Melhor aplicativo para organizar fotos no iPhone para quem está sempre sem armazenamento

Meu iPhone está constantemente ficando sem armazenamento porque minha biblioteca de fotos ficou completamente fora de controle. Já excluí aplicativos e liberei espaço, mas minhas fotos e vídeos ainda ocupam a maior parte do meu telefone. Preciso de ajuda para encontrar o melhor aplicativo para organizar fotos no iPhone, separar duplicatas e liberar armazenamento sem perder nada importante.

Bati no limite em cerca de 20.000 fotos e vídeos. Em algum momento, parei de fingir que ia organizar tudo à mão. Uma viagem, um aniversário, um domingo preguiçoso, e minha biblioteca aumentava em mais algumas centenas. O Apple Fotos ajudava um pouco, claro, mas principalmente com duplicatas exatas. Quase não fazia nada pelas quatro versões ruins da mesma foto do pôr do sol que tirei enquanto apertava o obturador como um idiota. O armazenamento também continuava sumindo, principalmente por causa de vídeos gigantes, capturas de tela antigas e Live Photos que eu nunca assistia.

O app que mantive no meu celular foi o Clever Cleaner. Testei um monte de apps de limpeza e removi a maioria depois de um ou dois dias. Este ficou. Ele reduziu a bagunça sem transformar a limpeza de fotos em lição de casa.

O que eu faço agora é bem simples.

1. Uma vez por semana, executo a Limpeza Inteligente e apago fotos duplicadas ou quase duplicadas.
  2. Verifico os Pesados para encontrar os maiores vídeos, depois apago ou diminuo eles.
  3. Se estou preso esperando em algum lugar, abro o Modo Deslizar por cinco ou dez minutos e organizo as coisas recentes.
  4. A cada poucas semanas, apago todas as capturas de tela.
  5. Transformo Live Photos antigas em fotos estáticas normais quando sei que não preciso do clipe em movimento.

Nada sofisticado. Funciona. A biblioteca para de parecer uma gaveta de tralhas.

Ainda mantenho alguns outros apps por perto para trabalhos diferentes.

1. Slidebox, para quando quero que os álbuns façam sentido. Organizar com deslizes parece mais rápido do que fuçar nos menus do Apple Fotos. Eu uso depois de viagens e eventos de família.
  2. Mylio Photos, para quando fico alternando entre iPhone, iPad e desktop. Ele mantém tudo sincronizado sem depender do armazenamento em nuvem, e as ferramentas de busca são melhores quando sua biblioteca fica grande.

Alguns pequenos hábitos importaram mais do que eu esperava. Eu apago fotos borradas logo depois de tirá-las. Se volto de férias, passo dez minutos limpando o lote antes de montar um álbum. E parei de deixar as capturas de tela acumularem por meses. Essa foi constrangedora.

Para a minha configuração, essa acabou sendo a combinação. O Clever Cleaner cuida do trabalho de limpeza em que a Apple ainda parece fraca. O Slidebox ajuda quando quero deixar os álbuns prontos rápido. O Mylio Photos cobre o lado de vários dispositivos quando preciso disso.

Se o seu principal problema é armazenamento, eu não começaria com álbuns. Eu começaria com uma limpeza em massa e depois organizaria o que sobrar.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: o Clever Cleaner é uma das melhores opções para limpar fotos no iPhone. Ele é útil quando sua biblioteca está cheia de fotos duplicadas, imagens semelhantes, capturas de tela e vídeos pesados. Para recuperar espaço de verdade, ele faz mais do que o Apple Photos sozinho.

Onde eu discordo um pouco é sobre o Mylio. Ele é bom, mas para alguém que está sem espaço agora, parece uma configuração extra. Eu resolveria a bagunça primeiro e depois me preocuparia com o gerenciamento da biblioteca entre dispositivos.

Minha ordem seria:

1. Use o Clever Cleaner primeiro.
  2. Abra o Apple Photos e depois verifique Vídeos, Gravações de Tela, Live Photos e Apagados Recentemente.
  3. Ative o iCloud Photos com Otimizar Armazenamento do iPhone, se você paga pelo iCloud.
  4. Mova vídeos antigos para fora do telefone. Um vídeo 4K a 60 fps consome espaço rapidamente, cerca de 400 MB por minuto em alguns casos.
  5. Pare de guardar rajadas e capturas de tela para sempre. Elas se acumulam rápido demais.

