Precisa de ajuda para encontrar o melhor aplicativo gratuito de recuperação de fotos

Apaguei acidentalmente várias fotos do meu celular e esvaziei a lixeira antes de perceber que algumas eram realmente importantes. Estou tentando encontrar o melhor aplicativo gratuito de recuperação de fotos que realmente funcione, sem taxas ocultas ou sem piorar a situação. Se você recuperou fotos apagadas com sucesso, eu realmente agradeceria seu conselho.

Já tive que recuperar fotos e clipes de vídeo apagados de cartões mais vezes do que gostaria de contar. Às vezes, eu os apagava por engano. Às vezes, um cartão SD apresentava defeito. Uma ou duas vezes, eu estava cansado depois de uma sessão longa e cliquei na coisa errada. A principal lição que aprendi foi simples. O que você faz nos primeiros minutos importa mais do que o aplicativo que instala depois.

Se você perdeu arquivos há um minuto, pare de usar o cartão ou a unidade agora mesmo. Não tire mais fotos. Não copie novos arquivos para ele. Não o reformate novamente. Em muitos casos, os dados apagados ainda ficam lá até que outra coisa grave por cima. Continue usando o cartão, e suas chances caem rápido.

Depois que deixo o cartão de lado, estas são as ferramentas que observo primeiro.

1. Disk Drill

Este é geralmente o primeiro que eu indico às pessoas. Ele atinge um bom meio-termo. Funciona bem o suficiente e não dificulta as coisas quando você já está estressado. Já usei em cartões SD, pen drives, unidades externas e SSDs sem muito drama.

A parte à qual sempre volto é o modo de recuperação focado em câmera para arquivos de vídeo fragmentados. Se você já tentou recuperar gravações de um drone, uma action cam ou uma câmera mirrorless, já viu esse problema antes. Muitas ferramentas encontram o vídeo, mas o arquivo volta danificado ou não reproduz até o fim. O Disk Drill faz um trabalho melhor do que a maioria com clipes fragmentados, e também reconhece muitos formatos de foto RAW.

O que eu gostei:

1. Interface limpa, fácil de navegar
  2. Bom suporte para formatos comuns de foto e vídeo
  3. Advanced Camera Recovery ajuda com vídeo fragmentado
  4. Opção de visualização antes de restaurar os arquivos
  5. Funciona no Windows e no Mac

O que me incomodou:

1. Você precisa pagar pela recuperação completa
  2. As verificações profundas demoram em cartões grandes, não tem como evitar

2. R-Studio

Este parece ter sido feito para pessoas que já sabem lidar com problemas de armazenamento. Eu não o entregaria a um iniciante, a menos que ele tivesse tempo e paciência. Ainda assim, quando o cartão está em más condições, com sistema de arquivos danificado, partição corrompida, corrupção estranha, esta é uma das poucas ferramentas em que confio para ir mais a fundo.

Já consegui recuperar arquivos de cartões SD que pareciam irrecuperáveis. Outros aplicativos encontravam apenas lixo ou deixavam passar metade dos dados. O porém é a interface. Na primeira vez, ela parece densa e um pouco pouco amigável. Tive que ir devagar e ler cada tela duas vezes. É meio chato, mas vale a pena nos casos difíceis.

Pontos positivos:

1. Forte desempenho de recuperação
  2. Lida com sistemas de arquivos danificados melhor do que ferramentas mais simples
  3. Controles detalhados de varredura e recuperação
  4. Funciona com uma ampla variedade de configurações de armazenamento

Pontos fracos:

1. Leva tempo para aprender
  2. A interface parece técnica desde o início
  3. O preço é mais alto do que o de muitas alternativas

3. PhotoRec

Se você quer uma ferramenta gratuita e não se importa em fazer um pouco mais de trabalho, o PhotoRec ainda merece seu lugar. Ele é de código aberto, não limita a quantidade de dados que você recupera e vem salvando os arquivos das pessoas há anos.

