temporários ajuda no armazenamento. Isso não corrige todos os problemas de velocidade.

Algumas outras causas são comuns.

1. Saúde da bateria.
    Se a Saúde da Bateria estiver abaixo de 80 por cento, o iPhone fica mais lento para evitar desligamentos. Verifique Ajustes, Bateria, Saúde da Bateria e Carregamento. Já vi baterias antigas fazerem a abertura de apps parecer travada mesmo com bastante espaço livre.

2. Pouco armazenamento livre.
    O ideal é ter mais de 10 a 15 por cento livres. Em um iPhone de 128 GB, tente manter 12 a 20 GB disponíveis. Se ele ficar quase cheio, o iOS tem dificuldade com indexação, swap e atualizações. @mikeappsreviewer falou sobre o inchaço do armazenamento. Concordo na parte do espaço, mas acho que a saúde da bateria é ignorada com muita frequência.

3. Atividade em segundo plano.
    A indexação do Fotos, a sincronização do iCloud e a limpeza pós-atualização prejudicam o desempenho por horas, às vezes por um dia. Verifique se o telefone ficou quente após uma atualização ou depois de conectar no Wi‑Fi. Isso é um sinal.

4. Lentidão específica de app.
    Um app ruim pode fazer o telefone inteiro parecer estranho. Verifique Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Se um app estiver enorme ou continuar crescendo rápido, apague e reinstale. Desinstalar app sem apagar dados funciona às vezes, outras não.

5. Ajustes de acessibilidade e movimento.
    Reduzir Movimento pode ajudar em modelos mais antigos. Ajustes, Acessibilidade, Movimento, Reduzir Movimento. Isso reduz a carga das animações.

6. Confusão com a rede.
    As pessoas culpam a lentidão no telefone quando o problema é o Safari esperando por um Wi‑Fi ruim, VPNs ou bloqueadores de anúncios. Desative a VPN para testar.

Se o Fotos for o principal consumidor de armazenamento, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar vídeos grandes, duplicatas e fotos parecidas mais rápido do que vasculhar a biblioteca manualmente. Além disso, este vídeo rápido sobre limpeza e correção de lentidão no iPhone mostra o processo de forma simples.

Se nada disso mudar alguma coisa, faça backup do telefone e realize uma redefinição completa e restauração. Isso resolveu para mim uma vez, quando o iOS ficou estranho e muuuito lento depois de uma atualização.

Limpar arquivos temporários resolve apenas uma parte do problema. Na verdade, eu discordo um pouco da ideia de que o armazenamento é geralmente o principal culpado. Às vezes o telefone está simplesmente sendo sobrecarregado por processos que você realmente não consegue ver.

Algumas coisas que eu verificaria e que @mikeappsreviewer e @reveurdenuit não exploraram muito:

• Atualização em Segundo Plano: desative para apps problemáticos ou desative totalmente por um dia e teste. Alguns apps exageram absurdamente nas atualizações constantes.
  • Abuso dos Serviços de Localização: se vários apps estiverem definidos como Sempre, isso pode fazer um iPhone mais antigo ficar estranhamente lento. Defina a maioria como Ao Usar.
  • Contas de e-mail: se você tiver várias caixas de entrada em Push, mude para Buscar. O app Mail pode sobrecarregar silenciosamente o telefone.
  • Excesso de widgets: widgets demais na tela inicial e widgets ao vivo podem fazer a troca entre telas parecer lenta, especialmente em modelos mais antigos.
  • Liberar RAM do jeito normal: apenas force o fechamento dos apps realmente com problema, não de todos os apps o tempo todo. As pessoas exageram nisso.

Também verifique se a lentidão acontece:

• em todo o iOS = provavelmente bateria, bug do iOS, limitação térmica ou pressão no armazenamento
  • apenas online = problema de rede/VPN/bloqueador de anúncios
  • apenas em um app = instalação ruim do app

Uma correção subestimada é atualizar todos os apps pela App Store. Versões antigas de apps podem ficar instáveis depois de atualizações do iOS.

Se o Fotos ainda estiver ocupando espaço, o Clever Cleaner é bom para encontrar fotos duplicadas, imagens semelhantes e vídeos pesados mais rápido do que fazer isso manualmente. E se você quiser um passo a passo visual simples, isto é mais adequado do que watch the step-by-step guide: tutorial passo a passo para limpar e acelerar o iPhone

Se o telefone estiver quente o tempo todo, sinceramente eu suspeitaria da idade da bateria ou da sincronização em segundo plano antes de arquivos temporários. Geralmente é aí que a lentidão real está escondida.