A unidade APFS do meu Mac de repente não monta após uma reinicialização, e os Primeiros Socorros do Utilitário de Disco não resolveram. Preciso recuperar arquivos importantes antes de tentar qualquer coisa que possa sobrescrever os dados. Que software ou ferramentas confiáveis de recuperação de dados APFS para Mac funcionaram para você?
Se isso for perda de dados em APFS, o principal é parar de mexer na unidade. Não instale aplicativos nela, não copie arquivos para ela e não execute um monte de “correções” só para ver o que acontece. Novas gravações podem sobrescrever exatamente os dados que você espera recuperar.
Passei por isso depois de apagar uma pasta inteira de projeto no meu MacBook sem backup do Time Machine. Achei que tinha perdido tudo, mas consegui recuperar quase tudo.
Antes de usar software de recuperação, verifique primeiro o básico:
- Olhe na Lixeira.
- Verifique o Time Machine, se você usa.
- Abra o Time Machine de qualquer forma, mesmo que a unidade de backup não estivesse conectada. O APFS pode ter snapshots locais, e o macOS ainda pode ter um recente disponível. Eles normalmente são mantidos por cerca de um dia, dependendo do espaço livre.
Se isso não der em nada, eu iria direto para um software de recuperação em vez de tentar reparar o disco primeiro.
Eu usei Disk Drill porque ele realmente entende APFS e não faz apenas varredura por assinatura de arquivos.
O que eu fiz foi bem simples:
- Baixei o Disk Drill em outra unidade, não naquela da qual eu estava recuperando.
- Fui em Ajustes do Sistema > Privacidade e Segurança > Acesso Total ao Disco e dei permissão ao Disk Drill. Sem isso, ele pode não conseguir analisar totalmente os volumes de sistema APFS.
- Selecionei a unidade APFS afetada e executei uma varredura completa de Buscar Dados Perdidos.
- Deixei a varredura terminar em vez de interrompê-la antes da hora.
- Usei a visualização para verificar se os arquivos estavam realmente legíveis.
- Recuperei os arquivos para um SSD externo, não de volta para o Mac.
A parte útil foi que a maioria das pastas recuperadas ainda mantinha seus nomes originais e a estrutura de pastas. Isso faz muita diferença quando você está lidando com um projeto grande, porque organizar milhares de arquivos com nomes aleatórios é um pesadelo. O Disk Drill também tem monitoramento SMART, o que ajuda se você acha que a própria unidade pode estar falhando. Se a unidade parecer instável, faça primeiro uma imagem do disco e recupere a partir dela em vez de analisar repetidamente o original.
Se você perdeu uma partição APFS inteira, eu ainda recuperaria os arquivos importantes antes de tentar qualquer reparo. O TestDisk às vezes consegue reconstruir tabelas de partição danificadas, mas ele é baseado em texto e é fácil fazer besteira se você ainda não souber o que está fazendo. Minha regra é: recuperar primeiro, reparar depois.
Para recuperação em SSD, tenha o TRIM em mente. Macs modernos o usam em segundo plano para limpar blocos apagados. Depois que esses blocos são limpos, o software de recuperação não consegue trazê-los de volta. É por isso que parar de usar imediatamente faz tanta diferença. Discos rígidos tradicionais não funcionam da mesma forma, então a recuperação de exclusão acidental costuma ser mais tolerante em HDDs.
Se o Disk Drill conseguir encontrar os arquivos e eles forem exibidos corretamente na visualização, isso normalmente é um bom sinal.
Mas se o Mac não detecta mais a unidade, ela continua desconectando, você ouve cliques ou o contêiner APFS parece estar muito danificado, eu não continuaria mexendo nela com ferramentas caseiras. Nesse ponto, um laboratório profissional de recuperação é mais seguro. Muitos lugares confiáveis oferecem uma avaliação gratuita e alguns trabalham no sistema de sem dados, sem cobrança. Custa mais do que um software, mas problemas físicos na unidade são outra situação.
Tomara que seja apenas exclusão ou uma partição danificada. Esses são os casos em que a recuperação por software geralmente tem a melhor chance, especialmente se você parar de usar a unidade imediatamente.
Uma pasta excluída é um caso; um volume APFS que não monta após reiniciar é um pouco mais complicado, porque os metadados do sistema de arquivos podem estar danificados, não apenas os arquivos ausentes.
Eu evitaria ferramentas de reparo até que você tenha feito uma imagem da unidade, especialmente se ela for externa ou estiver apresentando falhas. O Disk Drill é aceitável para tentar se ele detectar o contêiner APFS, mas eu o avaliaria por ele conseguir ou não mostrar prévias, não pela quantidade de arquivos que afirma ter encontrado.
Não clique em “Inicializar”, “Apagar” ou “Particionar” se o macOS oferecer isso quando a unidade aparecer. Esse aviso só significa que o macOS não consegue interpretar o sistema de arquivos neste momento, não que os dados desapareceram.
Para um volume APFS que de repente não monta, eu separaria “o Mac consegue ver o dispositivo?” de “o Finder consegue montar o volume?”. Esses são problemas diferentes. Se o Utilitário de Disco ainda mostra a unidade física ou o contêiner APFS, o software de recuperação tem com o que trabalhar. Se a própria unidade física desaparece, reconecta ou mostra o tamanho errado, é aí que verificações repetidas passam a ser uma má ideia.