O motivo pelo qual ele consegue resultados é bem simples. Ele analisa o dispositivo por assinaturas de arquivo em vez de depender do sistema de arquivos. Então, mesmo que o cartão esteja muito danificado ou formatado, ele ainda tem chance de encontrar seus arquivos. A desvantagem é feia. Você geralmente perde os nomes originais dos arquivos e a organização das pastas, então separar os arquivos recuperados leva tempo. Eu já fiz isso. Não é divertido, mas é melhor do que perder o ensaio.

Vantagens:

1. Gratuito, sem limite de recuperação
  2. Compatível com uma enorme variedade de tipos de arquivo
  3. Funciona bem em cartões formatados ou danificados
  4. Disponível para Windows, macOS e Linux

Desvantagens:

1. O fluxo de trabalho por linha de comando afasta as pessoas rapidamente
  2. Os arquivos recuperados geralmente perdem seus nomes originais
  3. A estrutura de pastas não é restaurada
  4. Organizar os arquivos recuperados leva uma eternidade em recuperações grandes

Outras ferramentas que as pessoas continuam mencionando

1. O Recuva existe há muito tempo, e eu ainda vejo ele sendo mencionado para recuperações simples. Se você apagou um lote de fotos de um cartão saudável e percebeu isso na hora, ele é um ponto de partida razoável. A interface é fácil, e a versão gratuita é o motivo de tanta gente experimentar primeiro. Ainda assim, eu não o escolheria para corrupção séria.

2. O DiskDigger aparece bastante em discussões sobre recuperação de fotos, especialmente em torno do Android. Ele é mais leve e menos carregado do que algumas ferramentas maiores, o que eu entendo. Se você quer algo pequeno para recuperação básica de imagens apagadas, faz sentido. Para cartões SD grandes cheios de arquivos RAW ou gravações de vídeo bagunçadas, não vejo tantas pessoas dependendo dele.

O software de recuperação é apenas uma parte da solução. Depois de recuperar seus arquivos, ou pelo menos alguns deles, vale a pena analisar o que causou a perda em primeiro lugar. Maus hábitos com o cartão, remover a mídia rápido demais, cartões baratos, pular backups, tudo isso vai se acumulando.

Espero que você não precise de nenhuma dessas opções com frequência. Ainda assim, se você parar de usar o cartão imediatamente e evitar sobrescrevê-lo, suas chances costumam ser muito melhores do que parecem na primeira hora de pânico.

