Qual software de recuperação de cartão SD realmente funciona?

Apaguei acidentalmente fotos e vídeos do meu cartão SD e agora estou tentando encontrar um software confiável de recuperação de cartão SD que realmente consiga recuperá-los. O cartão foi usado na minha câmera, e esses arquivos são muito importantes, então preciso de ajuda para escolher uma ferramenta de recuperação segura que funcione bem e não cause mais perda de dados.

Isso já aconteceu comigo e, sim, o primeiro segundo é ruim. Você conecta o cartão SD, o Windows ou o macOS mostra uma mensagem para formatar, ou a pasta abre vazia e suas fotos sumiram. Se o cartão não estiver fisicamente destruído, eu ainda tentaria um software antes de pagar uma empresa de recuperação. Eu fiz isso, e me economizou uma quantia ridícula de dinheiro.

Você queria sugestões de ferramentas, então aqui vai a lista curta que eu daria para alguém que precisa de resultado em vez de um monte gigante de programas.

1. Disk Drill

Este é o que eu usaria primeiro na maioria dos casos. Eu o usei tanto no Mac quanto no Windows, e a interface não atrapalhou. O principal é mídia de câmera. Muitos aplicativos de recuperação funcionam bem com arquivos simples, depois desmoronam com conjuntos de fotos RAW ou arquivos grandes de vídeo de câmeras de ação, drones ou câmeras mirrorless. Você acaba com um nome de arquivo, um tamanho de arquivo e um clipe que não abre. Inútil.

O Disk Drill lidou melhor com esses casos para mim porque tem recuperação focada em câmeras para gravações fragmentadas. Em cartões usados em GoPros e equipamentos parecidos, os arquivos costumam ficar divididos pelo cartão. Algumas ferramentas recuperam pedaços. Esta fez um trabalho melhor reconstruindo algo reproduzível.

Você ganha uma verificação e visualização gratuitas, o que importa. Eu não compro software de recuperação às cegas. No Windows, também há um limite de recuperação gratuita de 100 MB, então você tem um pequeno teste no mundo real antes de pagar.

1. CardRecovery

Só para Windows. Interface antiga. Meio ultrapassada. Mesmo assim, já vi funcionar bem para recuperação comum de fotos e vídeos de cartões de memória.

Se você quer um assistente simples passo a passo e se importa principalmente com JPEGs, formatos RAW comuns e clipes de vídeo, vale a pena dar uma olhada. Ele é mais limitado que os outros. Nada de documentos, PDFs ou busca ampla por tipos de arquivo. Além disso, pelo que vi, não há nível de recuperação gratuita, apenas uma verificação com visualização antes da compra.

1. Recuva

Esta é a opção gratuita que muita gente testa primeiro no Windows. Justo. É fácil, rápido de instalar e oferece recuperação gratuita ilimitada.

Eu manteria as expectativas baixas se o cartão estiver danificado no nível do sistema de arquivos. Quando um cartão SD aparece como RAW, age como corrompido ou veio de uma câmera cheia de arquivos grandes e fragmentados, o Recuva muitas vezes não dá conta. Para exclusão acidental básica em um cartão saudável, tudo bem. Para casos mais complicados, eu partiria rápido para outro.

Se você vai tentar a recuperação, o processo importa tanto quanto o aplicativo.

1. Pare de usar o cartão

Esta parte é chata e é a que mais importa. Dados excluídos ou formatados normalmente ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Já vi gente continuar fotografando, depois rodar a recuperação mais tarde e se perguntar por que metade dos arquivos sumiu. Eles foram sobrescritos. Quando isso acontece, acabou.

Se o seu cartão SD tiver a pequena trava de bloqueio, deslize-a agora. Não é mágica, embora ajude a impedir novas gravações.

1. Se o cartão estiver instável, crie uma imagem primeiro

Se o cartão desconecta, trava o Explorador de Arquivos, mostra erros de leitura ou faz seu sistema travar, não continue forçando com verificações repetidas. Eu cometi esse erro uma vez. Péssima ideia.

Crie primeiro uma imagem byte a byte se o seu aplicativo de recuperação oferecer suporte. O Disk Drill oferece. Depois, examine o arquivo de imagem em vez do próprio cartão. Isso reduz a pressão sobre um hardware com falha e diminui a chance de a verificação morrer no meio.

1. Não recupere de volta no mesmo cartão SD

Eu sei que isso parece óbvio. As pessoas ainda fazem isso. Eu quase fiz isso na primeira vez porque estava cansado e clicando rápido demais.

Salve os arquivos recuperados no disco interno do seu computador ou em outra unidade externa. Se você gravar os dados recuperados de volta no mesmo cartão durante a recuperação, corre o risco de sobrescrever os arquivos que ainda está tentando tirar dele. Aí você pode ficar bravo duas vezes.

Minha ordem aproximada seria esta:

Se o cartão tinha gravações de câmera ou fotos RAW, comece com Disk Drill.

Se você está no Windows e só se importa com arquivos de mídia padrão, o CardRecovery ainda é uma daquelas ferramentas antigas de que as pessoas esquecem, embora funcione.

Se você quer algo gratuito e o cartão parece estar em grande parte saudável, tente o Recuva primeiro.

Use um leitor de cartões decente, não aquele instável do fundo de uma gaveta. Conecte o cartão, examine-o e não tenha pressa nos cliques. Eu realmente recuperei coisas desse jeito, e o principal foi não mexer mais no cartão assim que percebi o problema. Essa parte fez a diferença.

Eu os classificaria de forma um pouco diferente do que @mikeappsreviewer.

