Recuperação de Fotos Nikon, Qual Software Funcionou Para Você?

Apaguei acidentalmente fotos do cartão de memória da minha câmera Nikon e estou tentando recuperá-las antes que sejam sobrescritas. Preciso de recomendações de software de recuperação de fotos da Nikon que realmente funcione para arquivos RAW e JPEG excluídos em cartões SD.

Isso aconteceu comigo em uma Nikon, e a primeira coisa que aprendi foi chata, mas importante. Pare de usar o cartão SD imediatamente. Nada de mais fotos. Nada de vídeo. Não o formate novamente. Na maioria das Nikon, suas fotos ficam em um cartão SD, então isso não é algum problema estranho exclusivo da câmera. É uma recuperação padrão de cartão SD.

Quando você apaga fotos, a câmera geralmente remove primeiro o índice do arquivo. Os dados da imagem costumam permanecer lá por um tempo até que novos arquivos sejam gravados por cima. Se a exclusão foi recente, suas chances costumam ser razoáveis.

O que eu faria primeiro

Antes de instalar qualquer coisa, verifique se os arquivos já existem em outro lugar. Já vi pessoas passarem uma hora escaneando um cartão e depois lembrarem que tinham importado tudo antes. Procure no seu computador, em unidades externas, pastas antigas de importação, sincronizações do SnapBridge e em qualquer backup na nuvem que você tenha ativado.

Se não houver backup, eu começaria com um software de recuperação. Disk Drill é uma das opções mais fáceis de usar sem precisar brigar com a interface. Ele lê formatos de foto da Nikon como NEF, NRW e JPEG. No Windows, ele permite recuperar até 100 MB gratuitamente, o que é suficiente para um pequeno teste, para que você veja se o cartão ainda contém algo útil.

Etapas que eu seguiria

1. Retire o cartão SD da Nikon e conecte-o ao seu computador com um leitor de cartões.
  2. Instale o Disk Drill no seu computador. Não no cartão SD.
  3. Selecione o cartão SD no aplicativo e clique em Pesquisar dados perdidos.
  4. Execute a Verificação Universal. Para fotos excluídas, esse geralmente é o ponto de partida certo.
  5. Aguarde a conclusão da verificação e, em seguida, visualize o que ela encontrar. Se a visualização abrir e parecer normal, a recuperação tende a funcionar.
  6. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade. Não os grave de volta no mesmo cartão SD.

Se os arquivos de vídeo também estiverem faltando

Fotos são uma coisa. Vídeo é mais complicado. Os arquivos de vídeo da câmera muitas vezes se dividem em partes pelo cartão, então uma varredura normal às vezes não os encontra ou retorna clipes corrompidos. Se você também perdeu vídeos, eu tentaria Recuperação Avançada de Câmera após a primeira varredura. Ela é voltada para filmagens de câmera fragmentadas e às vezes recupera arquivos que a verificação padrão ignora.

Se você quer uma opção gratuita

PhotoRec ainda é uma boa opção se você não quiser pagar. Eu usei uma vez em um cartão antigo e ele encontrou mais do que eu esperava, mas a experiência foi difícil. Sem pré-visualização. Os nomes dos arquivos voltam genéricos. Organizar os resultados parece como arrumar uma gaveta de tralhas. Ainda assim, funciona, se você tiver paciência.

Quando eu pararia e não mexeria mais nisso

Se o seu computador não detecta o cartão SD de jeito nenhum, ou se o cartão tem dano físico, eu não continuaria mexendo nele. O mesmo vale se ele desconecta no meio da leitura ou pede para ser formatado no segundo em que você o insere. Nesse ponto, uma empresa de recuperação geralmente tem chances melhores do que ferramentas caseiras.

Então, sim, fotos da Nikon apagadas muitas vezes podem ser recuperadas. Eu não chamaria isso de garantido. Ainda assim, se você parar de usar o cartão rapidamente e escaneá-lo antes que novos dados sobrescrevam o conteúdo antigo, você tem uma chance real de recuperar as imagens.

Tive melhores resultados com aplicativos de recuperação que mantêm a estrutura original das pastas quando possível, não apenas a extração bruta de arquivos. No caso de coisas da Nikon, a recuperação de NEF fica complicada rapidamente se o cartão tiver muitas fotos em modo contínuo.

Vale a pena testar o Disk Drill primeiro como software de recuperação de fotos da Nikon, principalmente porque ele lida com pré-visualizações de NEF melhor do que muitas ferramentas que testei. Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer sobre o PhotoRec como primeira opção gratuita. Ele encontra os arquivos, claro, mas o fluxo de trabalho sem pré-visualização é um incômodo e você acaba organizando centenas de arquivos manualmente.

