Tenho excluído fotos, vídeos e apps para liberar espaço no meu iPhone, mas o armazenamento continua enchendo novamente quase imediatamente. Já limpei os itens apagados recentemente e reiniciei o telefone, então não tenho certeza do que está causando isso. Preciso de ajuda para descobrir o que está usando o armazenamento do meu iPhone e como realmente liberar espaço de vez.
Eu ainda não entraria em pânico. Já vi isso acontecer muito em iPhones, e os de 64 GB são os primeiros a ser afetados. Parece aleatório quando começa. Um dia você tem espaço, e no dia seguinte o iOS está reclamando de pouco armazenamento como se você tivesse feito algo enorme. Normalmente, não fez. As coisas se acumularam em segundo plano.
Seu telefone guarda restos do uso normal. Fotos. Vídeos. Anexos de mensagens. Músicas offline. Cache de apps. Apps de redes sociais também acumulam mídia. Cada item parece pequeno quando você o vê sozinho. Dê alguns meses e o total fica feio.
Vai se Acumulando Devagar
Eu penso nisso como uma gaveta da bagunça, não como algum desastre dramático que acontece da noite para o dia. Você joga lá dentro um cabo, um recibo, uma bateria e, depois, a coisa já não fecha.
É a mesma situação aqui.
Uma viagem de fim de semana deixa você com 200 fotos e 14 vídeos. O WhatsApp guarda clipes antigos de conversas em grupo. Instagram e TikTok armazenam dados. O Spotify salva downloads dos quais você se esqueceu. O YouTube faz a própria coisa dele. Nada disso parece sério por si só. Somando tudo, isso consome dezenas de gigabytes.
Eu verificaria as fotos primeiro
Quando alguém diz “meu armazenamento continua enchendo sozinho”, eu geralmente começo pelo app Fotos. Na maioria das vezes, é aí que está a principal bagunça.
As fotos são traiçoeiras porque você para de percebê-las. Elas se misturam à biblioteca. Aí você rola para trás e percebe que guardou seis tentativas da mesma foto, capturas de tela aleatórias de 2022, fotos borradas tiradas no bolso e vídeos longos que nunca mais assistiu.
Coisas comuns que continuo encontrando:
- Versões demais do mesmo pôr do sol ou da mesma refeição
- Fotos repetidas da família em que só uma vale a pena manter
- Pilhas de capturas de tela de coisas que já foram resolvidas
- Live Photos que eu nunca quis salvar como Live Photos
- Arquivos de vídeo grandes de shows, viagens, aniversários e eventos escolares
Uma por uma, elas não parecem ser o problema. Juntas, muitas vezes são a maior categoria no telefone. Já vi isso mais de uma vez.
Por que eu usaria um limpador em vez de fazer tudo manualmente
Você pode organizar tudo sozinho. Eu fiz isso uma vez em uma biblioteca cheia e enjoei rápido. Se você tem alguns milhares de fotos, a limpeza manual vira uma tarefa que você vive adiando.
Se você quer o caminho mais rápido, eu testaria o Clever Cleaner.
A parte de que eu gostei é simples. Ele não procura apenas duplicatas exatas. Também agrupa fotos parecidas, o que importa mais na vida real. A maior parte da bagunça não são dois arquivos idênticos. São quatro fotos quase iguais em que uma está nítida, uma está escura, uma tem alguém piscando, e uma é a que vale guardar. Ele também ajuda a organizar capturas de tela, mídias maiores e Live Photos, que foi onde eu vi muito desperdício no meu próprio celular.
Você ainda escolhe o que será apagado. Ele sugere. Você decide. Eu prefiro aplicativos assim quando eles não saem apagando tudo por conta própria.
Já vi pessoas liberarem uma quantidade surpreendente de espaço só com lixo de fotos, coisas que elas tinham até esquecido que estavam lá. 8 GB, 15 GB, às vezes mais. Depende de há quanto tempo o celular está funcionando sem nenhuma limpeza.
Os apps também fazem bagunça
As fotos são as suspeitas de sempre, mas não contam toda a história.
Os apps aumentam de tamanho com o tempo. Apps de streaming armazenam downloads. Apps de mensagens guardam anexos. Apps sociais acumulam cache. Alguns deles crescem muito além do que você imaginaria pelo ícone na tela inicial.
Depois das fotos, eu iria direto em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e verificaria os maiores apps da lista. Já encontrei um ou dois devoradores de espaço ali mais de uma vez, e excluí-los ou descarregá-los resolveu uma boa parte do problema.
O que eu faria primeiro
Não vá direto para soluções aleatórias de acelerar seu iPhone. Comece pelos números.
Abra o Armazenamento do iPhone. Veja qual categoria está ocupando mais espaço. Trabalhe primeiro na maior.
Se Fotos estiver no topo, limpe por lá primeiro. Uma passada com o Clever Cleaner costuma ser a forma mais rápida que encontrei de liberar espaço sem apagar as coisas com que você se importa. Depois, verifique aplicativos inchados e anexos antigos de mensagens.
Na maioria das vezes, nada está quebrado. O telefone não está falhando. É puro acúmulo. Depois que você vê para onde foi o armazenamento, a solução fica bem menos confusa. Meio irritante, sim. Mas dá para resolver.