Um detalhe que as pessoas costumam ignorar com APFS é a criptografia. Se o FileVault ou um volume APFS criptografado estiver envolvido, o aplicativo de recuperação pode precisar da senha ou da chave de recuperação antes de conseguir mostrar algo útil. Sem isso, algumas ferramentas ainda vão escanear e produzir uma pilha de resultados com aparência de lixo, o que pode fazer você pensar que a varredura falhou quando, na verdade, o volume só está bloqueado. Portanto, antes de julgar qualquer aplicativo, certifique-se de que ele está realmente vendo o contêiner APFS desbloqueado.
O Disk Drill é razoável para o caminho de quem precisa de um aplicativo para Mac com interface gráfica e pré-visualizações. Eu não o trataria como mágica, porém. A pré-visualização importa mais do que a contagem da varredura. Se ele disser que encontrou 900.000 arquivos, mas metade deles não pode ser pré-visualizada, isso é ruído, não recuperação. Salve alguns arquivos de amostra em outra unidade e abra-os antes de pagar ou de comprometer horas em uma restauração completa.
Se você quiser alternativas, veja o R-Studio para Mac ou o UFS Explorer. Eles são menos amigáveis que o Disk Drill, mas são escolhas comuns quando o sistema de arquivos está mais seriamente danificado. O DMDE é outra opção mais barata, embora não seja o que eu entregaria a alguém que fica nervoso perto de mapas de partição. O TestDisk é útil para alguns problemas de tabela de partição, mas para recuperação de arquivos APFS eu não o colocaria como primeira opção, a menos que você já saiba o que está fazendo.
A ordem mais segura, na minha opinião, é:
- Pare de inicializar a partir da unidade afetada ou de gravar nela.
- Verifique se a unidade física aparece no Utilitário de Disco, em Informações do Sistema ou no Terminal com
diskutil list. - Se aparecer, crie uma imagem em outra unidade se você tiver espaço suficiente.
- Faça a varredura da imagem, não do original, se a unidade parecer instável.
- Recupere para um disco separado.
- Só depois disso tente reparos, reformatação, reinstalação do macOS ou reconstrução de partições.
Para uma unidade externa, criar uma imagem geralmente é viável. Para um Mac interno com Apple silicon ou T2, pode ser mais incômodo porque o SSD está vinculado à máquina e a criptografia frequentemente está envolvida. Nesse caso, inicializar no Recuperação do macOS e usar Compartilhar Disco/Modo de Disco de Destino a partir de outro Mac às vezes pode ser mais limpo do que inicializar repetidamente o mesmo Mac e deixar processos em segundo plano tocarem o volume.
Um pequeno aviso sobre “o Primeiros Socorros não corrigiu”: não continue executando isso repetidamente. Uma vez está bom. Talvez duas, se você recebeu um erro diferente após a primeira passagem. Depois disso, você está basicamente apenas forçando os mesmos metadados danificados e esperando um resultado diferente.
Se os arquivos forem críticos para o negócio, pule a procura por software e peça primeiro um orçamento de laboratório. Se forem importantes, mas não a ponto de justificar dinheiro de laboratório, então o Disk Drill é a primeira tentativa mais fácil, com o R-Studio ou o UFS Explorer como segunda tentativa mais técnica. O ponto principal não é qual logotipo está no aplicativo. O ponto principal é se a unidade original é mantida somente leitura o máximo possível e se os arquivos recuperados realmente abrem.
Uma unidade que mostra um tamanho normal e um identificador estável em diskutil list é um problema bem diferente de uma unidade que aparece, desaparece ou é informada como tendo 0 bytes. No primeiro caso, a recuperação por software é um próximo passo razoável. No segundo caso, o aplicativo de recuperação está basicamente sendo solicitado a ler através de um problema de conexão ou de hardware, e isso pode piorar as coisas ou pelo menos desperdiçar muito tempo.
Para um disco APFS externo, eu descartaria a camada chata de hardware antes de pagar por qualquer coisa: cabo USB-C diferente, porta diferente, sem hub/dock e, de preferência, outro Mac. Não execute reparos enquanto faz isso. Apenas veja se o dispositivo físico e o contêiner APFS aparecem de forma consistente. Um gabinete instável pode fazer o APFS parecer corrompido quando o problema real é a placa de ponte falhando sob carga.
Se o disco for detectado de forma confiável, o Disk Drill é uma boa primeira tentativa mais amigável, especialmente se você se importa com visualizações e nomes de pastas originais. Ainda assim, eu evitaria instalá-lo no volume afetado e recuperaria apenas para um disco separado. Se o Disk Drill enxergar o contêiner, mas mostrar principalmente lixo sem possibilidade de visualização, não presuma que os próximos cinco aplicativos GUI farão melhor por milagre. É aí que o R-Studio ou o UFS Explorer podem valer a pena, ou um laboratório, se os arquivos justificarem o custo.
O detalhe irritante do APFS é que não monta nem sempre significa arquivos foram perdidos. Pode ser uma função de volume danificada, snapshots problemáticos, alguma estranheza com criptografia ou problema nos metadados do contêiner. Então eu concentraria meu esforço em obter uma leitura limpa ou uma imagem do dispositivo e depois escanear isso. Passagens repetidas do Primeiros Socorros e botões aleatórios de reparo são a parte que eu evitaria.