Apaguei acidentalmente alguns vídeos importantes do meu cartão SD ao liberar espaço, e agora estou tentando descobrir se eles podem ser recuperados. O cartão tinha clipes da família e alguns vídeos de trabalho que eu realmente preciso recuperar. Alguém já teve sucesso com a recuperação de vídeos de cartão SD, e o que devo fazer primeiro para evitar piorar a situação?
Vídeo excluído de um cartão SD, o que eu faria primeiro
Já perdi gravações antes, vezes suficientes para parar de assumir que elas sumiram de vez. Se um vídeo foi excluído de um cartão SD, ainda há uma boa chance de ele ser recuperável. A maioria das câmeras não apaga os dados do arquivo imediatamente. Elas marcam o espaço como livre e seguem em frente. Seu vídeo antigo muitas vezes continua lá até que novos clipes ou fotos sejam gravados por cima.
Então o primeiro passo é chato, mas é o que mais importa.
Pare de usar o cartão SD
Faça isso agora.
Não grave mais vídeos.
Não tire fotos.
Não formate o cartão.
Não clique em um aviso de reparo do Windows ou da sua câmera.
Cada gravação no cartão reduz suas chances. Cometi esse erro uma vez com o cartão de um drone. Gravei dois clipes extras antes de tentar a recuperação. Um arquivo antigo voltou meio corrompido, o outro já era.
Se o cartão ainda aparece no seu computador
Mesmo que o Windows diga que o cartão precisa ser formatado, ou o mostre como RAW, eu ainda tentaria usar um software primeiro se o cartão for detectado.
A ferramenta com a qual eu começaria é o Disk Drill.
Por que esta primeiro? Por causa do Advanced Camera Recovery. Ferramentas normais de recuperação de arquivos se saem razoavelmente bem com exclusões simples, mas gravações de câmera são bagunçadas. Câmeras de ação, drones, dashcams, câmeras mirrorless, elas costumam espalhar os dados de vídeo em blocos pelo cartão. Uma varredura comum de recuperação pode até trazer de volta um nome de arquivo e o tamanho, mas aí você abre e ele não reproduz, ou para depois de 11 segundos, ou o áudio sumiu. Já passei por isso.
O Advanced Camera Recovery foi feito exatamente para esse problema. Ele tenta reconstruir vídeos fragmentados em um único arquivo utilizável. Isso importa para gravações de GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Fujifilm, Insta360 e equipamentos semelhantes.
Os passos que eu seguiria
-
Acesse o site oficial da CleverFiles e baixe o Disk Drill para Windows ou macOS.
-
Instale e abra o programa.
-
Conecte o cartão SD usando um leitor de cartões. Eu evitaria conectar pela câmera, se possível. Um leitor direto costuma funcionar melhor.
-
No Disk Drill, encontre seu cartão SD na lista de dispositivos e clique em Search for lost data.
-
Se ele perguntar qual método de recuperação usar, escolha Advanced Camera Recovery.
-
Deixe a varredura terminar. Cartões pequenos acabam rápido. Cartões maiores ou instáveis demoram mais. Já vi varreduras terminarem em 10 minutos e já vi passarem de uma hora.
-
Clique em Review found items na área superior direita quando os resultados começarem a aparecer.
-
Use filtros se a lista estiver bagunçada. Tipo de arquivo, tamanho, data, tudo isso ajuda quando você está olhando centenas de entradas com nomes estranhos.
-
Visualize os vídeos antes de restaurá-los. Não pule isso. Um arquivo recuperado não é a mesma coisa que um arquivo reproduzível.
-
Selecione os clipes que quiser e clique em Recover.
-
Salve em outro lugar: no disco do notebook, em um SSD do desktop, em outro disco externo, em qualquer lugar, menos no mesmo cartão SD.
-
Verifique os arquivos recuperados no seu reprodutor de mídia normal.
Essa última parte parece óbvia, mas já vi gente parar no “os arquivos voltaram” e só depois descobrir que o vídeo trava no meio.
Parte importante que as pessoas ignoram
Não recupere os arquivos de volta para o mesmo cartão SD.
Se você gravar os dados recuperados no cartão que ainda está sendo analisado, corre o risco de sobrescrever outras gravações que ainda não salvou. É aquele tipo de erro que as pessoas cometem quando estão com pressa. Fiz algo parecido anos atrás com um microSD e aprendi do jeito difícil.
O que esperar da versão gratuita
Quando a recuperação terminar, você encontrará os arquivos restaurados no Explorador de Arquivos do Windows ou no Finder do macOS.
O Disk Drill para Windows permite recuperação gratuita de até 100 MB. No Mac, você pode escanear e visualizar os arquivos recuperáveis antes de decidir se quer uma licença.
Se a gravação importa, faça uma imagem primeiro
Se este cartão tiver gravação de casamento, trabalho de cliente, prova legal, vídeos de família, qualquer coisa insubstituível, eu teria mais cuidado.
Antes da recuperação, considere criar uma imagem de backup byte a byte do cartão SD. Isso dá a você uma cópia completa do cartão no estado atual, para que suas tentativas de recuperação aconteçam na cópia em vez do original.
Muitos técnicos de recuperação de dados trabalham assim por um motivo. Um clique errado no cartão original, uma conexão instável, uma gravação ruim, e sua situação piora.
Aqui está o link do vídeo mencionado para esse processo:
Quando eu pararia e enviaria para um profissional
Vale a pena tentar um software quando o cartão ainda monta e o dano parece lógico, não físico. Mas alguns sinais tiram isso do território do faça você mesmo bem rápido.
