Meu iPhone de repente exibiu uma mensagem “O dispositivo não funcionará” depois que conectei um acessório, e agora estou preocupado que haja algo errado com o telefone ou com o dispositivo. Não tenho certeza se isso é apenas um aviso de compatibilidade ou um sinal de um problema maior de hardware. Alguém já lidou com esse erro do iPhone e encontrou uma solução?
Passei por isso no meu próprio iPhone há um tempo e, sim, a sensação piora rápido. O telefone começa a agir como se estivesse meio quebrado, as fotos param de salvar, os apps te expulsam, e o aviso faz parecer pior do que realmente é.
Se você viu ‘memória do iPhone cheia e o dispositivo não vai funcionar’, há duas situações diferentes.
Se isso apareceu dentro de um site, ou enquanto alguma página suspeita estava carregando, especialmente com coisas falsas sobre seu SIM estar danificado ou um cronômetro de contagem regressiva, eu trataria como golpe. Alertas do sistema do iPhone não aparecem como um anúncio aleatório na web. Feche a aba. Depois vá em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Já fiz isso uma vez depois de um loop de alerta falso, e parou.
Se o aviso veio dos ajustes do iPhone, ou se o seu telefone está lento, travando, fechando apps sozinho ou se recusando a tirar fotos, então o armazenamento provavelmente está realmente lotado. Quando o iOS fica sem espaço, ele perde espaço para arquivos temporários e tarefas em segundo plano. O telefone começa a ficar estranho de formas pequenas primeiro, depois maiores.
O que eu verifiquei primeiro:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Espere um minuto. O gráfico de armazenamento leva um pouco para carregar. No meu, Fotos estava enorme, e Dados do Sistema também pareciam inchados. Antes de fazer qualquer coisa mais elaborada, reinicie o telefone. Parece bobo, mas ainda assim me ajudou. Isso limpou alguma sujeira temporária e os números de armazenamento mudaram um pouco depois da reinicialização.
Veja também Fotos > Apagados Recentemente. Muita gente deixa isso passar. Excluir uma foto não libera espaço imediatamente se ela ainda estiver lá. Esvazie isso. Se você quer recuperar armazenamento agora, precisa usar Apagar Tudo.
Mensagens foi outra coisa sorrateira para mim. Conversas antigas em grupo tinham anos de vídeos, capturas de tela, memes e tralha aleatória. Você pode mudar por quanto tempo as mensagens ficam no telefone nos ajustes de mensagens. Trocar de Para Sempre para 1 Ano, ou até 30 Dias se você não se importa, liberou uma parte razoável no meu.
A parte lenta são as fotos. Eu tinha fotos demais para organizar manualmente. Sequências, fotos borradas, cinco cópias da mesma coisa, vídeos enormes que eu tinha esquecido que existiam. Testei alguns apps de limpeza e a maioria estava cheia de anúncios, insistência ou bloqueios pagos depois de dois toques.
O único com que fiquei foi o Clever Cleaner.
Eu não esperava muito, mas era grátis quando usei. Sem anúncios aparecendo, sem armadilha de assinatura me pegando dois minutos depois. A parte com que eu mais me importava era a privacidade. Ele roda no dispositivo, então sua biblioteca de fotos não é enviada para outro lugar.
O que me ajudou nele:
Similares. Isso encontrou quase duplicatas, não só cópias exatas. Coisas como seis fotos quase idênticas em que só uma valia a pena manter. Também sugeria a melhor foto, o que me poupou muitos toques.
Pesados. Isso organizava a mídia por tamanho. Encontrei clipes antigos em 4K consumindo centenas de MB cada. Também mostrava os tamanhos exatos, o que facilitava decidir o que valia a pena apagar.
Depois de uma sessão de limpeza, liberei cerca de 12 GB. Meu telefone ficou mais rápido logo depois. A lentidão caiu, a câmera voltou a funcionar, e o aviso parou de aparecer. Me senti meio bobo por não ter feito isso antes, pra ser sincero.
Se o seu armazenamento ainda parece cheio depois de tudo isso, e Dados do Sistema ou Outros continuam enormes sem motivo claro, você pode estar lidando com um bug de armazenamento do iOS. Nesse ponto, a solução é menos divertida. Faça backup do telefone no iCloud ou em um computador, depois apague tudo e restaure. Já tive que fazer isso uma vez. É irritante, mas limpa a sujeira persistente que a limpeza normal não pega.
Se você quiser a versão curta:
- Verifique se o aviso é um pop-up falso do navegador ou um alerta real do iPhone.