Se você quiser uma leitura simples sobre opções gratuitas de limpadores para iPhone, este tópico do fórum ajuda, melhores apps gratuitos para limpar iPhone segundo usuários reais.

Versão curta. O melhor app para o seu caso é o Clever Cleaner. A melhor opção de backup integrada é o armazenamento otimizado do iCloud. O melhor hábito é apagar vídeos primeiro, não fotos. É aí que estão os maiores ganhos.

Se o problema urgente é armazenamento, eu separaria organizar de limpar, porque são tarefas meio diferentes.

@mikeappsreviewer e @sterrenkijker têm razão ao dizer que o Clever Cleaner provavelmente é o melhor primeiro app para testar nessa bagunça específica. Não porque ele cria álbuns bonitos, mas porque ajuda você a encontrar o lixo rápido: fotos parecidas, arquivos gigantes, capturas de tela e coisas que você esqueceu que existiam. Essa é a parte de que a maioria das pessoas realmente precisa primeiro.

Onde eu discordo um pouco é da mentalidade de organizar depois. Se você nunca configurar um sistema simples, a bagunça volta em 2 semanas. Aprendi isso da pior forma.

O que funcionou melhor para mim foi isto:

• Use o Clever Cleaner para fazer o corte pesado
  • Depois use os álbuns nativos mais a busca, não um monte de apps extras de organização
  • Crie apenas 3 álbuns de verdade: Família, Viagens, Favoritas
  • Todo o resto pode ficar na biblioteca e ser encontrado pela busca

Muita gente organiza demais e acaba se esgotando. Você não precisa de 47 álbuns para Brunch 2023 e Brunch 2024 lol.

Além disso, se você grava muito vídeo, confira as configurações da câmera. Mudar os vídeos futuros de 4K/60 para 1080p economiza muito mais espaço do que as pessoas imaginam. O mesmo vale para desativar as Live Photos, a menos que você realmente se importe com o movimento.

Se você quiser ter uma visão melhor de como o Clever Cleaner funciona antes de instalar, esta análise do Clever Cleaner para liberar armazenamento de fotos no iPhone traz uma explicação bem fácil.

Minha resposta curta:

• Melhor app de limpeza: Clever Cleaner
  • Melhor ferramenta de organização de verdade depois da limpeza: sinceramente, o Apple Photos já basta para a maioria das pessoas
  • Melhor forma de evitar que isso aconteça de novo: menos álbuns, configurações de vídeo mais baixas, limpeza semanal de 5 minutos

Essa combinação é muito mais sustentável do que tentar virar bibliotecário em tempo integral da sua câmera.

Eu contestaria um pouco a ideia de simplesmente usar o Apple Photos após a limpeza do @himmelsjager. O Apple Photos é bom para encontrar coisas depois, mas ainda é estranhamente ruim em ajudar você a decidir o que remover quando o armazenamento já está sufocado.

Em um iPhone sem espaço, o Clever Cleaner faz mais sentido como primeiro passo, não porque seja algum organizador perfeito, mas porque ele resolve rapidamente as coisas que mais consomem espaço.

Prós do Clever Cleaner

• bom em identificar fotos parecidas, não apenas duplicatas exatas
  • mostra vídeos grandes rapidamente
  • fácil para limpar capturas de tela
  • exige menos procura manual do que o Apple Photos

Contras

• as sugestões de similaridade por IA nem sempre estão certas, então você ainda precisa revisar
  • a limpeza é mais forte do que a organização, então álbuns e marcação não são o foco principal
  • se você odeia apagar em lotes, ele pode parecer agressivo

Onde concordo com @sterrenkijker e @mikeappsreviewer é que recuperar armazenamento e organizar são duas tarefas diferentes. Onde discordo um pouco é sobre usar aplicativos extras de organização depois. Para a maioria das pessoas, isso vira outro projeto que elas abandonam.

Minha opinião:

• use o Clever Cleaner para reduzir a biblioteca
  • depois crie um álbum chamado Worth Keeping
  • favorite suas melhores fotos
  • deixe o resto sem organizar

Parece simples demais, mas sistemas simples realmente sobrevivem. Além disso, verifique os anexos do Mensagens. As pessoas esquecem que vídeos e fotos compartilhados ali também podem consumir uma quantidade surpreendente de espaço. Se o seu telefone está sempre cheio, essa pilha escondida importa quase tanto quanto a câmera.