Eu procuraria um serviço de recuperação se:
-
O cartão SD estiver rachado, torto, danificado por água ou com aparência física ruim.
-
Seu computador não detectar o cartão de jeito nenhum.
-
O cartão desconectar repetidamente durante a varredura.
-
Ele esquentar quando for conectado. Não morno. Quente.
-
A câmera relatar erros de hardware ou de mídia.
-
A gravação tiver valor pessoal, legal ou comercial sério.
Nesse ponto, continuar mexendo nisso em casa começa a parecer imprudente.
Minha versão curta
Se o cartão ainda estiver visível no Disk Drill e não estiver fisicamente danificado, a recuperação por software é uma primeira tentativa justa. O tempo importa aqui. Quanto menos você usar o cartão depois da exclusão, melhores são suas chances.
Sim, se você parou de usar o cartão SD imediatamente, suas chances são razoáveis.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre a regra principal: pare de gravar qualquer coisa no cartão. Mas eu acrescentaria um passo extra primeiro. Faça uma imagem do cartão antes de escaneá-lo, se os vídeos forem importantes para o trabalho ou para a família. O software de recuperação funciona melhor quando você não fica forçando o cartão original repetidamente.
Minha opinião difere um pouco em um ponto. Se o cartão parecer instável, eu não continuaria executando varreduras repetidas na esperança de um resultado melhor. Isso pode piorar as coisas em cartões microSD baratos.
O que eu faria:
- Coloque o cartão em um leitor, não na câmera.
- Verifique se o computador reconhece corretamente a capacidade total.
- Se reconhecer, escaneie-o com o Disk Drill.
- Classifique os resultados primeiro por tipo e tamanho de arquivo. Arquivos grandes MP4 e MOV se destacam mais rápido.
- Recupere para o computador, não de volta para o cartão.
- Teste todos os arquivos recuperados imediatamente. Alguns arquivos voltam, mas travam após alguns segundos.
Se o cartão pedir para ser formatado, ignore isso por enquanto. Se o cartão desconectar, esquentar ou mostrar 0 bytes, pule a tentativa por conta própria e envie para um serviço especializado.
Também vale a pena dar uma olhada neste guia curto sobre como recuperar vídeos apagados do cartão SD:
dica rápida de recuperação de vídeo apagado do cartão SD
Se foi uma exclusão simples, o Disk Drill tem uma boa chance. Se você formatou o cartão depois de apagar, a recuperação fica mais difícil, mas não é impossível.
Sim, vídeos excluídos de um cartão SD geralmente podem ser recuperados, mas vou discordar um pouco do pessoal do “é só escanear imediatamente”. @mikeappsreviewer e @suenodelbosque têm razão sobre parar de usar o cartão na hora, mas antes de fazer qualquer coisa mais pesada, tente primeiro uma verificação bem básica:
- Coloque o cartão em um leitor diferente
- Tente outra porta USB
- Verifique se os vídeos ausentes estão apenas ocultos ou se a estrutura de pastas ficou bagunçada
Às vezes não é exclusão de verdade, e sim alguma estranheza no sistema de arquivos.
Se eles realmente sumiram, então sim, o Disk Drill é uma das melhores opções para recuperação de vídeos de cartão SD, especialmente quando você precisa recuperar arquivos MP4/MOV excluídos de câmeras ou celulares. Eu também sugeriria copiar primeiro todos os arquivos ainda legíveis no cartão e só depois fazer a recuperação. Muita gente pula essa etapa e se arrepende depois.
Mais uma coisa que as pessoas não mencionam o suficiente: se os arquivos de vídeo voltarem, mas não reproduzirem, eles podem precisar de reparo, não de nova recuperação. A recuperação traz o arquivo de volta, mas a corrupção é um problema separado.
Se o cartão estiver fazendo cliques, esquentando demais, desconectando ou mostrando a capacidade errada, pare com as tentativas caseiras. É aí que as pessoas pioram a situação rapidinho.
Além disso, esta discussão pode ajudar se você quiser mais opiniões sobre recuperação de vídeos de cartão SD:
melhor chance de recuperar vídeos caseiros de um cartão SD
Versão curta: pare de usar o cartão, verifique o básico e depois tente o Disk Drill. Se os arquivos forem muito importantes e o cartão estiver agindo de forma suspeita, não continue mexendo nele.
Uma pequena discordância com @suenodelbosque, @sonhadordobosque e @mikeappsreviewer: se estes forem vídeos longos de câmera, não julgue a recuperação apenas pelo nome do arquivo. A recuperação de vídeos excluídos costuma retornar nomes genéricos, mas o clipe ainda pode estar perfeitamente utilizável.
O que importa é se o cartão foi reutilizado após a exclusão. Se não foi, as chances são razoáveis.
Minha opinião:
- Se os vídeos foram excluídos por acidente, a recuperação geralmente é possível
- Se o cartão foi formatado e depois muito reutilizado, as chances caem rápido
- Se o cartão veio de um telefone, verifique também os backups na nuvem antes de fazer qualquer outra coisa
Sobre o Disk Drill:
Prós:
- bom em encontrar arquivos MP4/MOV excluídos
- interface de visualização simples
- útil para cartões SD que ainda montam normalmente
Contras:
- o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno
- verificações profundas podem retornar muitos fragmentos inúteis
- não faz milagres se o cartão tiver problemas de hardware
Eu usaria o Disk Drill se o cartão estiver estável, mas se os vídeos recuperados não reproduzirem, isso pode significar sobrescrita ou corrupção, não falha na varredura. Nesse caso, o próximo ponto a considerar é o reparo de vídeo, não revarreduras intermináveis.