Para recuperação de fotos e vídeos de cartão SD, o PhotoRec ainda merece uma chance. Ele é feio, mas recupera arquivos de cartões danificados ou reformatados melhor do que muitos aplicativos mais refinados. O lado ruim é que os nomes dos arquivos e as pastas muitas vezes desaparecem, então organizar a bagunça é um saco.

Se você quer algo mais fácil de usar, o Disk Drill é o que eu colocaria em primeiro lugar para a maioria das pessoas. Melhores visualizações. Melhor filtragem. Melhores chances com arquivos de câmera, na minha experiência. Facilidade importa quando você está estressado e tentando não clicar na coisa errada.

O R-Studio é outro que vale a pena conhecer. Mais técnico. Melhor para cartões com partições corrompidas ou danos estranhos no sistema de arquivos. Se as ferramentas mais simples falharem, é para ele que eu iria antes de pagar um laboratório.

Minha ordem aproximada:

1. Disk Drill, melhor combinação de resultados e usabilidade.
  2. PhotoRec, melhor ferramenta gratuita de recuperação profunda.
  3. R-Studio, melhor se o cartão parecer corrompido.
  4. Recuva, apenas para exclusões simples.

Além disso, se sua câmera usava exFAT e gravava clipes grandes em 4K, ferramentas baratas muitas vezes recuperam arquivos inúteis ou vídeos quebrados. É aí que um software melhor faz valer o preço.

Para um guia visual rápido, este tutorial de recuperação de fotos e vídeos de cartão SD é curto e fácil de seguir.

Se o cartão ainda monta, pare de testar aplicativos aleatórios e comece com uma única verificação confiável. Muitas verificações em um cartão que está morrendo é como as pessoas pioram a situação.

Se os arquivos foram excluídos recentemente e o cartão ainda é detectado normalmente, eu na verdade separaria “o que funciona” por cenário em vez de procurar um aplicativo milagroso.

@mikeappsreviewer e @hoshikuzu já cobriram as escolhas mais comuns, mas eu colocaria uma coisa de forma um pouco diferente: o Recuva é ok, mas as pessoas o recomendam demais para cartões de câmera. Para DSLR, mirrorless, GoPro, drone etc., já vi ele recuperar muito lixo meio útil. Ótimo para um pendrive, menos impressionante para recuperação séria de fotos em cartão SD.

Minha ordem seria:

1. Disk Drill
    Melhor equilíbrio entre interface fácil, prévias e qualidade real de recuperação para fotos/vídeos. Se você quer a tentativa inicial mais segura sem ficar se atrapalhando, provavelmente é esse. Especialmente sólido para recuperação de cartão SD no Mac e no Windows.

2. PhotoRec
    Ainda é uma das opções gratuitas mais fortes quando o cartão está bem ferrado. Feio pra caramba, sem estrutura de pastas, nomes de arquivos geralmente destruídos, mas consegue desenterrar arquivos que outras ferramentas não encontram.

3. R-Studio
    Nada amigável para iniciantes, mas muito bom se o cartão SD tiver dano na partição, problemas com RAW ou corrupção estranha.

Um ponto extra que quase ninguém menciona o suficiente: se a sua câmera grava RAW+JPEG, alguns aplicativos recuperam bem os JPEGs, mas engasgam nos arquivos RAW sidecar ou em arquivos de vídeo maiores. Verifique as prévias com cuidado antes de pagar.

Além disso, este resumo em software de recuperação de cartão SD que realmente teve bom desempenho em testes reais vale uma olhada rápida se você quiser uma lista comparativa em vez de instalar cinco coisas às cegas.

Versão curta: comece com o Disk Drill, use o PhotoRec se quiser algo grátis/mais profundo, use o R-Studio se o cartão parecer realmente ferrado. Não continue experimentando demais se o cartão estiver instável, porque é assim que algo recuperável vira não recuperável bem rápido.

Concordo em grande parte com @hoshikuzu e @sternenwanderer, mas eu contestaria um pouco o PhotoRec como primeira opção, a menos que você já se sinta à vontade para organizar o caos recuperado. Para mídias importantes de câmera, minha primeira escolha ainda seria o Disk Drill.

Por que o Disk Drill primeiro

• Prós: visualização muito boa, geralmente lida melhor com tipos de arquivo de foto/vídeo de câmeras do que ferramentas baratas, é simples o suficiente para que você tenha menos chance de dar um clique ruim sob estresse, pode funcionar a partir de uma imagem de disco.
  • Contras: não é a opção mais barata, verificações profundas podem demorar, e em vídeos muito fragmentados ele ainda não faz milagres.

Onde eu divirjo um pouco de @mikeappsreviewer: eu não me incomodaria muito com o CardRecovery, a menos que o caso seja bem básico e apenas para Windows. Agora ele parece limitado demais.

Meu ranking prático:

1. Disk Drill para a melhor experiência geral com software de recuperação de cartão SD.
  2. R-Studio se o cartão estiver mostrando danos na partição/sistema de arquivos e você não se importar com uma curva de aprendizado mais íngreme.
  3. PhotoRec se você quiser algo gratuito e estiver disposto a lidar com nomes de arquivos/pastas perdidos.
  4. Recuva apenas para erros simples de exclusão em um cartão saudável.

Uma coisa extra que as pessoas ignoram: se os seus vídeos recuperados voltarem mas não reproduzirem, isso nem sempre significa que a recuperação falhou. Arquivos de câmera podem estar parcialmente intactos, mas precisar de reparo depois. Então avalie pelo tamanho do arquivo e pelas visualizações, não apenas pelo fato de o VLC abrir tudo instantaneamente.

Se o cartão ainda for detectado normalmente, Disk Drill é a recomendação inicial mais segura no meu entendimento.