Outros dois que já usei:
R-Studio, melhor se o cartão mostrar danos no sistema de arquivos.
DMDE, interface feia, resultados fortes, barato.

Se você quiser uma lista simples:

1. Disk Drill para RAW e JPG da Nikon excluídos.
  2. R-Studio se o cartão parecer corrompido.
  3. DMDE se você quiser mais controle.
  4. PhotoRec se você tiver tempo e paciência.

Para termos de pesquisa, pense em software de recuperação de fotos de cartão SD Nikon para arquivos NEF e JPEG excluídos.

Além disso, vale a pena dar uma olhada neste clipe curto se você quiser uma visão visual rápida do fluxo de recuperação, veja uma demonstração rápida de recuperação de cartão SD Nikon.

O mais importante: recupere para o seu computador, não de volta para o cartão. Você erra isso uma vez e aprende rápido.

Eu adicionaria uma opção na qual os outros não focaram muito: UFS Explorer. Não é a coisa mais bonita do mundo, mas para cartões que foram apagados, ficaram meio corrompidos ou saíram de uma câmera após algum erro estranho de gravação, ele tem sido mais confiável para mim do que o PhotoRec. Menos “jogar 900 arquivos misteriosos em uma pasta e rezar”, mais estrutura real quando o sistema de arquivos ainda está parcialmente lá.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer sobre parar de usar o cartão imediatamente, mas meio que discordo de ir direto para o aplicativo mais fácil só porque ele é fácil. Facilidade é legal, claro. Mas se as fotos importam muito, eu primeiro faria uma imagem byte a byte do cartão SD com algo como USB Image Tool ou até HDD Raw Copy Tool, e depois executaria a recuperação na imagem, não no cartão original. Isso te dá uma segunda chance se a primeira varredura der errado. As pessoas pulam essa etapa e depois se arrependem.

Minha ordem seria:

1. Disk Drill se você quer o software de recuperação de fotos Nikon mais rápido, com bom suporte de visualização para NEF/JPEG.
  2. UFS Explorer se o cartão estiver se comportando de forma estranha ou se a primeira varredura não encontrar tudo.
  3. R-Studio se a partição/sistema de arquivos parecer danificado.
  4. PhotoRec apenas se você estiver OK com um conjunto de resultados bagunçado.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: alguns arquivos Nikon RAW são recuperados com “sucesso”, mas ficam parcialmente corrompidos, especialmente após disparo contínuo. Então não conte apenas os arquivos, abra de fato alguns NEFs no NX Studio, Lightroom ou no que você usar. Um arquivo recuperado nem sempre é um arquivo utilizável.

Se você quiser uma visão geral sólida de dicas de recuperação de fotos em cartão SD para arquivos Nikon apagados, vale a pena dar uma olhada rápida nesse tópico também.

Versão curta: Disk Drill provavelmente é a melhor primeira tentativa para fotos Nikon RAW apagadas, mas se as imagens forem realmente importantes, clone o cartão primeiro. Esforço extra mínimo, muito menos risco. Aprendi isso da forma irritante.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer e @techchizkid: eu não julgaria o sucesso apenas por arquivos encontrados. Com cartões Nikon, especialmente arquivos NEF de disparo contínuo, o verdadeiro teste é se o RAW recuperado abre corretamente e mostra o quadro completo sem corrupção.

Minha opinião:

• Disk Drill é a melhor primeira tentativa se você quer algo rápido e fácil de entender.

• Prós: bom suporte a visualização, filtragem fácil para NEF/JPG, fluxo de trabalho simples, desempenho decente em exclusões normais.
    • Contras: a recuperação gratuita é limitada no Windows, verificações profundas podem retornar duplicatas, não é minha primeira escolha para cartões seriamente danificados.
  • Se o cartão monta, mas parece estranho, eu tendo a usar UFS Explorer antes do PhotoRec. É melhor para recuperação parcial do sistema de arquivos, com menos organização manual depois.

• Se o cartão estiver fisicamente instável, pare com o faça você mesmo e crie uma imagem dele primeiro, ou entregue para um profissional.

Eu concordo com @cazadordeestrellas em um ponto: preservar a estrutura de pastas importa mais do que as pessoas imaginam. Se a árvore de diretórios da Nikon voltar intacta, organizar a sessão depois será bem menos doloroso.

Então: Disk Drill primeiro, mas verifique os arquivos NEF recuperados no Nikon NX Studio antes de comemorar.