Pare de usar o celular primeiro. Cada foto nova, atualização de app ou gravação de cache reduz suas chances. Se suas fotos estavam em um cartão microSD, retire o cartão e faça a varredura em um computador. As ferramentas gratuitas funcionam melhor lá. O PhotoRec ainda é a melhor opção sem pagamento se você quiser zero taxas ocultas. Ele é feio, mas recupera muitos arquivos JPG, PNG, HEIC e até alguns RAW. Você perde os nomes dos arquivos, o que é ruim. Se as fotos estavam no armazenamento interno do celular, os resultados caem bastante, especialmente em Androids e iPhones mais novos. A criptografia dificulta a recuperação. Nesse caso, verifique os serviços em nuvem antes dos aplicativos. Google Fotos, iCloud, OneDrive, Samsung Cloud, até pastas do WhatsApp se as imagens foram compartilhadas por lá. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não começaria com a ferramenta com mais recursos se você só quer recuperação gratuita. Eu começaria com o PhotoRec de graça, depois com o Disk Drill se você quiser uma varredura mais limpa e um fluxo de visualização melhor. O Disk Drill é mais fácil de usar, mas a recuperação completa geralmente não é gratuita, então leia o limite primeiro para não perder tempo. Para mais opções de recuperação de fotos e cartões SD, este tópico ajuda: melhores recomendações de software para recuperação de fotos em cartão SD Versão curta: 1. Pare de usar o celular. 2. Verifique os backups em nuvem. 3. Se for microSD, use o PhotoRec primeiro. 4. Se quiser uma varredura mais fácil, experimente o Disk Drill. 5. Recupere para um dispositivo diferente, não de volta para o celular. Recuperei cerca de 800 fotos de viagem excluídas dessa forma de um cartão SanDisk. Processo bagunçado, mas funcionou.
Precisa de ajuda para encontrar o melhor app gratuito de recuperação de fotos
Se você quer **realmente grátis** e não aquela clássica bobagem de “escaneia grátis, recupera atrás de paywall”, eu dividiria assim: - **Android com cartão microSD**: use **PhotoRec** ou **Recuva** em um computador primeiro - **Armazenamento interno do Android**: talvez **DiskDigger** para uma verificação rápida, mas os resultados podem variar bastante - **iPhone/armazenamento interno em celulares mais novos**: sinceramente, apps de recuperação são bem menos eficazes do que as pessoas pensam Eu meio que discordo um pouco do @mikeappsreviewer e do @vrijheidsvogel sobre sempre empurrarem primeiro a rota de recuperação mais pesada. Às vezes, o “melhor” app é simplesmente o que te diz rápido se os arquivos ainda podem ser recuperados, em vez de gastar 3 horas escaneando por falsa esperança. Dito isso, o **Disk Drill** ainda é uma das melhores opções se você quiser algo mais fácil de usar e mais limpo do que as ferramentas old-school. Só tenha em mente que a parte grátis pode ser limitada dependendo da plataforma/caso de uso, então leia as letras miúdas antes de se comprometer. Para uma visão geral simples, vale dar uma olhada nisto: feedback real de usuários sobre recuperação de fotos com Disk Drill Minha opinião sincera: 1. **Verifique primeiro os backups na nuvem** Google Fotos, iCloud, OneDrive, sincronização da Galeria Samsung, Dropbox. Veja também pastas arquivadas e pastas compartilhadas de apps. 2. **Verifique os apps de mensagens** Muita gente esquece que WhatsApp, Messenger, Telegram etc. ainda têm cópias ou imagens salvas automaticamente. 3. **Para recuperação grátis, o PhotoRec provavelmente é o mais forte** Feio pra caramba, mas sem a armadilha de falso grátis. 4. **Para a interface mais fácil, Disk Drill** Melhor para pré-visualizações e com menos dor de cabeça. 5. **Não instale apps de recuperação no mesmo armazenamento do telefone** É assim que as pessoas pioram uma situação que já está ruim. Se for armazenamento interno e você já continuou usando bastante o telefone depois da exclusão, eu manteria as expectativas baixas. Não é impossível, só que... apps de recuperação para celular adoram prometer mais do que entregam.
Precisa de ajuda para encontrar o melhor app gratuito de recuperação de fotos
Eu acrescentaria uma coisa que os outros só sugeriram: se o seu celular usa **TRIM/criptografia baseada em arquivos**, muitos apps gratuitos de recuperação que mostram miniaturas estão apenas encontrando prévias em cache, não a foto original em resolução completa. Por isso sou um pouco mais cético do que @vrijheidsvogel, @boswandelaar e @mikeappsreviewer em relação a apps no próprio celular em geral. Para **recuperação gratuita realmente útil**, meu ranking é: - **cartão microSD**: primeiro o PhotoRec - **visualização amigável no computador e fluxo de trabalho mais fácil**: **Disk Drill** - **armazenamento interno do celular**: só vale a pena tentar se a exclusão foi recente e o uso do celular permaneceu mínimo **Prós do Disk Drill** - interface fácil - bom suporte a visualização prévia - lida com bibliotecas de fotos melhor do que muitos apps móveis de baixa qualidade - menos intimidador do que ferramentas no estilo forense **Contras do Disk Drill** - a recuperação completa nem sempre é totalmente gratuita - os resultados da varredura podem criar falsas esperanças em armazenamento criptografado/interno - mais lento em cartões grandes Minha opinião sincera: evite apps de recuperar diretamente no celular, a menos que você tenha confirmado que eles estão escaneando apenas o armazenamento externo. Muitos deles são apenas fazendas de anúncios. Melhor filtro contra cobranças escondidas: se o app não informar claramente os limites de recuperação antes da varredura, pule ele.