Recuperar dados do cartão CF após o desaparecimento dos arquivos?

Meu cartão CompactFlash estava funcionando bem, mas depois de mover as fotos para o meu computador, vários arquivos desapareceram de repente e agora o cartão parece vazio ou incompleto. Essas são imagens importantes que eu preciso recuperar, e tenho medo de que usar o cartão novamente possa sobrescrevê-las. Preciso de ajuda com etapas seguras de recuperação de dados do cartão CF e com qualquer software ou método confiável que possa restaurar os arquivos ausentes.

O cartão CF aparece vazio, eis o que eu faria primeiro

Sim, eu já vi isso acontecer, e a primeira vez dá uma sensação horrível. Um cartão CF parece vazio, ou sua câmera diz que quer formatá-lo, e você começa a pensar que todo o ensaio foi perdido. Às vezes é uma má notícia. Às vezes é só a tabela de arquivos corrompida, enquanto os dados de foto e vídeo ainda estão no cartão.

A primeira coisa: pare de mexer no cartão.

Não o coloque de volta na câmera. Não tire mais fotos. Não copie arquivos para ele. Não aceite nenhuma mensagem de formatação. Se o índice do cartão foi danificado, seus arquivos ainda podem estar lá. A parte que você precisa evitar é sobrescrevê-los.

O que eu tentaria antes de qualquer outra coisa

Se você ainda não tem um backup, eu iria direto para um software de recuperação. Já tive resultados razoáveis começando com Disk Drill. É fácil o bastante de usar sem gastar uma hora lendo menus, e ele lê formatos comuns de cartão CF, como FAT32 e exFAT. Também lida com muitos tipos de arquivo de câmera que as pessoas valorizam, JPG, CR2, CR3, NEF, ARW, MOV, MP4.

A parte da pré-visualização importa mais do que as pessoas imaginam. Se o aplicativo mostra uma pré-visualização limpa, suas chances geralmente são melhores do que quando o nome do arquivo aparece sem nenhuma pré-visualização utilizável.

A ordem importa

1. Remova o cartão CF da câmera
    Deixe-o em paz até a recuperação terminar.

2. Use um leitor de cartão CF dedicado
    Eu evitaria conectar a câmera por USB. Um leitor separado tende a dar às ferramentas de recuperação um acesso mais limpo ao cartão.

3. Instale o aplicativo de recuperação no seu computador
    Não no cartão CF. Parece óbvio, mas já vi pessoas piorarem isso em pânico.

4. Escaneie o cartão
    Abra Disk Drill, escolha o cartão CF e então execute uma varredura completa. Deixe terminar se o cartão continuar conectado e legível.

5. Veja a pré-visualização do que ele encontrar
    Verifique as fotos e os vídeos antes de restaurar qualquer coisa. Se as pré-visualizações abrirem, isso é um bom sinal.

6. Recupere os arquivos para outra unidade
    Salve-os no seu drive interno, em um SSD externo ou em algum outro armazenamento. Nunca grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão CF.

Se o cartão agir de forma estranha, vá com calma

Essa parte costuma ser muito ignorada. Se o cartão lê devagar, perde a conexão, gera erros de leitura ou começa a falhar, eu criaria primeiro uma imagem byte a byte e escanearia a imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente. Menos leituras, menos estresse no cartão, fluxo de trabalho mais seguro.

Além disso, eu não executaria o CHKDSK, o Primeiros Socorros do macOS ou qualquer ferramenta de reparo antes da recuperação. Essas ferramentas gravam alterações no sistema de arquivos. Você quer tirar seus dados primeiro. Repare depois. Formate depois. Não agora.

Quando o software não é a escolha certa

Se o cartão não for detectado em lugar nenhum, tiver pinos tortos ou danificados, esquentar, continuar desconectando a cada poucos segundos ou contiver coisas que você não pode se dar ao luxo de perder, eu pararia e procuraria um serviço de recuperação.

Para um cartão que seu computador ainda detecta normalmente, o software geralmente é a primeira coisa que eu tentaria. Para um cartão com problemas físicos, eu não continuaria insistindo. É assim que as pessoas perdem a última leitura boa que ainda tinham.