O que volta a encher rápido costuma ser Dados do Sistema, Mensagens ou sincronização do iCloud, não os arquivos que você apagou. Eu discordaria um pouco do @mikeappsreviewer sobre sempre começar por Fotos. Fotos são comuns, claro, mas “enche de novo logo em seguida” parece mais com lixo em cache ou dados sincronizados sendo baixados novamente.
Faça nesta ordem.
- Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Espere de 2 a 3 minutos. O gráfico muda após a indexação.
- Toque em Mensagens. Remova anexos grandes e vídeos antigos.
- Verifique o Safari. Limpe o Histórico e os Dados dos Sites.
- Veja Música, Podcasts, Netflix, Spotify, YouTube. Apague downloads offline.
- Se um app estiver enorme, apague-o e depois reinstale. Desinstalar app não limpa o cache sempre.
- Verifique o app Arquivos, No Meu iPhone e Downloads. As pessoas esquecem desse o tempo todo.
- App Fotos, Álbuns, Duplicatas, Capturas de Tela, Live Photos, gravações de tela.
Se Fotos for a parte maior, o Clever Cleaner vale a tentativa para limpar o armazenamento do iPhone grátis. É mais rápido do que organizar milhares de fotos manualmente.
Também veja isto sobre como liberar armazenamento no iPhone de graça, dicas fáceis para limpar o armazenamento do iPhone.
Se os Dados do Sistema continuarem enormes depois de tudo isso, faça backup do telefone, depois apague e restaure. É uma solução chata, mas funciona com mais frequência do que as pessoas pensam.
O que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @suenodelbosque disseram: às vezes o armazenamento não está realmente se “reabastecendo”, e sim o iOS está reclassificando o espaço após indexação, sincronização e reconstrução de cache. Essa parte fica estranha e faz parecer que apagar coisas não adiantou nada.
Algumas coisas que as pessoas deixam passar:
- O app Mail baixa anexos novamente se você usa o app Mail nativo com uma caixa de entrada muito movimentada
- Memos de Voz podem ficar surpreendentemente enormes
- GarageBand, iMovie, CapCut, Lightroom e apps parecidos armazenam arquivos de projeto localmente
- o Fotos do iCloud pode confundir as pessoas porque o armazenamento otimizado não é instantâneo, pode levar um tempo para reduzir
- Conversas no Mensagens com muitos stickers, GIFs e notas de voz ocupam espaço sem chamar atenção
Uma coisa da qual eu meio que discordo: reinstalar todos os apps grandes logo de cara é um saco, a menos que você já saiba qual app está inchado. Eu primeiro também verificaria o uso de Bateria e a Atualização em 2º Plano. Se um app está constantemente ativo, ele pode estar reconstruindo o cache repetidamente.
Verifique também:
Ajustes > Conta Apple > iCloud > Gerenciar Armazenamento da Conta
Se o seu celular estiver tentando sincronizar backups antigos, Mensagens no iCloud ou dados de apps, isso pode bagunçar os números.
Se Fotos realmente for o principal problema, então sim, Clever Cleaner é uma das formas mais fáceis de organizar fotos duplicadas, fotos semelhantes, capturas de tela e outros arquivos inúteis sem fazer tudo manualmente. Esta página dá uma visão geral decente de ferramentas gratuitas de limpeza para iPhone que ajudam a remover fotos duplicadas e liberar armazenamento rapidamente.
Se o número continuar variando depois de 24 horas, eu sinceramente suspeitaria de cache corrompido ou comportamento de sincronização antes de culpar os arquivos que você apagou. iPhones às vezes fazem essa besteira.
Estou um pouco menos convencido de que isso seja sempre “lixo se acumulando” e mais convencido de que muitas vezes é uma categoria teimosa mentindo para você. @suenodelbosque e @viajeroceleste estão certos em focar em reindexação, sincronização e comportamento do cache, enquanto @mikeappsreviewer também está certo ao dizer que Fotos pode ser o maior culpado. Mas se o espaço volta quase imediatamente, eu verificaria as coisas que o iPhone esconde mal:
- Anexos do Mail
- Memorandos de Voz
- apps de edição/projetos como iMovie, CapCut, GarageBand
- Mensagens definidas como “Para Sempre”
- arquivos de atualização do iOS com falha
Uma coisa importante que as pessoas ignoram: conecte o iPhone a um Mac ou PC e veja o armazenamento por lá. Às vezes o Finder ou o iTunes mostram as categorias com mais clareza do que o próprio telefone.
Verifique também:
Ajustes > Câmera > Formatos
Se estiver em “Mais Compatível”, futuras fotos/vídeos continuarão ocupando mais espaço do que HEIF/HEVC.
Uma opinião mais forte: eu não começaria a excluir apps aleatórios, a menos que você saiba que eles são os culpados. Alguns apps simplesmente recriam o cache e você não ganha nada a longo prazo.
Se Fotos realmente for o problema, Clever Cleaner é útil.
Prós: limpeza rápida de fotos duplicadas/semelhantes, capturas de tela são fáceis de apagar, ser grátis é ótimo.
Contras: focado em fotos, então não vai resolver problemas estranhos de Mail/Dados do Sistema, e você ainda precisa revisar o que ele sugere.
Então minha ordem seria: mídia oculta, arquivos de projeto, Mail, retenção de Mensagens, depois Fotos com Clever Cleaner se essa categoria for realmente a gigante. Se o armazenamento ainda “se recompõe”, provavelmente é comportamento de sincronização/cache, não arquivos apagados ressuscitando.