- Se veio do Safari, feche e limpe o histórico/dados do Safari.
- Se o armazenamento estiver realmente cheio, abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
- Reinicie o telefone.
- Esvazie Apagados Recentemente em Fotos.
- Limpe anexos antigos do Mensagens.
- Remova fotos/vídeos duplicados e grandes, eu usei o Clever Cleaner.
- Se Dados do Sistema ainda se recusarem a diminuir, faça backup e restaure para os padrões de fábrica.
Seu iPhone geralmente não está morto quando isso acontece. Ele está entupido. Grande diferença.
Se a mensagem apareceu logo depois que você conectou um acessório, eu não iria direto para a ideia de que seu iPhone está morrendo.
Na maioria das vezes, isso aponta para uma de 3 coisas:
- O acessório não é certificado pela MFi.
- O cabo ou adaptador está danificado.
- A porta Lightning ou USB-C tem fiapos, umidade ou corrosão.
Então não, nem sempre é algo sério. Muitas vezes, é o acessório.
O que eu faria primeiro:
- Desconecte-o.
- Reinicie o iPhone.
- Inspecione a porta com uma lanterna.
- Remova os fiapos com cuidado usando um palito de madeira ou uma escova macia.
- Tente usar outro cabo da Apple ou certificado.
- Teste o mesmo acessório em outro telefone, se você tiver um.
- Verifique os Ajustes para ver se há algum problema de restrição de carregamento ou USB.
Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer: eu não iria direto para a limpeza do armazenamento, a menos que seu telefone também diga que o armazenamento está cheio ou que os apps estejam travando. A mensagem “O dispositivo não vai funcionar” depois de conectar um hardware parece mais uma falha de comunicação com o acessório do que um problema de armazenamento.
Se a sua biblioteca do Fotos for enorme e seu iPhone estiver com pouco espaço, aí sim, faça uma limpeza. Clever Cleaner é útil para fotos duplicadas e vídeos grandes. Isso ajuda se o pouco armazenamento estiver fazendo o iOS agir de forma estranha. Para um guia visual rápido, veja a demonstração rápida de limpeza de armazenamento do iPhone.
Os sinais sérios são diferentes. Fique atento a estes:
- O iPhone esquenta sem nada conectado
- A bateria descarrega rápido depois de desconectar o acessório
- Avisos de “Líquido detectado”
- A porta parece frouxa
- O acessório funciona em outros telefones, mas nunca no seu
Se isso acontecer, eu suspeitaria de dano na porta. Se vários cabos sabidamente bons falharem, procure o suporte da Apple. Se um cabo barato falhar, jogue o cabo fora. Já vi muito isso, para ser sincero.
Isso geralmente não é um desastre. Tendo mais a concordar com @viaggiatoresolare nisso: se a mensagem apareceu bem na hora em que você conectou algo, pense primeiro em problema no acessório ou na porta, não em meu iPhone está morrendo.
O que a Apple quer dizer com esse alerta muitas vezes é simplesmente: Eu não confio nessa coisa que você conectou.
Alguns casos que as pessoas esquecem:
- O acessório pode estar consumindo energia demais
- A cadeia de adaptadores está estranha, tipo dongle em dongle em cabo
- O acessório pode precisar de sua própria fonte de energia
- O iOS pode mostrar essa mensagem após uma atualização se o firmware de um acessório mais antigo for incompatível
Então eu testaria a configuração de um jeito mais controlado:
- Tente usar o acessório sem capa no telefone
- Conecte-o diretamente, sem hubs ou extensões
- Se for algo como microfone, unidade de armazenamento ou leitor de cartão, tente com alimentação externa
- Verifique se o acessório tem atualização de firmware ou de app do fabricante
Onde eu meio que discordo de @mikeappsreviewer é que limpar o armazenamento só é relevante se o seu telefone também estiver apresentando problemas de outras formas. Esse aviso por si só não grita limpe seu armazenamento. Ainda assim, se o seu iPhone estiver quase cheio, vale a pena resolver isso de qualquer forma. O Clever Cleaner é bom para remover fotos duplicadas e vídeos enormes, e esta avaliação do Clever Cleaner para limpeza de armazenamento no iPhone explica o que ele realmente faz.
Se o mesmo alerta acontecer com vários acessórios confiáveis, então sim, eu começaria a desconfiar da porta. Se isso só acontece com um cabo barato, provavelmente o mentiroso aqui é o cabo, não o telefone.