Espero que isso ajude um pouco.

Se os arquivos desapareceram logo após a transferência, eu verificaria primeiro o computador antes de fazer uma longa varredura de recuperação. Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer sobre ir direto para uma varredura completa toda vez. Às vezes as fotos foram movidas para outra pasta, importadas para o Fotos/Lightroom ou ocultadas por uma cópia malfeita.

Faça isto primeiro.

Verifique as pastas de importação do seu PC, pastas temporárias e a lixeira. Pesquise por tipo de arquivo: .JPG, .CR2, .NEF, .MOV. Classifique por data em que foi tirada, não por data de modificação. No Windows, ative os arquivos ocultos. No Mac, verifique as importações no Fotos e o álbum Apagados Recentemente. Já vi gente achar que o cartão CF engoliu as fotos e depois encontrá-las na área de trabalho em alguma pasta idiota. Já passei por isso, burrice nível erro de digitação.

Se o cartão ainda aparecer vazio em mais de um leitor ou computador, então use o Disk Drill. É uma das melhores ferramentas de recuperação para cartão CF para trabalho com foto e vídeo. Faça a varredura de dados existentes e perdidos, depois recupere para o seu disco rígido, não para o cartão.

Se você quer o melhor software de recuperação de cartão SD para fotos e vídeos, procure bom suporte a RAW, visualização prévia e varredura profunda. O Disk Drill se encaixa nisso muito bem.

Mais uma coisa. Compare a capacidade do cartão com o espaço usado. Se um cartão de 32GB ainda mostrar 28GB usados, mas nenhum arquivo visível, seus dados muitas vezes ainda existem e o diretório está danificado. Se mostrar perto de 0 usados, a recuperação fica mais difícil, mas não impossível.

Também vale uma leitura rápida, veja como as ferramentas de recuperação de fotos lidam com arquivos ausentes da câmera.

Se os arquivos sumiram depois da transferência, eu também verificaria se o problema é realmente o diretório do cartão CF ou o processo de cópia no seu computador. Pequena distinção, grande diferença.

@sternenwanderer tem razão sobre verificar primeiro onde os arquivos podem ter ido parar no computador, e @mikeappsreviewer tem razão sobre não gravar nada de volta no cartão. Onde eu discordo um pouco é no seguinte: antes de fazer varreduras repetidas no cartão original, faça uma imagem dele se o cartão estiver minimamente instável. Isso lhe dá uma fonte limpa para trabalhar, em vez de esgotar o cartão até ele morrer.

Algumas coisas extras para verificar que não foram enfatizadas o suficiente:

• Tente um leitor de cartão diferente, não apenas uma porta USB diferente
  • No Windows, veja no Gerenciamento de Disco se a partição completa ainda está lá, mas desmontada
  • No Mac, verifique o Utilitário de Disco apenas para visibilidade, não para reparo
  • Se sua câmera ainda lê miniaturas, mas o computador não, isso aponta mais para alguma anomalia no sistema de arquivos do que para perda total
  • Se o espaço usado ainda estiver lá, isso é um ótimo sinal

Eu não confiaria no cartão novamente, mesmo que a recuperação funcione. Cartões CF podem falhar silenciosamente, e às vezes o primeiro sintoma é pastas sumiram, surpresa. Recupere primeiro, depois aposente-o ou pelo menos teste-o cuidadosamente.

Se o cartão estiver legível, o Disk Drill é um bom ponto de partida para recuperação de fotos em CompactFlash porque lida bem com formatos RAW e permite visualizar arquivos recuperáveis antes de salvá-los em outro lugar. Salve tudo em outra unidade, obviamente.

Além disso, isto pode ajudar se você estiver comparando casos semelhantes de recuperação de cartão de câmera: tópico de ajuda real sobre recuperação de imagens em CFexpress.

Se o cartão desconectar, esquentar ou começar a fazer o leitor agir de forma estranha, pare de mexer nele e procure um serviço profissional. Essa é a linha em que o faça você mesmo vira bem, isso foi uma má ideia.